Os conflitos legais entre o meio ambiente e o desenvolvimento com as operações de dragagem e os impactos no processo produtivo no Porto de Santos.
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31664 |
Resumo: | A dragagem portuária pode impactar de forma significativa na competitividade de um porto, terminal portuário, custo logístico pelo fato do serviço de atração e desatracação estar comprometido em detrimento do calado do navio, calado operacional na maré normal. A dragagem do porto de Santos há alguns anos foi estabelecida com uma das principais prioridades de Governo Federal, culminando no Plano Nacional de Dragagem I e II (PND) o porto de Santos foi dividido em trecho 1, 2 e 3 (que vão da barra até o armazém 6) posteriormente os trechos 4 e 5 que vão até a cidade de Cubatão. O setor de transporte marítimo internacional é responsável pelo transporte de mais de 90% do comércio mundial. Ao determinar o tamanho do navio a aportar, reflexos ocorreram diretamente na escolha de rotas comerciais, tendo em vista a profundidade necessária do canal, com vistas a atender o limite máximo de calado de cada embarcação deixamos de embarcar aproximadamente 900 contêineres por embarcação onerando o custo total, frete e diminuição da competitividade do porto e das empresas ali estabelecidas. Contudo, para que esse problema possa ser equacionado, deverá haver um comprometimento com a modernidade, o porto deve estar em permanente evolução e a conclusão dos planos de expansão consolidará a posição de porto concentrador e distribuidor em território brasileiro. |
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Os conflitos legais entre o meio ambiente e o desenvolvimento com as operações de dragagem e os impactos no processo produtivo no Porto de Santos.Legal conflicts between the environment and development with dredging operations and impacts on the production process in the Port of Santos.Porto de SantosDragagemOperações de dragagemConflitos - meio ambientePort of SantosDredgingDredging operationsConflicts - environmentEngenharia de Produção.A dragagem portuária pode impactar de forma significativa na competitividade de um porto, terminal portuário, custo logístico pelo fato do serviço de atração e desatracação estar comprometido em detrimento do calado do navio, calado operacional na maré normal. A dragagem do porto de Santos há alguns anos foi estabelecida com uma das principais prioridades de Governo Federal, culminando no Plano Nacional de Dragagem I e II (PND) o porto de Santos foi dividido em trecho 1, 2 e 3 (que vão da barra até o armazém 6) posteriormente os trechos 4 e 5 que vão até a cidade de Cubatão. O setor de transporte marítimo internacional é responsável pelo transporte de mais de 90% do comércio mundial. Ao determinar o tamanho do navio a aportar, reflexos ocorreram diretamente na escolha de rotas comerciais, tendo em vista a profundidade necessária do canal, com vistas a atender o limite máximo de calado de cada embarcação deixamos de embarcar aproximadamente 900 contêineres por embarcação onerando o custo total, frete e diminuição da competitividade do porto e das empresas ali estabelecidas. Contudo, para que esse problema possa ser equacionado, deverá haver um comprometimento com a modernidade, o porto deve estar em permanente evolução e a conclusão dos planos de expansão consolidará a posição de porto concentrador e distribuidor em território brasileiro.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20172023-09-01T21:34:33Z2023-09-012023-09-01T21:34:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31664RAYMUNDO, Julio Cesar; MACHADO, Alexandre. Os conflitos legais entre o meio ambiente e o desenvolvimento com as operações de dragagem e os impactos no processo produtivo no Porto de Santos. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2016, Sumé- PB. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31664porRAYMUNDO, Julio Cesar.MACHADO, Alexandre.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-29T16:29:44Zoai:localhost:riufcg/31664Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-29T16:29:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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