Humanização da assistência em saúde: contribuição da pedagogia no Hospital Universitário Júlio Bandeira de Malo(HUJB).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, Francisca Benilda Ferreira.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4599
Resumo: O presente trabalho buscou discutir acerca da humanização na área da Saúde a partir da Pedagogia Hospitalar, compreendendo que a relação do ensino com o serviço no trabalho humanizador com crianças e adolescentes contribui positivamente no processo de hospitalização destes. Desse modo, delineamos como objetivo geral: analisar a contribuição da Pedagogia Hospitalar ao processo de humanização no Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), a partir da extensão universitária. Os objetivos específicos são: descrever a percepção dos extensionistas acerca da Política Nacional de Humanização; elencar as ações desenvolvidas pelos extensionistas no projeto de extensão integração ensino-serviço na humanização do cuidado as crianças e adolescentes hospitalizados no HUJB; analisar como as ações extensionistas, em Pedagogia Hospitalar contribuíram para à Política de Humanização no HUJB. Quanto ao percurso metodológico realizamos inicialmente um levantamento bibliográfico acerca da temática em apreço. A segunda etapa desta pesquisa foi uma pesquisa de campo. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista estruturada a qual foi realizada com os sujeitos desta investigação que foram quatro extensionista do projeto de humanização do HUJB, a abordagem foi do tipo qualitativa. Quanto aos resultados, o estudo teórico empreendido e as informações obtidas por meio das entrevistas permitiram concluir que o trabalho do pedagogo em prol da humanização é fundamental, uma vez, que contribui para que as crianças e adolescentes que chegam ao hospital como seus acompanhantes tenham um atendimento mais sensível e humanizado, tornando assim o período de internamento menos doloroso.
id UFCG_09bbb2a0bc1ee7b8b6a41bdb395992fd
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4599
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Humanização da assistência em saúde: contribuição da pedagogia no Hospital Universitário Júlio Bandeira de Malo(HUJB).Humanization of health care: contribution of pedagogy at the University Hospital Júlio Bandeira de Malo (HUJB).Pedagogia hospitalarHumanização na saúdeHospital UniversitárioCrianças - atendimento hospitalarAdolescentes - atendimento hospitalarHospital pedagogyHumanization in healthUniversitary hospitalChildren - hospital careTeens - hospital careEducação.O presente trabalho buscou discutir acerca da humanização na área da Saúde a partir da Pedagogia Hospitalar, compreendendo que a relação do ensino com o serviço no trabalho humanizador com crianças e adolescentes contribui positivamente no processo de hospitalização destes. Desse modo, delineamos como objetivo geral: analisar a contribuição da Pedagogia Hospitalar ao processo de humanização no Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), a partir da extensão universitária. Os objetivos específicos são: descrever a percepção dos extensionistas acerca da Política Nacional de Humanização; elencar as ações desenvolvidas pelos extensionistas no projeto de extensão integração ensino-serviço na humanização do cuidado as crianças e adolescentes hospitalizados no HUJB; analisar como as ações extensionistas, em Pedagogia Hospitalar contribuíram para à Política de Humanização no HUJB. Quanto ao percurso metodológico realizamos inicialmente um levantamento bibliográfico acerca da temática em apreço. A segunda etapa desta pesquisa foi uma pesquisa de campo. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista estruturada a qual foi realizada com os sujeitos desta investigação que foram quatro extensionista do projeto de humanização do HUJB, a abordagem foi do tipo qualitativa. Quanto aos resultados, o estudo teórico empreendido e as informações obtidas por meio das entrevistas permitiram concluir que o trabalho do pedagogo em prol da humanização é fundamental, uma vez, que contribui para que as crianças e adolescentes que chegam ao hospital como seus acompanhantes tenham um atendimento mais sensível e humanizado, tornando assim o período de internamento menos doloroso.The present work sought to discuss humanization in the area of Health from the Pedagogy of Hospital, understanding that the relationship between teaching and service in humanizing work with children and adolescents contributes positively to the hospitalization process. Thus, we outline as a general objective: to analyze the contribution of Hospital Pedagogy to the process of humanization in the University Hospital Júlio Bandeira (HUJB), from the university extension. The specific objectives are: to describe the extensionists' perception about the National Humanization Policy; to list the actions developed by the extension agents in the extension project teaching-service integration in the humanization of care to the children and adolescents hospitalized in the HUJB; to analyze how the extensionist actions in Hospital Pedagogy contributed to the Humanization Policy in the HUJB. As for the methodological path, we initially carried out a bibliographical survey about the subject in question. The second stage of this research was a field survey. The data collection instrument was the structured interview which was carried out with the subjects of this research, who were four extensionistas of the HUJB humanization project, the approach was of the qualitative type. Regarding the results, the theoretical study undertaken and the information obtained through the interviews allowed us to conclude that the work of the pedagogue in favor of humanization is fundamental, since it helps children and adolescents who come to the hospital as their companions to have a more sensitive and humane treatment, making hospitalization less painful.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlaine Belchior.AMARAL, M. G. B.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899CAMPOS, Maria de Lourdes.SILVA, José Amiraldo Alves da.ALVES, Francisca Benilda Ferreira.2018-12-122019-07-01T19:22:13Z2019-07-012019-07-01T19:22:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4599ALVES, Francisca Benilda Ferreira. Humanização da assistência em saúde: contribuição da pedagogia no Hospital Universitário Júlio Bandeira de Melo(HUJB). 2018. 47 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-06T12:41:35Zoai:localhost:riufcg/4599Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-06T12:41:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Humanização da assistência em saúde: contribuição da pedagogia no Hospital Universitário Júlio Bandeira de Malo(HUJB).
