Um estudo sobre as estratégias de resolução de questões da OBMEP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Lucione de Bitencourt
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/131243
Resumo: Esta dissertação apresenta uma proposta de aprendizagem que consiste no desenvolvimento de uma pesquisa utilizando, como material didático, algumas questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), acompanhadas de experimentação no Ensino Fundamental e Ensino Médio. As questões selecionadas permitem diferentes formas de resolução, em especial por serem questões discursivas transversais e pseudotransversais da segunda fase. A pesquisa foi desenvolvida durante 8 encontros com 52 alunos de duas escolas da rede pública estadual de ensino, no período de agosto e setembro de 2014. O principal objetivo foi elaborar uma sequência de atividades ou material didático que evidenciasse a importância das estratégias usadas pelos alunos na resolução dos problemas. As diferentes estratégias utilizadas pelos participantes da pesquisa foram analisadas de acordo com a teoria da Resolução de Problemas (segundo Polya e Onuchic-Allevato), com ênfase para a construção de um Cenário para a Investigação (Skovsmose). Ao refletir sobre e analisar as estratégias registradas na busca da solução dos problemas, professor-aluno, percebemos que as mesmas favorecem para a compreensão de conceitos e conteúdos matemáticos. Além disso, promovem a aprendizagem e o desenvolvimento do raciocínio matemático.
id URGS_253f6193361ecb10f08e8254559ef473
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131243
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Martins, Lucione de BitencourtSant'Ana, Alvino Alves2015-12-19T02:40:02Z2015http://hdl.handle.net/10183/131243000980618Esta dissertação apresenta uma proposta de aprendizagem que consiste no desenvolvimento de uma pesquisa utilizando, como material didático, algumas questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), acompanhadas de experimentação no Ensino Fundamental e Ensino Médio. As questões selecionadas permitem diferentes formas de resolução, em especial por serem questões discursivas transversais e pseudotransversais da segunda fase. A pesquisa foi desenvolvida durante 8 encontros com 52 alunos de duas escolas da rede pública estadual de ensino, no período de agosto e setembro de 2014. O principal objetivo foi elaborar uma sequência de atividades ou material didático que evidenciasse a importância das estratégias usadas pelos alunos na resolução dos problemas. As diferentes estratégias utilizadas pelos participantes da pesquisa foram analisadas de acordo com a teoria da Resolução de Problemas (segundo Polya e Onuchic-Allevato), com ênfase para a construção de um Cenário para a Investigação (Skovsmose). Ao refletir sobre e analisar as estratégias registradas na busca da solução dos problemas, professor-aluno, percebemos que as mesmas favorecem para a compreensão de conceitos e conteúdos matemáticos. Além disso, promovem a aprendizagem e o desenvolvimento do raciocínio matemático.This work presents a learning proposal which is based on the development of a research using some questions from the Brazilian Math Olympiads of Public Schools (OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) as teaching materials, followed by experimentation in elementary and high school. The selected questions allow different solving ways; especially because they are discursive cross- questions and pseudo cross of the second phase. The research was conducted during eight meetings with 52 students from two schools of the public school system, between August and September 2014. The main objective was to develop a sequence of activities or teaching materials that showed the importance of the strategies used by the students in solving the problems. The different strategies used by the participants were analyzed according to the theory of Problem Solving (Polya and Onuchic-Allevato), with emphasis on the construction of a Landscapes of Investigation (Skovsmose). By reflecting about it and analyzing the recorded strategies in the search for solving the problems, teacher-student, we conclude that these questions foment for the understanding of the mathematical concepts and content. Besides, they promote learning and development of mathematical logic.application/pdfporResolução de problemasOlímpiadas matematicasProblem solvingLandscapes of investigationOBMEPUm estudo sobre as estratégias de resolução de questões da OBMEPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000980618.pdf000980618.pdfTexto completoapplication/pdf6008642http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131243/1/000980618.pdf319cb21276b80bd212d10d8e9bf16622MD51000980618-02.pdf000980618-02.pdfAnexosapplication/pdf1792610http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131243/2/000980618-02.pdf3a23a73f6f54b7a00c6b53c8bebdf666MD52TEXT000980618-02.pdf.txt000980618-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain25662http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131243/3/000980618-02.pdf.txt8b8391e3afda18dd0fad4dc7bf12a15aMD53000980618.pdf.txt000980618.pdf.txtExtracted Texttext/plain202755http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131243/4/000980618.pdf.txtdac5f853ef88fdb3310dc753ce67f5fdMD54THUMBNAIL000980618.pdf.jpg000980618.