Formação em foco: vivências sobre a trajetória da formação docente.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28868 |
Resumo: | O presente trabalho é fruto da reflexão de experiências que se desenvolveram durante todo o curso da graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande. Trata-se de uma descrição e análise geral dos componentes curriculares do núcleo de estudos básicos, bem como do núcleo de aprofundamento e diversificação dos estudos. Este estudo está organizado na forma de memorial acadêmico, que se constitui como uma forma autobiográfica de pensar a formação docente para além da racionalização científica dos trabalhos de conclusão de curso em forma da tão disseminada monografia. Segundo Passegi (2006), etimologicamente falando, enquanto palavra com origem latina o nome memorial remete a algo que faz lembrar. A autora vai além e define dois tipos: o memorial descritivo e o memorial de formação. Em ambos o narrador vai analisar seu caminho acadêmico pontuando aspectos significativos na sua formação e traçando seu projeto de vida. No primeiro, há uma reflexão individual realizada seguindo parâmetros publicados em editais como concursos, já o segundo é produzido para trabalhos de conclusão de curso com o objetivo de obtenção de título acadêmico. Seguindo esta lógica, objetiva-se reunir aqui, informações que visam informar ao leitor, desde a trajetória escolar que implicou na escolha do curso de Pedagogia, até o próprio percurso desenvolvido na graduação, dando ênfase aos componentes curriculares obrigatórios de estágio supervisionado. Portanto, este memorial de formação é dividido em algumas partes, a iniciar sobre a trajetória escolar antes do ingresso na Universidade, em busca de se conhecer se a aproximação com a docência tem alguma influência com minha história de vida anterior. Na sequência, abordo como se deu a trajetória da formação durante a graduação em Pedagogia, fazendo um recorte nas aprendizagens no âmbito dos componentes curriculares do núcleo de estudos básicos.Nesse âmbito, relato e apresento as experiências vivenciadas durante os estágios supervisionados, iniciando pelo estágio em gestão, estágio na educação infantil e o estágio nos anos iniciais do ensino fundamental. Finalizando esta parte, apresento relatos e análises acerca das aprendizagens no âmbito dos componentes curriculares do núcleo de aprofundamento e diversificação dos estudos. Após, apresento as considerações finais. |
id |
UFCG_0e43ef494cfa792a35d1c79d2315067c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/28868 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Formação em foco: vivências sobre a trajetória da formação docente.Training in focus: experiences on the trajectory of teacher training.Formação docente - memorialMemorial de formaçãoMemória - formação docenteFormação Pedagógica - memorialTeacher training - memorialTraining memorialMemory - teacher trainingPedagogical Training - memorialPedagogiaO presente trabalho é fruto da reflexão de experiências que se desenvolveram durante todo o curso da graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande. Trata-se de uma descrição e análise geral dos componentes curriculares do núcleo de estudos básicos, bem como do núcleo de aprofundamento e diversificação dos estudos. Este estudo está organizado na forma de memorial acadêmico, que se constitui como uma forma autobiográfica de pensar a formação docente para além da racionalização científica dos trabalhos de conclusão de curso em forma da tão disseminada monografia. Segundo Passegi (2006), etimologicamente falando, enquanto palavra com origem latina o nome memorial remete a algo que faz lembrar. A autora vai além e define dois tipos: o memorial descritivo e o memorial de formação. Em ambos o narrador vai analisar seu caminho acadêmico pontuando aspectos significativos na sua formação e traçando seu projeto de vida. No primeiro, há uma reflexão individual realizada seguindo parâmetros publicados em editais como concursos, já o segundo é produzido para trabalhos de conclusão de curso com o objetivo de obtenção de título acadêmico. Seguindo esta lógica, objetiva-se reunir aqui, informações que visam informar ao leitor, desde a trajetória escolar que implicou na escolha do curso de Pedagogia, até o próprio percurso desenvolvido na graduação, dando ênfase aos componentes curriculares obrigatórios de estágio supervisionado. Portanto, este memorial de formação é dividido em algumas partes, a iniciar sobre a trajetória escolar antes do ingresso na Universidade, em busca de se conhecer se a aproximação com a docência tem alguma influência com minha história de vida anterior. Na sequência, abordo como se deu a trajetória da formação durante a graduação em Pedagogia, fazendo um recorte nas aprendizagens no âmbito dos componentes curriculares do núcleo de estudos básicos.Nesse âmbito, relato e apresento as experiências vivenciadas durante os estágios supervisionados, iniciando pelo estágio em gestão, estágio na educação infantil e o estágio nos anos iniciais do ensino fundamental. Finalizando esta parte, apresento relatos e análises acerca das aprendizagens no âmbito dos componentes curriculares do núcleo de aprofundamento e diversificação dos estudos. Após, apresento as considerações finais.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGABREU, Ireneide Gomes de.ABREU, I. G.RODRIGUES, Edileuza Custódio.RODRIGUES, E. C.SILVA, Jéssica Barbosa.2014-092023-02-16T11:28:44Z2023-02-162023-02-16T11:28:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28868SILVA, Jéssica Barbosa da. Formação em foco: vivências sobre a trajetória da formação docente. 2014. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Memorial), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28868porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-02-16T11:29:16Zoai:localhost:riufcg/28868Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-02-16T11:29:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação em foco: vivências sobre a trajetória da formação docente. Training in focus: experiences on the trajectory of teacher training. |
