A geotinta no contexto da arte e da agroecologia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Alexandre Limeira da.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2016.tccmon.silva
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5122
Resumo: Reconhecer no solo importante aplicabilidade para trabalhar o aprendizado em sala de aula e nos diversos segmentos da sociedade, discutindo questões sobre meio ambiente, degradação, conservação, trabalho e cidadania, com possibilidade de gerar renda é uma das propostas da pintura com tinta de terra – geotinta. Esta pesquisa objetivou apresentar e verificar a qualidade final de peças de madeira e barro pintados com tinta de terra, possibilitando o diálogo para a inserção desta atividade na prática educativa, nas ações da Agroecologia, na inclusão social, na formação da cidadania ativa e na geração de trabalho e renda. O trabalho desenvolveu-se nas instalações do CDSA/UFCG, em Sumé, município do Cariri paraibano. Os solos utilizados para a confecção da tinta foram provenientes de áreas de Caatinga e do litoral do Estado. Foram pintadas peças de madeira inerte e de barro e avaliadas possíveis formações de manchas, bolhas, descascamento e fissuras nas peças. Os resultados indicaram que a tinta de terra tem excelente potencial para a atividade artísticas e artesanal, pois seu uso nas peças trabalhadas prestou-se adequadamente a atividade de pintura, não tendo sido observadas nenhuma alteração que comprometesse a qualidade das peças. Conclui-se que a tinta de terra, além de ser uma alternativa para a atividade artesanal, é uma ferramenta de Educação em Solos, com possibilidade de valorização e conservação dos recursos edáfico e como oportunidade de cidadania e renda.
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Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5122Reconhecer no solo importante aplicabilidade para trabalhar o aprendizado em sala de aula e nos diversos segmentos da sociedade, discutindo questões sobre meio ambiente, degradação, conservação, trabalho e cidadania, com possibilidade de gerar renda é uma das propostas da pintura com tinta de terra – geotinta. Esta pesquisa objetivou apresentar e verificar a qualidade final de peças de madeira e barro pintados com tinta de terra, possibilitando o diálogo para a inserção desta atividade na prática educativa, nas ações da Agroecologia, na inclusão social, na formação da cidadania ativa e na geração de trabalho e renda. O trabalho desenvolveu-se nas instalações do CDSA/UFCG, em Sumé, município do Cariri paraibano. Os solos utilizados para a confecção da tinta foram provenientes de áreas de Caatinga e do litoral do Estado. Foram pintadas peças de madeira inerte e de barro e avaliadas possíveis formações de manchas, bolhas, descascamento e fissuras nas peças. Os resultados indicaram que a tinta de terra tem excelente potencial para a atividade artísticas e artesanal, pois seu uso nas peças trabalhadas prestou-se adequadamente a atividade de pintura, não tendo sido observadas nenhuma alteração que comprometesse a qualidade das peças. Conclui-se que a tinta de terra, além de ser uma alternativa para a atividade artesanal, é uma ferramenta de Educação em Solos, com possibilidade de valorização e conservação dos recursos edáfico e como oportunidade de cidadania e renda.Recognize the important soil applicability to work learning in the classroom and in the various segments of society, discussing environmental issues, degradation, conservation, work and citizenship, with the possibility to generate income is one of the paint proposals with ground paint - geotinta. This research aimed to present and check the final quality pieces of wood and clay painted with ink land, allowing the dialogue to the inclusion of this activity in educational practice, the actions of Agroecology, social inclusion, training of active citizenship and generation employment and income. The work was developed on the premises of CDSA / UFCG in Sumé, county Cariri. The soils used for making ink were from areas of Caatinga and state coast. Inert wooden parts were painted and clay, and evaluated possible formation of spots, blisters, peeling and cracks on parts. The results indicated that the ink of land has great potential for artistic and craft activity, for use in the workpieces was provided adequately the activity of painting, has not been observed any changes that could compromise the quality of parts. We conclude that the ink of land as well as being an alternative to artisanal activity, is an education tool in soils, with the possibility of development and preservation of resources and edáfico as citizenship and income opportunity.Submitted by Deyse Queiroz (deysequeirozz@hotmail.com) on 2019-07-29T12:36:56Z No. of bitstreams: 1 ALEXANDRE LIMEIRA DA SILVA - TCC AGROECOLOGIA 2016..pdf: 1788696 bytes, checksum: 08d5c5027ca4ea94d71c25b5f8b2f539 (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-29T12:36:56Z (GMT). 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