Afetividade e relações interpessoais na Educação Infantil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTANA, Maria Elane de Souza Silva.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26064
Resumo: O presente trabalho de conclusão do curso de pedagogia trata da importância da afetividade e das relações interpessoais para a formação integral do educando e suas contribuições para o processo de ensino aprendizagem de crianças na Educação Infantil. Teve como objetivo geral: analisar as contribuições acerca da discussão da afetividade e das relações interpessoais no processo de ensino e aprendizagem da criança ma Educação Infantil e tendo como objetivos específicos: identificar as relações interpessoais, pautadas pela discussão da afetividade na concepção do/a professor/a; discutir a relevância da afetividade no processo de ensino aprendizagem em sala de aula e refletir a contribuição da afetividade para a formação integral da criança na Educação Infantil, a partir do olhar docente. A metodologia nos permitiu buscar os esclarecimentos sobre o tema, a partir uma pesquisa de campo, caracterizada por ser explicativa e descritiva, de abordagem qualitativa, a técnica utilizada na pesquisa, para coleta de dados foi uma entrevista, de semi-estruturada, organizada através de um roteiro previamente elaborado com seis questões e sendo direcionada a professores que trabalham na Educação Infantil de escolas públicas na cidade de Ipaumirim/CE. Para obter um embasamento teórico a pesquisa está fundamentada nas teorias de Henri Wallon e autores como: Didonet (2011), Freire (1996), Galvão (1995), dentre outros que possibilitaram um olhar voltado para as relações interpessoais no ambiente escolar, levando em consideração a discussão da afetividade enquanto facilitadora do processo de ensino aprendizagem. A análise dos dados da pesquisa nos permitiu tecer conhecimento a partir de relatos docentes, considerando a afetividade e aprendizagem na Educação Infantil: repensar as relações interpessoais. A partir deste trabalho, é possível reconhecer a importância que existe no acolhimento das crianças, em conhecer o que é afetividade e como expressá-la e o quanto é relevante o professor de Educação Infantil tenha oportunidade de desenvolver suas habilidades e conhecimento, se mantenha atualizado em sua prática pedagógica de forma significativa, pois assim poderá contribuir de maneira afetiva na formação das crianças. Conclui-se, portanto, que a afetividade se faz presente nas relações interpessoais e que é fundamental para a autonomia, o protagonismos do educando no processo de ensino e aprendizagem.
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Teve como objetivo geral: analisar as contribuições acerca da discussão da afetividade e das relações interpessoais no processo de ensino e aprendizagem da criança ma Educação Infantil e tendo como objetivos específicos: identificar as relações interpessoais, pautadas pela discussão da afetividade na concepção do/a professor/a; discutir a relevância da afetividade no processo de ensino aprendizagem em sala de aula e refletir a contribuição da afetividade para a formação integral da criança na Educação Infantil, a partir do olhar docente. A metodologia nos permitiu buscar os esclarecimentos sobre o tema, a partir uma pesquisa de campo, caracterizada por ser explicativa e descritiva, de abordagem qualitativa, a técnica utilizada na pesquisa, para coleta de dados foi uma entrevista, de semi-estruturada, organizada através de um roteiro previamente elaborado com seis questões e sendo direcionada a professores que trabalham na Educação Infantil de escolas públicas na cidade de Ipaumirim/CE. Para obter um embasamento teórico a pesquisa está fundamentada nas teorias de Henri Wallon e autores como: Didonet (2011), Freire (1996), Galvão (1995), dentre outros que possibilitaram um olhar voltado para as relações interpessoais no ambiente escolar, levando em consideração a discussão da afetividade enquanto facilitadora do processo de ensino aprendizagem. A análise dos dados da pesquisa nos permitiu tecer conhecimento a partir de relatos docentes, considerando a afetividade e aprendizagem na Educação Infantil: repensar as relações interpessoais. A partir deste trabalho, é possível reconhecer a importância que existe no acolhimento das crianças, em conhecer o que é afetividade e como expressá-la e o quanto é relevante o professor de Educação Infantil tenha oportunidade de desenvolver suas habilidades e conhecimento, se mantenha atualizado em sua prática pedagógica de forma significativa, pois assim poderá contribuir de maneira afetiva na formação das crianças. Conclui-se, portanto, que a afetividade se faz presente nas relações interpessoais e que é fundamental para a autonomia, o protagonismos do educando no processo de ensino e aprendizagem.The present work of conclusion of the pedagogy course deals with the importance of affectivity and interpersonal relationships for the integral formation of the student and its contributions to the teaching and learning process of children in Early Childhood Education. Its general objective was: to analyze the contributions about the discussion of affectivity and interpersonal relationships in the teaching and learning process of children in Early Childhood Education and having as specific objectives: to identify interpersonal relationships, guided by the discussion of affectivity in the teacher's conception /The; to discuss the relevance of affectivity in the teaching-learning process in the classroom and to reflect on the contribution of affectivity to the integral formation of children in Early Childhood Education, from the point of view of the teacher. The methodology allowed us to seek clarification on the subject, from a field research, characterized by being explanatory and descriptive, with a qualitative approach, the technique used in the research, for data collection was an interview, of semi-structured, organized through of a script previously elaborated with six questions and being directed to teachers who work in the Infantile Education of public schools in the city of Ipaumirim/CE. In order to obtain a theoretical basis, the research is based on the theories of Henri Wallon and authors such as: Didonet (2011), Freire (1996), Galvão (1995), among others that enabled a look at interpersonal relationships in the school environment, taking into account consideration of the discussion of affectivity as a facilitator of the teaching-learning process. The analysis of the research data allowed us to weave knowledge from teachers' reports, considering affectivity and learning in Early Childhood Education: rethinking interpersonal relationships. From this work, it is possible to recognize the importance that exists in the reception of children, in knowing what affection is and how to express it and how relevant it is for the Early Childhood teacher to have the opportunity to develop their skills and knowledge, keep updated in its pedagogical practice in a significant way, as it will be able to contribute in an affective way in the formation of children. It is concluded, therefore, that affectivity is present in interpersonal relationships and that it is fundamental for autonomy, the role of the student in the teaching and learning process.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Zildene Francisca.http://lattes.cnpq.br/6070714322224501PEREIRA, Z. F.ARAÚJO, Edinaura Almeida de.LIMA, Maria Janete de.SANTANA, Maria Elane de Souza Silva.2022-03-252022-06-30T14:25:32Z2022-06-302022-06-30T14:25:32Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26064SANTANA, Maria Elane de Souza Silva. Afetividade e relações interpessoais na Educação Infantil. 2022. 35f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-29T11:21:00Zoai:localhost:riufcg/26064Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-29T11:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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