Afetividade na educação Infantil: contribuições no processo de desenvolvimento da aprendizagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOIOLA, Ianca Vitória Pontes.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26292
Resumo: O presente trabalho de monografia surgiu, a partir do seguinte questionamento: de que forma a afetividade, nas relações vivenciadas em sala de aula, pode contribuir com o desenvolvimento da aprendizagem de crianças na Educação Infantil, a partir do entendimento de professores/as. No objetivo geral temos: compreender o conceito afetividade na perspectiva walloniana, considerando os aspectos: afetivos, cognitivos e motores. Os objetivos específicos estão assim descritos: discutir a aprendizagem escolar de crianças da Educação Infantil, a partir das relações estabelecidas em sala de aula, a partir de percepções docentes; identificar o que professores/as entendem acerca da afetividade e sua relação com o processos de ensino e aprendizagem na Educação Infantil e por último como professores/as compreendem as relações interpessoais em sala de aula. Esse trabalho nos faz pensar a discussão da afetividade no processo de desenvolvimento da aprendizagem das crianças na educação infantil, possibilitando uma visão mais ampla e critica das praticas pedagógicas adotadas. Essa pesquisa tem como base para fundamentação teórica, ideias discutidas, considerando a teoria walloniana e as concepções dos conjuntos funcionais: afetividade, cognição e ato motor, enquanto propulsores do desenvolvimento integral da criança. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. Utilizando o instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada e analise de conteúdo na modalidade temática. A entrevista foi realizada com três professoras da Educação Infantil na rede pública municipal de ensino da Aparecida/PB. Nas considerações podemos enfatizar a importância das boas relações em sala de aula de aula para o favorecimento da construção de conhecimentos diversificados e da interação com o outro, com o meio externo, a forma como somos afetados e afetamos o outro interfere e influencia em nossas vidas cotidianas.
id UFCG_725e8c2081cb4cffc0a04751e33abcfc
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/26292
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Afetividade na educação Infantil: contribuições no processo de desenvolvimento da aprendizagem.Affectivity in Early Childhood Education: contributions to the learning development process.Educação infantilRelações interpessoaisRelações escolaresEnsinoAprendizagemAfetividadeCriançasPráticas pedagógicasChild educationInterpersonal relationshipsSchool relationsTeachingLearningAffectivityChildrenPedagogical practicesEducação.O presente trabalho de monografia surgiu, a partir do seguinte questionamento: de que forma a afetividade, nas relações vivenciadas em sala de aula, pode contribuir com o desenvolvimento da aprendizagem de crianças na Educação Infantil, a partir do entendimento de professores/as. No objetivo geral temos: compreender o conceito afetividade na perspectiva walloniana, considerando os aspectos: afetivos, cognitivos e motores. Os objetivos específicos estão assim descritos: discutir a aprendizagem escolar de crianças da Educação Infantil, a partir das relações estabelecidas em sala de aula, a partir de percepções docentes; identificar o que professores/as entendem acerca da afetividade e sua relação com o processos de ensino e aprendizagem na Educação Infantil e por último como professores/as compreendem as relações interpessoais em sala de aula. Esse trabalho nos faz pensar a discussão da afetividade no processo de desenvolvimento da aprendizagem das crianças na educação infantil, possibilitando uma visão mais ampla e critica das praticas pedagógicas adotadas. Essa pesquisa tem como base para fundamentação teórica, ideias discutidas, considerando a teoria walloniana e as concepções dos conjuntos funcionais: afetividade, cognição e ato motor, enquanto propulsores do desenvolvimento integral da criança. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. Utilizando o instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada e analise de conteúdo na modalidade temática. A entrevista foi realizada com três professoras da Educação Infantil na rede pública municipal de ensino da Aparecida/PB. Nas considerações podemos enfatizar a importância das boas relações em sala de aula de aula para o favorecimento da construção de conhecimentos diversificados e da interação com o outro, com o meio externo, a forma como somos afetados e afetamos o outro interfere e influencia em nossas vidas cotidianas.This monograph work arose from the following question: in what way can affectivity, in the relationships experienced in the classroom, contribute to the development of children's learning in Early Childhood Education, from the understanding of teachers. In the general objective we have: to understand the affectivity concept in the Wallonian perspective, considering the aspects: affective, cognitive and motor. The specific objectives are described as follows: to discuss the school learning of children in Early Childhood Education, based on the relationships established in the classroom, based on teachers' perceptions; to identify what teachers understand about affectivity and its relationship with the teaching and learning processes in Early Childhood Education and, finally, how teachers understand interpersonal relationships in the classroom. This work makes us think about the discussion of affectivity in the development process of children's learning in early childhood education, enabling a broader and more critical view of the adopted pedagogical practices. This research is based on theoretical foundations, ideas discussed, considering the Wallonian theory and the concepts of functional sets: affectivity, cognition and motor act, as drivers of the integral development of the child. This is a qualitative research. Using the data collection instrument the semi-structured interview and content analysis in the thematic modality. The interview was carried out with three teachers of Early Childhood Education in the municipal public school system in Aparecida/PB. In the considerations we can emphasize the importance of good relationships in the classroom to favor the construction of diversified knowledge and interaction with the other, with the external environment, the way we are affected and affect the other interferes and influences in our lives everyday.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Zildene Francisca.PEREIRA, Z. F.http://lattes.cnpq.br/6070714322224501ARAÚJO , Edinaura Almeida de.CAMPOS , Maria de Lourdes.LOIOLA, Ianca Vitória Pontes.2022-03-252022-07-07T17:54:14Z2022-07-072022-07-07T17:54:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26292LOIOLA, Ianca Vitória Pontes. Afetividade na educação Infantil: contribuições no processo de desenvolvimento da aprendizagem. 2022. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-29T11:14:39Zoai:localhost:riufcg/26292Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-29T11:14:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Afetividade na educação Infantil: contribuições no processo de desenvolvimento da aprendizagem.
