A formação docente: saberes necessários a prática educativa nos anos iniciais do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MEDEIROS, Nínive de Sousa.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5759
Resumo: Esta pesquisa intitulada “A Formação docente no curso de Pedagogia: saberes necessários a prática educativa docente nos anos iniciais” tem por objetivo geral analisar o processo de formação dos professores para atuação nos anos iniciais. Temos como questão de pesquisa: Como se dá o processo de formação docente para atuação do professor nos anos iniciais? Para tanto, a pesquisa empírica envidada no estudo se deu mediante a abordagem quanti-qualitativa e levantamento bibliográfico tendo como instrumento de coleta de dados às entrevistas semi-estruturadas por categorização simples dos dados por termos recorrentes. O que subsidiou as análises aqui desenvolvidas a partir de uma pesquisa de campo de caráter exploratório envolvendo 4 sujeitos, sendo 3 professoras que se encontram em atuação docente nos anos inicias em uma escola pública na cidade de Pombal-PB, e 1 discente que ainda está em formação inicial no curso de Pedagogia. Isso no que se refere ao processo de formação docente, bem como os saberes que embasam a prática docente nos anos iniciais conforme as exigências educativas do século XXI. Assim chegamos a algumas conclusões no que se refere aos saberes científicos, prática reflexiva e participativa que na concepção das entrevistadas são relevantes para atuação docente. Dessa forma para que o professor possa desenvolver uma prática condizente com as exigências educacionais para o processo de socialização e formação humana com os alunos é importante um olhar crítico reflexivo de sua prática instigando a pensar que saberes e competências são essenciais e imprescindíveis a formação profissional. Partindo dessa concepção o curso de Pedagogia que prepara o educador para o exercício do magistério nos anos iniciais em suas possibilidades de otimização contribuiu cientificamente, pedagogicamente e subjetividade para formação do ato da profissão docente.
id UFCG_1045ee155400884ddf089da24d0e19d4
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5759
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A formação docente: saberes necessários a prática educativa nos anos iniciais do ensino fundamental.Teacher education: knowledge necessary for educational practice in the early years of elementary school.Formação docentePedagogiaPráticas educativasProfessor - séries iniciaisSaberes docentes - pedagogosPráticas reflexivaTeacher trainingPedagogyEducational practicesTeacher - early gradesTeaching knowledge - pedagoguesReflective PracticesEducação.Esta pesquisa intitulada “A Formação docente no curso de Pedagogia: saberes necessários a prática educativa docente nos anos iniciais” tem por objetivo geral analisar o processo de formação dos professores para atuação nos anos iniciais. Temos como questão de pesquisa: Como se dá o processo de formação docente para atuação do professor nos anos iniciais? Para tanto, a pesquisa empírica envidada no estudo se deu mediante a abordagem quanti-qualitativa e levantamento bibliográfico tendo como instrumento de coleta de dados às entrevistas semi-estruturadas por categorização simples dos dados por termos recorrentes. O que subsidiou as análises aqui desenvolvidas a partir de uma pesquisa de campo de caráter exploratório envolvendo 4 sujeitos, sendo 3 professoras que se encontram em atuação docente nos anos inicias em uma escola pública na cidade de Pombal-PB, e 1 discente que ainda está em formação inicial no curso de Pedagogia. Isso no que se refere ao processo de formação docente, bem como os saberes que embasam a prática docente nos anos iniciais conforme as exigências educativas do século XXI. Assim chegamos a algumas conclusões no que se refere aos saberes científicos, prática reflexiva e participativa que na concepção das entrevistadas são relevantes para atuação docente. Dessa forma para que o professor possa desenvolver uma prática condizente com as exigências educacionais para o processo de socialização e formação humana com os alunos é importante um olhar crítico reflexivo de sua prática instigando a pensar que saberes e competências são essenciais e imprescindíveis a formação profissional. Partindo dessa concepção o curso de Pedagogia que prepara o educador para o exercício do magistério nos anos iniciais em suas possibilidades de otimização contribuiu cientificamente, pedagogicamente e subjetividade para formação do ato da profissão docente.This research entitled "Teacher training in the course of Pedagogy: knowledge necessary for educational practice in the initial years" aims to analyze the process of teacher training for action in the initial years. We have as a research question: How does the process of teacher training for teacher performance occur in the initial years? In order to do so, the empirical research carried out in the study was based on the quantitative-qualitative approach and bibliographical survey, having as data collection instrument the semi-structured interviews by simple categorization of the data by recurrent terms. What subsidized the analyzes developed here, based on an exploratory field research involving 4 subjects, 3 teachers who are in teaching in the years beginning in a public school in the city of Pombal-PB, and 1 student who is still in initial formation in the Pedagogy course. This is what concerns the process of teacher training, as well as the knowledge that underlies the teaching practice in the initial years according to the educational requirements of the 21st century. Thus we arrive at some conclusions regarding the scientific knowledge, reflexive and participative practice that in the conception of the interviewees are relevant for teaching performance. Thus, in order for the teacher to develop a practice consistent with the educational requirements for the process of socialization and human formation with the students, it is important to look critically reflective of their practice by instigating to think that knowledge and skills are essential and essential to professional training. Starting from this conception the course of Pedagogy that prepares the educator for the exercise of the teaching in the initial years in its possibilities of optimization contributed scientifically, pedagogically and subjectivity for the formation of the act of the teaching profession.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPIRES, Aparecida Carneiro.PIRES, Aparecida Carneirohttp://lattes.cnpq.br/5613969088897311CAMPOS, Maria de Lourdes.CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.MEDEIROS, Nínive de Sousa.2018-03-152019-08-13T17:30:11Z2019-08-132019-08-13T17:30:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5759MEDEIROS, Nínive de Sousa. A formação docente:saberes necessários a prática educativa nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. 144f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-05T18:50:40Zoai:localhost:riufcg/5759Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-05T18:50:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação docente: saberes necessários a prática educativa nos anos iniciais do ensino fundamental.
