Literatura infantil: benefícios e possibilidades na formação de alunos leitores no espaço escolar.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13129 |
Resumo: | A presente Monografia traz em seu conteúdo um panorama relevante sobre a historia da literatura infantil, sobretudo no que se refere a sua inclusão no cotidiano escolar da escola Dozinha Bento no município de Aguiar PB. Este trabalho tem como tema "Literatura Infantil: benefícios e possibilidades na formação de alunos leitores no espaço escolar", o mesmo tem o objetivo de analisar a utilização da literatura infantil na perspectiva de formação dos leitores no 4° ano da referida escola. Assim, refletimos sobre as possíveis contribuições que o tema possa trazer para os alunos, o entendimento acerca da importância dos contos de fadas, fabulas lendas etc. Os procedimentos teórico-metodológicos utilizados para a discussão do tema e analise dos dados são fundamentados em ABRAMOVICH (1997), ANTUNES, (2007), AQUINO (1996), BARREIRO (2006) e outros. Como resultado das conclusões iniciais, diríamos que a utilização da literatura infantil no cotidiano escolar, acontecia de forma satisfatória, como exemplo a confecção de fantoches pelas crianças, e a representação de histórias através de teatro. |
id |
UFCG_0c10945561623c6a2d029664d5a58e89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13129 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Literatura infantil: benefícios e possibilidades na formação de alunos leitores no espaço escolar.Children's literature: benefits and possibilities in the training of student readers in the school space.Leitura- estratégiasPrática educativa- leituraReading- strategiesEducational practice - readingA presente Monografia traz em seu conteúdo um panorama relevante sobre a historia da literatura infantil, sobretudo no que se refere a sua inclusão no cotidiano escolar da escola Dozinha Bento no município de Aguiar PB. Este trabalho tem como tema "Literatura Infantil: benefícios e possibilidades na formação de alunos leitores no espaço escolar", o mesmo tem o objetivo de analisar a utilização da literatura infantil na perspectiva de formação dos leitores no 4° ano da referida escola. Assim, refletimos sobre as possíveis contribuições que o tema possa trazer para os alunos, o entendimento acerca da importância dos contos de fadas, fabulas lendas etc. Os procedimentos teórico-metodológicos utilizados para a discussão do tema e analise dos dados são fundamentados em ABRAMOVICH (1997), ANTUNES, (2007), AQUINO (1996), BARREIRO (2006) e outros. Como resultado das conclusões iniciais, diríamos que a utilização da literatura infantil no cotidiano escolar, acontecia de forma satisfatória, como exemplo a confecção de fantoches pelas crianças, e a representação de histórias através de teatro.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581PEREIRA, Maria Rodrigues.20092020-07-02T15:16:56Z2020-07-022020-07-02T15:16:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13129PEREIRA, Maria Rodrigues. Literatura infantil: benefícios e possibilidades na formação de alunos leitores no espaço escolar. 36f. Monografia - (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-06T17:38:59Zoai:localhost:riufcg/13129Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-06T17:38:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literatura infantil: benefícios e possibilidades na formação de alunos leitores no espaço escolar. Children's literature: benefits and possibilities in the training of student readers in the school space. |
title |
Literatura infantil: benefícios e possibilidades na formação de alunos leitores no espaço escolar. |
spellingShingle |
Literatura infantil: benefícios e possibilidades na formação de alunos leitores no espaço escolar. PEREIRA, Maria Rodrigues. Leitura- estratégias Prática educativa- leitura Reading- strategies Educational practice - reading |
title_short |
Literatura infantil: benefícios e possibilidades na formação de alunos leitores no espaço escolar. |
title_full |
Literatura infantil: benefícios e possibilidades na formação de alunos leitores no espaço escolar. |
title_fullStr |
Literatura infantil: benefícios e possibilidades na formação de alunos leitores no espaço escolar. |
title_full_unstemmed |
Literatura infantil: benefícios e possibilidades na formação de alunos leitores no espaço escolar. |
title_sort |
Literatura infantil: benefícios e possibilidades na formação de alunos leitores no espaço escolar. |
author |
PEREIRA, Maria Rodrigues. |
author_facet |
PEREIRA, Maria Rodrigues. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LIMA, Maria Janete de. LIMA, M. J. http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEREIRA, Maria Rodrigues. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura- estratégias Prática educativa- leitura Reading- strategies Educational practice - reading |
topic |
Leitura- estratégias Prática educativa- leitura Reading- strategies Educational practice - reading |
description |
A presente Monografia traz em seu conteúdo um panorama relevante sobre a historia da literatura infantil, sobretudo no que se refere a sua inclusão no cotidiano escolar da escola Dozinha Bento no município de Aguiar PB. Este trabalho tem como tema "Literatura Infantil: benefícios e possibilidades na formação de alunos leitores no espaço escolar", o mesmo tem o objetivo de analisar a utilização da literatura infantil na perspectiva de formação dos leitores no 4° ano da referida escola. Assim, refletimos sobre as possíveis contribuições que o tema possa trazer para os alunos, o entendimento acerca da importância dos contos de fadas, fabulas lendas etc. Os procedimentos teórico-metodológicos utilizados para a discussão do tema e analise dos dados são fundamentados em ABRAMOVICH (1997), ANTUNES, (2007), AQUINO (1996), BARREIRO (2006) e outros. Como resultado das conclusões iniciais, diríamos que a utilização da literatura infantil no cotidiano escolar, acontecia de forma satisfatória, como exemplo a confecção de fantoches pelas crianças, e a representação de histórias através de teatro. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2020-07-02T15:16:56Z 2020-07-02 2020-07-02T15:16:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13129 PEREIRA, Maria Rodrigues. Literatura infantil: benefícios e possibilidades na formação de alunos leitores no espaço escolar. 36f. Monografia - (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13129 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Maria Rodrigues. Literatura infantil: benefícios e possibilidades na formação de alunos leitores no espaço escolar. 36f. Monografia - (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744445856284672 |