A reinvenção Tiriyó na missão religiosa católica entre as décadas de 1960 a 1980.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENDONÇA, Joanan Marques de.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17060
Resumo: A presença de exploradores na região Norte do estado do Pará acontecia desde muito tempo, entretanto, foi com o aumento do fluxo de pessoas e a necessidade de melhor domínio por parte do governo brasileiro sobre a fronteira que teve início a excursão de 1959 com o objetivo de criar uma Missão religiosa e, respectivamente, estabelecer as bases de um posto militar naquela região. Para tanto, os missionários deveriam reunir os indígenas dispersos e garantir através da Missão o domínio sobre o território, estruturando a partir daquela presença a extensão do Estado por tratar-se de um território nacional, empreendendo, desse modo, o projeto de “integração” dos indígenas, o qual tinha como objetivo inseri-los nos interesses dos não indígenas, ‘povoando’ aquela região amazônica por meio de uma estrutura atrativa e que os mantivessem fixos na Missão. As interferências na sociedade Tiriyó foram muitas, todavia os esforços dos indígenas para diminuir os efeitos dessas mudanças se intensificaram nas décadas de 1970 e 1980, período no qual passou a haver maior domínio do português e de outros elementos culturais a exemplo do código jurídico, possibilitando-lhes manifestar sua opinião de oposição ao método empregado pelos agentes, configurando desse modo, o desejo de maior liberdade quanto à influência exercida em suas tradições, incentivando-os a protagonizar um caminho de luta e conquista em relação aos direitos adquiridos na nova sociedade. Buscando analisar as relações estabelecidas na Missão Paru de Oeste, entre os anos de 1959 a 1985, fizemos uso das memórias dos indígenas e da documentação por eles produzidas, localizada na FUNAI de Belém e nos jornais impressos da capital, assim como nos registros oficiais dos acervos dos religiosos nas cidades de Recife, Belém e na Missão Tiriyó, como também nos documentos produzidos pelos militares, presente no INCAER-RJ e na FUNAI de Belém.
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Para tanto, os missionários deveriam reunir os indígenas dispersos e garantir através da Missão o domínio sobre o território, estruturando a partir daquela presença a extensão do Estado por tratar-se de um território nacional, empreendendo, desse modo, o projeto de “integração” dos indígenas, o qual tinha como objetivo inseri-los nos interesses dos não indígenas, ‘povoando’ aquela região amazônica por meio de uma estrutura atrativa e que os mantivessem fixos na Missão. As interferências na sociedade Tiriyó foram muitas, todavia os esforços dos indígenas para diminuir os efeitos dessas mudanças se intensificaram nas décadas de 1970 e 1980, período no qual passou a haver maior domínio do português e de outros elementos culturais a exemplo do código jurídico, possibilitando-lhes manifestar sua opinião de oposição ao método empregado pelos agentes, configurando desse modo, o desejo de maior liberdade quanto à influência exercida em suas tradições, incentivando-os a protagonizar um caminho de luta e conquista em relação aos direitos adquiridos na nova sociedade. Buscando analisar as relações estabelecidas na Missão Paru de Oeste, entre os anos de 1959 a 1985, fizemos uso das memórias dos indígenas e da documentação por eles produzidas, localizada na FUNAI de Belém e nos jornais impressos da capital, assim como nos registros oficiais dos acervos dos religiosos nas cidades de Recife, Belém e na Missão Tiriyó, como também nos documentos produzidos pelos militares, presente no INCAER-RJ e na FUNAI de Belém.The presence of explorers in the North of the state of Pará has a long history. However, it was the increased flow of people in the region that raised the need for better control over the border by the Brazilian government. In this context, the 1959 excursion gave rise to a religious mission, whose main objective was to establish the bases of a military post in that region. For this purpose, the missionaries function had been to gather the dispersed indigenous people and, at the same time, to guarantee dominion over the territory through the Mission. As it was a national territory, the religious presence played the role of extension of the State. In this way, the indigenous people’s socialization project aimed to keep them fixed there, populating that Amazon region, within a prospect of national communion. The Tiriyó are among the groups that have suffered numerous outside interferences. It was only after the 1970s and 1980s that there was a reaction by the indigenous people to mitigate the negative effects of the internal changes suffered by the group. This period also coincides with the predominance of the Portuguese language and other cultural elements, such as the legal code. The combination of these factors made it possible for the indigenous population to have a greater desire to be freed from external influence and the consequent affirmation of their tradition. Thus, the incipient contestation of the methods employed by the agents culminated in the indigenous protagonism of the struggle for the rights acquired in the new society. In this work, we will analyze the relations established in the Paru of Oeste Mission, between the years 1959 to 1985. For this purpose, we will make use of the indigenous people memories and other documentation produced by them. These sources are located in the FUNAI of Belém and also in printed newspapers from the capital city. We will also analyze official records found in the religious collections from the cities of Recife, Belém, and from the Tiriyó Mission, as well as from documents produced by the military corpus. All these sources are available at INCAER-RJ and in the FUNAI of Belém.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFCGAPOLINÁRIO, Juciene Ricarte.APOLINÁRIO, Juciene Ricartehttp://lattes.cnpq.br/6938937338148950AGUIAR, José Otávio.OLIVEIRA, João Pacheco de.MENDONÇA, Joanan Marques de.2020-07-162021-01-18T16:39:53Z2021-01-182021-01-18T16:39:53Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17060MENDONÇA, J. M. de. A reinvenção Tiriyó na missão religiosa católica entre as décadas de 1960 a 1980. 2020. 141 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. 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