Teacher education: knowledge necessary for educational practice in the early years of elementary school.
title A formação docente: saberes necessários a prática educativa nos anos iniciais do ensino fundamental.
spellingShingle A formação docente: saberes necessários a prática educativa nos anos iniciais do ensino fundamental.
MEDEIROS, Nínive de Sousa.
Formação docente
Pedagogia
Práticas educativas
Professor - séries iniciais
Saberes docentes - pedagogos
Práticas reflexiva
Teacher training
Pedagogy
Educational practices
Teacher - early grades
Teaching knowledge - pedagogues
Reflective Practices
Educação.
title_short A formação docente: saberes necessários a prática educativa nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_full A formação docente: saberes necessários a prática educativa nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_fullStr A formação docente: saberes necessários a prática educativa nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_full_unstemmed A formação docente: saberes necessários a prática educativa nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_sort A formação docente: saberes necessários a prática educativa nos anos iniciais do ensino fundamental.
author MEDEIROS, Nínive de Sousa.
author_facet MEDEIROS, Nínive de Sousa.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PIRES, Aparecida Carneiro.
PIRES, Aparecida Carneiro
http://lattes.cnpq.br/5613969088897311
CAMPOS, Maria de Lourdes.
CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.
dc.contributor.author.fl_str_mv MEDEIROS, Nínive de Sousa.
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Pedagogia
Práticas educativas
Professor - séries iniciais
Saberes docentes - pedagogos
Práticas reflexiva
Teacher training
Pedagogy
Educational practices
Teacher - early grades
Teaching knowledge - pedagogues
Reflective Practices
Educação.
topic Formação docente
Pedagogia
Práticas educativas
Professor - séries iniciais
Saberes docentes - pedagogos
Práticas reflexiva
Teacher training
Pedagogy
Educational practices
Teacher - early grades
Teaching knowledge - pedagogues
Reflective Practices
Educação.
description Esta pesquisa intitulada “A Formação docente no curso de Pedagogia: saberes necessários a prática educativa docente nos anos iniciais” tem por objetivo geral analisar o processo de formação dos professores para atuação nos anos iniciais. Temos como questão de pesquisa: Como se dá o processo de formação docente para atuação do professor nos anos iniciais? Para tanto, a pesquisa empírica envidada no estudo se deu mediante a abordagem quanti-qualitativa e levantamento bibliográfico tendo como instrumento de coleta de dados às entrevistas semi-estruturadas por categorização simples dos dados por termos recorrentes. O que subsidiou as análises aqui desenvolvidas a partir de uma pesquisa de campo de caráter exploratório envolvendo 4 sujeitos, sendo 3 professoras que se encontram em atuação docente nos anos inicias em uma escola pública na cidade de Pombal-PB, e 1 discente que ainda está em formação inicial no curso de Pedagogia. Isso no que se refere ao processo de formação docente, bem como os saberes que embasam a prática docente nos anos iniciais conforme as exigências educativas do século XXI. Assim chegamos a algumas conclusões no que se refere aos saberes científicos, prática reflexiva e participativa que na concepção das entrevistadas são relevantes para atuação docente. Dessa forma para que o professor possa desenvolver uma prática condizente com as exigências educacionais para o processo de socialização e formação humana com os alunos é importante um olhar crítico reflexivo de sua prática instigando a pensar que saberes e competências são essenciais e imprescindíveis a formação profissional. Partindo dessa concepção o curso de Pedagogia que prepara o educador para o exercício do magistério nos anos iniciais em suas possibilidades de otimização contribuiu cientificamente, pedagogicamente e subjetividade para formação do ato da profissão docente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-15
2019-08-13T17:30:11Z
2019-08-13
2019-08-13T17:30:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5759
MEDEIROS, Nínive de Sousa. A formação docente:saberes necessários a prática educativa nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. 144f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5759
identifier_str_mv MEDEIROS, Nínive de Sousa. A formação docente:saberes necessários a prática educativa nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. 144f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744386281439232