A importância da transação penal no juizado especial criminal.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FEITOSA, José Lirailton Batista.
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13305
Resumo: Os Juizados Especiais Civis e Criminais tem se tornado um simbolo do ideal de acesso ao judiciário para toda aquela demanda reprimida, voltada pra as camadas mais carentes da população. Por sua vez, os juizados Especiais tem origem na necessidade de se promover uma justiça mais rápida e eficiente, proporcionando aos cidadãos a solução das questões que Ihe são postas. Nessas condições ganhou também a Justiça Comum, que se desafogou de Processos que versam delitos simples, e não justificavam o dispêndio de energia e recursos para apura-los, uma vez que e decorrente de pequenos conflitos familiares ou comunitários, e podem ser resolvidos com uma conversa. Ademais, contribuiu para extinguir uma situação demasiadamente vexatória para o Estado, que era ver prescrever muitas acoes penais pela demora na solução do processo, o que contribuiu eficazmente para alargar o descrétido no Judiciário. Por fim, no contexto do Juizado Criminal, surge como elemento embrionário a transação penal, de forma promover uma medida não apenas punitiva, mais, acima de tudo, que eduque e conscientize, fazendo principalmente com que o cidadão não carregue pela vida a fora a macula de uma condenação criminal.
id UFCG_121e3fda144ce66d8cfd66713dfa20a6
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13305
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A importância da transação penal no juizado especial criminal.The importance of the criminal transaction in the special criminal court.Juizado especial criminalPrincípio da discricionariedadeTransação – juizado especial criminalSpecial criminal courtPrinciple of discretionTransaction - special criminal courtOs Juizados Especiais Civis e Criminais tem se tornado um simbolo do ideal de acesso ao judiciário para toda aquela demanda reprimida, voltada pra as camadas mais carentes da população. Por sua vez, os juizados Especiais tem origem na necessidade de se promover uma justiça mais rápida e eficiente, proporcionando aos cidadãos a solução das questões que Ihe são postas. Nessas condições ganhou também a Justiça Comum, que se desafogou de Processos que versam delitos simples, e não justificavam o dispêndio de energia e recursos para apura-los, uma vez que e decorrente de pequenos conflitos familiares ou comunitários, e podem ser resolvidos com uma conversa. Ademais, contribuiu para extinguir uma situação demasiadamente vexatória para o Estado, que era ver prescrever muitas acoes penais pela demora na solução do processo, o que contribuiu eficazmente para alargar o descrétido no Judiciário. Por fim, no contexto do Juizado Criminal, surge como elemento embrionário a transação penal, de forma promover uma medida não apenas punitiva, mais, acima de tudo, que eduque e conscientize, fazendo principalmente com que o cidadão não carregue pela vida a fora a macula de uma condenação criminal.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCG2003-09-052020-07-15T10:28:31Z2020-07-15T10:28:31Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13305FEITOSA, José Lirailton Batista. A importância da transação penal no juizado especial criminal. 2003. 53f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2003.porFEITOSA, José Lirailton Batista.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-08-13T18:09:56Zoai:localhost:riufcg/13305Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-08-13T18:09:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da transação penal no juizado especial criminal.
The importance of the criminal transaction in the special criminal court.
title A importância da transação penal no juizado especial criminal.
spellingShingle A importância da transação penal no juizado especial criminal.
FEITOSA, José Lirailton Batista.
Juizado especial criminal
Princípio da discricionariedade
Transação – juizado especial criminal
Special criminal court
Principle of discretion
Transaction - special criminal court
title_short A importância da transação penal no juizado especial criminal.
title_full A importância da transação penal no juizado especial criminal.
title_fullStr A importância da transação penal no juizado especial criminal.
title_full_unstemmed A importância da transação penal no juizado especial criminal.
title_sort A importância da transação penal no juizado especial criminal.
author FEITOSA, José Lirailton Batista.
author_facet FEITOSA, José Lirailton Batista.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FEITOSA, José Lirailton Batista.
dc.subject.por.fl_str_mv Juizado especial criminal
Princípio da discricionariedade
Transação – juizado especial criminal
Special criminal court
Principle of discretion
Transaction - special criminal court
topic Juizado especial criminal
Princípio da discricionariedade
Transação – juizado especial criminal
Special criminal court
Principle of discretion
Transaction - special criminal court
description Os Juizados Especiais Civis e Criminais tem se tornado um simbolo do ideal de acesso ao judiciário para toda aquela demanda reprimida, voltada pra as camadas mais carentes da população. Por sua vez, os juizados Especiais tem origem na necessidade de se promover uma justiça mais rápida e eficiente, proporcionando aos cidadãos a solução das questões que Ihe são postas. Nessas condições ganhou também a Justiça Comum, que se desafogou de Processos que versam delitos simples, e não justificavam o dispêndio de energia e recursos para apura-los, uma vez que e decorrente de pequenos conflitos familiares ou comunitários, e podem ser resolvidos com uma conversa. Ademais, contribuiu para extinguir uma situação demasiadamente vexatória para o Estado, que era ver prescrever muitas acoes penais pela demora na solução do processo, o que contribuiu eficazmente para alargar o descrétido no Judiciário. Por fim, no contexto do Juizado Criminal, surge como elemento embrionário a transação penal, de forma promover uma medida não apenas punitiva, mais, acima de tudo, que eduque e conscientize, fazendo principalmente com que o cidadão não carregue pela vida a fora a macula de uma condenação criminal.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-09-05
2020-07-15T10:28:31Z
2020-07-15T10:28:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13305
FEITOSA, José Lirailton Batista. A importância da transação penal no juizado especial criminal. 2003. 53f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2003.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13305
identifier_str_mv FEITOSA, José Lirailton Batista. A importância da transação penal no juizado especial criminal. 2003. 53f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2003.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744447260327936