Práticas docentes na educação inclusiva: relações de ensino - aprendizagem em uma escola do município de Nazarezinho-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARQUES, Ana Maria Rodrigues.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5473
Resumo: O trabalho intitulado: Práticas docentes na Educação Inclusiva: Relações de ensino-aprendizagem em uma escola do município de Nazarezinho-PB, objetiva compreender as dificuldades vivenciadas pelos professores que trabalham com crianças com deficiência em salas do ensino regular. Para tanto, como objetivos específicos delimitamos os seguintes: conhecer os pressupostos da educação inclusiva; averiguar, na literatura, os possíveis obstáculos que se apresentam aos profissionais da educação ao trabalharem na perspectiva de inclusão; identificar, mediante dos dados coletados a partir das falas dos profissionais sobre, os problemas enfrentados pelos docentes que atuam nessa modalidade da educação; e, por último, apresentar os avanços que o processo de inclusão trouxe para a prática pedagógica dos professores da escola estudada. Para alcançar os objetivos propostos, a pesquisa foi orientada na perspectiva da abordagem qualitativa, seguindo os critérios de estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos a pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas, realizadas com professores que trabalham nas classes inclusivas, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, da rede municipal de ensino da cidade de Nazarezinho. Através desses instrumentos buscamos verificar os aspectos que contribuem para a execução da proposta do ensino baseado na perspectiva da inclusão. Na composição das reflexões contidas neste trabalho, consideraremos questões como: formação de professores, componentes curriculares, acessibilidade, adaptação do ambiente escolar, recursos pedagógicos, bem como a participação dos familiares na educação dessas crianças e a contribuição do Poder Público para a implementação da proposta inclusiva. Para a realização desse trabalho nos pautamos na contribuição de teóricos como: Maria Tereza Égler Mantoan, Rosita Edler Carvalho, Solange Merino Rogalski, Romeu Sassaki, entre outros. De acordo com os resultados apurados, percebemos que ainda existem inúmeras lacunas que dificultam a execução da prática inclusiva como, por exemplo: a ausência de recursos didáticos suficientes, inadequação na formação docente, questões referentes à acessibilidade, falta de incentivo do poder público entre outros.
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Para tanto, como objetivos específicos delimitamos os seguintes: conhecer os pressupostos da educação inclusiva; averiguar, na literatura, os possíveis obstáculos que se apresentam aos profissionais da educação ao trabalharem na perspectiva de inclusão; identificar, mediante dos dados coletados a partir das falas dos profissionais sobre, os problemas enfrentados pelos docentes que atuam nessa modalidade da educação; e, por último, apresentar os avanços que o processo de inclusão trouxe para a prática pedagógica dos professores da escola estudada. Para alcançar os objetivos propostos, a pesquisa foi orientada na perspectiva da abordagem qualitativa, seguindo os critérios de estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos a pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas, realizadas com professores que trabalham nas classes inclusivas, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, da rede municipal de ensino da cidade de Nazarezinho. Através desses instrumentos buscamos verificar os aspectos que contribuem para a execução da proposta do ensino baseado na perspectiva da inclusão. Na composição das reflexões contidas neste trabalho, consideraremos questões como: formação de professores, componentes curriculares, acessibilidade, adaptação do ambiente escolar, recursos pedagógicos, bem como a participação dos familiares na educação dessas crianças e a contribuição do Poder Público para a implementação da proposta inclusiva. Para a realização desse trabalho nos pautamos na contribuição de teóricos como: Maria Tereza Égler Mantoan, Rosita Edler Carvalho, Solange Merino Rogalski, Romeu Sassaki, entre outros. De acordo com os resultados apurados, percebemos que ainda existem inúmeras lacunas que dificultam a execução da prática inclusiva como, por exemplo: a ausência de recursos didáticos suficientes, inadequação na formação docente, questões referentes à acessibilidade, falta de incentivo do poder público entre outros.The work titled: Teaching practices in Inclusive Education: Teaching-learning relationships in a school in the municipality of Nazarezinho-PB, aims to understand the difficulties experienced by teachers working with children with disabilities in regular teaching rooms. For this purpose, as specific objectives we delimit the following: to know the assumptions of inclusive education; to investigate, in the literature, the possible obstacles that present themselves to the professionals of the education when they working in the perspective of inclusion; identify, through the data collected from the speeches of the professionals about the problems faced by the teachers who work in this modality of education; and, finally, to present the advances that the process of inclusion brought to the pedagogical practice of the teachers of the school studied. In order to achieve the proposed objectives, the research was oriented from the perspective of the qualitative approach, following the criteria of case study. As data collection instruments, we used bibliographical research and semi-structured interviews carried out with teachers working in the inclusive classes, from the initial years of Elementary School, of the municipal teaching network of the city of Nazarezinho. Through these instruments we seek to verify the aspects that contribute to the execution of the teaching proposal based on the inclusion perspective. In the composition of the reflections contained in this study, we will consider issues such as: teacher training, curricular components, accessibility, adaptation of the school environment, pedagogical resources, as well as the participation of family members in the education of these children and the contribution of the Government to the implementation of the inclusive proposal.For the realization of this work we are guided by the contribution of theorists such as: Maria Tereza maddocks, Rosita Edler Carvalho, Solange Merino Rogalski, Romeo Sassaki, among others. According to the results, we realized that there are still many gaps that hinder the implementation of inclusive practice, such as: the lack of sufficient didactic resources, inadequacy in teacher training, issues relating to accessibility, lack of incentive of public power, among others.Submitted by Josivan Vasconcelos (josivanvasconcelos@hotmail.com) on 2019-08-06T16:29:46Z No. of bitstreams: 1 ANA MARIA RODRIGUES MARQUES. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.2018.pdf: 639252 bytes, checksum: 5b457b2ee7c85a4fa9bc4518cf7151d8 (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-06T16:29:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANA MARIA RODRIGUES MARQUES. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.2018.pdf: 639252 bytes, checksum: 5b457b2ee7c85a4fa9bc4518cf7151d8 (MD5) Previous issue date: 2018-07-24Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Formação de Professores - CFPEducação.InclusãoDificuldadesProfessores anos iniciaisEducaçãoInclusionDifficultiesTeachers early yearsEducationPráticas docentes na educação inclusiva: relações de ensino - aprendizagem em uma escola do município de Nazarezinho-PB.Teaching practices in inclusive education: teaching-learning relationships in a school in Nazarezinho-PB.2018-07-242019-08-06T16:29:46Z2019-08-062019-08-06T16:29:46Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5473MARQUES, Ana Maria Rodrigues. Práticas docentes na educação inclusiva: relações de ensino - aprendizagem em uma escola do município de Nazarezinho-PB. 2018. 71f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALANA MARIA RODRIGUES MARQUES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfANA MARIA RODRIGUES MARQUES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. 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