Contribuições do PIBID diversidade para o ensino de ciências nas escolas do campo: o caso da unidade municipal de educação José Bonifácio Barbosa de Andrade.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.siqueira http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4977 |
Resumo: | Este trabalho busca mostrar, a partir de um caso, as contribuições do PIBID Diversidade para o Ensino de Ciências nas escolas do Campo. Para isso, iremos descrever os planejamentos, aplicações e resultados, de situações didático-pedagógicas realizadas a partir do subprojeto - Ciências da Natureza e Matemática, que desenvolve suas ações na Unidade Municipal de Educação do Campo - José Bonifácio Barbosa de Andrade, que está localizada no distrito de PIO X, no município de Sumé - PB. A pretensão com esse trabalho, além de outras coisas, foi a de uma aproximação teórico-metodológica entre os pressupostos da Educação do Campo e as bases didáticas que direcionam os princípios do Ensino de Ciências nas escolas. Nossa abordagem metodológica foi qualitativa, do tipo estudo de caso, onde as análises buscaram apontar as potencialidades das ações aplicadas para um ensino de Ciências na escola, mais atrativo, motivador, dinâmico e contextualizado, respeitando a construção do conhecimento em grupo e individual a partir de vivências concreta de aprendizagem. |
id |
UFCG_07c01d65a5caba33191b87b255ce2f10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/4977 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Contribuições do PIBID diversidade para o ensino de ciências nas escolas do campo: o caso da unidade municipal de educação José Bonifácio Barbosa de Andrade.Contributions of the PIBID diversity to the teaching of science in the rural schools: the case of the municipal education unit José Bonifácio Barbosa de Andrade.Educação do CampoEscolas do CampoEnsino de ciênciasPrática pedagógicaPIBID diversidadeField education Country Schools Science teaching Pedagogical practice PIBID diversityEste trabalho busca mostrar, a partir de um caso, as contribuições do PIBID Diversidade para o Ensino de Ciências nas escolas do Campo. Para isso, iremos descrever os planejamentos, aplicações e resultados, de situações didático-pedagógicas realizadas a partir do subprojeto - Ciências da Natureza e Matemática, que desenvolve suas ações na Unidade Municipal de Educação do Campo - José Bonifácio Barbosa de Andrade, que está localizada no distrito de PIO X, no município de Sumé - PB. A pretensão com esse trabalho, além de outras coisas, foi a de uma aproximação teórico-metodológica entre os pressupostos da Educação do Campo e as bases didáticas que direcionam os princípios do Ensino de Ciências nas escolas. Nossa abordagem metodológica foi qualitativa, do tipo estudo de caso, onde as análises buscaram apontar as potencialidades das ações aplicadas para um ensino de Ciências na escola, mais atrativo, motivador, dinâmico e contextualizado, respeitando a construção do conhecimento em grupo e individual a partir de vivências concreta de aprendizagem.This paper tries to show, from a case, the contributions of the PIBID Diversity for the Teaching of Sciences in the schools of the Field. For this, we will describe the planning, applications and results of didactic-pedagogical situations carried out from the subproject Nature Sciences and Mathematics, which develops its actions in the Municipal Field Education Unit - José Bonifácio Barbosa de Andrade, which is located In the district of PIO X, in the municipality of Sumé - PB. The pretension with this work, besides other things, was that of a theoretical-methodological approach between the assumptions of the Field Education and the didactic bases that guide the principles of Science Teaching in schools. Our methodological approach was qualitative, of the case study type, where the analyzes sought to point out the potentialities of the applied actions for a science teaching in the school, more attractive, motivating, dynamic and contextualized, respecting the construction of the knowledge in group and individual from Of concrete learning experiences.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGCAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.CAVALCANTE, N. I. S.http://lattes.cnpq.br/3274805623219013OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.SILVA, Patrício José Felix da.SIQUEIRA, Fabiana Alves.2017-05-112019-07-22T11:31:01Z2019-07-222019-07-22T11:31:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.siqueirahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4977SIQUEIRA, Fabiana Alves. Contribuições do PIBID diversidade para o ensino de ciências nas escolas do campo: o caso da unidade municipal de educação José Bonifácio Barbosa de Andrade. 2017. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4977porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-08T19:59:02Zoai:localhost:riufcg/4977Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-08T19:59:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições do PIBID diversidade para o ensino de ciências nas escolas do campo: o caso da unidade municipal de educação José Bonifácio Barbosa de Andrade. Contributions of the PIBID diversity to the teaching of science in the rural schools: the case of the municipal education unit José Bonifácio Barbosa de Andrade. |