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1107http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131243/5/000980618.pdf.jpga6e6a2f7054d59bb5aeb6b38d520f3f7MD55000980618-02.pdf.jpg000980618-02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1268http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131243/6/000980618-02.pdf.jpg3e9549cf12b4c2be1388551f6bc314fdMD5610183/1312432018-10-25 09:59:58.651oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131243Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T12:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um estudo sobre as estratégias de resolução de questões da OBMEP
title Um estudo sobre as estratégias de resolução de questões da OBMEP
spellingShingle Um estudo sobre as estratégias de resolução de questões da OBMEP
Martins, Lucione de Bitencourt
Resolução de problemas
Olímpiadas matematicas
Problem solving
Landscapes of investigation
OBMEP
title_short Um estudo sobre as estratégias de resolução de questões da OBMEP
title_full Um estudo sobre as estratégias de resolução de questões da OBMEP
title_fullStr Um estudo sobre as estratégias de resolução de questões da OBMEP
title_full_unstemmed Um estudo sobre as estratégias de resolução de questões da OBMEP
title_sort Um estudo sobre as estratégias de resolução de questões da OBMEP
author Martins, Lucione de Bitencourt
author_facet Martins, Lucione de Bitencourt
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Lucione de Bitencourt
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sant'Ana, Alvino Alves
contributor_str_mv Sant'Ana, Alvino Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas
Olímpiadas matematicas
topic Resolução de problemas
Olímpiadas matematicas
Problem solving
Landscapes of investigation
OBMEP
dc.subject.eng.fl_str_mv Problem solving
Landscapes of investigation
OBMEP
description Esta dissertação apresenta uma proposta de aprendizagem que consiste no desenvolvimento de uma pesquisa utilizando, como material didático, algumas questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), acompanhadas de experimentação no Ensino Fundamental e Ensino Médio. As questões selecionadas permitem diferentes formas de resolução, em especial por serem questões discursivas transversais e pseudotransversais da segunda fase. A pesquisa foi desenvolvida durante 8 encontros com 52 alunos de duas escolas da rede pública estadual de ensino, no período de agosto e setembro de 2014. O principal objetivo foi elaborar uma sequência de atividades ou material didático que evidenciasse a importância das estratégias usadas pelos alunos na resolução dos problemas. As diferentes estratégias utilizadas pelos participantes da pesquisa foram analisadas de acordo com a teoria da Resolução de Problemas (segundo Polya e Onuchic-Allevato), com ênfase para a construção de um Cenário para a Investigação (Skovsmose). Ao refletir sobre e analisar as estratégias registradas na busca da solução dos problemas, professor-aluno, percebemos que as mesmas favorecem para a compreensão de conceitos e conteúdos matemáticos. Além disso, promovem a aprendizagem e o desenvolvimento do raciocínio matemático.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-19T02:40:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/131243
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000980618
url http://hdl.handle.net/10183/131243
identifier_str_mv 000980618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131243/1/000980618.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131243/2/000980618-02.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131243/3/000980618-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131243/4/000980618.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131243/5/000980618.pdf.jpg
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131243/6/000980618-02.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 319cb21276b80bd212d10d8e9bf16622
3a23a73f6f54b7a00c6b53c8bebdf666
8b8391e3afda18dd0fad4dc7bf12a15a
dac5f853ef88fdb3310dc753ce67f5fd
a6e6a2f7054d59bb5aeb6b38d520f3f7
3e9549cf12b4c2be1388551f6bc314fd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085344458047488