Lealdade à marca: um estudo no varejo atacadista.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28841 |
Resumo: | Este artigo objetivou analisar a lealdade à marca dos consumidores do varejo calçadista, considerando design, percepção de qualidade, preço e satisfação enquanto seus antecedentes. À luz da literatura sobre marca, foi conduzido um estudo quantitativo de caráter descritivo, por meio de um survey junto a 183 respondentes. Através de análise de regressão, verificou-se que a qualidade do produto e a satisfação do consumidor possuem forte relação positiva com a lealdade à marca. Por outro lado, foi observado que o design não tem uma relação significativa com a lealdade à marca. Esta pesquisa traz contribuições no sentido de ajudar empresas do setor a compreender os fatores determinantes da lealdade à sua marca. O estudo também consubstancia achados empíricos de pesquisas anteriores sobre a temática, o que ajuda a consolidar o campo teórico de conhecimento na área. |
id |
UFCG_0a4b83d07deb5d62b83df347a453051b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/28841 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Lealdade à marca: um estudo no varejo atacadista.Brand loyalty: a study in footwear retail.Lealdade à marca - calçadosBrand loyalty - footwearVarejo atacadistaWholesale retailCalçados - lealdade à marcaFootwear - brand loyaltyImagem da marcaBrand imageSetor calçadistaFootwear sectorConsumidores do varejo atacadistaWholesale retail consumersMarcaBrandAdministraçãoEste artigo objetivou analisar a lealdade à marca dos consumidores do varejo calçadista, considerando design, percepção de qualidade, preço e satisfação enquanto seus antecedentes. À luz da literatura sobre marca, foi conduzido um estudo quantitativo de caráter descritivo, por meio de um survey junto a 183 respondentes. Através de análise de regressão, verificou-se que a qualidade do produto e a satisfação do consumidor possuem forte relação positiva com a lealdade à marca. Por outro lado, foi observado que o design não tem uma relação significativa com a lealdade à marca. Esta pesquisa traz contribuições no sentido de ajudar empresas do setor a compreender os fatores determinantes da lealdade à sua marca. O estudo também consubstancia achados empíricos de pesquisas anteriores sobre a temática, o que ajuda a consolidar o campo teórico de conhecimento na área.This article aimed to analyze brand loyalty among footwear retail consumers, considering design, perception of quality, price and satisfaction as antecedents. In the light of the literature on branding, a quantitative study of a descriptive nature was conducted through a survey with 183 respondents. Through regression analysis, it was found that product quality and consumer satisfaction have a strong positive relationship with brand loyalty. On the other hand, it was observed that design does not have a significant relationship with brand loyalty. This research makes contributions towards helping companies in the sector to understand the determinants of loyalty to their brand. The study also substantiates empirical findings from previous research on the subject, which helps to consolidate the theoretical field of knowledge in the area.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGAGUIAR, Edvan Cruz.AGUIAR, E. C.http://lattes.cnpq.br/1131661295484485VASCONCELOS, Cecília Feitosa de.POLICARPO, Manoela Costa.VICENTE, Laís Pereira.2023-02-072023-02-15T14:12:19Z2023-02-152023-02-15T14:12:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28841VICENTE, Laís Pereira. Lealdade à marca: um estudo no varejo atacadista. 2023. 24f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28841porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-02-15T16:56:50Zoai:localhost:riufcg/28841Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-02-15T16:56:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lealdade à marca: um estudo no varejo atacadista. Brand loyalty: a study in footwear retail. |
title |
Lealdade à marca: um estudo no varejo atacadista. |
spellingShingle |
Lealdade à marca: um estudo no varejo atacadista. VICENTE, Laís Pereira. Lealdade à marca - calçados Brand loyalty - footwear Varejo atacadista Wholesale retail Calçados - lealdade à marca Footwear - brand loyalty Imagem da marca Brand image Setor calçadista Footwear sector Consumidores do varejo atacadista Wholesale retail consumers Marca Brand Administração |
title_short |
Lealdade à marca: um estudo no varejo atacadista. |
title_full |
Lealdade à marca: um estudo no varejo atacadista. |
title_fullStr |
Lealdade à marca: um estudo no varejo atacadista. |
title_full_unstemmed |
Lealdade à marca: um estudo no varejo atacadista. |
title_sort |
Lealdade à marca: um estudo no varejo atacadista. |
author |
VICENTE, Laís Pereira. |
author_facet |
VICENTE, Laís Pereira. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
AGUIAR, Edvan Cruz. AGUIAR, E. C. http://lattes.cnpq.br/1131661295484485 VASCONCELOS, Cecília Feitosa de. POLICARPO, Manoela Costa. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VICENTE, Laís Pereira. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lealdade à marca - calçados Brand loyalty - footwear Varejo atacadista Wholesale retail Calçados - lealdade à marca Footwear - brand loyalty Imagem da marca Brand image Setor calçadista Footwear sector Consumidores do varejo atacadista Wholesale retail consumers Marca Brand Administração |
topic |
Lealdade à marca - calçados Brand loyalty - footwear Varejo atacadista Wholesale retail Calçados - lealdade à marca Footwear - brand loyalty Imagem da marca Brand image Setor calçadista Footwear sector Consumidores do varejo atacadista Wholesale retail consumers Marca Brand Administração |
description |
Este artigo objetivou analisar a lealdade à marca dos consumidores do varejo calçadista, considerando design, percepção de qualidade, preço e satisfação enquanto seus antecedentes. À luz da literatura sobre marca, foi conduzido um estudo quantitativo de caráter descritivo, por meio de um survey junto a 183 respondentes. Através de análise de regressão, verificou-se que a qualidade do produto e a satisfação do consumidor possuem forte relação positiva com a lealdade à marca. Por outro lado, foi observado que o design não tem uma relação significativa com a lealdade à marca. Esta pesquisa traz contribuições no sentido de ajudar empresas do setor a compreender os fatores determinantes da lealdade à sua marca. O estudo também consubstancia achados empíricos de pesquisas anteriores sobre a temática, o que ajuda a consolidar o campo teórico de conhecimento na área. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-07 2023-02-15T14:12:19Z 2023-02-15 2023-02-15T14:12:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28841 VICENTE, Laís Pereira. Lealdade à marca: um estudo no varejo atacadista. 2023. 24f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28841 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28841 |
identifier_str_mv |
VICENTE, Laís Pereira. Lealdade à marca: um estudo no varejo atacadista. 2023. 24f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744568511365120 |