Projeto de preparação para a OBMEP: uma experiência desenvolvida durante o estágio curricular supervisionado I.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DANTAS, Iury Kayan Gomes.
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36054
Resumo: No presente trabalho, procuramos descrever e analisar a elaboração e execução de um projeto intitulado Desafio OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) desenvolvido no Estágio Curricular Supervisionado I. O presente projeto foi realizado durante a fase de coparticipação do ECS em uma escola pública do município de Baraúna, do estado da Paraíba, visando o melhor aproveitamento possível nas inserções do estagiário, foi desenvolvido durante todo o mês de maio o Desafio OBMEP, com o objetivo de preparar e manter os alunos motivados até o dia da prova. Para este desafio foram propostas oito questões, que englobaram as quatro áreas da matemática (aritmética, estatística, geometria e álgebra), das quais escolhemos quatro para analisar as antecipações e respostas dos alunos, englobando cada uma das áreas da matemática. A ação envolveu sete turmas do Ensino Médio, sendo três delas do 1o ano, duas do 2o ano e duas do 3o ano. Este munícipio faz parte da 4a região da Paraíba e carrega consigo uma particularidade de ser um dos três municípios desta região que nunca conquistaram medalhas na OBMEP, juntamente com Sossego e São Vicente do Seridó. Ao final do desafio pudemos notar uma significativa evolução quanto ao desenvolvimento da linguagem matemática e argumentativa dos alunos em suas soluções.
id UFCG_11e40aaf6c571aee94ba3aab99ffd44c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36054
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Projeto de preparação para a OBMEP: uma experiência desenvolvida durante o estágio curricular supervisionado I.Preparation Project for OBMEP: An experience developed during the Supervised Curricular Internship I.Proyecto de preparación para OBMEP: una experiencia desarrollada durante la pasantía curricular tutelada I.Desafio OBMEPEstágio curricular supervisionadoMatemáticaResolução de problemasOBMEP ChallengeSupervised curricular internshipMathematicsProblem solvingPrácticas curriculares supervisadasResolución de problemasMatemáticaNo presente trabalho, procuramos descrever e analisar a elaboração e execução de um projeto intitulado Desafio OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) desenvolvido no Estágio Curricular Supervisionado I. O presente projeto foi realizado durante a fase de coparticipação do ECS em uma escola pública do município de Baraúna, do estado da Paraíba, visando o melhor aproveitamento possível nas inserções do estagiário, foi desenvolvido durante todo o mês de maio o Desafio OBMEP, com o objetivo de preparar e manter os alunos motivados até o dia da prova. Para este desafio foram propostas oito questões, que englobaram as quatro áreas da matemática (aritmética, estatística, geometria e álgebra), das quais escolhemos quatro para analisar as antecipações e respostas dos alunos, englobando cada uma das áreas da matemática. A ação envolveu sete turmas do Ensino Médio, sendo três delas do 1o ano, duas do 2o ano e duas do 3o ano. Este munícipio faz parte da 4a região da Paraíba e carrega consigo uma particularidade de ser um dos três municípios desta região que nunca conquistaram medalhas na OBMEP, juntamente com Sossego e São Vicente do Seridó. Ao final do desafio pudemos notar uma significativa evolução quanto ao desenvolvimento da linguagem matemática e argumentativa dos alunos em suas soluções.In the present work, we seek to describe and analyze the elaboration and execution of a project entitled OBMEP Challenge (Brazilian Public School Mathematics Olympiad) developed in the Supervised Curricular Internship I. The present project was carried out during the co-participation phase of the ECS in a public school from the municipality of Baraúna, in the state of Paraíba, aiming to make the best possible use of the intern's placements, the OBMEP Challenge was developed throughout the month of May, with the aim of preparing and keeping students motivated until the day of the test. For this challenge, eight questions were proposed, covering the four areas of mathematics (arithmetic, statistics, geometry and algebra), of which we chose four to analyze the students' anticipations and responses, encompassing each of the areas of mathematics. The action involved seven high school classes, three of which were in the 1st year, two in the 2nd year and two in the 3rd year. This municipality is part of the 4th region of Paraíba and has the particularity of being one of the three municipalities in this region that have never won medals in the OBMEP, along with Sossego and São Vicente do Seridó. At the end of the challenge, we were able to notice a significant evolution in the development of students' mathematical and argumentative language in their solutions.En el presente trabajo buscamos describir y analizar la elaboración y ejecución de un proyecto titulado Desafío OBMEP (Olimpíada de Matemáticas de las Escuelas Públicas Brasileñas) desarrollado en la Pasantía Curricular Supervisado I. Este proyecto se realizó durante la fase de coparticipación de ECS en una escuela pública del municipio de Baraúna, en el estado de Paraíba, buscando la mejor posible uso de las inserciones del interno, el OBMEP Challenge, con el objetivo de preparar y mantener motivados a los alumnos hasta el día de la prueba. Para este desafío, se propusieron ocho preguntas, que cubrían las cuatro áreas de las matemáticas (aritmética, estadística, geometría y álgebra), de los cuales elegimos cuatro para analizar las anticipaciones y respuestas de estudiantes, abarcando cada área de las matemáticas. La acción implicó siete clases docentes. Medio, tres de ellos en 1º, dos en 2º y dos en 3º. Este municipio forma parte de la 4ta región. de Paraíba y lleva consigo la particularidad de ser uno de los tres municipios de esta región que nunca han ganaron medallas en la OBMEP, junto con Sossego y São Vicente do Seridó. Al final de desafío pudimos notar una evolución significativa en términos de desarrollo del lenguaje la matemática de los estudiantes y la argumentación en sus soluciones.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.MACEDO, A. D. R.MACEDO SILVA, A. D. R.DE MACEDO, ALUSKA DIAS RAMOS.http://lattes.cnpq.br/3897860267687210SOUZA, Glageane da Silva.SOUZA, Glageane da Silva.Souza, Glageane Da Silva.Souza, Glageane S.http://lattes.cnpq.br/3393468945301497BRITO, Leonardo Lira de.BRITO, L. L.http://lattes.cnpq.br/3696932840476955DANTAS, Iury Kayan Gomes.2024-05-092024-06-12T13:37:25Z2024-06-122024-06-12T13:37:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36054DANTAS, Iury Kayan Gomes.Projeto de preparação para a OBMEP: uma experiência desenvolvida durante o estágio curricular supervisionado I. 2024. 40 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-12T13:37:25Zoai:localhost:riufcg/36054Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-12T13:37:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto de preparação para a OBMEP: uma experiência desenvolvida durante o estágio curricular supervisionado I.
