A questão agrária no Curso de Especialização em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro - ECSAB - UFCG - CDSA.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.oliveira http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20674 |
Resumo: | O objetivo desta produção foi o de investigar se o debate sobre a Questão Agrária foi abordado no curso de Especialização em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido (ECSAB). Foram nossos interesses específicos: analisarmos a Questão Agrária brasileira, especificamente do Cariri paraibano (Sumé); investigarmos as principais referências teóricas que fundamentam o curso de EECCS – UFCG/ CDSA e, ao mesmo tempo, se os mesmos propõem uma contextualização que leve em consideração a principal questão econômica que afeta o Semiárido brasileiro (o latifúndio e as contradições advindas dele); e estudarmos se a EECCS propõe, enquanto política educacional efetiva no âmbito da UFCG, uma contextualização que leve em consideração a principal questão econômica que afeta o Semiárido brasileiro (o latifúndio e as contradições advindas dele). O aporte teórico de toda a nossa investigação foi o materialismo históricodialético que nos permitiu uma mirada crítica sobre as categorias teóricas de Questão Agrária, a partir de autores como Sodré e Guimarães, e de Educação Contextualizada, a partir dos autores Silva, Reis e Carvalho. A coleta de dados se deu através de consulta a uma bibliografia específica e a um conjunto de fontes diretas, tais como: sesmarias, dados do Sistema Nacional de Cadastro Rural e do Cadastro Ambiental Rural e Resolução, Projeto Político Curricular, Ementas dos Componentes Curriculares, Trabalhos de Conclusão de Curso e entrevistas com egressos e alunos da EECCS – UFCG/ CDSA. Os estudos realizados permitiram compreendermos a Questão Agrária no município de SuméPB na atualidade, observando o caso específico da comunidade Olho D’água Branco na qual foram confrontados os dados oficiais com os dados reais que revelaram aa divisão extremamente desigual de terras na localidade analisada; permitiram também identificarmos como os documentos que regem a EECCS – UFCG/ CDSA tratam do tema central de nossa pesquisa (questão agrária); e, por fim, dialogarmos com os egressos e discentes que formaram as duas turmas EECCS – UFCG/ CDSA no intuído de identificarmos se o debate da questão agrária atravessou o da Educação Contextualizada durante os seus processos formativos e se são presentes nas suas atuações profissionais na área da educação. Os resultados conclusivos evidenciaram tanto a divisão extremamente desigual de terras no município estudado como o escasso tratamento dado ao tema da Questão Agrária no interior da EECCS – UFCG/ CDSA. |
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A questão agrária no Curso de Especialização em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro - ECSAB - UFCG - CDSA.The agrarian issue in the Specialization Course in Contextualized Education for Living with the Brazilian Semiarid Region - ECSAB - UFCG - CDSA.Educação contextualizadaQuestão agráriaComunidade Olho D’água BrancoEspecialização em Educação Contextualizada para a convivência com o SemiáridoContextualized educationAgrarian questionWhite Water Eye CommunitySpecialization in Contextualized Education for living with the Semiarid RegionO objetivo desta produção foi o de investigar se o debate sobre a Questão Agrária foi abordado no curso de Especialização em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido (ECSAB). Foram nossos interesses específicos: analisarmos a Questão Agrária brasileira, especificamente do Cariri paraibano (Sumé); investigarmos as principais referências teóricas que fundamentam o curso de EECCS – UFCG/ CDSA e, ao mesmo tempo, se os mesmos propõem uma contextualização que leve em consideração a principal questão econômica que afeta o Semiárido brasileiro (o latifúndio e as contradições advindas dele); e estudarmos se a EECCS propõe, enquanto política educacional efetiva no âmbito da UFCG, uma contextualização que leve em consideração a principal questão econômica que afeta o Semiárido brasileiro (o latifúndio e as contradições advindas dele). O aporte teórico de toda a nossa investigação foi o materialismo históricodialético que nos permitiu uma mirada crítica sobre as categorias teóricas de Questão Agrária, a partir de autores como Sodré e Guimarães, e de Educação Contextualizada, a partir dos autores Silva, Reis e Carvalho. A coleta de dados se deu através de consulta a uma bibliografia específica e a um conjunto de fontes diretas, tais como: sesmarias, dados do Sistema Nacional de Cadastro Rural e do Cadastro Ambiental Rural e Resolução, Projeto Político Curricular, Ementas dos Componentes Curriculares, Trabalhos de Conclusão de Curso e entrevistas com egressos e alunos da EECCS – UFCG/ CDSA. Os estudos realizados permitiram compreendermos a Questão Agrária no município de SuméPB na atualidade, observando o caso específico da comunidade Olho D’água Branco na qual foram confrontados os dados oficiais com os dados reais que revelaram aa divisão extremamente desigual de terras na localidade analisada; permitiram também identificarmos como os documentos que regem a EECCS – UFCG/ CDSA tratam do tema central de nossa pesquisa (questão agrária); e, por fim, dialogarmos com os egressos e discentes que formaram as duas turmas EECCS – UFCG/ CDSA no intuído de identificarmos se o debate da questão agrária atravessou o da Educação Contextualizada durante os seus processos formativos e se são presentes nas suas atuações profissionais na área da educação. Os resultados conclusivos evidenciaram tanto a divisão extremamente desigual de terras no município estudado como o escasso tratamento dado ao tema da Questão Agrária no interior da EECCS – UFCG/ CDSA.El objetivo de esta producción fue investigar si el debate sobre la Cuestión Agraria