Um estudo sobre as estratégias de resolução de questões da OBMEP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/131243 |
Resumo: | Esta dissertação apresenta uma proposta de aprendizagem que consiste no desenvolvimento de uma pesquisa utilizando, como material didático, algumas questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), acompanhadas de experimentação no Ensino Fundamental e Ensino Médio. As questões selecionadas permitem diferentes formas de resolução, em especial por serem questões discursivas transversais e pseudotransversais da segunda fase. A pesquisa foi desenvolvida durante 8 encontros com 52 alunos de duas escolas da rede pública estadual de ensino, no período de agosto e setembro de 2014. O principal objetivo foi elaborar uma sequência de atividades ou material didático que evidenciasse a importância das estratégias usadas pelos alunos na resolução dos problemas. As diferentes estratégias utilizadas pelos participantes da pesquisa foram analisadas de acordo com a teoria da Resolução de Problemas (segundo Polya e Onuchic-Allevato), com ênfase para a construção de um Cenário para a Investigação (Skovsmose). Ao refletir sobre e analisar as estratégias registradas na busca da solução dos problemas, professor-aluno, percebemos que as mesmas favorecem para a compreensão de conceitos e conteúdos matemáticos. Além disso, promovem a aprendizagem e o desenvolvimento do raciocínio matemático. |
id |
URGS_253f6193361ecb10f08e8254559ef473 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131243 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Martins, Lucione de BitencourtSant'Ana, Alvino Alves2015-12-19T02:40:02Z2015http://hdl.handle.net/10183/131243000980618Esta dissertação apresenta uma proposta de aprendizagem que consiste no desenvolvimento de uma pesquisa utilizando, como material didático, algumas questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), acompanhadas de experimentação no Ensino Fundamental e Ensino Médio. As questões selecionadas permitem diferentes formas de resolução, em especial por serem questões discursivas transversais e pseudotransversais da segunda fase. A pesquisa foi desenvolvida durante 8 encontros com 52 alunos de duas escolas da rede pública estadual de ensino, no período de agosto e setembro de 2014. O principal objetivo foi elaborar uma sequência de atividades ou material didático que evidenciasse a importância das estratégias usadas pelos alunos na resolução dos problemas. As diferentes estratégias utilizadas pelos participantes da pesquisa foram analisadas de acordo com a teoria da Resolução de Problemas (segundo Polya e Onuchic-Allevato), com ênfase para a construção de um Cenário para a Investigação (Skovsmose). Ao refletir sobre e analisar as estratégias registradas na busca da solução dos problemas, professor-aluno, percebemos que as mesmas favorecem para a compreensão de conceitos e conteúdos matemáticos. Além disso, promovem a aprendizagem e o desenvolvimento do raciocínio matemático.This work presents a learning proposal which is based on the development of a research using some questions from the Brazilian Math Olympiads of Public Schools (OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) as teaching materials, followed by experimentation in elementary and high school. The selected questions allow different solving ways; especially because they are discursive cross- questions and pseudo cross of the second phase. The research was conducted during eight meetings with 52 students from two schools of the public school system, between August and September 2014. The main objective was to develop a sequence of activities or teaching materials that showed the importance of the strategies used by the students in solving the problems. The different strategies used by the participants were analyzed according to the theory of Problem Solving (Polya and Onuchic-Allevato), with emphasis on the construction of a Landscapes of Investigation (Skovsmose). By reflecting about it and analyzing the recorded strategies in the search for solving the problems, teacher-student, we conclude that these questions foment for the understanding of the mathematical concepts and content. Besides, they promote learning and development of mathematical logic.application/pdfporResolução de problemasOlímpiadas matematicasProblem solvingLandscapes of investigationOBMEPUm estudo sobre as estratégias de resolução de questões da OBMEPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000980618.pdf000980618.pdfTexto completoapplication/pdf6008642http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131243/1/000980618.pdf319cb21276b80bd212d10d8e9bf16622MD51000980618-02.pdf000980618-02.pdfAnexosapplication/pdf1792610http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131243/2/000980618-02.pdf3a23a73f6f54b7a00c6b53c8bebdf666MD52TEXT000980618-02.pdf.txt000980618-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain25662http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131243/3/000980618-02.pdf.txt8b8391e3afda18dd0fad4dc7bf12a15aMD53000980618.pdf.txt000980618.pdf.txtExtracted Texttext/plain202755http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131243/4/000980618.pdf.txtdac5f853ef88fdb3310dc753ce67f5fdMD54THUMBNAIL000980618.pdf.jpg000980618.