Vivências de gestantes adolescentes durante a gravidez e o acompanhamento pré-natal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Marluce Costa.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6760
Resumo: A gravidez na adolescência representa um problema de saúde pública mundial. No Brasil, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística destacam que aproximadamente 700 mil adolescentes são mães todos os anos e pelo menos 2% dessas tem entre 10 e 14 anos de idade. Por isso, faz-se necessário uma atenção adequada a essa adolescente como forma de minimizar as possíveis complicações de cunho físico ou mental. No entanto, a equipe de saúde ainda enfrenta desafios em relação à adequação da linguagem e na forma como atuam diante desse cuidado. Objetivo: Analisar as vivências de gestantes adolescentes atendidas em unidades de Saúde da Família sobre a gravidez e os cuidados recebidos durante o acompanhamento pré-natal. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, realizada nas Unidades de Estratégia Saúde da Família, localizadas na zona urbana do município de Cuité-Paraíba, com 11 adolescentes grávidas adscritas nas referidas unidades e acompanhas no pré-natal pelos profissionais de saúde. A coleta de dados foi realizada no período de janeiro a março de 2018, por meio de entrevista guiada por um roteiro semiestruturado contendo dados de identificação dos sujeitos e questões norteadoras sobre a temática. Para análise foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Resultados: A análise do material empírico possibilitou a construção da categoria temática “Vivências de adolescentes durante a gestação e o acompanhamento pré-natal” e três subcategorias: “Apoio familiar diante a gestação, Dificuldades diante da gestação e fragilidades e potencialidades do pré-natal. Discussão: Percebem-se sentimentos de alegria e tranquilidade diante do apoio do parceiro e da família nesse momento. No entanto, apesar de não se sentirem sozinhas, ainda vivenciam dificuldades para continuar a rotina, principalmente, em relação aos estudos, bem como para aceitação da gravidez, com surpresa diante da confirmação, pensamento de praticar aborto e até conformismo. Sobre as ações implementadas na consulta de pré-natal, para algumas participantes permeiam as preconizações das políticas de saúde da mulher, com anamnese, aferição de peso, pressão arterial, altura uterina, batimentos cardiofetais, solicitação de exames e anotações no prontuário, porém, para outras há fragilidades nas ações educativas com insatisfação em relação à distância até o local de realização da ação, além de, ausência da ausculta dos batimentos cardiofetais, bem como a medição da altura uterina por parte de alguns profissionais, identificação de infecções e solicitação de exames como forma de prevenir complicações para gestante e o bebê. Conclusão: Constatou-se a partir da vivência das gestantes adolescentes a necessidade de os profissionais de saúde estarem capacitados para ofertar um cuidado concatenado as necessidades desse público com intervenções que possibilitem à adolescente confiança para expressar sentimentos e esclarecer dúvidas. Portanto, fortalecer o vínculo e promover uma assistência à adolescente-filho-família no contexto da integralidade em saúde.
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Objetivo: Analisar as vivências de gestantes adolescentes atendidas em unidades de Saúde da Família sobre a gravidez e os cuidados recebidos durante o acompanhamento pré-natal. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, realizada nas Unidades de Estratégia Saúde da Família, localizadas na zona urbana do município de Cuité-Paraíba, com 11 adolescentes grávidas adscritas nas referidas unidades e acompanhas no pré-natal pelos profissionais de saúde. A coleta de dados foi realizada no período de janeiro a março de 2018, por meio de entrevista guiada por um roteiro semiestruturado contendo dados de identificação dos sujeitos e questões norteadoras sobre a temática. Para análise foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Resultados: A análise do material empírico possibilitou a construção da categoria temática “Vivências de adolescentes durante a gestação e o acompanhamento pré-natal” e três subcategorias: “Apoio familiar diante a gestação, Dificuldades diante da gestação e fragilidades e potencialidades do pré-natal. Discussão: Percebem-se sentimentos de alegria e tranquilidade diante do apoio do parceiro e da família nesse momento. No entanto, apesar de não se sentirem sozinhas, ainda vivenciam dificuldades para continuar a rotina, principalmente, em relação aos estudos, bem como para aceitação da gravidez, com surpresa diante da confirmação, pensamento de praticar aborto e até conformismo. Sobre as ações implementadas na consulta de pré-natal, para algumas participantes permeiam as preconizações das políticas de saúde da mulher, com anamnese, aferição de peso, pressão arterial, altura uterina, batimentos cardiofetais, solicitação de exames e anotações no prontuário, porém, para outras há fragilidades nas ações educativas com insatisfação em relação à distância até o local de realização da ação, além de, ausência da ausculta dos batimentos cardiofetais, bem como a medição da altura uterina por parte de alguns profissionais, identificação de infecções e solicitação de exames como forma de prevenir complicações para gestante e o bebê. Conclusão: Constatou-se a partir da vivência das gestantes adolescentes a necessidade de os profissionais de saúde estarem capacitados para ofertar um cuidado concatenado as necessidades desse público com intervenções que possibilitem à adolescente confiança para expressar sentimentos e esclarecer dúvidas. Portanto, fortalecer o vínculo e promover uma assistência à adolescente-filho-família no contexto da integralidade em saúde.Adolescent pregnancy represents a global public health problem. In Brazil, data from the Brazilian Institute of Geography and Statistics point out that approximately 700,000 adolescents are mothers every year and at least 2% of them are between 10 and 14 years of age. Therefore, it is necessary to pay adequate attention to this adolescent as a way to minimize possible physical or mental complications. However, the health team still faces challenges regarding language