Os conflitos legais entre o meio ambiente e o desenvolvimento com as operações de dragagem e os impactos no processo produtivo no Porto de Santos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAYMUNDO, Julio Cesar.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: MACHADO, Alexandre.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31664
Resumo: A dragagem portuária pode impactar de forma significativa na competitividade de um porto, terminal portuário, custo logístico pelo fato do serviço de atração e desatracação estar comprometido em detrimento do calado do navio, calado operacional na maré normal. A dragagem do porto de Santos há alguns anos foi estabelecida com uma das principais prioridades de Governo Federal, culminando no Plano Nacional de Dragagem I e II (PND) o porto de Santos foi dividido em trecho 1, 2 e 3 (que vão da barra até o armazém 6) posteriormente os trechos 4 e 5 que vão até a cidade de Cubatão. O setor de transporte marítimo internacional é responsável pelo transporte de mais de 90% do comércio mundial. Ao determinar o tamanho do navio a aportar, reflexos ocorreram diretamente na escolha de rotas comerciais, tendo em vista a profundidade necessária do canal, com vistas a atender o limite máximo de calado de cada embarcação deixamos de embarcar aproximadamente 900 contêineres por embarcação onerando o custo total, frete e diminuição da competitividade do porto e das empresas ali estabelecidas. Contudo, para que esse problema possa ser equacionado, deverá haver um comprometimento com a modernidade, o porto deve estar em permanente evolução e a conclusão dos planos de expansão consolidará a posição de porto concentrador e distribuidor em território brasileiro.
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A dragagem do porto de Santos há alguns anos foi estabelecida com uma das principais prioridades de Governo Federal, culminando no Plano Nacional de Dragagem I e II (PND) o porto de Santos foi dividido em trecho 1, 2 e 3 (que vão da barra até o armazém 6) posteriormente os trechos 4 e 5 que vão até a cidade de Cubatão. O setor de transporte marítimo internacional é responsável pelo transporte de mais de 90% do comércio mundial. Ao determinar o tamanho do navio a aportar, reflexos ocorreram diretamente na escolha de rotas comerciais, tendo em vista a profundidade necessária do canal, com vistas a atender o limite máximo de calado de cada embarcação deixamos de embarcar aproximadamente 900 contêineres por embarcação onerando o custo total, frete e diminuição da competitividade do porto e das empresas ali estabelecidas. 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