Literatura, Cultura popular e formação de professores leitores para as escolas do campo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37327 |
Resumo: | Este artigo tem a finalidade de relatar a experiência do Estágio Docência I, realizado no âmbito do Doutorado em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), durante o semestre 2020.2e. O estágio se deu na disciplina de Literatura e Cultura Popular da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo – Linguagens e Códigos (LECAMPO), do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Tomando como base as ideias das autoras Lúcio (2005), Ayala (2006) e Andrade (2008), este trabalho apresenta uma discussão sobre as implicações da leitura de obras literárias que dialogam com a cultura popular nordestina, com especial destaque para as peças da dramaturga paraibana Lourdes Ramalho (2008), além de questões sobre formação de professores leitores para a atuação em escolas do campo. Esta experiência de estágio resultou na sistematização de propostas metodológicas para a realização de práticas de leitura literária relacionadas a esta temática nas salas de aula física e virtual de língua portuguesa e literatura de escolas do campo. |
id |
UFCG_10297c7d2ca77dbb3cbed8580496760b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/37327 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Literatura, Cultura popular e formação de professores leitores para as escolas do campo.Literature, popular culture and training of reading teachers for rural schools.Escolas do campoCultura popularLiteraturaPráticas de leituraEducação do CampoProfessores leiautoresLeiautoresLourdes Ramalho - dramaturgaDramaturgiaCountry schoolsPopular cultureLiteratureReading practicesCountryside educationReading teachersReading authorsLourdes Ramalho - playwrightDramaturgyEducação.Literatura.Este artigo tem a finalidade de relatar a experiência do Estágio Docência I, realizado no âmbito do Doutorado em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), durante o semestre 2020.2e. O estágio se deu na disciplina de Literatura e Cultura Popular da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo – Linguagens e Códigos (LECAMPO), do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Tomando como base as ideias das autoras Lúcio (2005), Ayala (2006) e Andrade (2008), este trabalho apresenta uma discussão sobre as implicações da leitura de obras literárias que dialogam com a cultura popular nordestina, com especial destaque para as peças da dramaturga paraibana Lourdes Ramalho (2008), além de questões sobre formação de professores leitores para a atuação em escolas do campo. Esta experiência de estágio resultou na sistematização de propostas metodológicas para a realização de práticas de leitura literária relacionadas a esta temática nas salas de aula física e virtual de língua portuguesa e literatura de escolas do campo.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20222024-08-14T22:11:21Z2024-08-142024-08-14T22:11:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37327ALMEIDA, Leandro de Sousa; ANDRADE, Valéria. Literatura, Cultura popular e formação de professores leitores para as escolas do campo. In: CASTRO, Paula Almeida de Castro; SILVEIRA, Karyne Soares Duarte. Formação de Professores. Campina Grande: Realize editora, 2022, p. 1407-1433. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37327porALMEIDA, Leandro de Sousa.ANDRADE, Valéria.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-08-14T22:12:19Zoai:localhost:riufcg/37327Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-08-14T22:12:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literatura, Cultura popular e formação de professores leitores para as escolas do campo. Literature, popular culture and training of reading teachers for rural schools. |
title |
Literatura, Cultura popular e formação de professores leitores para as escolas do campo. |
spellingShingle |
Literatura, Cultura popular e formação de professores leitores para as escolas do campo. ALMEIDA, Leandro de Sousa. Escolas do campo Cultura popular Literatura Práticas de leitura Educação do Campo Professores leiautores Leiautores Lourdes Ramalho - dramaturga Dramaturgia Country schools Popular culture Literature Reading practices Countryside education Reading teachers Reading authors Lourdes Ramalho - playwright Dramaturgy Educação. Literatura. |
title_short |
Literatura, Cultura popular e formação de professores leitores para as escolas do campo. |
title_full |
Literatura, Cultura popular e formação de professores leitores para as escolas do campo. |
title_fullStr |
Literatura, Cultura popular e formação de professores leitores para as escolas do campo. |
title_full_unstemmed |
Literatura, Cultura popular e formação de professores leitores para as escolas do campo. |
title_sort |
Literatura, Cultura popular e formação de professores leitores para as escolas do campo. |
author |
ALMEIDA, Leandro de Sousa. |
author_facet |
ALMEIDA, Leandro de Sousa. ANDRADE, Valéria. |
author_role |
author |
author2 |
ANDRADE, Valéria. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALMEIDA, Leandro de Sousa. ANDRADE, Valéria. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolas do campo Cultura popular Literatura Práticas de leitura Educação do Campo Professores leiautores Leiautores Lourdes Ramalho - dramaturga Dramaturgia Country schools Popular culture Literature Reading practices Countryside education Reading teachers Reading authors Lourdes Ramalho - playwright Dramaturgy Educação. Literatura. |
topic |
Escolas do campo Cultura popular Literatura Práticas de leitura Educação do Campo Professores leiautores Leiautores Lourdes Ramalho - dramaturga Dramaturgia Country schools Popular culture Literature Reading practices Countryside education Reading teachers Reading authors Lourdes Ramalho - playwright Dramaturgy Educação. Literatura. |
description |
Este artigo tem a finalidade de relatar a experiência do Estágio Docência I, realizado no âmbito do Doutorado em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), durante o semestre 2020.2e. O estágio se deu na disciplina de Literatura e Cultura Popular da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo – Linguagens e Códigos (LECAMPO), do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Tomando como base as ideias das autoras Lúcio (2005), Ayala (2006) e Andrade (2008), este trabalho apresenta uma discussão sobre as implicações da leitura de obras literárias que dialogam com a cultura popular nordestina, com especial destaque para as peças da dramaturga paraibana Lourdes Ramalho (2008), além de questões sobre formação de professores leitores para a atuação em escolas do campo. Esta experiência de estágio resultou na sistematização de propostas metodológicas para a realização de práticas de leitura literária relacionadas a esta temática nas salas de aula física e virtual de língua portuguesa e literatura de escolas do campo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2024-08-14T22:11:21Z 2024-08-14 2024-08-14T22:11:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37327 ALMEIDA, Leandro de Sousa; ANDRADE, Valéria. Literatura, Cultura popular e formação de professores leitores para as escolas do campo. In: CASTRO, Paula Almeida de Castro; SILVEIRA, Karyne Soares Duarte. Formação de Professores. Campina Grande: Realize editora, 2022, p. 1407-1433. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37327 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37327 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Leandro de Sousa; ANDRADE, Valéria. Literatura, Cultura popular e formação de professores leitores para as escolas do campo. In: CASTRO, Paula Almeida de Castro; SILVEIRA, Karyne Soares Duarte. Formação de Professores. Campina Grande: Realize editora, 2022, p. 1407-1433. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37327 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744633538805760 |