O desenvolvimento da consciência metalinguística na aprendizagem das conjunções coordenativas do Português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Stefanio Tomaz da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15445
Resumo: Esta dissertação aborda, a partir da perspectiva do desenvolvimento da consciência metalinguística, o ensino das conjunções coordenativas e das construções coordenadas. Nessa perspectiva, delibera-se a atenção para a própria linguagem como objeto de reflexão, conforme, principalmente, se postula nos estudos de Gombert (1992) e Gerhardt (2016). Ao se voltar para a própria linguagem, entretanto, não se toma a perspectiva, comumente, difundida pela linguística, que é a pautada na simples análise gramatical de elementos e de estruturas. Buscam-se considerar as ações linguísticas que podem ser feitas para compreender a própria linguagem, como também manipulá-la, a fim de determinados propósitos comunicativos. Delineado esse viés, importa incorporar o que o pensamento linguístico mais contemporâneo traz como contribuição sobre as conjunções coordenativas e as construções coordenadas – Perini (2000; 2007), Neves (2000; 2007), Azeredo (2000; 2008), Koch; Vilela (2003), Castilho (2010). Antes disso, revisa-se criticamente o trabalho pedagógico apresentado por dois livros didáticos adotados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2014, observando as conceituações e as exemplificações apresentadas. Adiante, são analisados os dados levantados pela atividade-teste, escolhida de um dos livros da revisão crítica. Finalmente, são sugeridas propostas de exercícios pautadas no aprimoramento da manipulação das conjunções coordenativas e das construções coordenadas.
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Nessa perspectiva, delibera-se a atenção para a própria linguagem como objeto de reflexão, conforme, principalmente, se postula nos estudos de Gombert (1992) e Gerhardt (2016). Ao se voltar para a própria linguagem, entretanto, não se toma a perspectiva, comumente, difundida pela linguística, que é a pautada na simples análise gramatical de elementos e de estruturas. Buscam-se considerar as ações linguísticas que podem ser feitas para compreender a própria linguagem, como também manipulá-la, a fim de determinados propósitos comunicativos. Delineado esse viés, importa incorporar o que o pensamento linguístico mais contemporâneo traz como contribuição sobre as conjunções coordenativas e as construções coordenadas – Perini (2000; 2007), Neves (2000; 2007), Azeredo (2000; 2008), Koch; Vilela (2003), Castilho (2010). Antes disso, revisa-se criticamente o trabalho pedagógico apresentado por dois livros didáticos adotados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2014, observando as conceituações e as exemplificações apresentadas. Adiante, são analisados os dados levantados pela atividade-teste, escolhida de um dos livros da revisão crítica. Finalmente, são sugeridas propostas de exercícios pautadas no aprimoramento da manipulação das conjunções coordenativas e das construções coordenadas.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES, Brasil)This dissertation approaches, from the perspective of the development of the metalinguistic consciousness, the teaching of the coordinating conjunctions and the coordinated constructions. In this approach, attention is drawn to language itself as an object of reflection, as it is mainly postulated in the studies of Gombert (1992) and Gerhardt (2016). In turning to the language itself, however, one does not take the perspective that is commonly disseminated by linguistics, which is based on the simple grammatical analysis of elements and structures, it is sought to consider the linguistic actions that can be done to understand the Language, as well as manipulating it for certain communicative purposes. Delineated this bias, it is important to incorporate what the most contemporary linguistic thought brings as a contribution on the coordinating conjunctions and the coordinated constructions of the Brazilian Portuguese –Perini (2000; 2007), Neves (2000; 2007), Azeredo (2000; 2008), Koch; Vilela (2003), Castilho (2010). Before that, we review critically the pedagogical work presented by two textbooks adopted in the National Program of Didactic Book (PNLD) 2014, observing the conceptualizations and the presented examples. Next, the data collected by the test activity, chosen from one of the critical revision books, are analyzed. Finally, proposals are suggested for exercises aimed at improving the manipulation of coordinate conjunctions and coordinated constructions.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociaisdesenvolvimento metalinguísticoconjunções coordenativasconstruções coordenadasMetalinguistic developmentCoordinating conjunctionsCoordinated constructionsGrammar teachingLinguísticaO desenvolvimento da consciência metalinguística na aprendizagem das conjunções coordenativas do PortuguêsThe development of metalinguistic awareness in the learning of coordinating conjunctions of Portugueseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/64576/2017%20-%20Stefanio%20Tomaz%20da%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4522Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2021-04-08T22:18:49Z No. of bitstreams: 1 2017 - Stefanio Tomaz da Silva.pdf: 5180999 bytes, checksum: 24ed96b8ad8339db42a956693dc549d6 (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-08T22:18:49Z (GMT). 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