Preparation Project for OBMEP: An experience developed during the Supervised Curricular Internship I.
Proyecto de preparación para OBMEP: una experiencia desarrollada durante la pasantía curricular tutelada I.
title Projeto de preparação para a OBMEP: uma experiência desenvolvida durante o estágio curricular supervisionado I.
spellingShingle Projeto de preparação para a OBMEP: uma experiência desenvolvida durante o estágio curricular supervisionado I.
DANTAS, Iury Kayan Gomes.
Desafio OBMEP
Estágio curricular supervisionado
Matemática
Resolução de problemas
OBMEP Challenge
Supervised curricular internship
Mathematics
Problem solving
Prácticas curriculares supervisadas
Resolución de problemas
Matemática
title_short Projeto de preparação para a OBMEP: uma experiência desenvolvida durante o estágio curricular supervisionado I.
title_full Projeto de preparação para a OBMEP: uma experiência desenvolvida durante o estágio curricular supervisionado I.
title_fullStr Projeto de preparação para a OBMEP: uma experiência desenvolvida durante o estágio curricular supervisionado I.
title_full_unstemmed Projeto de preparação para a OBMEP: uma experiência desenvolvida durante o estágio curricular supervisionado I.
title_sort Projeto de preparação para a OBMEP: uma experiência desenvolvida durante o estágio curricular supervisionado I.
author DANTAS, Iury Kayan Gomes.
author_facet DANTAS, Iury Kayan Gomes.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.
MACEDO, A. D. R.
MACEDO SILVA, A. D. R.
DE MACEDO, ALUSKA DIAS RAMOS.
http://lattes.cnpq.br/3897860267687210
SOUZA, Glageane da Silva.
SOUZA, Glageane da Silva.
Souza, Glageane Da Silva.
Souza, Glageane S.
http://lattes.cnpq.br/3393468945301497
BRITO, Leonardo Lira de.
BRITO, L. L.
http://lattes.cnpq.br/3696932840476955
dc.contributor.author.fl_str_mv DANTAS, Iury Kayan Gomes.
dc.subject.por.fl_str_mv Desafio OBMEP
Estágio curricular supervisionado
Matemática
Resolução de problemas
OBMEP Challenge
Supervised curricular internship
Mathematics
Problem solving
Prácticas curriculares supervisadas
Resolución de problemas
Matemática
topic Desafio OBMEP
Estágio curricular supervisionado
Matemática
Resolução de problemas
OBMEP Challenge
Supervised curricular internship
Mathematics
Problem solving
Prácticas curriculares supervisadas
Resolución de problemas
Matemática
description No presente trabalho, procuramos descrever e analisar a elaboração e execução de um projeto intitulado Desafio OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) desenvolvido no Estágio Curricular Supervisionado I. O presente projeto foi realizado durante a fase de coparticipação do ECS em uma escola pública do município de Baraúna, do estado da Paraíba, visando o melhor aproveitamento possível nas inserções do estagiário, foi desenvolvido durante todo o mês de maio o Desafio OBMEP, com o objetivo de preparar e manter os alunos motivados até o dia da prova. Para este desafio foram propostas oito questões, que englobaram as quatro áreas da matemática (aritmética, estatística, geometria e álgebra), das quais escolhemos quatro para analisar as antecipações e respostas dos alunos, englobando cada uma das áreas da matemática. A ação envolveu sete turmas do Ensino Médio, sendo três delas do 1o ano, duas do 2o ano e duas do 3o ano. Este munícipio faz parte da 4a região da Paraíba e carrega consigo uma particularidade de ser um dos três municípios desta região que nunca conquistaram medalhas na OBMEP, juntamente com Sossego e São Vicente do Seridó. Ao final do desafio pudemos notar uma significativa evolução quanto ao desenvolvimento da linguagem matemática e argumentativa dos alunos em suas soluções.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-09
2024-06-12T13:37:25Z
2024-06-12
2024-06-12T13:37:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36054
DANTAS, Iury Kayan Gomes.Projeto de preparação para a OBMEP: uma experiência desenvolvida durante o estágio curricular supervisionado I. 2024. 40 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36054
identifier_str_mv DANTAS, Iury Kayan Gomes.Projeto de preparação para a OBMEP: uma experiência desenvolvida durante o estágio curricular supervisionado I. 2024. 40 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744624581869568