Humanização da assistência de enfermagem: o que dizem os enfermeiros no serviço de urgência e emergência.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9671 |
Resumo: | A humanização no atendimento às pessoas que procuram os serviços de emergência hospitalar tem sido abordada pela imprensa e pelos próprios usuários, com enfoque desanimadores. Este estudo teve como objetivos identificar o entendimento dos enfermeiros em relação à humanização da assistência de enfermagem no serviço de urgência e emergência, e apontar dificuldades vivenciadas por estes profissionais no que concerne a humanização da assistência no serviço. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do setor de Urgência e Emergência de um Hospital Regional do interior do estado da Paraíba. A população do estudo foi formada pelos enfermeiros que exercem suas funções no setor de Urgência e Emergência da instituição, sendo a amostra formada por 12 profissionais que participaram a uma entrevista semi-estruturada. Os dados foram analisados através da técnica de Analise do Discurso do Sujeito Coletivo proposta por Lefèvre; Lefèvre (2003). Os resultados possibilitaram conhecer o entendimento dos enfermeiros acerca da humanização emergindo as IC: humanizar é cuidar de maneira holística; reconhecer a fragilidade do cliente; identificar prioridades; orientar adequadamente o cliente; qualificar a assistência; aproximar o profissional e o paciente; reconhecer e atender as necessidades do paciente, e agir com resolutividade. Quanto às dificuldades apontadas na humanização da assistência de enfermagem no serviço de urgência e emergência surgiram como IC: falta de interação entre a equipe; os profissionais envolvidos na assistência; falta de tempo; excesso de atribuições; ausência da Sistematização da Assistência de Enfermagem, e a demanda excessiva. Percebe-se que os enfermeiros possuem um entendimento sobre a temática, o que pode motivar cada vez mais ações que envolvam práticas de assistências humanizadas no serviço em questão. Tal potencial deve ser valorizado e aproveitado pelos profissionais e gestores no sentido de primar por melhores condições de cuidado em saúde, trabalho e gestão. |
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Humanização da assistência de enfermagem: o que dizem os enfermeiros no serviço de urgência e emergência.Humanization of nursing care: what nurses say in the emergency service.Humanização da Assistência de EnfermagemAtendimento de urgênciaEmergênciaHumanization of Nursing CareUrgent CareEmergencyEnfermagem.A humanização no atendimento às pessoas que procuram os serviços de emergência hospitalar tem sido abordada pela imprensa e pelos próprios usuários, com enfoque desanimadores. Este estudo teve como objetivos identificar o entendimento dos enfermeiros em relação à humanização da assistência de enfermagem no serviço de urgência e emergência, e apontar dificuldades vivenciadas por estes profissionais no que concerne a humanização da assistência no serviço. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do setor de Urgência e Emergência de um Hospital Regional do interior do estado da Paraíba. A população do estudo foi formada pelos enfermeiros que exercem suas funções no setor de Urgência e Emergência da instituição, sendo a amostra formada por 12 profissionais que participaram a uma entrevista semi-estruturada. Os dados foram analisados através da técnica de Analise do Discurso do Sujeito Coletivo proposta por Lefèvre; Lefèvre (2003). Os resultados possibilitaram conhecer o entendimento dos enfermeiros acerca da humanização emergindo as IC: humanizar é cuidar de maneira holística; reconhecer a fragilidade do cliente; identificar prioridades; orientar adequadamente o cliente; qualificar a assistência; aproximar o profissional e o paciente; reconhecer e atender as necessidades do paciente, e agir com resolutividade. Quanto às dificuldades apontadas na humanização da assistência de enfermagem no serviço de urgência e emergência surgiram como IC: falta de interação entre a equipe; os profissionais envolvidos na assistência; falta de tempo; excesso de atribuições; ausência da Sistematização da Assistência de Enfermagem, e a demanda excessiva. Percebe-se que os enfermeiros possuem um entendimento sobre a temática, o que pode motivar cada vez mais ações que envolvam práticas de assistências humanizadas no serviço em questão. Tal potencial deve ser valorizado e aproveitado pelos profissionais e gestores no sentido de primar por melhores condições de cuidado em saúde, trabalho e gestão.The humanization of health care provided to people that goes to hospital emergency rooms has been approached by the press and the users something discouraging. This study aimed to identify the understanding of nurses in relation to the humanization of care health in the urgency and emergency and point out the difficulties experienced by these professionals regarding the humanization of the service. This is an exploratory-descriptive study with qualitative approach. The research was conducted within the sector of Urgency and Emergence of a Regional Hospital in the state of Paraíba. The population studied was formed by nurses that work in the Urgency and Emergency sector of the institution. The sample included 12 professionals who responded a semi-structured interview. The data were analyzed using the technique of analysis of the Discourse of the Collective Subject proposed by Lefevre, Lefevre (2003). The results enabled to know the nurses' perception about the humanization and emerged the CI: humanize is to care holistically; recognizing the frailty of the client; identify priorities; adequately guide the client; qualify the assistance; approximate the professional and patient; recognize and attend the patient's needs; and act with resoluteness. In relation of the difficulties highlighted in the humanization of nursing care in the Urgency and Emergency services arose as CI: lack of interaction between the nurse team and professionals involved in health care; lack of time; excess of tasks; lack of systematization of nursing care; and excessive demand. We realized that nurses have an understanding on the subject, which may increasingly motivate actions that involve practices of humanized assistance in the service. This potential should be valorized and used by professionals and managers with the intention to improve the conditions of health care, labor and management.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFERNANDES, Cláudia Maria.FERNANDES, C. M.http://lattes.cnpq.br/8950471667402438LIRA, Francisco Róbson Alencar de.LIRA, F. R. A.http://lattes.cnpq.br/9703934520692861VIDERES, Arieli Rodrigues Nóbrega.GURGEL, Hugo de Medeiros.20102019-11-28T17:06:51Z2019-11-282019-11-28T17:06:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9671GURGEL, Hugo de Medeiros. Humanização da assistência de enfermagem: o que dizem os enfermeiros no serviço de urgência e emergência . 2010. 66f. 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