Affectivity in Early Childhood Education: contributions to the learning development process.
title Afetividade na educação Infantil: contribuições no processo de desenvolvimento da aprendizagem.
spellingShingle Afetividade na educação Infantil: contribuições no processo de desenvolvimento da aprendizagem.
LOIOLA, Ianca Vitória Pontes.
Educação infantil
Relações interpessoais
Relações escolares
Ensino
Aprendizagem
Afetividade
Crianças
Práticas pedagógicas
Child education
Interpersonal relationships
School relations
Teaching
Learning
Affectivity
Children
Pedagogical practices
Educação.
title_short Afetividade na educação Infantil: contribuições no processo de desenvolvimento da aprendizagem.
title_full Afetividade na educação Infantil: contribuições no processo de desenvolvimento da aprendizagem.
title_fullStr Afetividade na educação Infantil: contribuições no processo de desenvolvimento da aprendizagem.
title_full_unstemmed Afetividade na educação Infantil: contribuições no processo de desenvolvimento da aprendizagem.
title_sort Afetividade na educação Infantil: contribuições no processo de desenvolvimento da aprendizagem.
author LOIOLA, Ianca Vitória Pontes.
author_facet LOIOLA, Ianca Vitória Pontes.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEREIRA, Zildene Francisca.
PEREIRA, Z. F.
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501
ARAÚJO , Edinaura Almeida de.
CAMPOS , Maria de Lourdes.
dc.contributor.author.fl_str_mv LOIOLA, Ianca Vitória Pontes.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Relações interpessoais
Relações escolares
Ensino
Aprendizagem
Afetividade
Crianças
Práticas pedagógicas
Child education
Interpersonal relationships
School relations
Teaching
Learning
Affectivity
Children
Pedagogical practices
Educação.
topic Educação infantil
Relações interpessoais
Relações escolares
Ensino
Aprendizagem
Afetividade
Crianças
Práticas pedagógicas
Child education
Interpersonal relationships
School relations
Teaching
Learning
Affectivity
Children
Pedagogical practices
Educação.
description O presente trabalho de monografia surgiu, a partir do seguinte questionamento: de que forma a afetividade, nas relações vivenciadas em sala de aula, pode contribuir com o desenvolvimento da aprendizagem de crianças na Educação Infantil, a partir do entendimento de professores/as. No objetivo geral temos: compreender o conceito afetividade na perspectiva walloniana, considerando os aspectos: afetivos, cognitivos e motores. Os objetivos específicos estão assim descritos: discutir a aprendizagem escolar de crianças da Educação Infantil, a partir das relações estabelecidas em sala de aula, a partir de percepções docentes; identificar o que professores/as entendem acerca da afetividade e sua relação com o processos de ensino e aprendizagem na Educação Infantil e por último como professores/as compreendem as relações interpessoais em sala de aula. Esse trabalho nos faz pensar a discussão da afetividade no processo de desenvolvimento da aprendizagem das crianças na educação infantil, possibilitando uma visão mais ampla e critica das praticas pedagógicas adotadas. Essa pesquisa tem como base para fundamentação teórica, ideias discutidas, considerando a teoria walloniana e as concepções dos conjuntos funcionais: afetividade, cognição e ato motor, enquanto propulsores do desenvolvimento integral da criança. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. Utilizando o instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada e analise de conteúdo na modalidade temática. A entrevista foi realizada com três professoras da Educação Infantil na rede pública municipal de ensino da Aparecida/PB. Nas considerações podemos enfatizar a importância das boas relações em sala de aula de aula para o favorecimento da construção de conhecimentos diversificados e da interação com o outro, com o meio externo, a forma como somos afetados e afetamos o outro interfere e influencia em nossas vidas cotidianas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-25
2022-07-07T17:54:14Z
2022-07-07
2022-07-07T17:54:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26292
LOIOLA, Ianca Vitória Pontes. Afetividade na educação Infantil: contribuições no processo de desenvolvimento da aprendizagem. 2022. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26292
identifier_str_mv LOIOLA, Ianca Vitória Pontes. Afetividade na educação Infantil: contribuições no processo de desenvolvimento da aprendizagem. 2022. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744548643995648