Atitudes do consumidor para com alimentos saudáveis semiprontos e congelados.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12694 |
Resumo: | Este artigo analisa as atitudes dos consumidores sobre alimentos saudáveis semiprontos e congelados. Baseado na literatura sobre o comportamento do consumidor de alimentos, em especial a alimentos naturais e orgânicos, foi realizado uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo. Aplicou-se como metodologia de pesquisa o método survey. A partir de uma amostra composta por 200 respondentes. Os dados foram analisados a partir de técnicas estatísticas descritivas e inferencial. Os resultados evidenciam a existência de dois grupos de consumidores. Deste modo, observaram-se através dos grupos fatores importantes que influenciam no comportamento do consumidor na pretensão e disposição de compra de alimentos saudáveis. O estudo carrega contribuição para organizações e acadêmicos ao comprovar a importância de analisar as atitudes e seus determinantes de consumo. Por fim, os resultados demonstraram uma inclinação favorável dos consumidores para a intenção de compra dos alimentos saudáveis semiprontos e congelados, evidenciando sua preocupação com a qualidade de vida. |
id |
UFCG_0e5cb2edf1eff5acd42939b62bbd1e4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/12694 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Atitudes do consumidor para com alimentos saudáveis semiprontos e congelados.Consumer attitudes towards healthy semi-ready and frozen foods.Comportamento do consumidorConsumo de alimentosAlimentos saudáveisDeterminantes do consumoConsumer behaviorFood consumptionHealthy foodDeterminants of consumptionAdministraçãoEste artigo analisa as atitudes dos consumidores sobre alimentos saudáveis semiprontos e congelados. Baseado na literatura sobre o comportamento do consumidor de alimentos, em especial a alimentos naturais e orgânicos, foi realizado uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo. Aplicou-se como metodologia de pesquisa o método survey. A partir de uma amostra composta por 200 respondentes. Os dados foram analisados a partir de técnicas estatísticas descritivas e inferencial. Os resultados evidenciam a existência de dois grupos de consumidores. Deste modo, observaram-se através dos grupos fatores importantes que influenciam no comportamento do consumidor na pretensão e disposição de compra de alimentos saudáveis. O estudo carrega contribuição para organizações e acadêmicos ao comprovar a importância de analisar as atitudes e seus determinantes de consumo. Por fim, os resultados demonstraram uma inclinação favorável dos consumidores para a intenção de compra dos alimentos saudáveis semiprontos e congelados, evidenciando sua preocupação com a qualidade de vida.This paper analyzes consumers' attitudes about semi-prepackaged and frozen healthy foods. Based on the literature of the behavior of the consumer of foods, especially natural and organic foods, a quantitative research of descriptive character was descripted. The survey method was applied as research methodology. From a sample of 200 respondents. Data were analyzed by descriptive and inferential statistical techniques. The results show the existence of two groups of consumers. Thus, important factors influencing consumer behavior in the pretension and willingness to purchase healthy foods were observed through the groups. The study carries a contribution to organizations and academics in proving the importance of analyzing attitudes and their determinants of consumption. Finally, the results showed a favorable inclination of the consumers for the intention to purchase the semi-frozen and frozen healthy foods, evidencing their concern with the quality of life.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGAGUIAR, Edvan Cruz.AGUIAR, E.C.http://lattes.cnpq.br/1131661295484485RIBEIRO, Camila Maciel.20192020-04-06T21:15:54Z2020-04-062020-04-06T21:15:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12694RIBEIRO, Camila Maciel. Atitudes do consumidor para com alimentos saudáveis semiprontos e congelados. 2019. 25 f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12694porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-26T12:32:29Zoai:localhost:riufcg/12694Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-26T12:32:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atitudes do consumidor para com alimentos saudáveis semiprontos e congelados. Consumer attitudes towards healthy semi-ready and frozen foods. |
title |
Atitudes do consumidor para com alimentos saudáveis semiprontos e congelados. |
spellingShingle |
Atitudes do consumidor para com alimentos saudáveis semiprontos e congelados. RIBEIRO, Camila Maciel. Comportamento do consumidor Consumo de alimentos Alimentos saudáveis Determinantes do consumo Consumer behavior Food consumption Healthy food Determinants of consumption Administração |
title_short |
Atitudes do consumidor para com alimentos saudáveis semiprontos e congelados. |
title_full |
Atitudes do consumidor para com alimentos saudáveis semiprontos e congelados. |
title_fullStr |
Atitudes do consumidor para com alimentos saudáveis semiprontos e congelados. |
title_full_unstemmed |
Atitudes do consumidor para com alimentos saudáveis semiprontos e congelados. |
title_sort |
Atitudes do consumidor para com alimentos saudáveis semiprontos e congelados. |
author |
RIBEIRO, Camila Maciel. |
author_facet |
RIBEIRO, Camila Maciel. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
AGUIAR, Edvan Cruz. AGUIAR, E.C. http://lattes.cnpq.br/1131661295484485 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RIBEIRO, Camila Maciel. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Consumo de alimentos Alimentos saudáveis Determinantes do consumo Consumer behavior Food consumption Healthy food Determinants of consumption Administração |
topic |
Comportamento do consumidor Consumo de alimentos Alimentos saudáveis Determinantes do consumo Consumer behavior Food consumption Healthy food Determinants of consumption Administração |
description |
Este artigo analisa as atitudes dos consumidores sobre alimentos saudáveis semiprontos e congelados. Baseado na literatura sobre o comportamento do consumidor de alimentos, em especial a alimentos naturais e orgânicos, foi realizado uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo. Aplicou-se como metodologia de pesquisa o método survey. A partir de uma amostra composta por 200 respondentes. Os dados foram analisados a partir de técnicas estatísticas descritivas e inferencial. Os resultados evidenciam a existência de dois grupos de consumidores. Deste modo, observaram-se através dos grupos fatores importantes que influenciam no comportamento do consumidor na pretensão e disposição de compra de alimentos saudáveis. O estudo carrega contribuição para organizações e acadêmicos ao comprovar a importância de analisar as atitudes e seus determinantes de consumo. Por fim, os resultados demonstraram uma inclinação favorável dos consumidores para a intenção de compra dos alimentos saudáveis semiprontos e congelados, evidenciando sua preocupação com a qualidade de vida. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-04-06T21:15:54Z 2020-04-06 2020-04-06T21:15:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12694 RIBEIRO, Camila Maciel. Atitudes do consumidor para com alimentos saudáveis semiprontos e congelados. 2019. 25 f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12694 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12694 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Camila Maciel. Atitudes do consumidor para com alimentos saudáveis semiprontos e congelados. 2019. 25 f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12694 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744442791297024 |