Lealdade à marca: um estudo no varejo atacadista.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VICENTE, Laís Pereira.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28841
Resumo: Este artigo objetivou analisar a lealdade à marca dos consumidores do varejo calçadista, considerando design, percepção de qualidade, preço e satisfação enquanto seus antecedentes. À luz da literatura sobre marca, foi conduzido um estudo quantitativo de caráter descritivo, por meio de um survey junto a 183 respondentes. Através de análise de regressão, verificou-se que a qualidade do produto e a satisfação do consumidor possuem forte relação positiva com a lealdade à marca. Por outro lado, foi observado que o design não tem uma relação significativa com a lealdade à marca. Esta pesquisa traz contribuições no sentido de ajudar empresas do setor a compreender os fatores determinantes da lealdade à sua marca. O estudo também consubstancia achados empíricos de pesquisas anteriores sobre a temática, o que ajuda a consolidar o campo teórico de conhecimento na área.
id UFCG_0a4b83d07deb5d62b83df347a453051b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/28841
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Lealdade à marca: um estudo no varejo atacadista.Brand loyalty: a study in footwear retail.Lealdade à marca - calçadosBrand loyalty - footwearVarejo atacadistaWholesale retailCalçados - lealdade à marcaFootwear - brand loyaltyImagem da marcaBrand imageSetor calçadistaFootwear sectorConsumidores do varejo atacadistaWholesale retail consumersMarcaBrandAdministraçãoEste artigo objetivou analisar a lealdade à marca dos consumidores do varejo calçadista, considerando design, percepção de qualidade, preço e satisfação enquanto seus antecedentes. À luz da literatura sobre marca, foi conduzido um estudo quantitativo de caráter descritivo, por meio de um survey junto a 183 respondentes. Através de análise de regressão, verificou-se que a qualidade do produto e a satisfação do consumidor possuem forte relação positiva com a lealdade à marca. Por outro lado, foi observado que o design não tem uma relação significativa com a lealdade à marca. Esta pesquisa traz contribuições no sentido de ajudar empresas do setor a compreender os fatores determinantes da lealdade à sua marca. O estudo também consubstancia achados empíricos de pesquisas anteriores sobre a temática, o que ajuda a consolidar o campo teórico de conhecimento na área.This article aimed to analyze brand loyalty among footwear retail consumers, considering design, perception of quality, price and satisfaction as antecedents. In the light of the literature on branding, a quantitative study of a descriptive nature was conducted through a survey with 183 respondents. Through regression analysis, it was found that product quality and consumer satisfaction have a strong positive relationship with brand loyalty. On the other hand, it was observed that design does not have a significant relationship with brand loyalty. This research makes contributions towards helping companies in the sector to understand the determinants of loyalty to their brand. The study also substantiates empirical findings from previous research on the subject, which helps to consolidate the theoretical field of knowledge in the area.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGAGUIAR, Edvan Cruz.AGUIAR, E. C.http://lattes.cnpq.br/1131661295484485VASCONCELOS, Cecília Feitosa de.POLICARPO, Manoela Costa.VICENTE, Laís Pereira.2023-02-072023-02-15T14:12:19Z2023-02-152023-02-15T14:12:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28841VICENTE, Laís Pereira. Lealdade à marca: um estudo no varejo atacadista. 2023. 24f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28841porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-02-15T16:56:50Zoai:localhost:riufcg/28841Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-02-15T16:56:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Lealdade à marca: um estudo no varejo atacadista.
Brand loyalty: a study in footwear retail.
title Lealdade à marca: um estudo no varejo atacadista.
spellingShingle Lealdade à marca: um estudo no varejo atacadista.
VICENTE, Laís Pereira.
Lealdade à marca - calçados
Brand loyalty - footwear
Varejo atacadista
Wholesale retail
Calçados - lealdade à marca
Footwear - brand loyalty
Imagem da marca
Brand image
Setor calçadista
Footwear sector
Consumidores do varejo atacadista
Wholesale retail consumers
Marca
Brand
Administração
title_short Lealdade à marca: um estudo no varejo atacadista.
title_full Lealdade à marca: um estudo no varejo atacadista.
title_fullStr Lealdade à marca: um estudo no varejo atacadista.
title_full_unstemmed Lealdade à marca: um estudo no varejo atacadista.
title_sort Lealdade à marca: um estudo no varejo atacadista.
author VICENTE, Laís Pereira.
author_facet VICENTE, Laís Pereira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AGUIAR, Edvan Cruz.
AGUIAR, E. C.
http://lattes.cnpq.br/1131661295484485
VASCONCELOS, Cecília Feitosa de.
POLICARPO, Manoela Costa.
dc.contributor.author.fl_str_mv VICENTE, Laís Pereira.
dc.subject.por.fl_str_mv Lealdade à marca - calçados
Brand loyalty - footwear
Varejo atacadista
Wholesale retail
Calçados - lealdade à marca
Footwear - brand loyalty
Imagem da marca
Brand image
Setor calçadista
Footwear sector
Consumidores do varejo atacadista
Wholesale retail consumers
Marca
Brand
Administração
topic Lealdade à marca - calçados
Brand loyalty - footwear
Varejo atacadista
Wholesale retail
Calçados - lealdade à marca
Footwear - brand loyalty
Imagem da marca
Brand image
Setor calçadista
Footwear sector
Consumidores do varejo atacadista
Wholesale retail consumers
Marca
Brand
Administração
description Este artigo objetivou analisar a lealdade à marca dos consumidores do varejo calçadista, considerando design, percepção de qualidade, preço e satisfação enquanto seus antecedentes. À luz da literatura sobre marca, foi conduzido um estudo quantitativo de caráter descritivo, por meio de um survey junto a 183 respondentes. Através de análise de regressão, verificou-se que a qualidade do produto e a satisfação do consumidor possuem forte relação positiva com a lealdade à marca. Por outro lado, foi observado que o design não tem uma relação significativa com a lealdade à marca. Esta pesquisa traz contribuições no sentido de ajudar empresas do setor a compreender os fatores determinantes da lealdade à sua marca. O estudo também consubstancia achados empíricos de pesquisas anteriores sobre a temática, o que ajuda a consolidar o campo teórico de conhecimento na área.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-07
2023-02-15T14:12:19Z
2023-02-15
2023-02-15T14:12:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28841
VICENTE, Laís Pereira. Lealdade à marca: um estudo no varejo atacadista. 2023. 24f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28841
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28841
identifier_str_mv VICENTE, Laís Pereira. Lealdade à marca: um estudo no varejo atacadista. 2023. 24f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744568511365120