Mapeamento de competências: um estudo de caso na Prospect – Empresa Júnior de Administração da UFCG.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Gustavo Pereira de.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5950
Resumo: Com as constantes evoluções sofridas pelas organizações através dos tempos, tudo que estava ao seu redor passou a ter também essa necessidade de evolução. E com o departamento de Recursos Humanos não foi diferente, os gestores passaram a enxergar os colaboradores com outros olhos e perceberam o quanto essa união das organizações com os colaboradores poderia ser rentável para ambas as partes. Uma das percepções dos gestores e pesquisadores foi em relação a competência. A partir daí foi pensado em como utilizar das competências para fazer com que as empresas e os colaboradores pudessem alcançar seus objetivos, chegando a ferramentas que auxiliam os gestores. O objetivo do presente trabalho foi realizar a aplicação da ferramenta Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências (ICMC) e relatar as etapas, seguindo o modelo de Leme (2008) na Prospect Empresa Júnior de Administração da UFCG. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, utilizou a pesquisa ação e como instrumento de coleta de dados dois questionários propostos por Leme (2008) e analisou os resultados sob uma abordagem quanti-qualitativa. Com os resultados obtidos, percebeu-se que a empresa tem uma boa percepção das competências necessárias para as suas funções, no entanto, alguns desvios podem ser observados quanto a falta de percepção da importância de competências chaves para determinados cargos. Deve-se rever alguns requisitos que hoje são adotados para a posse de determinados cargos, para assim facilitar na avaliação dos departamentos e se chegar a resultados com mais precisão.
id UFCG_0a45ad8d8cb10a23b511086708c3fd86
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5950
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Mapeamento de competências: um estudo de caso na Prospect – Empresa Júnior de Administração da UFCG.Competency mapping: a case study at Prospect - UFCG Junior Administration Company.Recursos HumanosCompetênciasMapeamento das competênciasHuman ResourcesCompetencyCompetency mappingCom as constantes evoluções sofridas pelas organizações através dos tempos, tudo que estava ao seu redor passou a ter também essa necessidade de evolução. E com o departamento de Recursos Humanos não foi diferente, os gestores passaram a enxergar os colaboradores com outros olhos e perceberam o quanto essa união das organizações com os colaboradores poderia ser rentável para ambas as partes. Uma das percepções dos gestores e pesquisadores foi em relação a competência. A partir daí foi pensado em como utilizar das competências para fazer com que as empresas e os colaboradores pudessem alcançar seus objetivos, chegando a ferramentas que auxiliam os gestores. O objetivo do presente trabalho foi realizar a aplicação da ferramenta Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências (ICMC) e relatar as etapas, seguindo o modelo de Leme (2008) na Prospect Empresa Júnior de Administração da UFCG. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, utilizou a pesquisa ação e como instrumento de coleta de dados dois questionários propostos por Leme (2008) e analisou os resultados sob uma abordagem quanti-qualitativa. Com os resultados obtidos, percebeu-se que a empresa tem uma boa percepção das competências necessárias para as suas funções, no entanto, alguns desvios podem ser observados quanto a falta de percepção da importância de competências chaves para determinados cargos. Deve-se rever alguns requisitos que hoje são adotados para a posse de determinados cargos, para assim facilitar na avaliação dos departamentos e se chegar a resultados com mais precisão.With the constant evolution suffered by organizacions over time, all that was around him also started to have this need for evolution. In Human Resources don’t went different, managers started to see employees with different ways and realized how this union with him could be profitable for both of them. One of the perceptions of managers and researchers was in relation to competence. From there it was thought of how to use the skills to make companies and employees could achieve their goals, reaching tools that help managers. The objective of this study went to aplly the tool Inventory Behavioral Competency Mapping (IBCM) and talk to the steps, following the Leme’s model (2008) in Prospect Junior Enterprise of administracion. The research is characterized as descriptive, used the lifting, was applied as data collection instrument two questionnaires proposed by Leme (2008) and analyzed the results in a quantitative and qualitative approach. With the results, realized that the company has a good perception of the necessary skills for its functions, however, some deviations can be seen as a lack of awareness of the importance of key competencies for certain positions. It should be to review some requirements that are now adopted for the possession of certain positions, so as to facilitate the evaluation of departments and get the results more precision.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGALVES, Marielza Barbosa.ALVES, M.B.http://lattes.cnpq.br/9911148381017689SIEBRA, Sheyla Suzanday Barreto.SIEBRA, S.S.B.http://lattes.cnpq.br/1732301263739249OLIVEIRA, Verônica Macário de.OLIVEIRA,V.M.http://lattes.cnpq.br/5942955873045875SOUZA, Gustavo Pereira de.2015-032019-08-18T23:39:10Z2019-08-182019-08-18T23:39:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5950SOUZA, Gustavo Pereira de. Mapeamento de competências: um estudo de caso na Prospect – Empresa Júnior de Administração da UFCG. 2015. 105f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5950porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-25T11:28:51Zoai:localhost:riufcg/5950Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-25T11:28:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamento de competências: um estudo de caso na Prospect – Empresa Júnior de Administração da UFCG.
