Corpos embelezados: Naná e as cortesãs francesas - transgressões na belle époque.
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34188 |
Resumo: | É com intuito de analisar os comportamentos sociais que transcendem as relações tradicionais de gênero da Belle Époque, que se propõe aqui um estudo historiográfico sobre a obra Naná, escrita pelo francês Émile Zola. Considerando esta obra como um instrumento que serve para a visualização dos valores culturais egocêntricos e patriarcais burgueses, em relação às mulheres que “fugiam” aos padrões morais da época, podemos perceber como as cortesãs francesas constituíram um universo de transgressão e práticas subversivas distante das limitações sociais que lhes eram impostas como, por exemplo, a domesticação e o controle sexual associado aos corpos femininos. Não obstante, os olhares sociais se lançaram não só para os desvios morais dessas mulheres, mas, sobretudo, para o glamour com o qual elas se apresentavam socialmente, lhes garantido o título de mulheres virtuosas e elegantes que marcaram toda uma época com seus chames e belezas. Nesse sentido, é a partir do glamour das cortesãs que teremos um novo padrão de beleza feminina na cultura ocidental, que promoverá uma revolução estética não só nas roupas e na moda européia que atingiu todo o mundo, como também, nos comportamentos e práticas de mulheres que se colocaram à frente do seu tempo, subvertendo os padrões disciplinares da época. Por sua vez, fizemos uso da obra “O Livro das Cortesãs” escrito pela estudiosa e feminista Susan Griffin, que mostra as virtudes dessas personas e, assim, procuramos mostrar a possibilidade de se trabalhar conjuntamente com dois discursos: o literário e o histórico. |
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Corpos embelezados: Naná e as cortesãs francesas - transgressões na belle époque.Embellished bodies: Naná and the French courtesans - transgressions in the beautiful era.Comportamentos sociaisRelações de gêneroBelle époque - relações de gêneroNaná - personagem de Émile ZolaCortesãs francesasLiteratura francesaAnálise de personagem - Naná - Émile ZolaValores culturaisPatriarcado - valores culturaisPadrão de beleza feminina - belle époqueSusan Griffin - O livro das cortesãsHistória e literatura francesaLiteratura francesa e HistóriaSocial behaviorsGender relationsBelle époque - gender relationsNaná - character by Émile ZolaFrench courtesansFrench literatureCharacter analysis - Naná - Émile ZolaCultural valuesPatriarchy - cultural valuesFemale beauty standard - belle époqueSusan Griffin - The Book of CourtesansFrench history and literatureFrench Literature and HistoryHistória.Literatura.É com intuito de analisar os comportamentos sociais que transcendem as relações tradicionais de gênero da Belle Époque, que se propõe aqui um estudo historiográfico sobre a obra Naná, escrita pelo francês Émile Zola. Considerando esta obra como um instrumento que serve para a visualização dos valores culturais egocêntricos e patriarcais burgueses, em relação às mulheres que “fugiam” aos padrões morais da época, podemos perceber como as cortesãs francesas constituíram um universo de transgressão e práticas subversivas distante das limitações sociais que lhes eram impostas como, por exemplo, a domesticação e o controle sexual associado aos corpos femininos. Não obstante, os olhares sociais se lançaram não só para os desvios morais dessas mulheres, mas, sobretudo, para o glamour com o qual elas se apresentavam socialmente, lhes garantido o título de mulheres virtuosas e elegantes que marcaram toda uma época com seus chames e belezas. Nesse sentido, é a partir do glamour das cortesãs que teremos um novo padrão de beleza feminina na cultura ocidental, que promoverá uma revolução estética não só nas roupas e na moda européia que atingiu todo o mundo, como também, nos comportamentos e práticas de mulheres que se colocaram à frente do seu tempo, subvertendo os padrões disciplinares da época. Por sua vez, fizemos uso da obra “O Livro das Cortesãs” escrito pela estudiosa e feminista Susan Griffin, que mostra as virtudes dessas personas e, assim, procuramos mostrar a possibilidade de se trabalhar conjuntamente com dois discursos: o literário e o histórico.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-30T19:30:47Z2024-01-302024-01-30T19:30:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34188LEAL, Cibelle Jovem; CRISTOVAM, Francisca Kelly Gomes; SANTOS, Janielly Souza dos. Corpos embelezados: naná e as cortesãs francesas - transgressões na belle époque. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 10: Algumas Questões para o Ensino de História: Gênero e Literatura. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1553-1562. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34188porLEAL, Cibelle Jovem.CRISTOVAM, Francisca Kelly Gomes.SANTOS, Janielly Souza dos.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-30T19:31:54Zoai:localhost:riufcg/34188Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-30T19:31:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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É com intuito de analisar os comportamentos sociais que transcendem as relações tradicionais de gênero da Belle Époque, que se propõe aqui um estudo historiográfico sobre a obra Naná, escrita pelo francês Émile Zola. Considerando esta obra como um instrumento que serve para a visualização dos valores culturais egocêntricos e patriarcais burgueses, em relação às mulheres que “fugiam” aos padrões morais da época, podemos perceber como as cortesãs francesas constituíram um universo de transgressão e práticas subversivas distante das limitações sociais que lhes eram impostas como, por exemplo, a domesticação e o controle sexual associado aos corpos femininos. Não obstante, os olhares sociais se lançaram não só para os desvios morais dessas mulheres, mas, sobretudo, para o glamour com o qual elas se apresentavam socialmente, lhes garantido o título de mulheres virtuosas e elegantes que marcaram toda uma época com seus chames e belezas. Nesse sentido, é a partir do glamour das cortesãs que teremos um novo padrão de beleza feminina na cultura ocidental, que promoverá uma revolução estética não só nas roupas e na moda européia que atingiu todo o mundo, como também, nos comportamentos e práticas de mulheres que se colocaram à frente do seu tempo, subvertendo os padrões disciplinares da época. Por sua vez, fizemos uso da obra “O Livro das Cortesãs” escrito pela estudiosa e feminista Susan Griffin, que mostra as virtudes dessas personas e, assim, procuramos mostrar a possibilidade de se trabalhar conjuntamente com dois discursos: o literário e o histórico. |
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