Passado(s) e presente(s): a educação indígena como bandeira de luta na América Latina.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34294 |
Resumo: | Desde fins do século passado movimentos sociais indígenas têm se solidificado a partir dos eventos dos quinhentos anos de “descobrimento” da América. Em todo o continente, grupos indígenas realizaram protestos contra o que se denominou em muitos países “comemorações”, cientes de que havia muito mais a lamentar – o genocídio – do que a comemorar. A partir de então, o processo de organização desses movimentos não parou mais e eventos como a eclosão do Exército Zapatista de Libertação Nacional no estado mexicano de Chiapas e a eleição e re-eleição de Evo Morales na Bolívia talvez sejam os mais famosos embora, com certeza, não os únicos na América Latina. Nesse contexto, a valorização de estudos e pesquisas acerca da cultura ancestral tem ocupado um lugar central nesses novos movimentos sociais, fazendo com que a questão da educação indígena adquira uma grande importância para o século XXI, constituindo-se numa bandeira de muitas comunidades em todo o continente, algumas em estágio bem avançado, a exemplo da Bolívia que, em 2008, criou três universidades indígenas e do Equador, cuja Universidad Intercultural de las Nacionalidades y Pueblos Indígenas "Amawtay Wasi", foi criada pela Ley 2004-40, de 05 de agosto de 2004, sob o patrocínio da CONAIE - Confederação das Nacionalidades Indígenas do Equador – e do Instituto Científico de Culturas Indígenas "ICCI", Amawta Runakunapak Yachay "ARY". Sabendo que esse processo também interessa às comunidades indígenas no Brasil, estamos interessados em apresentar algumas questões referentes ao tema, a partir das realidades de Bolívia e Equador, divididas em três momentos históricos: o processo de criação da Escola-Ayllu Warisata, na Bolívia em 1931, sua destruição e persistência na memória coletiva da etnia aymara boliviana; a Universidad Indígena Tupaj Katari - também boliviana – e seus pressupostos de atuação e a já citada Universidad Intercultural de las Nacionalidades y Pueblos Indígenas "Amawtay Wasi", equatoriana, a partir da organização do currículo do curso de Licenciatura em Ciências da Educação. |
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Passado(s) e presente(s): a educação indígena como bandeira de luta na América Latina.Past(s) and present(s): indigenous education as a flag of struggle in Latin America.Educação indígenaIndígenas - EducaçãoAmérica Latina - Educação IndígenaMovimentos sociais indígenas - EducaçãoCultura ancestral - indígenasHistória indígena - América LatinaUniversidades indígenas - Bolívia e EquadorEscola-Ayllu Warisata - indígenaUniversidad Indígena Tupaj Katari - BolíviaUniversidad Intercultural de las Nacionalidades y Pueblos Indígenas "Amawtay Wasi” - EquadorEquador - universidade indígnaBolívia - universidade indígenaEducação superior indígena - América LatinaIndigenous educationIndigenous Peoples - EducationLatin America - Indigenous EducationIndigenous social movements - EducationAncestral culture - indigenousIndigenous history - Latin AmericaIndigenous universities - Bolivia and EcuadorSchool-Warisata Village - indigenousTupaj Katari Indigenous University - BoliviaIntercultural University of Indigenous Nationalities and Peoples "Amawtay Wasi” - EcuadorEcuador - indigenous universityBolivia - indigenous universityIndigenous higher education - Latin AmericaEducação.Desde fins do século passado movimentos sociais indígenas têm se solidificado a partir dos eventos dos quinhentos anos de “descobrimento” da América. Em todo o continente, grupos indígenas realizaram protestos contra o que se denominou em muitos países “comemorações”, cientes de que havia muito mais a lamentar – o genocídio – do que a comemorar. A partir de então, o processo de organização desses movimentos não parou mais e eventos como a eclosão do Exército Zapatista de Libertação Nacional no estado mexicano de Chiapas e a eleição e re-eleição de Evo Morales na Bolívia talvez sejam os mais famosos embora, com certeza, não os únicos na América Latina. Nesse contexto, a valorização de estudos e pesquisas acerca da cultura ancestral tem ocupado um lugar central nesses novos movimentos sociais, fazendo com que a questão da educação indígena adquira uma grande importância para o século XXI, constituindo-se numa bandeira de muitas comunidades em todo o continente, algumas em estágio bem avançado, a exemplo da Bolívia que, em 2008, criou três universidades indígenas e do Equador, cuja Universidad Intercultural de las Nacionalidades y Pueblos Indígenas "Amawtay Wasi", foi criada pela Ley 2004-40, de 05 de agosto de 2004, sob o patrocínio da CONAIE - Confederação das Nacionalidades Indígenas do Equador – e do Instituto Científico de Culturas Indígenas "ICCI", Amawta Runakunapak Yachay "ARY". Sabendo que esse processo também interessa às comunidades indígenas no Brasil, estamos interessados em apresentar algumas questões referentes ao tema, a partir das realidades de Bolívia e Equador, divididas em três momentos históricos: o processo de criação da Escola-Ayllu Warisata, na Bolívia em 1931, sua destruição e persistência na memória coletiva da etnia aymara boliviana; a Universidad Indígena Tupaj Katari - também boliviana – e seus pressupostos de atuação e a já citada Universidad Intercultural de las Nacionalidades y Pueblos Indígenas "Amawtay Wasi", equatoriana, a partir da organização do currículo do curso de Licenciatura em Ciências da Educação.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-02-02T18:16:50Z2024-02-022024-02-02T18:16:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34294NASCIMENTO, Celso Gestermeier do. Passado(s) e presente(s): a educação indígena como bandeira de luta na América Latina. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 17: História, Ensino, Educação e a Temática Indígena. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2357-2367. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34294porNASCIMENTO, Celso Gestermeier do.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-02T18:17:33Zoai:localhost:riufcg/34294Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-02T18:17:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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