fue abordado en el curso de Especialización en Educación Contextualizada para Vivir en la Región Semiárida (ECSAB). Nuestros intereses específicos fueron: analizar la Cuestión Agraria Brasileña, específicamente la región Cariri de Paraíba (Sumé); investigamos las principales referencias teóricas que subyacen al curso EECCS UFCG / CDSA y, al mismo tiempo, si proponen una contextualización que tome en cuenta el principal problema económico que afecta a la región semiárida brasileña (latifundio y las contradicciones que surgen). de eso); y estudiar si la EECCS propone, como política educativa efectiva en el ámbito de la UFCG, una contextualización que tome en cuenta el principal problema económico que afecta a la Región Semiárida Brasileña (el latifundio y las contradicciones que de él se derivan). El aporte teórico de toda nuestra investigación fue el materialismo históricodialéctico que nos permitió dar una mirada crítica a las categorías teóricas de la Cuestión Agraria, de autores como Sodré y Guimarães, y Educación Contextualizada, de los autores Silva, Reis y Oak. . La recolección de datos se realizó a través de la consulta de una bibliografía específica y un conjunto de fuentes directas, tales como: sesmarias, datos del Sistema Nacional de Registro Rural y del Registro y Resolución Ambiental Rural, Proyecto Político Curricular, Menús Componentes Curriculares, Trabajos de Conclusión del Curso y entrevistas con egresados y estudiantes de EECCS UFCG / CDSA. Los estudios realizados permitieron comprender hoy la Cuestión Agraria en el municipio de SuméPB, observando el caso específico de la comunidad Olho D'água Branco en el que se compararon datos oficiales con datos reales que revelaron la división extremadamente desigual de la tierra en la ubicación analizada; también nos permitieron identificar cómo los documentos que rigen la EECCS UFCG / CDSA abordan el tema central de nuestra investigación (tema agrario); y, finalmente, dialogar con los egresados y estudiantes que conformaron las dos clases EECCS UFCG / CDSA con el fin de identificar si el debate sobre el tema agrario se cruzó con el de la Educación Contextualizada durante sus procesos de formación y si están presentes en sus actividades profesionales. en el ámbito de la educación. Los resultados concluyentes evidenciaron tanto la división extremadamente desigual de la tierra en el municipio estudiado como el escaso tratamiento que se le dio al tema de la Cuestión Agraria dentro de la EECCS UFCG / CDSA.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSILVA, Filipe Gervásio Pinto da.SILVA, F. G. P.http://lattes.cnpq.br/1247110298738243SILVA, Isaac Alexandre da.SÁ, Carolina Figueiredo de.OLIVEIRA, Edvirges Batista de.2021-08-022021-08-18T19:53:18Z2021-08-182021-08-18T19:53:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.oliveirahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20674OLIVEIRA, Edvirges Batista de. A questão agrária no Curso de Especialização em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro - ECSAB - UFCG - CDSA. 2021. 149f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20674porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-14T19:29:44Zoai:localhost:riufcg/20674Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-14T19:29:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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O objetivo desta produção foi o de investigar se o debate sobre a Questão Agrária foi abordado no curso de Especialização em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido (ECSAB). Foram nossos interesses específicos: analisarmos a Questão Agrária brasileira, especificamente do Cariri paraibano (Sumé); investigarmos as principais referências teóricas que fundamentam o curso de EECCS – UFCG/ CDSA e, ao mesmo tempo, se os mesmos propõem uma contextualização que leve em consideração a principal questão econômica que afeta o Semiárido brasileiro (o latifúndio e as contradições advindas dele); e estudarmos se a EECCS propõe, enquanto política educacional efetiva no âmbito da UFCG, uma contextualização que leve em consideração a principal questão econômica que afeta o Semiárido brasileiro (o latifúndio e as contradições advindas dele). O aporte teórico de toda a nossa investigação foi o materialismo históricodialético que nos permitiu uma mirada crítica sobre as categorias teóricas de Questão Agrária, a partir de autores como Sodré e Guimarães, e de Educação Contextualizada, a partir dos autores Silva, Reis e Carvalho. A coleta de dados se deu através de consulta a uma bibliografia específica e a um conjunto de fontes diretas, tais como: sesmarias, dados do Sistema Nacional de Cadastro Rural e do Cadastro Ambiental Rural e Resolução, Projeto Político Curricular, Ementas dos Componentes Curriculares, Trabalhos de Conclusão de Curso e entrevistas com egressos e alunos da EECCS – UFCG/ CDSA. Os estudos realizados permitiram compreendermos a Questão Agrária no município de SuméPB na atualidade, observando o caso específico da comunidade Olho D’água Branco na qual foram confrontados os dados oficiais com os dados reais que revelaram aa divisão extremamente desigual de terras na localidade analisada; permitiram também identificarmos como os documentos que regem a EECCS – UFCG/ CDSA tratam do tema central de nossa pesquisa (questão agrária); e, por fim, dialogarmos com os egressos e discentes que formaram as duas turmas EECCS – UFCG/ CDSA no intuído de identificarmos se o debate da questão agrária atravessou o da Educação Contextualizada durante os seus processos formativos e se são presentes nas suas atuações profissionais na área da educação. Os resultados conclusivos evidenciaram tanto a divisão extremamente desigual de terras no município estudado como o escasso tratamento dado ao tema da Questão Agrária no interior da EECCS – UFCG/ CDSA. |
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