Competency mapping: a case study at Prospect - UFCG Junior Administration Company.
title Mapeamento de competências: um estudo de caso na Prospect – Empresa Júnior de Administração da UFCG.
spellingShingle Mapeamento de competências: um estudo de caso na Prospect – Empresa Júnior de Administração da UFCG.
SOUZA, Gustavo Pereira de.
Recursos Humanos
Competências
Mapeamento das competências
Human Resources
Competency
Competency mapping
title_short Mapeamento de competências: um estudo de caso na Prospect – Empresa Júnior de Administração da UFCG.
title_full Mapeamento de competências: um estudo de caso na Prospect – Empresa Júnior de Administração da UFCG.
title_fullStr Mapeamento de competências: um estudo de caso na Prospect – Empresa Júnior de Administração da UFCG.
title_full_unstemmed Mapeamento de competências: um estudo de caso na Prospect – Empresa Júnior de Administração da UFCG.
title_sort Mapeamento de competências: um estudo de caso na Prospect – Empresa Júnior de Administração da UFCG.
author SOUZA, Gustavo Pereira de.
author_facet SOUZA, Gustavo Pereira de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALVES, Marielza Barbosa.
ALVES, M.B.
http://lattes.cnpq.br/9911148381017689
SIEBRA, Sheyla Suzanday Barreto.
SIEBRA, S.S.B.
http://lattes.cnpq.br/1732301263739249
OLIVEIRA, Verônica Macário de.
OLIVEIRA,V.M.
http://lattes.cnpq.br/5942955873045875
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Gustavo Pereira de.
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos Humanos
Competências
Mapeamento das competências
Human Resources
Competency
Competency mapping
topic Recursos Humanos
Competências
Mapeamento das competências
Human Resources
Competency
Competency mapping
description Com as constantes evoluções sofridas pelas organizações através dos tempos, tudo que estava ao seu redor passou a ter também essa necessidade de evolução. E com o departamento de Recursos Humanos não foi diferente, os gestores passaram a enxergar os colaboradores com outros olhos e perceberam o quanto essa união das organizações com os colaboradores poderia ser rentável para ambas as partes. Uma das percepções dos gestores e pesquisadores foi em relação a competência. A partir daí foi pensado em como utilizar das competências para fazer com que as empresas e os colaboradores pudessem alcançar seus objetivos, chegando a ferramentas que auxiliam os gestores. O objetivo do presente trabalho foi realizar a aplicação da ferramenta Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências (ICMC) e relatar as etapas, seguindo o modelo de Leme (2008) na Prospect Empresa Júnior de Administração da UFCG. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, utilizou a pesquisa ação e como instrumento de coleta de dados dois questionários propostos por Leme (2008) e analisou os resultados sob uma abordagem quanti-qualitativa. Com os resultados obtidos, percebeu-se que a empresa tem uma boa percepção das competências necessárias para as suas funções, no entanto, alguns desvios podem ser observados quanto a falta de percepção da importância de competências chaves para determinados cargos. Deve-se rever alguns requisitos que hoje são adotados para a posse de determinados cargos, para assim facilitar na avaliação dos departamentos e se chegar a resultados com mais precisão.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03
2019-08-18T23:39:10Z
2019-08-18
2019-08-18T23:39:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5950
SOUZA, Gustavo Pereira de. Mapeamento de competências: um estudo de caso na Prospect – Empresa Júnior de Administração da UFCG. 2015. 105f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5950
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5950
identifier_str_mv SOUZA, Gustavo Pereira de. Mapeamento de competências: um estudo de caso na Prospect – Empresa Júnior de Administração da UFCG. 2015. 105f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744387484155904