Universidade e maternidade: a experiência de mulheres que se tornaram mães durante a graduação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DARIO, Andreza dos Santos Oliveira.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2023.tccmon.dario
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29158
Resumo: Conciliar a maternidade a vida acadêmica pode representar grandes desafios, por serem compromissos que requerem muita dedicação, tempo, cuidado e envolvimento afetivo. Essa questão é especialmente difícil no contexto de uma sociedade patriarcal, em que recaem sobre as mulheres as responsabilidades e os cuidados com a prole e com a casa, aumentando o cansaço físico e mental decorrentes da maternidade, especialmente no primeiro ano do bebê. Diante desse panorama, a presente pesquisa objetivou analisar os impactos da maternidade no rendimento acadêmico de estudantes que se tornaram mães durante a graduação. Procurando investigar as principais dificuldades enfrentadas pelas mães universitárias, os possíveis fatores determinantes na continuidade ou não dos estudos após a maternidade das universitárias. Foi realizado um estudo quali-quanti-qualitativo de abordagem descritiva e analítica que avaliou o perfil e as percepções de 24 universitárias que gestaram ou tiveram um ou mais filhos ao longo do percurso da graduação em instituições de ensino superior localizadas no estado da Paraíba e Pernambuco. O instrumento de coleta empregado foi um formulário virtual semiestruturado, contendo 60 questões, a fim de avaliar o contexto familiar, cultural e econômico em que vivem as informantes, com perguntas sobre trajetória acadêmica, desempenho, dificuldades, percepções a cerca do rendimento acadêmico antes e após a maternidade e participação do pai nos cuidados com o(s) filho(s). Adicionalmente, foi feita análise de conteúdo voltada para relatos de experiência sobre maternidade e universidade em redes sociais. A partir dos resultados obtidos na pesquisa, foi constatado sobrecarga perceptível na autoavaliação de desempenho acadêmico, profissional e doméstico. Houve um Aumento no percentual de trancamento ou reprovação de disciplinas 9 (42,9%) chegaram a trancar ou reprovar entre 1 a 2 disciplinas, 3 (14,3%) entre 3 a 4 disciplinas e 1 (4,8%) trancou ou reprovou 7 ou mais disciplinas após a maternidade, enquanto, antes de serem mães, as que já haviam trancado ou reprovado eram apenas 8 (40%). Os pensamentos sobre desistir do curso também passaram de 1 (4,8%) que consideraram a opção com frequência para 12 (52,2%) com esse pensamento após a maternidade. Não se trata, porém, de algo inevitável a rede de apoio é apontada como essencial por parte de 11 informantes que estão em curso em andamento e das 10 que conseguiram concluir.
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Diante desse panorama, a presente pesquisa objetivou analisar os impactos da maternidade no rendimento acadêmico de estudantes que se tornaram mães durante a graduação. Procurando investigar as principais dificuldades enfrentadas pelas mães universitárias, os possíveis fatores determinantes na continuidade ou não dos estudos após a maternidade das universitárias. Foi realizado um estudo quali-quanti-qualitativo de abordagem descritiva e analítica que avaliou o perfil e as percepções de 24 universitárias que gestaram ou tiveram um ou mais filhos ao longo do percurso da graduação em instituições de ensino superior localizadas no estado da Paraíba e Pernambuco. O instrumento de coleta empregado foi um formulário virtual semiestruturado, contendo 60 questões, a fim de avaliar o contexto familiar, cultural e econômico em que vivem as informantes, com perguntas sobre trajetória acadêmica, desempenho, dificuldades, percepções a cerca do rendimento acadêmico antes e após a maternidade e participação do pai nos cuidados com o(s) filho(s). Adicionalmente, foi feita análise de conteúdo voltada para relatos de experiência sobre maternidade e universidade em redes sociais. A partir dos resultados obtidos na pesquisa, foi constatado sobrecarga perceptível na autoavaliação de desempenho acadêmico, profissional e doméstico. Houve um Aumento no percentual de trancamento ou reprovação de disciplinas 9 (42,9%) chegaram a trancar ou reprovar entre 1 a 2 disciplinas, 3 (14,3%) entre 3 a 4 disciplinas e 1 (4,8%) trancou ou reprovou 7 ou mais disciplinas após a maternidade, enquanto, antes de serem mães, as que já haviam trancado ou reprovado eram apenas 8 (40%). Os pensamentos sobre desistir do curso também passaram de 1 (4,8%) que consideraram a opção com frequência para 12 (52,2%) com esse pensamento após a maternidade. Não se trata, porém, de algo inevitável a rede de apoio é apontada como essencial por parte de 11 informantes que estão em curso em andamento e das 10 que conseguiram concluir.Reconciling motherhood and academic life can pose great challenges, as they are commitments that require a lot of dedication, time, care and emotional involvement. This issue is especially difficult in the context of a patriarchal society, in which the responsibilities and care for the offspring and the house fall to women, increasing the physical and mental fatigue resulting from motherhood, especially in the baby's first year. Given this scenario, this research aimed to analyze the impacts of motherhood on the academic performance of students who became mothers during graduation. Seeking to investigate the main difficulties faced by university mothers, the possible determining factors in the continuity or not of studies after motherhood of university students. A qualitative-quantitative-qualitative study with a descriptive and analytical approach was carried out, which evaluated the profile and perceptions of 24 female university students who gave birth or had one or more children during their graduation course in higher education institutions located in the states of Paraíba and Pernambuco . The collection instrument used was a semi-structured virtual form, containing 60 questions, in order to assess the family, cultural and economic context in which the informants live, with questions about academic trajectory, performance, difficulties, perceptions about academic performance before and after motherhood and the father's participation in the care of the child(ren). Additionally, content analysis focused on experience reports about motherhood and university in social networks was performed. From the results obtained in the research, a noticeable burden was found in the self-assessment of academic, professional and domestic performance. There was an increase in the percentage of dropping out or failing subjects 9 (42.9%) ended up dropping out or failing between 1 to 2 subjects, 3 (14.3%) between 3 to 4 subjects and 1 (4.8%) dropped out or failed 7 or more subjects after motherhood, while, before becoming mothers, those who had already dropped out or failed were only 8 (40%). Thoughts about giving up the course also went from 1 (4.8%) who considered the option frequently to 12 (52.2%) with this thought after motherhood. It is not, however, something inevitable the support network is identified as essential by 11 informants who are in course in progress and the 10 who managed to concludeUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGLIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araújo.LIMA, M. H. C. A.http://lattes.cnpq.br/1562460183286851WALTER, Luciana Siqueira.WALTER, L. S.http://lattes.cnpq.br/9512721476131663ARAÚJO, Kátia Carina Mesquita Cruz de.ARAÚJO, K. C. M. C.DARIO, Andreza dos Santos Oliveira.2023-02-162023-03-21T18:20:43Z2023-03-212023-03-21T18:20:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2023.tccmon.dariohttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29158DARIO, Andreza dos Santos Oliveira. Universidade e maternidade: a experiência de mulheres que se tornaram mães durante a graduação. 2023. 71f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. 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