Corpos embelezados: Naná e as cortesãs francesas - transgressões na belle époque.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEAL, Cibelle Jovem.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: CRISTOVAM, Francisca Kelly Gomes., SANTOS, Janielly Souza dos.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34188
Resumo: É com intuito de analisar os comportamentos sociais que transcendem as relações tradicionais de gênero da Belle Époque, que se propõe aqui um estudo historiográfico sobre a obra Naná, escrita pelo francês Émile Zola. Considerando esta obra como um instrumento que serve para a visualização dos valores culturais egocêntricos e patriarcais burgueses, em relação às mulheres que “fugiam” aos padrões morais da época, podemos perceber como as cortesãs francesas constituíram um universo de transgressão e práticas subversivas distante das limitações sociais que lhes eram impostas como, por exemplo, a domesticação e o controle sexual associado aos corpos femininos. Não obstante, os olhares sociais se lançaram não só para os desvios morais dessas mulheres, mas, sobretudo, para o glamour com o qual elas se apresentavam socialmente, lhes garantido o título de mulheres virtuosas e elegantes que marcaram toda uma época com seus chames e belezas. Nesse sentido, é a partir do glamour das cortesãs que teremos um novo padrão de beleza feminina na cultura ocidental, que promoverá uma revolução estética não só nas roupas e na moda européia que atingiu todo o mundo, como também, nos comportamentos e práticas de mulheres que se colocaram à frente do seu tempo, subvertendo os padrões disciplinares da época. Por sua vez, fizemos uso da obra “O Livro das Cortesãs” escrito pela estudiosa e feminista Susan Griffin, que mostra as virtudes dessas personas e, assim, procuramos mostrar a possibilidade de se trabalhar conjuntamente com dois discursos: o literário e o histórico.
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