Estudo de efeitos de transporte na síntese de éter etil terc-butílico em fase líquida.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8012 |
Resumo: | Éteres terciários podem ser utilizados como aditivo da gasolina comercial para melhorar o desempenho na combustão, em substituição aos compostos de chumbo. O éter Metil Terc-Butilico (MTBE), produzido do isobuteno e metanol, vem sendo amplamente utilizado com esta finalidade. Porem o éter Etil Terc-Butilico (ETBE) tem-se mostrado como um aditivo promissor, possuindo importantes vantagens comparado ao MTBE: menor pressão de vapor e menor toxidez. E ainda o E T B E e produzido a partir do etanol, um álcool renováveis, em processos catalíticos em fase liquida. Este trabalho apresenta resultados de uma avaliação de efeitos de transportes de massa intraparticula. O efeito da concentração de etanol e das taxas de reação foram estudados seguindo um modelo cinético de Langumuir-Hinshelwood-Hougen-Watson. A relação molar etanol/isobuteno foi mantida abaixo de 1, que se aproxima das condições viáveis industrialmente. Os experimentos foram conduzidos em um reator PARR de um (01) litro com agitação, a uma pressão em torno de 25 kgf/cm2 para manter o sistema em fase liquida, operando em regime de batelada e temperatura constante de 60°C. Usou-se etanol absoluto e isobuteno proveniente da corrente C4 de uma unidade industrial contendo outros componentes inertes como butanos e butenos. O catalisador utilizado foi resina sulfônica Amberlyst 15-C da Rohm & Haas, previamente seca a 105°C por 48h. Todos os experimentos foram realizados afastados da condição de equilíbrio, e com agitação suficiente para minimizar a resistência de transporte de massa externa a partícula. Os resultados mostraram que em certas faixa de condições de reação, com a diminuição da concentração de etanol ocorre um aumento da taxa de formação de ETBE. Esta região de concentração de etanol coincide com a formação do produto indesejado e a formação de um núcleo não reativo a reação principal, formação de ETBE. Os efeitos de transportes foram quantificados pelo calculo do fator de efetividade que mostra a relação entre a velocidade efetiva de reação com a velocidade intrinseca isenta de efeitos de transportes. A taxa efetiva foi obtida pela integração de um perfil de velocidade gerado na partícula de catalisador. Estes resultados podem ser usados em modelos de reatores catalíticos existentes para avaliar a viabilidade técnica e econômica da utilização de um reator industrial já existente de síntese de MTBE para realizar a síntese de ETBE. |
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Estudo de efeitos de transporte na síntese de éter etil terc-butílico em fase líquida.Study of transport effects on the synthesis of liquid tert-butyl ethyl ether.Efeitos de TransporteSíntese de Éter Etil Terc-ButílicoFase LíquidaEtanol - Concentração e ReaçãoGasolina Comercial - AditivosReações de Eterificação - CinéticaDifusão MolecularTransport EffectsSynthesis of Tert-Butyl Ethyl EtherNet PhaseEthanol - Concentration and ReactionCommercial Gasoline - AdditivesEtherification Reactions - KineticsMolecular DiffusionEngenharia QuímicaÉteres terciários podem ser utilizados como aditivo da gasolina comercial para melhorar o desempenho na combustão, em substituição aos compostos de chumbo. O éter Metil Terc-Butilico (MTBE), produzido do isobuteno e metanol, vem sendo amplamente utilizado com esta finalidade. Porem o éter Etil Terc-Butilico (ETBE) tem-se mostrado como um aditivo promissor, possuindo importantes vantagens comparado ao MTBE: menor pressão de vapor e menor toxidez. E ainda o E T B E e produzido a partir do etanol, um álcool renováveis, em processos catalíticos em fase liquida. Este trabalho apresenta resultados de uma avaliação de efeitos de transportes de massa intraparticula. O efeito da concentração de etanol e das taxas de reação foram estudados seguindo um modelo cinético de Langumuir-Hinshelwood-Hougen-Watson. A relação molar etanol/isobuteno foi mantida abaixo de 1, que se aproxima das condições viáveis industrialmente. Os experimentos foram conduzidos em um reator PARR de um (01) litro com agitação, a uma pressão em torno de 25 kgf/cm2 para manter o sistema em fase liquida, operando em regime de batelada e temperatura constante de 60°C. Usou-se etanol absoluto e isobuteno proveniente da corrente C4 de uma unidade industrial contendo outros componentes inertes como butanos e butenos. O catalisador utilizado foi resina sulfônica Amberlyst 15-C da Rohm & Haas, previamente seca a 105°C por 48h. Todos os experimentos foram realizados afastados da condição de equilíbrio, e com agitação suficiente para minimizar a resistência de transporte de massa externa a partícula. Os resultados mostraram que em certas faixa de condições de reação, com a diminuição da concentração de etanol ocorre um aumento da taxa de formação de ETBE. Esta região de concentração de etanol coincide com a formação do produto indesejado e a formação de um núcleo não reativo a reação principal, formação de ETBE. Os efeitos de transportes foram quantificados pelo calculo do fator de efetividade que mostra a relação entre a velocidade efetiva de reação com a velocidade intrinseca isenta de efeitos de transportes. A taxa efetiva foi obtida pela integração de um perfil de velocidade gerado na partícula de catalisador. Estes resultados podem ser usados em modelos de reatores catalíticos existentes para avaliar a viabilidade técnica e econômica da utilização de um reator industrial já existente de síntese de MTBE para realizar a