As repercussões da Educação de Jovens e Adultos - EJA - na vida de mulheres no município de Barra de Santana-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBOSA, Ana Rita.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3879
Resumo: A Constituição Federal Brasileira vigente expressa claramente que é dado a todas as pessoas o direito à educação, à igualdade de condições para acesso e permanência na escola e à igualdade entre os sexos, mas, no entanto sabemos que por si só não garantem aos sujeitos a inserção e a permanência escolares. Este Estudo de Caso analisa as repercussões da experiência de retorno de mulheres aos bancos escolares, através da inclusão em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no município paraibano de Barra de Santana, no período de 2002-2005. Sistematizar e discutir as trajetórias (Bourdieu, 1996) destas estudantes da EJA, com ênfase nas relações de gênero, é pensar de que maneira esta política pública contribui para o fomento da cidadania ativa destas mulheres no que se refere às questões como: melhoras no nível de escolaridade, acesso ao mercado de trabalho e melhoria nas condições de vida. Observamos suas estratégias de acesso, permanência e conclusão do Ensino Fundamental e Médio, como também as egressas da EJA avaliam o processo de retomada da escolarização, levando em consideração suas motivações pessoais para retomada dos estudos, as dificuldades enfrentadas e suas estratégias de permanência e conclusão dos estudos. Metodologicamente trabalhamos a partir da história oral, observando dois movimentos, tempos, importantes na vida destas mulheres: o de ruptura com a escola, e a retomada da escolarização. Uma análise densa que nos aponta ainda como desafio articular no cotidiano das mulheres a tríade gênero-educação-políticas públicas. Embora, nas últimas décadas, as mulheres tenham conquistado um espaço significativo nas relações sociais, no mercado de trabalho e efetivação de seus direitos, vimos que um projeto como a EJA, talvez seja um dos meios que podem ser percorridos favorecendo o processo de emancipação e de construção da autonomia dessas mulheres, pois, entendemos que há ainda muitos caminhos a percorrer para que sejam realmente respeitadas e reconhecidas em nossa sociedade.
id UFCG_0a044984fb18d053f59d4debe4b3ddbc
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/3879
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling As repercussões da Educação de Jovens e Adultos - EJA - na vida de mulheres no município de Barra de Santana-PB.The repercussions of Youth and Adult Education - EJA - on the life of women in the municipality of Barra de Santana-PB.Políticas PúblicasEducação de Jovens e AdultosGêneroPublics PoliticsYouth and Adult EducationGenderCiências SociaisA Constituição Federal Brasileira vigente expressa claramente que é dado a todas as pessoas o direito à educação, à igualdade de condições para acesso e permanência na escola e à igualdade entre os sexos, mas, no entanto sabemos que por si só não garantem aos sujeitos a inserção e a permanência escolares. Este Estudo de Caso analisa as repercussões da experiência de retorno de mulheres aos bancos escolares, através da inclusão em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no município paraibano de Barra de Santana, no período de 2002-2005. Sistematizar e discutir as trajetórias (Bourdieu, 1996) destas estudantes da EJA, com ênfase nas relações de gênero, é pensar de que maneira esta política pública contribui para o fomento da cidadania ativa destas mulheres no que se refere às questões como: melhoras no nível de escolaridade, acesso ao mercado de trabalho e melhoria nas condições de vida. Observamos suas estratégias de acesso, permanência e conclusão do Ensino Fundamental e Médio, como também as egressas da EJA avaliam o processo de retomada da escolarização, levando em consideração suas motivações pessoais para retomada dos estudos, as dificuldades enfrentadas e suas estratégias de permanência e conclusão dos estudos. Metodologicamente trabalhamos a partir da história oral, observando dois movimentos, tempos, importantes na vida destas mulheres: o de ruptura com a escola, e a retomada da escolarização. Uma análise densa que nos aponta ainda como desafio articular no cotidiano das mulheres a tríade gênero-educação-políticas públicas. Embora, nas últimas décadas, as mulheres tenham conquistado um espaço significativo nas relações sociais, no mercado de trabalho e efetivação de seus direitos, vimos que um projeto como a EJA, talvez seja um dos meios que podem ser percorridos favorecendo o processo de emancipação e de construção da autonomia dessas mulheres, pois, entendemos que há ainda muitos caminhos a percorrer para que sejam realmente respeitadas e reconhecidas em nossa sociedade.The Brazilian Federal Constitution clearly states that force is given to all persons the right to education, equal conditions for access and retention in school and gender equality, but nevertheless we know that alone does not guarantee the subject to insertion and retention school. We intend with this case study analyzing the socio-anthropological the repercussion of the inclusion of women in Education Classes for Youth and Adults, EJA, Paraíba in the municipality of Barra de Santana, in 2002-2005. Our aim in researching the history of the EJA is discharged students reflect on the repercussion of this public politics for active citizenship of women in relation to improvements in educational attainment, relaying the access to the labor market and improving the living conditions . Better understand the trajectory of resumption of enrollment of women through Education Classes for Youth and Adults in Barra de Santana, noting their strategies for access, retention and completion of primary and secondary education. As a general objective sought to assess the repercussion of advancing educational level of these women having as indicators improving living conditions in the context of job opportunities, everyday household, for your self-esteem and the schooling of their children, as well as in diagnosing universe of women surveyed how the increase in education reflected in access to paid work, and improving the level of remuneration for women now hold jobs. And, understand how the grads EJA evaluate the process of resumption of schooling, taking into account their personal motivations for resumption of studies, the difficulties faced and their strategies for retention and completion of studies, as well as contribute to the development of access strategies and permanence of women in the Education of Youth and Adults in Barra de Santana. Although, in recent decades, women have gained significant space in social relations, labor market and enforcement of his rights, we saw that a project like the EJA, perhaps one of the means that can be traversed favoring the process of emancipation and construction of autonomy of these women, because we understand that there are still many ways to go to be truly respected and recognized in our society.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFCGAZEVEDO, Sandra Raquew dos Santos.AZEVÊDO, S. R. S.http://lattes.cnpq.br/1976888175396767MONTENEGRO, Rosilene Dias.VILLOTA, Jose Maria de Jesus Izquierdo.BARBOSA, Ana Rita.2013-08-162019-05-21T10:08:03Z2019-05-212019-05-21T10:08:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3879BARBOSA, A. R. As repercussões da Educação de Jovens e Adultos - EJA - na vida de mulheres no município de Barra de Santana-PB. 2013. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3879porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-10-26T22:43:13Zoai:localhost:riufcg/3879Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-10-26T22:43:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv As repercussões da Educação de Jovens e Adultos - EJA - na vida de mulheres no município de Barra de Santana-PB.