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1107http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131243/5/000980618.pdf.jpga6e6a2f7054d59bb5aeb6b38d520f3f7MD55000980618-02.pdf.jpg000980618-02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1268http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131243/6/000980618-02.pdf.jpg3e9549cf12b4c2be1388551f6bc314fdMD5610183/1312432018-10-25 09:59:58.651oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131243Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T12:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um estudo sobre as estratégias de resolução de questões da OBMEP |
title |
Um estudo sobre as estratégias de resolução de questões da OBMEP |
spellingShingle |
Um estudo sobre as estratégias de resolução de questões da OBMEP Martins, Lucione de Bitencourt Resolução de problemas Olímpiadas matematicas Problem solving Landscapes of investigation OBMEP |
title_short |
Um estudo sobre as estratégias de resolução de questões da OBMEP |
title_full |
Um estudo sobre as estratégias de resolução de questões da OBMEP |
title_fullStr |
Um estudo sobre as estratégias de resolução de questões da OBMEP |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre as estratégias de resolução de questões da OBMEP |
title_sort |
Um estudo sobre as estratégias de resolução de questões da OBMEP |
author |
Martins, Lucione de Bitencourt |
author_facet |
Martins, Lucione de Bitencourt |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Lucione de Bitencourt |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sant'Ana, Alvino Alves |
contributor_str_mv |
Sant'Ana, Alvino Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resolução de problemas Olímpiadas matematicas |
topic |
Resolução de problemas Olímpiadas matematicas Problem solving Landscapes of investigation OBMEP |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Problem solving Landscapes of investigation OBMEP |
description |
Esta dissertação apresenta uma proposta de aprendizagem que consiste no desenvolvimento de uma pesquisa utilizando, como material didático, algumas questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), acompanhadas de experimentação no Ensino Fundamental e Ensino Médio. As questões selecionadas permitem diferentes formas de resolução, em especial por serem questões discursivas transversais e pseudotransversais da segunda fase. A pesquisa foi desenvolvida durante 8 encontros com 52 alunos de duas escolas da rede pública estadual de ensino, no período de agosto e setembro de 2014. O principal objetivo foi elaborar uma sequência de atividades ou material didático que evidenciasse a importância das estratégias usadas pelos alunos na resolução dos problemas. As diferentes estratégias utilizadas pelos participantes da pesquisa foram analisadas de acordo com a teoria da Resolução de Problemas (segundo Polya e Onuchic-Allevato), com ênfase para a construção de um Cenário para a Investigação (Skovsmose). Ao refletir sobre e analisar as estratégias registradas na busca da solução dos problemas, professor-aluno, percebemos que as mesmas favorecem para a compreensão de conceitos e conteúdos matemáticos. Além disso, promovem a aprendizagem e o desenvolvimento do raciocínio matemático. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-12-19T02:40:02Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/131243 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000980618 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/131243 |
identifier_str_mv |
000980618 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131243/1/000980618.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131243/2/000980618-02.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131243/3/000980618-02.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131243/4/000980618.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131243/5/000980618.pdf.jpg http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131243/6/000980618-02.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
319cb21276b80bd212d10d8e9bf16622 3a23a73f6f54b7a00c6b53c8bebdf666 8b8391e3afda18dd0fad4dc7bf12a15a dac5f853ef88fdb3310dc753ce67f5fd a6e6a2f7054d59bb5aeb6b38d520f3f7 3e9549cf12b4c2be1388551f6bc314fd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085344458047488 |