adequacy and how they act in the face of such care. Objective: To analyze the experiences of adolescent pregnant women assisted in Family Health units on pregnancy and care received during prenatal care. Method: This is an exploratory research with a qualitative approach, carried out in the Family Health Strategy Units, located in the urban area of the city of Cuité-Paraíba, with 11 pregnant adolescents enrolled in these units and accompanied in prenatal care by the professionals of Cheers. The data collection was carried out from January to March, 2018, through an interview guided by a semi-structured script containing data of identification of subjects and guiding questions on the subject. For the analysis, the content analysis technique was used. Results: The empirical material analysis allowed the construction of the thematic category "Experiences of adolescents during gestation and prenatal care" and three subcategories: "Family support in the face of gestation, Difficulties in the face of gestation and prenatal weaknesses and potentialities. Discussion: Feelings of joy and tranquility are perceived by the support of the partner and the family at that moment. However, although they do not feel alone, they still experience difficulties to continue the routine, mainly in relation to the studies, as well as to accept pregnancy, with surprise at the confirmation, thinking of abortion and even conformism. Regarding the actions implemented in the prenatal consultation, for some participants, it permeates the recommendations of women's health policies, with anamnesis, weight measurement, blood pressure, uterine height, heartbeat beatings, request for exams and notes in the medical record, for others there are weaknesses in educational actions with dissatisfaction with distance to the place of action, as well as absence of auscultation of heartbeat, as well as measurement of uterine height by some professionals, identification of infections and request of examinations as a way to prevent complications for pregnant women and the baby. Conclusion: It was verified from the experience of adolescent pregnant women the need for health professionals to be able to offer a care concatenated the needs of this public with interventions that allow the adolescent confidence to express feelings and clarify doubts. Therefore, strengthen the bond and promote adolescent-child-family care in the context of integrality in health.El embarazo en la adolescencia representa un problema de salud pública mundial. En Brasil, datos del Instituto Brasileño de Geografía y Estadística destacan que aproximadamente 700.000 adolescentes son madres cada año y al menos el 2% de ellas tienen entre 10 y 14 años. Por tanto, es necesaria una atención adecuada a este adolescente como forma de minimizar posibles complicaciones de carácter físico o psíquico. Sin embargo, el equipo de salud aún enfrenta desafíos en cuanto a la adecuación del lenguaje y la forma en que actúan en esta atención. Objetivo: Analizar las experiencias de las adolescentes embarazadas atendidas en las unidades de Salud de la Familia sobre el embarazo y los cuidados recibidos durante el prenatal. Método: Se trata de una investigación exploratoria con enfoque cualitativo, realizada en las Unidades de Estrategia de Salud de la Familia, ubicadas en el área urbana de la ciudad de Cuité-Paraíba, con 11 adolescentes embarazadas inscritas en estas unidades y acompañadas en el período prenatal. por profesionales de la salud. La recolección de datos se realizó de enero a marzo de 2018, a través de entrevistas guiadas por un guión semiestructurado que contiene datos identificativos de los sujetos y preguntas orientadoras sobre el tema. Para el análisis se utilizó la técnica de análisis de contenido. Resultados: El análisis del material empírico permitió la construcción de la categoría temática "Experiencias de adolescentes durante el embarazo y atención prenatal" y tres subcategorías: "Apoyo familiar ante el embarazo, Dificultades ante el embarazo y debilidades y potencialidades del prenatal". cuidado. Discusión: Se perciben sentimientos de alegría y tranquilidad ante el apoyo de la pareja y la familia en este momento. Sin embargo, a pesar de no sentirse solas, aún experimentan dificultades para continuar con la rutina, sobre todo en lo que se refiere a los estudios, así como a la aceptación del embarazo, con sorpresa ante la confirmación, pensamiento de aborto e incluso conformismo. En cuanto a las acciones implementadas en la consulta prenatal, para algunas participantes permean las recomendaciones de las políticas de salud de la mujer, con anamnesis, medición de peso, presión arterial, altura uterina, frecuencia cardíaca fetal, solicitud de exámenes y anotaciones en la historia clínica, sin embargo, para otros, existen debilidades en las acciones educativas con insatisfacción con la distancia al lugar donde se realiza la acción, además, ausencia de auscultación de la frecuencia cardíaca fetal, así como medición de la altura uterina por parte de algunos profesionales, identificación de infecciones y solicitud de pruebas como forma de prevenir complicaciones para la gestante y el bebé. Conclusión: a partir de la experiencia de las adolescentes embarazadas, se encontró que los profesionales de la salud necesitan ser capacitados para ofrecer una atención vinculada a las necesidades de este público con intervenciones que permitan a la adolescente tener confianza para expresar sentimientos y aclarar dudas. Por lo tanto, fortalecer el vínculo y promover la asistencia al adolescente-niño-familia en el contexto de la salud integral.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito.SANTOS, N. C. C. de B.http://lattes.cnpq.br/6315363248040926MEDEIROS, Heloisy Alves de.LIMA, Jaqueline Araújo Paula.SILVA, Marluce Costa.2018-07-162019-09-05T17:24:59Z2019-09-052019-09-05T17:24:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6760SILVA, Marluce Costa. Vivências de gestantes adolescentes durante a gravidez e o acompanhamento pré-natal. 2018. 55fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-05-18T17:57:29Zoai:localhost:riufcg/6760Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-05-18T17:57:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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