As contribuições dos mapas mentais para a alfabetização cartográfica de aluno com TEA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, Allan Jefferson da Silva.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25083
Resumo: Atualmente, a participação de alunos com deficiências está em progressivo crescimento nas escolas brasileiras. Esse aumento se dá em função das constantes pressões sociais e das políticas em busca da universalização do direito à educação. Entre tais matrículas também é possível perceber um expressivo número de alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O TEA é um transtorno neurológico altamente variável, tanto em sintomas como em intensidade. As características do TEA fazem com que a presença do aluno autista na sala de aula demande do professor uma postura ainda mais atenta e sensível, independentemente da disciplina que leciona. Essa complexidade também torna o ensino de Geografia desafiador, principalmente, quando os alunos ainda precisam ser alfabetizados cartograficamente. A referida alfabetização é fundamental para que os alunos, entre estes os autistas, passem a conhecer, organizar e dominar o espaço, bem como compreender os conteúdos ligados à Geografia. Dessa forma, esta pesquisa, classificada como descritiva-qualitativa, apresentou como principal objetivo analisar se os mapas mentais podem contribuir para a alfabetização cartográfica de um aluno com TEA. Considerando a complexidade que envolve o tema desta desse estudo, ou seja, a alfabetização cartográfica de aluno autista, optou-se por realizar um estudo de caso único. Os resultados deste estudo demonstraram que a utilização do mapa mental permitiu que o aluno avançasse quanto a compreensão do espaço, bem como, que o professor pudesse acompanhar esses avanços através do próprio mapa mental, assim, além de ser um recurso eficiente para a alfabetização cartográfica o mapa mental auxilia na realização da avaliação contínua dos estudantes.
id UFCG_09845d552fec06b10f745242369861c3
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/25083
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling As contribuições dos mapas mentais para a alfabetização cartográfica de aluno com TEA.The contributions of mental maps to the cartographic literacy of students with ASD.Mapas mentaisAlfabetização cartográficaEducação especialEnsino de GeografiaTranstorno do Espectro AutistaCartografia escolarAlunos especiaisAlunos com deficiênciasAutismoMental mapsCartographic literacySpecial educationTeaching GeographyAutism Spectrum DisorderSchool cartographySpecial studentsStudents with disabilitiesAutismGeografiaAtualmente, a participação de alunos com deficiências está em progressivo crescimento nas escolas brasileiras. Esse aumento se dá em função das constantes pressões sociais e das políticas em busca da universalização do direito à educação. Entre tais matrículas também é possível perceber um expressivo número de alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O TEA é um transtorno neurológico altamente variável, tanto em sintomas como em intensidade. As características do TEA fazem com que a presença do aluno autista na sala de aula demande do professor uma postura ainda mais atenta e sensível, independentemente da disciplina que leciona. Essa complexidade também torna o ensino de Geografia desafiador, principalmente, quando os alunos ainda precisam ser alfabetizados cartograficamente. A referida alfabetização é fundamental para que os alunos, entre estes os autistas, passem a conhecer, organizar e dominar o espaço, bem como compreender os conteúdos ligados à Geografia. Dessa forma, esta pesquisa, classificada como descritiva-qualitativa, apresentou como principal objetivo analisar se os mapas mentais podem contribuir para a alfabetização cartográfica de um aluno com TEA. Considerando a complexidade que envolve o tema desta desse estudo, ou seja, a alfabetização cartográfica de aluno autista, optou-se por realizar um estudo de caso único. Os resultados deste estudo demonstraram que a utilização do mapa mental permitiu que o aluno avançasse quanto a compreensão do espaço, bem como, que o professor pudesse acompanhar esses avanços através do próprio mapa mental, assim, além de ser um recurso eficiente para a alfabetização cartográfica o mapa mental auxilia na realização da avaliação contínua dos estudantes.Currently, the participation of students with disabilities is growing progressively in Brazilian schools. This increase is due to constant social and political pressure in search of the universalization of the right to education. Among such enrollments it is also possible to notice a significant number of students diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD). ASD is a highly variable neurological disorder, both in symptoms and intensity. The characteristics of ASD mean that the presence of an autistic student in the classroom demands an even more attentive and sensitive attitude from the teacher, regardless of the subject he or she teaches. This complexity also makes teaching Geography challenging, especially when students still need to be cartographically literate. Cartographic literacy is fundamental for the students, among them the autistic ones, to know, organize and dominate the space, as well as to understand the contents related to Geography. Thus, this research, classified as descriptive-qualitative, presented as main objective to analyze if the mental maps can contribute to the cartographic literacy of a student with ASD. Considering the complexity surrounding the theme of this study, that is, the cartographic literacy of an autistic student, it was decided to conduct a single case study. The results of this study demonstrated that the use of the mind map allowed the student to advance in the understanding of space, and that the teacher could follow these advances through the mind map itself. Thus, besides being an efficient resource for cartographic literacy, the mind map helps in the continuous evaluation of the students.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGLIRA, Sonia Maria de.LIRA, S. M.http://lattes.cnpq.br/1745920526512067FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.FARIAS, P. S. C.http://lattes.cnpq.br/1249728602117479AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.SOUZA, Crisólogo Vieira de.FERREIRA, Allan Jefferson da Silva.20222022-05-10T16:50:11Z2022-05-102022-05-10T16:50:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25083FERREIRA, Allan Jefferson da Silva. As contribuições dos mapas mentais para a alfabetização cartográfica de aluno com TEA. 2022. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25083porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-05-10T17:02:58Zoai:localhost:riufcg/25083Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-05-10T17:02:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições dos mapas mentais para a alfabetização cartográfica de aluno com TEA.
