Literatura, Cultura popular e formação de professores leitores para as escolas do campo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA, Leandro de Sousa.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: ANDRADE, Valéria.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37327
Resumo: Este artigo tem a finalidade de relatar a experiência do Estágio Docência I, realizado no âmbito do Doutorado em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), durante o semestre 2020.2e. O estágio se deu na disciplina de Literatura e Cultura Popular da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo – Linguagens e Códigos (LECAMPO), do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Tomando como base as ideias das autoras Lúcio (2005), Ayala (2006) e Andrade (2008), este trabalho apresenta uma discussão sobre as implicações da leitura de obras literárias que dialogam com a cultura popular nordestina, com especial destaque para as peças da dramaturga paraibana Lourdes Ramalho (2008), além de questões sobre formação de professores leitores para a atuação em escolas do campo. Esta experiência de estágio resultou na sistematização de propostas metodológicas para a realização de práticas de leitura literária relacionadas a esta temática nas salas de aula física e virtual de língua portuguesa e literatura de escolas do campo.
id UFCG_10297c7d2ca77dbb3cbed8580496760b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/37327
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Literatura, Cultura popular e formação de professores leitores para as escolas do campo.Literature, popular culture and training of reading teachers for rural schools.Escolas do campoCultura popularLiteraturaPráticas de leituraEducação do CampoProfessores leiautoresLeiautoresLourdes Ramalho - dramaturgaDramaturgiaCountry schoolsPopular cultureLiteratureReading practicesCountryside educationReading teachersReading authorsLourdes Ramalho - playwrightDramaturgyEducação.Literatura.Este artigo tem a finalidade de relatar a experiência do Estágio Docência I, realizado no âmbito do Doutorado em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), durante o semestre 2020.2e. O estágio se deu na disciplina de Literatura e Cultura Popular da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo – Linguagens e Códigos (LECAMPO), do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Tomando como base as ideias das autoras Lúcio (2005), Ayala (2006) e Andrade (2008), este trabalho apresenta uma discussão sobre as implicações da leitura de obras literárias que dialogam com a cultura popular nordestina, com especial destaque para as peças da dramaturga paraibana Lourdes Ramalho (2008), além de questões sobre formação de professores leitores para a atuação em escolas do campo. Esta experiência de estágio resultou na sistematização de propostas metodológicas para a realização de práticas de leitura literária relacionadas a esta temática nas salas de aula física e virtual de língua portuguesa e literatura de escolas do campo.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20222024-08-14T22:11:21Z2024-08-142024-08-14T22:11:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37327ALMEIDA, Leandro de Sousa; ANDRADE, Valéria. Literatura, Cultura popular e formação de professores leitores para as escolas do campo. In: CASTRO, Paula Almeida de Castro; SILVEIRA, Karyne Soares Duarte. Formação de Professores. Campina Grande: Realize editora, 2022, p. 1407-1433. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37327porALMEIDA, Leandro de Sousa.ANDRADE, Valéria.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-08-14T22:12:19Zoai:localhost:riufcg/37327Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-08-14T22:12:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura, Cultura popular e formação de professores leitores para as escolas do campo.
Literature, popular culture and training of reading teachers for rural schools.
title Literatura, Cultura popular e formação de professores leitores para as escolas do campo.
spellingShingle Literatura, Cultura popular e formação de professores leitores para as escolas do campo.
ALMEIDA, Leandro de Sousa.
Escolas do campo
Cultura popular
Literatura
Práticas de leitura
Educação do Campo
Professores leiautores
Leiautores
Lourdes Ramalho - dramaturga
Dramaturgia
Country schools
Popular culture
Literature
Reading practices
Countryside education
Reading teachers
Reading authors
Lourdes Ramalho - playwright
Dramaturgy
Educação.
Literatura.
title_short Literatura, Cultura popular e formação de professores leitores para as escolas do campo.
title_full Literatura, Cultura popular e formação de professores leitores para as escolas do campo.
title_fullStr Literatura, Cultura popular e formação de professores leitores para as escolas do campo.
title_full_unstemmed Literatura, Cultura popular e formação de professores leitores para as escolas do campo.
title_sort Literatura, Cultura popular e formação de professores leitores para as escolas do campo.
author ALMEIDA, Leandro de Sousa.
author_facet ALMEIDA, Leandro de Sousa.
ANDRADE, Valéria.
author_role author
author2 ANDRADE, Valéria.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALMEIDA, Leandro de Sousa.
ANDRADE, Valéria.
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas do campo
Cultura popular
Literatura
Práticas de leitura
Educação do Campo
Professores leiautores
Leiautores
Lourdes Ramalho - dramaturga
Dramaturgia
Country schools
Popular culture
Literature
Reading practices
Countryside education
Reading teachers
Reading authors
Lourdes Ramalho - playwright
Dramaturgy
Educação.
Literatura.
topic Escolas do campo
Cultura popular
Literatura
Práticas de leitura
Educação do Campo
Professores leiautores
Leiautores
Lourdes Ramalho - dramaturga
Dramaturgia
Country schools
Popular culture
Literature
Reading practices
Countryside education
Reading teachers
Reading authors
Lourdes Ramalho - playwright
Dramaturgy
Educação.
Literatura.
description Este artigo tem a finalidade de relatar a experiência do Estágio Docência I, realizado no âmbito do Doutorado em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), durante o semestre 2020.2e. O estágio se deu na disciplina de Literatura e Cultura Popular da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo – Linguagens e Códigos (LECAMPO), do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Tomando como base as ideias das autoras Lúcio (2005), Ayala (2006) e Andrade (2008), este trabalho apresenta uma discussão sobre as implicações da leitura de obras literárias que dialogam com a cultura popular nordestina, com especial destaque para as peças da dramaturga paraibana Lourdes Ramalho (2008), além de questões sobre formação de professores leitores para a atuação em escolas do campo. Esta experiência de estágio resultou na sistematização de propostas metodológicas para a realização de práticas de leitura literária relacionadas a esta temática nas salas de aula física e virtual de língua portuguesa e literatura de escolas do campo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2024-08-14T22:11:21Z
2024-08-14
2024-08-14T22:11:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37327
ALMEIDA, Leandro de Sousa; ANDRADE, Valéria. Literatura, Cultura popular e formação de professores leitores para as escolas do campo. In: CASTRO, Paula Almeida de Castro; SILVEIRA, Karyne Soares Duarte. Formação de Professores. Campina Grande: Realize editora, 2022, p. 1407-1433. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37327
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37327
identifier_str_mv ALMEIDA, Leandro de Sousa; ANDRADE, Valéria. Literatura, Cultura popular e formação de professores leitores para as escolas do campo. In: CASTRO, Paula Almeida de Castro; SILVEIRA, Karyne Soares Duarte. Formação de Professores. Campina Grande: Realize editora, 2022, p. 1407-1433. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744633538805760