Solicitações elétricas produzidas por motores de indução trifásicos: um estudo comparativo entre acionamentos convencionais e partida suave .

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUEDES, Camila Pires Gouveia.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18263
Resumo: A maioria das cargas presentes em um sistema elétrico são projetadas para operar em condições onde as características da rede (tensão, frequência, ângulo de fase, forma de onda), não sofrem variações significativas. Em se tratando de sistemas elétricos industriais, por exemplo, as cargas costumam ser ainda mais sensíveis a variações da rede, devido a alta precisão que seus respectivos processos exigem. Dessa forma, o acionamento adequado dos motores se apresenta como um importante fator de estudo. O sistema de acionamento dos motores elétricos pode ocorrer através dos métodos de partida direta ou indireta. O primeiro modo de acionamento é utilizado com a ligação do motor diretamente à rede, de forma que a partida do motor seja realizada com a garantia de estabelecimento das suas características de projeto. O desenvolvimento de métodos de partida indireta veio a seguir, com o objetivo de minimizar os problemas obtidos no acionamento por partida direta. Dessa forma, métodos como partida estrela-triângulo, partida compensadora e partida suave foram criados. Os métodos de partida indireta que serão fontes de estudo neste trabalho são: a partida estrela-triângulo e a partida suave. A partida estrela-triângulo se caracteriza por realizar o acionamento do motor na configuração Y, a qual permite que a corrente de partida seja reduzida a 1/3. Já a partida suave é realizada por equipamento que utiliza os princípios da eletrônica para redução dos elevados valores de corrente na partida. Portanto, este trabalho tratará de realizar comparativo entre estes tipos de acionamentos para motores de indução trifásicos, analisando as curvas das correntes de partida obtidas para cada um dos métodos.
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