Concepções de ciências e sobre cientistas entre estudantes do ensino fundamental no município de São João do Rio do Peixe, estado da Paraíba.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BEZERRA, Danielly de Sousa.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4418
Resumo: Estamos inseridos em uma sociedade com um desenvolvimento científico e tecnológico cada vez mais avançados. Nesse sentido, é necessário que o conhecimento científico seja trabalhado de forma adequada nas escolas com vistas a uma alfabetização científica efetiva. A presente pesquisa teve por objetivo investigar as concepções que alunos do Ensino Fundamental II possuem sobre a Ciência e Cientistas, contemplando a contribuição que o conhecimento científico possui na vida deles, e sua importância para os avanços tecnológicos. A pesquisa foi realizada no período de 01 de agosto de 2016 a 07 de maio de 2017, com participação de 40 alunos do Ensino Fundamental II, numa escola da rede estadual de São João do Rio do Peixe- PB. A pesquisa teve caráter quáli-quantitativo, utilizando-se como instrumentos para coleta de dados aplicação de questionários e observação sistemática. Os resultados obtidos indicam que as concepções de Ciência e Cientistas por parte dos alunos são na maior parte influenciadas pelos meios de comunicação. Os alunos apresentam um pensamento limitado sobre a imagem do cientista, os desenhos podem comprovar isso, onde na maioria deles há a figura de um homem trabalhando em um laboratório. Assim, é preciso superarmos o ensino tradicional que ainda prevalece nas escolas, para que os alunos adquiram um pensamento crítico e se aproximem de possíveis carreiras científicas.
id UFCG_0865c8a36cbf310535c25141d7611b2e
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4418
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Concepções de ciências e sobre cientistas entre estudantes do ensino fundamental no município de São João do Rio do Peixe, estado da Paraíba.Conceptions of sciences and scientists among students of education in the municipality of São João do Rio do Peixe, state of Paraíba.CiênciasConhecimento cientifico - ensino fundamentalCiências e cientistasEnsino fundamental - Escola Estadual - São João do Rio do Peixe - ParaíbaSciencesScientific Knowledge - Elementary educationScience and ScientistsElementary School - State School - São João do Rio do Peixe - ParaíbaCiências Biológicas.Estamos inseridos em uma sociedade com um desenvolvimento científico e tecnológico cada vez mais avançados. Nesse sentido, é necessário que o conhecimento científico seja trabalhado de forma adequada nas escolas com vistas a uma alfabetização científica efetiva. A presente pesquisa teve por objetivo investigar as concepções que alunos do Ensino Fundamental II possuem sobre a Ciência e Cientistas, contemplando a contribuição que o conhecimento científico possui na vida deles, e sua importância para os avanços tecnológicos. A pesquisa foi realizada no período de 01 de agosto de 2016 a 07 de maio de 2017, com participação de 40 alunos do Ensino Fundamental II, numa escola da rede estadual de São João do Rio do Peixe- PB. A pesquisa teve caráter quáli-quantitativo, utilizando-se como instrumentos para coleta de dados aplicação de questionários e observação sistemática. Os resultados obtidos indicam que as concepções de Ciência e Cientistas por parte dos alunos são na maior parte influenciadas pelos meios de comunicação. Os alunos apresentam um pensamento limitado sobre a imagem do cientista, os desenhos podem comprovar isso, onde na maioria deles há a figura de um homem trabalhando em um laboratório. Assim, é preciso superarmos o ensino tradicional que ainda prevalece nas escolas, para que os alunos adquiram um pensamento crítico e se aproximem de possíveis carreiras científicas.We are inserted in a society with an increasingly advanced scientific and technological development. Thus, it is necessary that scientific knowledge be adequately worked at schools, objectifying an effective scientific literacy. This research had as objective to investigate the conceptions that students of Elementary Education II have about Science and Scientists, considering the contribution that scientific knowledge has in their lives, as well as its importance for technological advances. The research was carried out during August 1, 2016 to May 7, 2017 with participation of 40 students of Elementary Education II from a State School located in São João do Rio do Peixe-PB. The research had a quantitative aspect. It used, as instruments for data collection, the application of questionnaires and systematic observation. The results obtained indicate that students' conceptions about Science and Scientists are, in the most part, influenced by the media. The students present a limited knowledge about the image of the scientist, inclusive the drawings can prove this. In these drawings, there are the figure of a man working in a laboratory. Thus, it is necessary to overcome the traditional teaching that still prevails at schools, so that students acquire critical thinking and approach possible scientific careers.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGBARROS, José Deomar de Souza.BARROS, J. D. S.http://lattes.cnpq.br/4746998969781203FIGUEIREDO, Gustavo de Alencar.ABREU, Maria das Dores de Souza.BEZERRA, Danielly de Sousa.2017-08-252019-06-18T20:12:21Z2019-06-182019-06-18T20:12:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4418BEZERRA, Danielly de Sousa. Concepções de ciências e sobre cientistas entre estudantes do ensino fundamental no município de São João do Rio do Peixe, estado da Paraíba. 2017. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-02-01T22:16:39Zoai:localhost:riufcg/4418Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-02-01T22:16:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de ciências e sobre cientistas entre estudantes do ensino fundamental no município de São João do Rio do Peixe, estado da Paraíba.
