Contribuições do PIBID diversidade para o ensino de ciências nas escolas do campo: o caso da unidade municipal de educação José Bonifácio Barbosa de Andrade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SIQUEIRA, Fabiana Alves.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.siqueira
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4977
Resumo: Este trabalho busca mostrar, a partir de um caso, as contribuições do PIBID Diversidade para o Ensino de Ciências nas escolas do Campo. Para isso, iremos descrever os planejamentos, aplicações e resultados, de situações didático-pedagógicas realizadas a partir do subprojeto - Ciências da Natureza e Matemática, que desenvolve suas ações na Unidade Municipal de Educação do Campo - José Bonifácio Barbosa de Andrade, que está localizada no distrito de PIO X, no município de Sumé - PB. A pretensão com esse trabalho, além de outras coisas, foi a de uma aproximação teórico-metodológica entre os pressupostos da Educação do Campo e as bases didáticas que direcionam os princípios do Ensino de Ciências nas escolas. Nossa abordagem metodológica foi qualitativa, do tipo estudo de caso, onde as análises buscaram apontar as potencialidades das ações aplicadas para um ensino de Ciências na escola, mais atrativo, motivador, dinâmico e contextualizado, respeitando a construção do conhecimento em grupo e individual a partir de vivências concreta de aprendizagem.
id UFCG_07c01d65a5caba33191b87b255ce2f10
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4977
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Contribuições do PIBID diversidade para o ensino de ciências nas escolas do campo: o caso da unidade municipal de educação José Bonifácio Barbosa de Andrade.Contributions of the PIBID diversity to the teaching of science in the rural schools: the case of the municipal education unit José Bonifácio Barbosa de Andrade.Educação do CampoEscolas do CampoEnsino de ciênciasPrática pedagógicaPIBID diversidadeField education  Country Schools  Science teaching  Pedagogical practice  PIBID diversityEste trabalho busca mostrar, a partir de um caso, as contribuições do PIBID Diversidade para o Ensino de Ciências nas escolas do Campo. Para isso, iremos descrever os planejamentos, aplicações e resultados, de situações didático-pedagógicas realizadas a partir do subprojeto - Ciências da Natureza e Matemática, que desenvolve suas ações na Unidade Municipal de Educação do Campo - José Bonifácio Barbosa de Andrade, que está localizada no distrito de PIO X, no município de Sumé - PB. A pretensão com esse trabalho, além de outras coisas, foi a de uma aproximação teórico-metodológica entre os pressupostos da Educação do Campo e as bases didáticas que direcionam os princípios do Ensino de Ciências nas escolas. Nossa abordagem metodológica foi qualitativa, do tipo estudo de caso, onde as análises buscaram apontar as potencialidades das ações aplicadas para um ensino de Ciências na escola, mais atrativo, motivador, dinâmico e contextualizado, respeitando a construção do conhecimento em grupo e individual a partir de vivências concreta de aprendizagem.This paper tries to show, from a case, the contributions of the PIBID Diversity for the Teaching of Sciences in the schools of the Field. For this, we will describe the planning, applications and results of didactic-pedagogical situations carried out from the subproject Nature Sciences and Mathematics, which develops its actions in the Municipal Field Education Unit - José Bonifácio Barbosa de Andrade, which is located In the district of PIO X, in the municipality of Sumé - PB. The pretension with this work, besides other things, was that of a theoretical-methodological approach between the assumptions of the Field Education and the didactic bases that guide the principles of Science Teaching in schools. Our methodological approach was qualitative, of the case study type, where the analyzes sought to point out the potentialities of the applied actions for a science teaching in the school, more attractive, motivating, dynamic and contextualized, respecting the construction of the knowledge in group and individual from Of concrete learning experiences.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGCAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.CAVALCANTE, N. I. S.http://lattes.cnpq.br/3274805623219013OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.SILVA, Patrício José Felix da.SIQUEIRA, Fabiana Alves.2017-05-112019-07-22T11:31:01Z2019-07-222019-07-22T11:31:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.siqueirahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4977SIQUEIRA, Fabiana Alves. Contribuições do PIBID diversidade para o ensino de ciências nas escolas do campo: o caso da unidade municipal de educação José Bonifácio Barbosa de Andrade. 2017. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4977porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-08T19:59:02Zoai:localhost:riufcg/4977Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-08T19:59:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições do PIBID diversidade para o ensino de ciências nas escolas do campo: o caso da unidade municipal de educação José Bonifácio Barbosa de Andrade.