The contributions of mental maps to the cartographic literacy of students with ASD.
title As contribuições dos mapas mentais para a alfabetização cartográfica de aluno com TEA.
spellingShingle As contribuições dos mapas mentais para a alfabetização cartográfica de aluno com TEA.
FERREIRA, Allan Jefferson da Silva.
Mapas mentais
Alfabetização cartográfica
Educação especial
Ensino de Geografia
Transtorno do Espectro Autista
Cartografia escolar
Alunos especiais
Alunos com deficiências
Autismo
Mental maps
Cartographic literacy
Special education
Teaching Geography
Autism Spectrum Disorder
School cartography
Special students
Students with disabilities
Autism
Geografia
title_short As contribuições dos mapas mentais para a alfabetização cartográfica de aluno com TEA.
title_full As contribuições dos mapas mentais para a alfabetização cartográfica de aluno com TEA.
title_fullStr As contribuições dos mapas mentais para a alfabetização cartográfica de aluno com TEA.
title_full_unstemmed As contribuições dos mapas mentais para a alfabetização cartográfica de aluno com TEA.
title_sort As contribuições dos mapas mentais para a alfabetização cartográfica de aluno com TEA.
author FERREIRA, Allan Jefferson da Silva.
author_facet FERREIRA, Allan Jefferson da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIRA, Sonia Maria de.
LIRA, S. M.
http://lattes.cnpq.br/1745920526512067
FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
FARIAS, P. S. C.
http://lattes.cnpq.br/1249728602117479
AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
SOUZA, Crisólogo Vieira de.
dc.contributor.author.fl_str_mv FERREIRA, Allan Jefferson da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Mapas mentais
Alfabetização cartográfica
Educação especial
Ensino de Geografia
Transtorno do Espectro Autista
Cartografia escolar
Alunos especiais
Alunos com deficiências
Autismo
Mental maps
Cartographic literacy
Special education
Teaching Geography
Autism Spectrum Disorder
School cartography
Special students
Students with disabilities
Autism
Geografia
topic Mapas mentais
Alfabetização cartográfica
Educação especial
Ensino de Geografia
Transtorno do Espectro Autista
Cartografia escolar
Alunos especiais
Alunos com deficiências
Autismo
Mental maps
Cartographic literacy
Special education
Teaching Geography
Autism Spectrum Disorder
School cartography
Special students
Students with disabilities
Autism
Geografia
description Atualmente, a participação de alunos com deficiências está em progressivo crescimento nas escolas brasileiras. Esse aumento se dá em função das constantes pressões sociais e das políticas em busca da universalização do direito à educação. Entre tais matrículas também é possível perceber um expressivo número de alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O TEA é um transtorno neurológico altamente variável, tanto em sintomas como em intensidade. As características do TEA fazem com que a presença do aluno autista na sala de aula demande do professor uma postura ainda mais atenta e sensível, independentemente da disciplina que leciona. Essa complexidade também torna o ensino de Geografia desafiador, principalmente, quando os alunos ainda precisam ser alfabetizados cartograficamente. A referida alfabetização é fundamental para que os alunos, entre estes os autistas, passem a conhecer, organizar e dominar o espaço, bem como compreender os conteúdos ligados à Geografia. Dessa forma, esta pesquisa, classificada como descritiva-qualitativa, apresentou como principal objetivo analisar se os mapas mentais podem contribuir para a alfabetização cartográfica de um aluno com TEA. Considerando a complexidade que envolve o tema desta desse estudo, ou seja, a alfabetização cartográfica de aluno autista, optou-se por realizar um estudo de caso único. Os resultados deste estudo demonstraram que a utilização do mapa mental permitiu que o aluno avançasse quanto a compreensão do espaço, bem como, que o professor pudesse acompanhar esses avanços através do próprio mapa mental, assim, além de ser um recurso eficiente para a alfabetização cartográfica o mapa mental auxilia na realização da avaliação contínua dos estudantes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-05-10T16:50:11Z
2022-05-10
2022-05-10T16:50:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25083
FERREIRA, Allan Jefferson da Silva. As contribuições dos mapas mentais para a alfabetização cartográfica de aluno com TEA. 2022. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25083
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25083
identifier_str_mv FERREIRA, Allan Jefferson da Silva. As contribuições dos mapas mentais para a alfabetização cartográfica de aluno com TEA. 2022. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744539026456576