Humanization of health care: contribution of pedagogy at the University Hospital Júlio Bandeira de Malo (HUJB).
title Humanização da assistência em saúde: contribuição da pedagogia no Hospital Universitário Júlio Bandeira de Malo(HUJB).
spellingShingle Humanização da assistência em saúde: contribuição da pedagogia no Hospital Universitário Júlio Bandeira de Malo(HUJB).
ALVES, Francisca Benilda Ferreira.
Pedagogia hospitalar
Humanização na saúde
Hospital Universitário
Crianças - atendimento hospitalar
Adolescentes - atendimento hospitalar
Hospital pedagogy
Humanization in health
Universitary hospital
Children - hospital care
Teens - hospital care
Educação.
title_short Humanização da assistência em saúde: contribuição da pedagogia no Hospital Universitário Júlio Bandeira de Malo(HUJB).
title_full Humanização da assistência em saúde: contribuição da pedagogia no Hospital Universitário Júlio Bandeira de Malo(HUJB).
title_fullStr Humanização da assistência em saúde: contribuição da pedagogia no Hospital Universitário Júlio Bandeira de Malo(HUJB).
title_full_unstemmed Humanização da assistência em saúde: contribuição da pedagogia no Hospital Universitário Júlio Bandeira de Malo(HUJB).
title_sort Humanização da assistência em saúde: contribuição da pedagogia no Hospital Universitário Júlio Bandeira de Malo(HUJB).
author ALVES, Francisca Benilda Ferreira.
author_facet ALVES, Francisca Benilda Ferreira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
AMARAL, M. G. B.
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899
CAMPOS, Maria de Lourdes.
SILVA, José Amiraldo Alves da.
dc.contributor.author.fl_str_mv ALVES, Francisca Benilda Ferreira.
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia hospitalar
Humanização na saúde
Hospital Universitário
Crianças - atendimento hospitalar
Adolescentes - atendimento hospitalar
Hospital pedagogy
Humanization in health
Universitary hospital
Children - hospital care
Teens - hospital care
Educação.
topic Pedagogia hospitalar
Humanização na saúde
Hospital Universitário
Crianças - atendimento hospitalar
Adolescentes - atendimento hospitalar
Hospital pedagogy
Humanization in health
Universitary hospital
Children - hospital care
Teens - hospital care
Educação.
description O presente trabalho buscou discutir acerca da humanização na área da Saúde a partir da Pedagogia Hospitalar, compreendendo que a relação do ensino com o serviço no trabalho humanizador com crianças e adolescentes contribui positivamente no processo de hospitalização destes. Desse modo, delineamos como objetivo geral: analisar a contribuição da Pedagogia Hospitalar ao processo de humanização no Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), a partir da extensão universitária. Os objetivos específicos são: descrever a percepção dos extensionistas acerca da Política Nacional de Humanização; elencar as ações desenvolvidas pelos extensionistas no projeto de extensão integração ensino-serviço na humanização do cuidado as crianças e adolescentes hospitalizados no HUJB; analisar como as ações extensionistas, em Pedagogia Hospitalar contribuíram para à Política de Humanização no HUJB. Quanto ao percurso metodológico realizamos inicialmente um levantamento bibliográfico acerca da temática em apreço. A segunda etapa desta pesquisa foi uma pesquisa de campo. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista estruturada a qual foi realizada com os sujeitos desta investigação que foram quatro extensionista do projeto de humanização do HUJB, a abordagem foi do tipo qualitativa. Quanto aos resultados, o estudo teórico empreendido e as informações obtidas por meio das entrevistas permitiram concluir que o trabalho do pedagogo em prol da humanização é fundamental, uma vez, que contribui para que as crianças e adolescentes que chegam ao hospital como seus acompanhantes tenham um atendimento mais sensível e humanizado, tornando assim o período de internamento menos doloroso.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-12
2019-07-01T19:22:13Z
2019-07-01
2019-07-01T19:22:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4599
ALVES, Francisca Benilda Ferreira. Humanização da assistência em saúde: contribuição da pedagogia no Hospital Universitário Júlio Bandeira de Melo(HUJB). 2018. 47 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4599
identifier_str_mv ALVES, Francisca Benilda Ferreira. Humanização da assistência em saúde: contribuição da pedagogia no Hospital Universitário Júlio Bandeira de Melo(HUJB). 2018. 47 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744378802995200