síntese de ETBE.Tertiary Ethers may be used as octane booster in gasoline in substitution of lead compounds. Methyl Tertiary Butyl Ether (MTBE), produced from isobutene and methanol has been used as octane booster for years in some countries. But the Ethyl Tertiary Butyl Ether (ETBE) has been considered a promising additive for gasoline due to important characteristics in comparison to MTBE: lower vapor pressure and toxicity. In addition, E T B E is produced from ethanol, a renewable raw material, in a liquid phase heterogeneous catalytic process. In this work an evaluation of mass transfer in the particle of the catalyst used was carried out. The effects of ethanol concentration on the reaction rate were studied using a Langmuir-Hinshelwood-Hougen-Watson kinetic model. The ethanol/isobutene molar ratio was kept below the unity to reproduce industrial operation conditions. Experiments were carried in a batch stirred PARR reactor of one liter, designed for MTBE synthesis. To maintain the system in liquid phase, temperature was kept at 60 °C and pressure at 25 kgf/cm2. A C4 industrial stream containing isobutene and other inert compounds like butanes and butenes, was used with pure ethanol to produce ETBE. Catalyst used was the sulphonic resin Amberlyst 15-C from Rohm & Haas. All the experiments were conducted far from equilibrium and sufficiently agitated to avoid mass film transport effects around catalyst particles. Results showed that the reduction of ethanol concentration leads to an increase of the initial reaction rate of E T B E production. This behavior coincide with the formation of undesired diisobutene and a non reactive nucleus to the production of ETBE. Intraparticle mass transport was quantified using theoretical calculation of the effectiveness factor. This was done using the ratio between the effective rate and the intrinsic rate without transport effects. The effective rate was obtained from the integration of the rate of reaction profile in the particle of catalyst.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia - CCTPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICAUFCGALSINA, Odelsia Leonor Sanchez de.ALSINA, O. L. S.http://lattes.cnpq.br/6929602880393685PACHECO FILHO, José Geraldo de Andrade.ARAÚJO, Antônio Souza de.CARVALHO, Maria Wilma Nunes Cordeiro.NÓBREGA, Elcimar da Silva.1998-03-272019-10-11T12:18:56Z2019-10-112019-10-11T12:18:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8012NÓBREGA, Elcimar da Silva. Estudo de efeitos de transporte na síntese de éter etil terc-butílico em fase líquida. 1998. 90f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Química), Curso de Mestrado em Engenharia Química, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba - Campus II Campina Grande - Brasil, 1998. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8012porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-12-06T18:55:11Zoai:localhost:riufcg/8012Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-12-06T18:55:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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Éteres terciários podem ser utilizados como aditivo da gasolina comercial para melhorar o desempenho na combustão, em substituição aos compostos de chumbo. O éter Metil Terc-Butilico (MTBE), produzido do isobuteno e metanol, vem sendo amplamente utilizado com esta finalidade. Porem o éter Etil Terc-Butilico (ETBE) tem-se mostrado como um aditivo promissor, possuindo importantes vantagens comparado ao MTBE: menor pressão de vapor e menor toxidez. E ainda o E T B E e produzido a partir do etanol, um álcool renováveis, em processos catalíticos em fase liquida. Este trabalho apresenta resultados de uma avaliação de efeitos de transportes de massa intraparticula. O efeito da concentração de etanol e das taxas de reação foram estudados seguindo um modelo cinético de Langumuir-Hinshelwood-Hougen-Watson. A relação molar etanol/isobuteno foi mantida abaixo de 1, que se aproxima das condições viáveis industrialmente. Os experimentos foram conduzidos em um reator PARR de um (01) litro com agitação, a uma pressão em torno de 25 kgf/cm2 para manter o sistema em fase liquida, operando em regime de batelada e temperatura constante de 60°C. Usou-se etanol absoluto e isobuteno proveniente da corrente C4 de uma unidade industrial contendo outros componentes inertes como butanos e butenos. O catalisador utilizado foi resina sulfônica Amberlyst 15-C da Rohm & Haas, previamente seca a 105°C por 48h. Todos os experimentos foram realizados afastados da condição de equilíbrio, e com agitação suficiente para minimizar a resistência de transporte de massa externa a partícula. Os resultados mostraram que em certas faixa de condições de reação, com a diminuição da concentração de etanol ocorre um aumento da taxa de formação de ETBE. Esta região de concentração de etanol coincide com a formação do produto indesejado e a formação de um núcleo não reativo a reação principal, formação de ETBE. Os efeitos de transportes foram quantificados pelo calculo do fator de efetividade que mostra a relação entre a velocidade efetiva de reação com a velocidade intrinseca isenta de efeitos de transportes. A taxa efetiva foi obtida pela integração de um perfil de velocidade gerado na partícula de catalisador. Estes resultados podem ser usados em modelos de reatores catalíticos existentes para avaliar a viabilidade técnica e econômica da utilização de um reator industrial já existente de síntese de MTBE para realizar a síntese de ETBE. |
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