Trabalho com a criança autista: desafios e possibilidades em uma escola do Sertão Paraibano.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21865 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo principal um trabalho com a criança autista: desafios e possibilidades em uma escola do sertão da paraíba. A partir desse objetivo foram delineados outros três que deram mais especificidade ao trabalho, sendo eles: identificar as principais dificuldades enfrentadas pela criança autista; investigar se existe formação continuada para os docentes trabalhar com os alunos com autismo e conhecer as estratégias utilizadas pelos professores no aprendizado das crianças autistas. Esta pesquisa é um estudo de caso sendo de natureza qualitativa com análise simples do discurso. Para a coleta de dados foram utilizados dois roteiros de entrevistas semiestruturadas: um para a mãe do aluno autista e um outro para as duas professoras da rede pública, com perguntas voltadas para os objetivos da pesquisa. Os critérios utilizados para a seleção das entrevistadas foram o contato direto com a criança autista e por conveniência. A partir da análise das falas das entrevistadas chegamos à conclusão que é primordial conhecer a criança com autismo, para então desenvolver estratégias que possam contribuir com a aprendizagem, com o processo de socialização e de comunicação. |
id |
UFCG_077267765eb9f88ff9f32f74a9babefd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/21865 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Trabalho com a criança autista: desafios e possibilidades em uma escola do Sertão Paraibano.Working with autistic children: challenges and possibilities in a school in Sertão Paraibano.Educação inclusivaAutismoAluno autistaAprendizagemFormação docenteInclusive educationAutismAutistic studentLearningTeacher trainingEducação.O presente trabalho tem como objetivo principal um trabalho com a criança autista: desafios e possibilidades em uma escola do sertão da paraíba. A partir desse objetivo foram delineados outros três que deram mais especificidade ao trabalho, sendo eles: identificar as principais dificuldades enfrentadas pela criança autista; investigar se existe formação continuada para os docentes trabalhar com os alunos com autismo e conhecer as estratégias utilizadas pelos professores no aprendizado das crianças autistas. Esta pesquisa é um estudo de caso sendo de natureza qualitativa com análise simples do discurso. Para a coleta de dados foram utilizados dois roteiros de entrevistas semiestruturadas: um para a mãe do aluno autista e um outro para as duas professoras da rede pública, com perguntas voltadas para os objetivos da pesquisa. Os critérios utilizados para a seleção das entrevistadas foram o contato direto com a criança autista e por conveniência. A partir da análise das falas das entrevistadas chegamos à conclusão que é primordial conhecer a criança com autismo, para então desenvolver estratégias que possam contribuir com a aprendizagem, com o processo de socialização e de comunicação.The present work has as main objective a work with the autistic child: challenges and possibilities in a school in the backlands of Paraíba. From this objective, three others were outlined that gave more specificity to the work, namely: identifying the main difficulties faced by the autistic child; investigating whether there is continuing education for teachers to work with students with autism and knowing the strategies used by teachers in learning of autistic children. This research is a case study being qualitative in nature with simple discourse analysis. For data collection, two semi-structured interview scripts were used: one for the mother of the autistic student and another for the two public school teachers, with questions aimed at the research objectives. The criteria used to select the interviewees were direct contact with the autistic childand for convenience. Based on the analysis of the interviewees' statements, we reached the conclusion that it is essential to get to know the child with autism, in order to then develop strategies that can contribute to learning, to the process of socialization and communication.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGDANTAS, Nozângela Maria Rolim.DANTAS, Nozângela Maria Rolim.http://lattes.cnpq.br/3332721010337685SOUSA, Rozilene Lopes de.CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.ALMEIDA, Daiane Felix de.2021-05-142021-11-05T13:08:28Z2021-11-052021-11-05T13:08:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21865ALMEIDA, Daiane Felix de. Trabalhando com a criança autista: desafios e possibilidades em uma escola do Sertão Paraibano. 2021. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T13:30:28Zoai:localhost:riufcg/21865Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T13:30:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho com a criança autista: desafios e possibilidades em uma escola do Sertão Paraibano. Working with autistic children: challenges and possibilities in a school in Sertão Paraibano. |
title |
Trabalho com a criança autista: desafios e possibilidades em uma escola do Sertão Paraibano. |
spellingShingle |
Trabalho com a criança autista: desafios e possibilidades em uma escola do Sertão Paraibano. ALMEIDA, Daiane Felix de. Educação inclusiva Autismo Aluno autista Aprendizagem Formação docente Inclusive education Autism Autistic student Learning Teacher training Educação. |
title_short |
Trabalho com a criança autista: desafios e possibilidades em uma escola do Sertão Paraibano. |
title_full |
Trabalho com a criança autista: desafios e possibilidades em uma escola do Sertão Paraibano. |
title_fullStr |
Trabalho com a criança autista: desafios e possibilidades em uma escola do Sertão Paraibano. |
title_full_unstemmed |
Trabalho com a criança autista: desafios e possibilidades em uma escola do Sertão Paraibano. |
title_sort |
Trabalho com a criança autista: desafios e possibilidades em uma escola do Sertão Paraibano. |
author |
ALMEIDA, Daiane Felix de. |
author_facet |
ALMEIDA, Daiane Felix de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. DANTAS, Nozângela Maria Rolim. http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 SOUSA, Rozilene Lopes de. CORRÊA, Adriana Moreira de Souza. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALMEIDA, Daiane Felix de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Autismo Aluno autista Aprendizagem Formação docente Inclusive education Autism Autistic student Learning Teacher training Educação. |
topic |
Educação inclusiva Autismo Aluno autista Aprendizagem Formação docente Inclusive education Autism Autistic student Learning Teacher training Educação. |
description |
O presente trabalho tem como objetivo principal um trabalho com a criança autista: desafios e possibilidades em uma escola do sertão da paraíba. A partir desse objetivo foram delineados outros três que deram mais especificidade ao trabalho, sendo eles: identificar as principais dificuldades enfrentadas pela criança autista; investigar se existe formação continuada para os docentes trabalhar com os alunos com autismo e conhecer as estratégias utilizadas pelos professores no aprendizado das crianças autistas. Esta pesquisa é um estudo de caso sendo de natureza qualitativa com análise simples do discurso. Para a coleta de dados foram utilizados dois roteiros de entrevistas semiestruturadas: um para a mãe do aluno autista e um outro para as duas professoras da rede pública, com perguntas voltadas para os objetivos da pesquisa. Os critérios utilizados para a seleção das entrevistadas foram o contato direto com a criança autista e por conveniência. A partir da análise das falas das entrevistadas chegamos à conclusão que é primordial conhecer a criança com autismo, para então desenvolver estratégias que possam contribuir com a aprendizagem, com o processo de socialização e de comunicação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-14 2021-11-05T13:08:28Z 2021-11-05 2021-11-05T13:08:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21865 ALMEIDA, Daiane Felix de. Trabalhando com a criança autista: desafios e possibilidades em uma escola do Sertão Paraibano. 2021. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21865 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Daiane Felix de. Trabalhando com a criança autista: desafios e possibilidades em uma escola do Sertão Paraibano. 2021. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744514101805056 |