Passado(s) e presente(s): a educação indígena como bandeira de luta na América Latina.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Celso Gestermeier do.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34294
Resumo: Desde fins do século passado movimentos sociais indígenas têm se solidificado a partir dos eventos dos quinhentos anos de “descobrimento” da América. Em todo o continente, grupos indígenas realizaram protestos contra o que se denominou em muitos países “comemorações”, cientes de que havia muito mais a lamentar – o genocídio – do que a comemorar. A partir de então, o processo de organização desses movimentos não parou mais e eventos como a eclosão do Exército Zapatista de Libertação Nacional no estado mexicano de Chiapas e a eleição e re-eleição de Evo Morales na Bolívia talvez sejam os mais famosos embora, com certeza, não os únicos na América Latina. Nesse contexto, a valorização de estudos e pesquisas acerca da cultura ancestral tem ocupado um lugar central nesses novos movimentos sociais, fazendo com que a questão da educação indígena adquira uma grande importância para o século XXI, constituindo-se numa bandeira de muitas comunidades em todo o continente, algumas em estágio bem avançado, a exemplo da Bolívia que, em 2008, criou três universidades indígenas e do Equador, cuja Universidad Intercultural de las Nacionalidades y Pueblos Indígenas "Amawtay Wasi", foi criada pela Ley 2004-40, de 05 de agosto de 2004, sob o patrocínio da CONAIE - Confederação das Nacionalidades Indígenas do Equador – e do Instituto Científico de Culturas Indígenas "ICCI", Amawta Runakunapak Yachay "ARY". Sabendo que esse processo também interessa às comunidades indígenas no Brasil, estamos interessados em apresentar algumas questões referentes ao tema, a partir das realidades de Bolívia e Equador, divididas em três momentos históricos: o processo de criação da Escola-Ayllu Warisata, na Bolívia em 1931, sua destruição e persistência na memória coletiva da etnia aymara boliviana; a Universidad Indígena Tupaj Katari - também boliviana – e seus pressupostos de atuação e a já citada Universidad Intercultural de las Nacionalidades y Pueblos Indígenas "Amawtay Wasi", equatoriana, a partir da organização do currículo do curso de Licenciatura em Ciências da Educação.
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