Cálice, afasta de mim este cálice: o ensino de sociologia, a formação docente e a aprendizagem.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.lima2 http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4833 |
Resumo: | O presente trabalho objetiva analisar o Ensino de Sociologia no Ensino Médio, quais os métodos e didáticas utilizadas pelo docente e o impacto que produz no aprendizado dos educandos, isto é, uma análise sobre os modos de ensinar e os sentidos da aprendizagem, tomando como base o conceito de imaginação sociológica e a construção da autonomia. Para o levantamento de dados utilizamos a técnica de entrevistas para os docentes, e o grupo focal para os discentes, como análise dos dados recorremos ao método de análise do discurso, cuja suas raízes encontra-se no campo qualitativo. Como resultado da pesquisa pode-se perceber que o desafio para a aprendizagem do educando está no modo como o docente se relaciona com a disciplina, com os estudantes, se ele entende o papel/natureza da Sociologia também entende que a prática educativa deve ser realizada como um movimento dialógico aberto às várias possibilidades didáticas e metodológicas que poderão desenvolver autonomia e reflexão na vida dos jovens. |
id |
UFCG_091e2917daca7de474fb93c5cfd8b935 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/4833 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Cálice, afasta de mim este cálice: o ensino de sociologia, a formação docente e a aprendizagem.Chalice, remove this cup from me: the teaching of sociology, teacher training and learning.Ensino de sociologiaDidática e sociologiaAprendizagem em sociologiaSociology teachingDidactics and sociologyLearning in sociologyO presente trabalho objetiva analisar o Ensino de Sociologia no Ensino Médio, quais os métodos e didáticas utilizadas pelo docente e o impacto que produz no aprendizado dos educandos, isto é, uma análise sobre os modos de ensinar e os sentidos da aprendizagem, tomando como base o conceito de imaginação sociológica e a construção da autonomia. Para o levantamento de dados utilizamos a técnica de entrevistas para os docentes, e o grupo focal para os discentes, como análise dos dados recorremos ao método de análise do discurso, cuja suas raízes encontra-se no campo qualitativo. Como resultado da pesquisa pode-se perceber que o desafio para a aprendizagem do educando está no modo como o docente se relaciona com a disciplina, com os estudantes, se ele entende o papel/natureza da Sociologia também entende que a prática educativa deve ser realizada como um movimento dialógico aberto às várias possibilidades didáticas e metodológicas que poderão desenvolver autonomia e reflexão na vida dos jovens.This work aims to analyze the teaching of Sociology in high school, the methods and didactics used by the professors and the impact that it produces in the students' learning, that is, an analysis on the ways of teaching and the meanings of learning, based on the concept of sociological imagination and the construction of autonomy. For data collection it was used the technique of interviews for the professors and the focus group for the students, as data analysis we resort to the method of discourse analysis whose roots lie in the qualitative field. As a result of the research it can be seen that the challenge for the learner's learning is in the way the professor relates to the school subject, with the students, if he/she understands the role/nature of Sociology, and also understands that the educational practice should be performed as an open dialogical movement to the various didactic and methodological possibilities that can develop autonomy and reflection in young people’s lives.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSOUZA, Wallace Gomes Ferreira de.SOUZA, W. G. F.http://lattes.cnpq.br/5710716878516059TORRES, Denise Xavier.SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.LIMA, Samara Filismino de.2017-09-212019-07-11T10:34:44Z2019-07-112019-07-11T10:34:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.lima2http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4833LIMA, Samara Filismino de. Cálice, afasta de mim este cálice: o ensino de sociologia, a formação docente e a aprendizagem. 2017. 68f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4833porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-20T16:27:57Zoai:localhost:riufcg/4833Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-20T16:27:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cálice, afasta de mim este cálice: o ensino de sociologia, a formação docente e a aprendizagem. Chalice, remove this cup from me: the teaching of sociology, teacher training and learning. |
title |
Cálice, afasta de mim este cálice: o ensino de sociologia, a formação docente e a aprendizagem. |
spellingShingle |
Cálice, afasta de mim este cálice: o ensino de sociologia, a formação docente e a aprendizagem. LIMA, Samara Filismino de. Ensino de sociologia Didática e sociologia Aprendizagem em sociologia Sociology teaching Didactics and sociology Learning in sociology |
title_short |
Cálice, afasta de mim este cálice: o ensino de sociologia, a formação docente e a aprendizagem. |
title_full |
Cálice, afasta de mim este cálice: o ensino de sociologia, a formação docente e a aprendizagem. |
title_fullStr |
Cálice, afasta de mim este cálice: o ensino de sociologia, a formação docente e a aprendizagem. |
title_full_unstemmed |
Cálice, afasta de mim este cálice: o ensino de sociologia, a formação docente e a aprendizagem. |
title_sort |
Cálice, afasta de mim este cálice: o ensino de sociologia, a formação docente e a aprendizagem. |
author |
LIMA, Samara Filismino de. |
author_facet |
LIMA, Samara Filismino de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de. SOUZA, W. G. F. http://lattes.cnpq.br/5710716878516059 TORRES, Denise Xavier. SILVA, Filipe Gervásio Pinto da. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Samara Filismino de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de sociologia Didática e sociologia Aprendizagem em sociologia Sociology teaching Didactics and sociology Learning in sociology |
topic |
Ensino de sociologia Didática e sociologia Aprendizagem em sociologia Sociology teaching Didactics and sociology Learning in sociology |
description |
O presente trabalho objetiva analisar o Ensino de Sociologia no Ensino Médio, quais os métodos e didáticas utilizadas pelo docente e o impacto que produz no aprendizado dos educandos, isto é, uma análise sobre os modos de ensinar e os sentidos da aprendizagem, tomando como base o conceito de imaginação sociológica e a construção da autonomia. Para o levantamento de dados utilizamos a técnica de entrevistas para os docentes, e o grupo focal para os discentes, como análise dos dados recorremos ao método de análise do discurso, cuja suas raízes encontra-se no campo qualitativo. Como resultado da pesquisa pode-se perceber que o desafio para a aprendizagem do educando está no modo como o docente se relaciona com a disciplina, com os estudantes, se ele entende o papel/natureza da Sociologia também entende que a prática educativa deve ser realizada como um movimento dialógico aberto às várias possibilidades didáticas e metodológicas que poderão desenvolver autonomia e reflexão na vida dos jovens. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-21 2019-07-11T10:34:44Z 2019-07-11 2019-07-11T10:34:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.lima2 http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4833 LIMA, Samara Filismino de. Cálice, afasta de mim este cálice: o ensino de sociologia, a formação docente e a aprendizagem. 2017. 68f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4833 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.lima2 http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4833 |
identifier_str_mv |
LIMA, Samara Filismino de. Cálice, afasta de mim este cálice: o ensino de sociologia, a formação docente e a aprendizagem. 2017. 68f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4833 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744380222767104 |