O cangaço na mira das lentes modernas de Benjamin Abrahão: um confronto de imagens, narrativas e memórias.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DUTRA, Wescley Rodrigues.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34944
Resumo: Em 1936, o libanês Benjamin Abrahão empreendeu um projeto extremamente ousado para a sua época, o de filmar e fotografar o bando do cangaceiro Virgolino Ferreira da Silva, popularmente conhecido como Lampião; homem temido por boa parte da população e governantes do Nordeste brasileiro. O resultado de tal empreitada foi um documentário extremamente rico e significativo para se estudar as narrativas, memórias e representações sobre o movimento do cangaço. No presente trabalho, partindo do que sobrou do filme original, pretendemos discutir qual a importância desse material para a compreensão do cangaço; os aspectos de confronto entre o urbano (moderno) e o rural (arcaico); e os jogos de interesses que envolveram a produção da película, no qual fica perceptível uma disputa de representações e memórias sociais, o que deve ser lembrado e esquecido. Nas imagens fica perceptível uma latente distinção entre o urbano, representado pelas cidades e a modernidade que estava em andamento, e o arcaico, representado pelo sertão com sua caatinga fechada e os cangaceiros, “autênticos representantes da barbárie”. Assim, para alcançarmos os objetivos propostos usamos como aporte teórico as ideias de Walter Benjamin (1994), Peter Burke (2004) e Roger Chartier (1990).
id UFCG_0aaca42151a065c8c5f26f211dcb5dad
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34944
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Submitted by Marcio Silva (mahbibliotecacdsa@gmail.com) on 2024-03-06T18:55:50Z No. of bitstreams: 1 O CANGAÇO NA MIRA DAS LENTES MODERNAS - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 8 2011.pdf: 148827 bytes, checksum: d102178eab1858c3e1c330e3abf4817d (MD5)Made available in DSpace on 2024-03-06T18:55:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O CANGAÇO NA MIRA DAS LENTES MODERNAS - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 8 2011.pdf: 148827 bytes, checksum: d102178eab1858c3e1c330e3abf4817d (MD5) Previous issue date: 2011Em 1936, o libanês Benjamin Abrahão empreendeu um projeto extremamente ousado para a sua época, o de filmar e fotografar o bando do cangaceiro Virgolino Ferreira da Silva, popularmente conhecido como Lampião; homem temido por boa parte da população e governantes do Nordeste brasileiro. O resultado de tal empreitada foi um documentário extremamente rico e significativo para se estudar as narrativas, memórias e representações sobre o movimento do cangaço. No presente trabalho, partindo do que sobrou do filme original, pretendemos discutir qual a importância desse material para a compreensão do cangaço; os aspectos de confronto entre o urbano (moderno) e o rural (arcaico); e os jogos de interesses que envolveram a produção da película, no qual fica perceptível uma disputa de representações e memórias sociais, o que deve ser lembrado e esquecido. Nas imagens fica perceptível uma latente distinção entre o urbano, representado pelas cidades e a modernidade que estava em andamento, e o arcaico, representado pelo sertão com sua caatinga fechada e os cangaceiros, “autênticos representantes da barbárie”. Assim, para alcançarmos os objetivos propostos usamos como aporte teórico as ideias de Walter Benjamin (1994), Peter Burke (2004) e Roger Chartier (1990).Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilHistória.CangaçoDocumentário sobre cangaço - Benjamin Abrahão -Representação - cangaceirosBenjamin Abrahão Botto - cinegrafista - cangaçoVirgolino Ferreira da Silva - LampiãoLamiãoCangaceirosDocumentaristas - Benjamin AbrahãoJornal Diário de Pernambuco - Cangaço - LampiãoDocumentary about cangaço - Benjamin Abrahão -Representation - cangaceirosBenjamin Abrahão Botto - cameraman - cangaçoVirgolino Ferreira da Silva - LampiãoDocumentary filmmakers - Benjamin AbrahãoPernambuco Daily Newspaper - Cangaço - Lampião2O cangaço na mira das lentes modernas de Benjamin Abrahão: um confronto de imagens, narrativas e memórias.The cangaço in the sights of Benjamin Abrahão's modern lens: a confrontation of images, narratives and memories.20112024-03-06T18:55:50Z2024-03-062024-03-06T18:55:50Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34944DUTRA, Wescley Rodrigues. O cangaço na mira das lentes modernas de Benjamin Abrahão: um confronto de imagens, narrativas e memórias. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 08 - “Cidade, Modernidade, Linguagens: Retratos do Urbano na Literatura, Fotografia, Cinema e outras Artes”. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34944info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectporDUTRA, Wescley Rodrigues.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/34944/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALO CANGAÇO NA MIRA DAS LENTES MODERNAS - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 8 2011.pdfO CANGAÇO NA MIRA DAS LENTES MODERNAS - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 8 2011.pdfapplication/pdf148827http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/34944/1/O+CANGA%C3%87O+NA+MIRA+DAS+LENTES+MODERNAS+-+II+SEMIN%C3%81RIO+NACIONAL+DE+FONTES+HIST%C3%93RICAS+GT+8+2011.pdfd102178eab1858c3e1c330e3abf4817dMD51riufcg/349442024-03-06 15:56:15.765oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T10:42:34.389417Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O cangaço na mira das lentes modernas de Benjamin Abrahão: um confronto de imagens, narrativas e memórias.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The cangaço in the sights of Benjamin Abrahão's modern lens: a confrontation of images, narratives and memories.
title O cangaço na mira das lentes modernas de Benjamin Abrahão: um confronto de imagens, narrativas e memórias.
spellingShingle O cangaço na mira das lentes modernas de Benjamin Abrahão: um confronto de imagens, narrativas e memórias.