title |
Formação em foco: vivências sobre a trajetória da formação docente. |
spellingShingle |
Formação em foco: vivências sobre a trajetória da formação docente. SILVA, Jéssica Barbosa. Formação docente - memorial Memorial de formação Memória - formação docente Formação Pedagógica - memorial Teacher training - memorial Training memorial Memory - teacher training Pedagogical Training - memorial Pedagogia |
title_short |
Formação em foco: vivências sobre a trajetória da formação docente. |
title_full |
Formação em foco: vivências sobre a trajetória da formação docente. |
title_fullStr |
Formação em foco: vivências sobre a trajetória da formação docente. |
title_full_unstemmed |
Formação em foco: vivências sobre a trajetória da formação docente. |
title_sort |
Formação em foco: vivências sobre a trajetória da formação docente. |
author |
SILVA, Jéssica Barbosa. |
author_facet |
SILVA, Jéssica Barbosa. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ABREU, Ireneide Gomes de. ABREU, I. G. RODRIGUES, Edileuza Custódio. RODRIGUES, E. C. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Jéssica Barbosa. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente - memorial Memorial de formação Memória - formação docente Formação Pedagógica - memorial Teacher training - memorial Training memorial Memory - teacher training Pedagogical Training - memorial Pedagogia |
topic |
Formação docente - memorial Memorial de formação Memória - formação docente Formação Pedagógica - memorial Teacher training - memorial Training memorial Memory - teacher training Pedagogical Training - memorial Pedagogia |
description |
O presente trabalho é fruto da reflexão de experiências que se desenvolveram durante todo o curso da graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande. Trata-se de uma descrição e análise geral dos componentes curriculares do núcleo de estudos básicos, bem como do núcleo de aprofundamento e diversificação dos estudos. Este estudo está organizado na forma de memorial acadêmico, que se constitui como uma forma autobiográfica de pensar a formação docente para além da racionalização científica dos trabalhos de conclusão de curso em forma da tão disseminada monografia. Segundo Passegi (2006), etimologicamente falando, enquanto palavra com origem latina o nome memorial remete a algo que faz lembrar. A autora vai além e define dois tipos: o memorial descritivo e o memorial de formação. Em ambos o narrador vai analisar seu caminho acadêmico pontuando aspectos significativos na sua formação e traçando seu projeto de vida. No primeiro, há uma reflexão individual realizada seguindo parâmetros publicados em editais como concursos, já o segundo é produzido para trabalhos de conclusão de curso com o objetivo de obtenção de título acadêmico. Seguindo esta lógica, objetiva-se reunir aqui, informações que visam informar ao leitor, desde a trajetória escolar que implicou na escolha do curso de Pedagogia, até o próprio percurso desenvolvido na graduação, dando ênfase aos componentes curriculares obrigatórios de estágio supervisionado. Portanto, este memorial de formação é dividido em algumas partes, a iniciar sobre a trajetória escolar antes do ingresso na Universidade, em busca de se conhecer se a aproximação com a docência tem alguma influência com minha história de vida anterior. Na sequência, abordo como se deu a trajetória da formação durante a graduação em Pedagogia, fazendo um recorte nas aprendizagens no âmbito dos componentes curriculares do núcleo de estudos básicos.Nesse âmbito, relato e apresento as experiências vivenciadas durante os estágios supervisionados, iniciando pelo estágio em gestão, estágio na educação infantil e o estágio nos anos iniciais do ensino fundamental. Finalizando esta parte, apresento relatos e análises acerca das aprendizagens no âmbito dos componentes curriculares do núcleo de aprofundamento e diversificação dos estudos. Após, apresento as considerações finais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09 2023-02-16T11:28:44Z 2023-02-16 2023-02-16T11:28:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28868 SILVA, Jéssica Barbosa da. Formação em foco: vivências sobre a trajetória da formação docente. 2014. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Memorial), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28868 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28868 |
identifier_str_mv |
SILVA, Jéssica Barbosa da. Formação em foco: vivências sobre a trajetória da formação docente. 2014. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Memorial), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28868 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744569098567680 |