Estudantes mães na LEC/UFF: olhares para além do gênero
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30361 |
Resumo: | Considerando as especificidades das demandas que envolvem estudantes mães nas universidades, nesta pesquisa, refletimos sobre as condições de permanência das mesmas em um campi de interior da Universidade Federal Fluminense e sobre as possibilidades materiais para a concretização de sonhos e metas no ensino superior destas estudantes. Para tanto, trazemos uma incursão reflexiva sobre o contexto institucional e problematizamos as condições existentes para estudantes mães no curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo, vinculado ao Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, campus da Universidade Federal Fluminense localizado no município de Santo Antônio de Pádua. Inquieta-nos saber como a maternagem poderá ser conciliada (ou não) com a vida acadêmica. Ou seja: há inclusão ou não destas estudantes mães (e de suas demandas) no ensino superior? Nosso ponto de partida foi reconhecer na política de cotas na universidade uma ferramenta quanto ao acesso e, em seguida, refletimos sobre as condições de permanência dessas mães na universidade. Metodologicamente, utilizamos a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico sob o aporte teórico de autores como: Sampaio (2011), Ramanelli (1995) e Coulon (2008) de modo a responder a seguinte inquietação: há condições (e quais são) para a “permanência adequada” de mães estudantes universitárias no contexto de um campus do interior? |
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