Conceptions of sciences and scientists among students of education in the municipality of São João do Rio do Peixe, state of Paraíba.
title Concepções de ciências e sobre cientistas entre estudantes do ensino fundamental no município de São João do Rio do Peixe, estado da Paraíba.
spellingShingle Concepções de ciências e sobre cientistas entre estudantes do ensino fundamental no município de São João do Rio do Peixe, estado da Paraíba.
BEZERRA, Danielly de Sousa.
Ciências
Conhecimento cientifico - ensino fundamental
Ciências e cientistas
Ensino fundamental - Escola Estadual - São João do Rio do Peixe - Paraíba
Sciences
Scientific Knowledge - Elementary education
Science and Scientists
Elementary School - State School - São João do Rio do Peixe - Paraíba
Ciências Biológicas.
title_short Concepções de ciências e sobre cientistas entre estudantes do ensino fundamental no município de São João do Rio do Peixe, estado da Paraíba.
title_full Concepções de ciências e sobre cientistas entre estudantes do ensino fundamental no município de São João do Rio do Peixe, estado da Paraíba.
title_fullStr Concepções de ciências e sobre cientistas entre estudantes do ensino fundamental no município de São João do Rio do Peixe, estado da Paraíba.
title_full_unstemmed Concepções de ciências e sobre cientistas entre estudantes do ensino fundamental no município de São João do Rio do Peixe, estado da Paraíba.
title_sort Concepções de ciências e sobre cientistas entre estudantes do ensino fundamental no município de São João do Rio do Peixe, estado da Paraíba.
author BEZERRA, Danielly de Sousa.
author_facet BEZERRA, Danielly de Sousa.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BARROS, José Deomar de Souza.
BARROS, J. D. S.
http://lattes.cnpq.br/4746998969781203
FIGUEIREDO, Gustavo de Alencar.
ABREU, Maria das Dores de Souza.
dc.contributor.author.fl_str_mv BEZERRA, Danielly de Sousa.
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências
Conhecimento cientifico - ensino fundamental
Ciências e cientistas
Ensino fundamental - Escola Estadual - São João do Rio do Peixe - Paraíba
Sciences
Scientific Knowledge - Elementary education
Science and Scientists
Elementary School - State School - São João do Rio do Peixe - Paraíba
Ciências Biológicas.
topic Ciências
Conhecimento cientifico - ensino fundamental
Ciências e cientistas
Ensino fundamental - Escola Estadual - São João do Rio do Peixe - Paraíba
Sciences
Scientific Knowledge - Elementary education
Science and Scientists
Elementary School - State School - São João do Rio do Peixe - Paraíba
Ciências Biológicas.
description Estamos inseridos em uma sociedade com um desenvolvimento científico e tecnológico cada vez mais avançados. Nesse sentido, é necessário que o conhecimento científico seja trabalhado de forma adequada nas escolas com vistas a uma alfabetização científica efetiva. A presente pesquisa teve por objetivo investigar as concepções que alunos do Ensino Fundamental II possuem sobre a Ciência e Cientistas, contemplando a contribuição que o conhecimento científico possui na vida deles, e sua importância para os avanços tecnológicos. A pesquisa foi realizada no período de 01 de agosto de 2016 a 07 de maio de 2017, com participação de 40 alunos do Ensino Fundamental II, numa escola da rede estadual de São João do Rio do Peixe- PB. A pesquisa teve caráter quáli-quantitativo, utilizando-se como instrumentos para coleta de dados aplicação de questionários e observação sistemática. Os resultados obtidos indicam que as concepções de Ciência e Cientistas por parte dos alunos são na maior parte influenciadas pelos meios de comunicação. Os alunos apresentam um pensamento limitado sobre a imagem do cientista, os desenhos podem comprovar isso, onde na maioria deles há a figura de um homem trabalhando em um laboratório. Assim, é preciso superarmos o ensino tradicional que ainda prevalece nas escolas, para que os alunos adquiram um pensamento crítico e se aproximem de possíveis carreiras científicas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-25
2019-06-18T20:12:21Z
2019-06-18
2019-06-18T20:12:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4418
BEZERRA, Danielly de Sousa. Concepções de ciências e sobre cientistas entre estudantes do ensino fundamental no município de São João do Rio do Peixe, estado da Paraíba. 2017. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4418
identifier_str_mv BEZERRA, Danielly de Sousa. Concepções de ciências e sobre cientistas entre estudantes do ensino fundamental no município de São João do Rio do Peixe, estado da Paraíba. 2017. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744377424117760