title |
Contribuições do PIBID diversidade para o ensino de ciências nas escolas do campo: o caso da unidade municipal de educação José Bonifácio Barbosa de Andrade. |
spellingShingle |
Contribuições do PIBID diversidade para o ensino de ciências nas escolas do campo: o caso da unidade municipal de educação José Bonifácio Barbosa de Andrade. SIQUEIRA, Fabiana Alves. Educação do Campo Escolas do Campo Ensino de ciências Prática pedagógica PIBID diversidade Field education Country Schools Science teaching Pedagogical practice PIBID diversity |
title_short |
Contribuições do PIBID diversidade para o ensino de ciências nas escolas do campo: o caso da unidade municipal de educação José Bonifácio Barbosa de Andrade. |
title_full |
Contribuições do PIBID diversidade para o ensino de ciências nas escolas do campo: o caso da unidade municipal de educação José Bonifácio Barbosa de Andrade. |
title_fullStr |
Contribuições do PIBID diversidade para o ensino de ciências nas escolas do campo: o caso da unidade municipal de educação José Bonifácio Barbosa de Andrade. |
title_full_unstemmed |
Contribuições do PIBID diversidade para o ensino de ciências nas escolas do campo: o caso da unidade municipal de educação José Bonifácio Barbosa de Andrade. |
title_sort |
Contribuições do PIBID diversidade para o ensino de ciências nas escolas do campo: o caso da unidade municipal de educação José Bonifácio Barbosa de Andrade. |
author |
SIQUEIRA, Fabiana Alves. |
author_facet |
SIQUEIRA, Fabiana Alves. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. CAVALCANTE, N. I. S. http://lattes.cnpq.br/3274805623219013 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. SILVA, Patrício José Felix da. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SIQUEIRA, Fabiana Alves. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do Campo Escolas do Campo Ensino de ciências Prática pedagógica PIBID diversidade Field education Country Schools Science teaching Pedagogical practice PIBID diversity |
topic |
Educação do Campo Escolas do Campo Ensino de ciências Prática pedagógica PIBID diversidade Field education Country Schools Science teaching Pedagogical practice PIBID diversity |
description |
Este trabalho busca mostrar, a partir de um caso, as contribuições do PIBID Diversidade para o Ensino de Ciências nas escolas do Campo. Para isso, iremos descrever os planejamentos, aplicações e resultados, de situações didático-pedagógicas realizadas a partir do subprojeto - Ciências da Natureza e Matemática, que desenvolve suas ações na Unidade Municipal de Educação do Campo - José Bonifácio Barbosa de Andrade, que está localizada no distrito de PIO X, no município de Sumé - PB. A pretensão com esse trabalho, além de outras coisas, foi a de uma aproximação teórico-metodológica entre os pressupostos da Educação do Campo e as bases didáticas que direcionam os princípios do Ensino de Ciências nas escolas. Nossa abordagem metodológica foi qualitativa, do tipo estudo de caso, onde as análises buscaram apontar as potencialidades das ações aplicadas para um ensino de Ciências na escola, mais atrativo, motivador, dinâmico e contextualizado, respeitando a construção do conhecimento em grupo e individual a partir de vivências concreta de aprendizagem. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-11 2019-07-22T11:31:01Z 2019-07-22 2019-07-22T11:31:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.siqueira http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4977 SIQUEIRA, Fabiana Alves. Contribuições do PIBID diversidade para o ensino de ciências nas escolas do campo: o caso da unidade municipal de educação José Bonifácio Barbosa de Andrade. 2017. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4977 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.siqueira http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4977 |
identifier_str_mv |
SIQUEIRA, Fabiana Alves. Contribuições do PIBID diversidade para o ensino de ciências nas escolas do campo: o caso da unidade municipal de educação José Bonifácio Barbosa de Andrade. 2017. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744381000810496 |