Contributions of the PIBID diversity to the teaching of science in the rural schools: the case of the municipal education unit José Bonifácio Barbosa de Andrade.
title Contribuições do PIBID diversidade para o ensino de ciências nas escolas do campo: o caso da unidade municipal de educação José Bonifácio Barbosa de Andrade.
spellingShingle Contribuições do PIBID diversidade para o ensino de ciências nas escolas do campo: o caso da unidade municipal de educação José Bonifácio Barbosa de Andrade.
SIQUEIRA, Fabiana Alves.
Educação do Campo
Escolas do Campo
Ensino de ciências
Prática pedagógica
PIBID diversidade
Field education  
Country Schools  
Science teaching  
Pedagogical practice  
PIBID diversity
title_short Contribuições do PIBID diversidade para o ensino de ciências nas escolas do campo: o caso da unidade municipal de educação José Bonifácio Barbosa de Andrade.
title_full Contribuições do PIBID diversidade para o ensino de ciências nas escolas do campo: o caso da unidade municipal de educação José Bonifácio Barbosa de Andrade.
title_fullStr Contribuições do PIBID diversidade para o ensino de ciências nas escolas do campo: o caso da unidade municipal de educação José Bonifácio Barbosa de Andrade.
title_full_unstemmed Contribuições do PIBID diversidade para o ensino de ciências nas escolas do campo: o caso da unidade municipal de educação José Bonifácio Barbosa de Andrade.
title_sort Contribuições do PIBID diversidade para o ensino de ciências nas escolas do campo: o caso da unidade municipal de educação José Bonifácio Barbosa de Andrade.
author SIQUEIRA, Fabiana Alves.
author_facet SIQUEIRA, Fabiana Alves.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
CAVALCANTE, N. I. S.
http://lattes.cnpq.br/3274805623219013
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
SILVA, Patrício José Felix da.
dc.contributor.author.fl_str_mv SIQUEIRA, Fabiana Alves.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Campo
Escolas do Campo
Ensino de ciências
Prática pedagógica
PIBID diversidade
Field education  
Country Schools  
Science teaching  
Pedagogical practice  
PIBID diversity
topic Educação do Campo
Escolas do Campo
Ensino de ciências
Prática pedagógica
PIBID diversidade
Field education  
Country Schools  
Science teaching  
Pedagogical practice  
PIBID diversity
description Este trabalho busca mostrar, a partir de um caso, as contribuições do PIBID Diversidade para o Ensino de Ciências nas escolas do Campo. Para isso, iremos descrever os planejamentos, aplicações e resultados, de situações didático-pedagógicas realizadas a partir do subprojeto - Ciências da Natureza e Matemática, que desenvolve suas ações na Unidade Municipal de Educação do Campo - José Bonifácio Barbosa de Andrade, que está localizada no distrito de PIO X, no município de Sumé - PB. A pretensão com esse trabalho, além de outras coisas, foi a de uma aproximação teórico-metodológica entre os pressupostos da Educação do Campo e as bases didáticas que direcionam os princípios do Ensino de Ciências nas escolas. Nossa abordagem metodológica foi qualitativa, do tipo estudo de caso, onde as análises buscaram apontar as potencialidades das ações aplicadas para um ensino de Ciências na escola, mais atrativo, motivador, dinâmico e contextualizado, respeitando a construção do conhecimento em grupo e individual a partir de vivências concreta de aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-11
2019-07-22T11:31:01Z
2019-07-22
2019-07-22T11:31:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.siqueira
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4977
SIQUEIRA, Fabiana Alves. Contribuições do PIBID diversidade para o ensino de ciências nas escolas do campo: o caso da unidade municipal de educação José Bonifácio Barbosa de Andrade. 2017. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4977
url https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.siqueira
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4977
identifier_str_mv SIQUEIRA, Fabiana Alves. Contribuições do PIBID diversidade para o ensino de ciências nas escolas do campo: o caso da unidade municipal de educação José Bonifácio Barbosa de Andrade. 2017. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744381000810496