DUTRA, Wescley Rodrigues.
História.
Cangaço
Documentário sobre cangaço - Benjamin Abrahão -
Representação - cangaceiros
Benjamin Abrahão Botto - cinegrafista - cangaço
Virgolino Ferreira da Silva - Lampião
Lamião
Cangaceiros
Documentaristas - Benjamin Abrahão
Jornal Diário de Pernambuco - Cangaço - Lampião
Documentary about cangaço - Benjamin Abrahão -
Representation - cangaceiros
Benjamin Abrahão Botto - cameraman - cangaço
Virgolino Ferreira da Silva - Lampião
Documentary filmmakers - Benjamin Abrahão
Pernambuco Daily Newspaper - Cangaço - Lampião
title_short O cangaço na mira das lentes modernas de Benjamin Abrahão: um confronto de imagens, narrativas e memórias.
title_full O cangaço na mira das lentes modernas de Benjamin Abrahão: um confronto de imagens, narrativas e memórias.
title_fullStr O cangaço na mira das lentes modernas de Benjamin Abrahão: um confronto de imagens, narrativas e memórias.
title_full_unstemmed O cangaço na mira das lentes modernas de Benjamin Abrahão: um confronto de imagens, narrativas e memórias.
title_sort O cangaço na mira das lentes modernas de Benjamin Abrahão: um confronto de imagens, narrativas e memórias.
author DUTRA, Wescley Rodrigues.
author_facet DUTRA, Wescley Rodrigues.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DUTRA, Wescley Rodrigues.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv História.
topic História.
Cangaço
Documentário sobre cangaço - Benjamin Abrahão -
Representação - cangaceiros
Benjamin Abrahão Botto - cinegrafista - cangaço
Virgolino Ferreira da Silva - Lampião
Lamião
Cangaceiros
Documentaristas - Benjamin Abrahão
Jornal Diário de Pernambuco - Cangaço - Lampião
Documentary about cangaço - Benjamin Abrahão -
Representation - cangaceiros
Benjamin Abrahão Botto - cameraman - cangaço
Virgolino Ferreira da Silva - Lampião
Documentary filmmakers - Benjamin Abrahão
Pernambuco Daily Newspaper - Cangaço - Lampião
dc.subject.por.fl_str_mv Cangaço
Documentário sobre cangaço - Benjamin Abrahão -
Representação - cangaceiros
Benjamin Abrahão Botto - cinegrafista - cangaço
Virgolino Ferreira da Silva - Lampião
Lamião
Cangaceiros
Documentaristas - Benjamin Abrahão
Jornal Diário de Pernambuco - Cangaço - Lampião
Documentary about cangaço - Benjamin Abrahão -
Representation - cangaceiros
Benjamin Abrahão Botto - cameraman - cangaço
Virgolino Ferreira da Silva - Lampião
Documentary filmmakers - Benjamin Abrahão
Pernambuco Daily Newspaper - Cangaço - Lampião
description Em 1936, o libanês Benjamin Abrahão empreendeu um projeto extremamente ousado para a sua época, o de filmar e fotografar o bando do cangaceiro Virgolino Ferreira da Silva, popularmente conhecido como Lampião; homem temido por boa parte da população e governantes do Nordeste brasileiro. O resultado de tal empreitada foi um documentário extremamente rico e significativo para se estudar as narrativas, memórias e representações sobre o movimento do cangaço. No presente trabalho, partindo do que sobrou do filme original, pretendemos discutir qual a importância desse material para a compreensão do cangaço; os aspectos de confronto entre o urbano (moderno) e o rural (arcaico); e os jogos de interesses que envolveram a produção da película, no qual fica perceptível uma disputa de representações e memórias sociais, o que deve ser lembrado e esquecido. Nas imagens fica perceptível uma latente distinção entre o urbano, representado pelas cidades e a modernidade que estava em andamento, e o arcaico, representado pelo sertão com sua caatinga fechada e os cangaceiros, “autênticos representantes da barbárie”. Assim, para alcançarmos os objetivos propostos usamos como aporte teórico as ideias de Walter Benjamin (1994), Peter Burke (2004) e Roger Chartier (1990).
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-06T18:55:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-03-06
2024-03-06T18:55:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34944
dc.identifier.citation.fl_str_mv DUTRA, Wescley Rodrigues. O cangaço na mira das lentes modernas de Benjamin Abrahão: um confronto de imagens, narrativas e memórias. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 08 - “Cidade, Modernidade, Linguagens: Retratos do Urbano na Literatura, Fotografia, Cinema e outras Artes”. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34944
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34944
identifier_str_mv DUTRA, Wescley Rodrigues. O cangaço na mira das lentes modernas de Benjamin Abrahão: um confronto de imagens, narrativas e memórias. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 08 - “Cidade, Modernidade, Linguagens: Retratos do Urbano na Literatura, Fotografia, Cinema e outras Artes”. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/34944/2/license.txt
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/34944/1/O+CANGA%C3%87O+NA+MIRA+DAS+LENTES+MODERNAS+-+II+SEMIN%C3%81RIO+NACIONAL+DE+FONTES+HIST%C3%93RICAS+GT+8+2011.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
d102178eab1858c3e1c330e3abf4817d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1803396928888635392