The repercussions of Youth and Adult Education - EJA - on the life of women in the municipality of Barra de Santana-PB.
title As repercussões da Educação de Jovens e Adultos - EJA - na vida de mulheres no município de Barra de Santana-PB.
spellingShingle As repercussões da Educação de Jovens e Adultos - EJA - na vida de mulheres no município de Barra de Santana-PB.
BARBOSA, Ana Rita.
Políticas Públicas
Educação de Jovens e Adultos
Gênero
Publics Politics
Youth and Adult Education
Gender
Ciências Sociais
title_short As repercussões da Educação de Jovens e Adultos - EJA - na vida de mulheres no município de Barra de Santana-PB.
title_full As repercussões da Educação de Jovens e Adultos - EJA - na vida de mulheres no município de Barra de Santana-PB.
title_fullStr As repercussões da Educação de Jovens e Adultos - EJA - na vida de mulheres no município de Barra de Santana-PB.
title_full_unstemmed As repercussões da Educação de Jovens e Adultos - EJA - na vida de mulheres no município de Barra de Santana-PB.
title_sort As repercussões da Educação de Jovens e Adultos - EJA - na vida de mulheres no município de Barra de Santana-PB.
author BARBOSA, Ana Rita.
author_facet BARBOSA, Ana Rita.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AZEVEDO, Sandra Raquew dos Santos.
AZEVÊDO, S. R. S.
http://lattes.cnpq.br/1976888175396767
MONTENEGRO, Rosilene Dias.
VILLOTA, Jose Maria de Jesus Izquierdo.
dc.contributor.author.fl_str_mv BARBOSA, Ana Rita.
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas Públicas
Educação de Jovens e Adultos
Gênero
Publics Politics
Youth and Adult Education
Gender
Ciências Sociais
topic Políticas Públicas
Educação de Jovens e Adultos
Gênero
Publics Politics
Youth and Adult Education
Gender
Ciências Sociais
description A Constituição Federal Brasileira vigente expressa claramente que é dado a todas as pessoas o direito à educação, à igualdade de condições para acesso e permanência na escola e à igualdade entre os sexos, mas, no entanto sabemos que por si só não garantem aos sujeitos a inserção e a permanência escolares. Este Estudo de Caso analisa as repercussões da experiência de retorno de mulheres aos bancos escolares, através da inclusão em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no município paraibano de Barra de Santana, no período de 2002-2005. Sistematizar e discutir as trajetórias (Bourdieu, 1996) destas estudantes da EJA, com ênfase nas relações de gênero, é pensar de que maneira esta política pública contribui para o fomento da cidadania ativa destas mulheres no que se refere às questões como: melhoras no nível de escolaridade, acesso ao mercado de trabalho e melhoria nas condições de vida. Observamos suas estratégias de acesso, permanência e conclusão do Ensino Fundamental e Médio, como também as egressas da EJA avaliam o processo de retomada da escolarização, levando em consideração suas motivações pessoais para retomada dos estudos, as dificuldades enfrentadas e suas estratégias de permanência e conclusão dos estudos. Metodologicamente trabalhamos a partir da história oral, observando dois movimentos, tempos, importantes na vida destas mulheres: o de ruptura com a escola, e a retomada da escolarização. Uma análise densa que nos aponta ainda como desafio articular no cotidiano das mulheres a tríade gênero-educação-políticas públicas. Embora, nas últimas décadas, as mulheres tenham conquistado um espaço significativo nas relações sociais, no mercado de trabalho e efetivação de seus direitos, vimos que um projeto como a EJA, talvez seja um dos meios que podem ser percorridos favorecendo o processo de emancipação e de construção da autonomia dessas mulheres, pois, entendemos que há ainda muitos caminhos a percorrer para que sejam realmente respeitadas e reconhecidas em nossa sociedade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-16
2019-05-21T10:08:03Z
2019-05-21
2019-05-21T10:08:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3879
BARBOSA, A. R. As repercussões da Educação de Jovens e Adultos - EJA - na vida de mulheres no município de Barra de Santana-PB. 2013. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3879
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3879
identifier_str_mv BARBOSA, A. R. As repercussões da Educação de Jovens e Adultos - EJA - na vida de mulheres no município de Barra de Santana-PB. 2013. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744373980594176