Cálice, afasta de mim este cálice: o ensino de sociologia, a formação docente e a aprendizagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Samara Filismino de.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.lima2
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4833
Resumo: O presente trabalho objetiva analisar o Ensino de Sociologia no Ensino Médio, quais os métodos e didáticas utilizadas pelo docente e o impacto que produz no aprendizado dos educandos, isto é, uma análise sobre os modos de ensinar e os sentidos da aprendizagem, tomando como base o conceito de imaginação sociológica e a construção da autonomia. Para o levantamento de dados utilizamos a técnica de entrevistas para os docentes, e o grupo focal para os discentes, como análise dos dados recorremos ao método de análise do discurso, cuja suas raízes encontra-se no campo qualitativo. Como resultado da pesquisa pode-se perceber que o desafio para a aprendizagem do educando está no modo como o docente se relaciona com a disciplina, com os estudantes, se ele entende o papel/natureza da Sociologia também entende que a prática educativa deve ser realizada como um movimento dialógico aberto às várias possibilidades didáticas e metodológicas que poderão desenvolver autonomia e reflexão na vida dos jovens.
id UFCG_091e2917daca7de474fb93c5cfd8b935
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4833
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Cálice, afasta de mim este cálice: o ensino de sociologia, a formação docente e a aprendizagem.Chalice, remove this cup from me: the teaching of sociology, teacher training and learning.Ensino de sociologiaDidática e sociologiaAprendizagem em sociologiaSociology teachingDidactics and sociologyLearning in sociologyO presente trabalho objetiva analisar o Ensino de Sociologia no Ensino Médio, quais os métodos e didáticas utilizadas pelo docente e o impacto que produz no aprendizado dos educandos, isto é, uma análise sobre os modos de ensinar e os sentidos da aprendizagem, tomando como base o conceito de imaginação sociológica e a construção da autonomia. Para o levantamento de dados utilizamos a técnica de entrevistas para os docentes, e o grupo focal para os discentes, como análise dos dados recorremos ao método de análise do discurso, cuja suas raízes encontra-se no campo qualitativo. Como resultado da pesquisa pode-se perceber que o desafio para a aprendizagem do educando está no modo como o docente se relaciona com a disciplina, com os estudantes, se ele entende o papel/natureza da Sociologia também entende que a prática educativa deve ser realizada como um movimento dialógico aberto às várias possibilidades didáticas e metodológicas que poderão desenvolver autonomia e reflexão na vida dos jovens.This work aims to analyze the teaching of Sociology in high school, the methods and didactics used by the professors and the impact that it produces in the students' learning, that is, an analysis on the ways of teaching and the meanings of learning, based on the concept of sociological imagination and the construction of autonomy. For data collection it was used the technique of interviews for the professors and the focus group for the students, as data analysis we resort to the method of discourse analysis whose roots lie in the qualitative field. As a result of the research it can be seen that the challenge for the learner's learning is in the way the professor relates to the school subject, with the students, if he/she understands the role/nature of Sociology, and also understands that the educational practice should be performed as an open dialogical movement to the various didactic and methodological possibilities that can develop autonomy and reflection in young people’s lives.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSOUZA, Wallace Gomes Ferreira de.SOUZA, W. G. F.http://lattes.cnpq.br/5710716878516059TORRES, Denise Xavier.SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.LIMA, Samara Filismino de.2017-09-212019-07-11T10:34:44Z2019-07-112019-07-11T10:34:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.lima2http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4833LIMA, Samara Filismino de. Cálice, afasta de mim este cálice: o ensino de sociologia, a formação docente e a aprendizagem. 2017. 68f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4833porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-20T16:27:57Zoai:localhost:riufcg/4833Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-20T16:27:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Cálice, afasta de mim este cálice: o ensino de sociologia, a formação docente e a aprendizagem.
Chalice, remove this cup from me: the teaching of sociology, teacher training and learning.
title Cálice, afasta de mim este cálice: o ensino de sociologia, a formação docente e a aprendizagem.
spellingShingle Cálice, afasta de mim este cálice: o ensino de sociologia, a formação docente e a aprendizagem.
LIMA, Samara Filismino de.
Ensino de sociologia
Didática e sociologia
Aprendizagem em sociologia
Sociology teaching
Didactics and sociology
Learning in sociology
title_short Cálice, afasta de mim este cálice: o ensino de sociologia, a formação docente e a aprendizagem.
title_full Cálice, afasta de mim este cálice: o ensino de sociologia, a formação docente e a aprendizagem.
title_fullStr Cálice, afasta de mim este cálice: o ensino de sociologia, a formação docente e a aprendizagem.
title_full_unstemmed Cálice, afasta de mim este cálice: o ensino de sociologia, a formação docente e a aprendizagem.
title_sort Cálice, afasta de mim este cálice: o ensino de sociologia, a formação docente e a aprendizagem.
author LIMA, Samara Filismino de.
author_facet LIMA, Samara Filismino de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de.
SOUZA, W. G. F.
http://lattes.cnpq.br/5710716878516059
TORRES, Denise Xavier.
SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Samara Filismino de.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de sociologia
Didática e sociologia
Aprendizagem em sociologia
Sociology teaching
Didactics and sociology
Learning in sociology
topic Ensino de sociologia
Didática e sociologia
Aprendizagem em sociologia
Sociology teaching
Didactics and sociology
Learning in sociology
description O presente trabalho objetiva analisar o Ensino de Sociologia no Ensino Médio, quais os métodos e didáticas utilizadas pelo docente e o impacto que produz no aprendizado dos educandos, isto é, uma análise sobre os modos de ensinar e os sentidos da aprendizagem, tomando como base o conceito de imaginação sociológica e a construção da autonomia. Para o levantamento de dados utilizamos a técnica de entrevistas para os docentes, e o grupo focal para os discentes, como análise dos dados recorremos ao método de análise do discurso, cuja suas raízes encontra-se no campo qualitativo. Como resultado da pesquisa pode-se perceber que o desafio para a aprendizagem do educando está no modo como o docente se relaciona com a disciplina, com os estudantes, se ele entende o papel/natureza da Sociologia também entende que a prática educativa deve ser realizada como um movimento dialógico aberto às várias possibilidades didáticas e metodológicas que poderão desenvolver autonomia e reflexão na vida dos jovens.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-21
2019-07-11T10:34:44Z
2019-07-11
2019-07-11T10:34:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.lima2
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4833
LIMA, Samara Filismino de. Cálice, afasta de mim este cálice: o ensino de sociologia, a formação docente e a aprendizagem. 2017. 68f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4833
url https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.lima2
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4833
identifier_str_mv LIMA, Samara Filismino de. Cálice, afasta de mim este cálice: o ensino de sociologia, a formação docente e a aprendizagem. 2017. 68f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744380222767104