A ecopedagogia no contexto da história da educação: reflexões sobre as questões biocêntricas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SEVERO, Thiago Emmanuel Araújo.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: NOIA, Noiana de Paula., ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36502
Resumo: Na contemporaneidade torna-se de primordial importância pensar na sustentabilidade do planeta e de todos os seres vivos que nele habitam. A adoção de uma visão planetária, sobretudo no campo da educação é essencial para preparar as futuras gerações para a preservação ambiental e a conscientização do papel que cada organismo desempenha na estrutura das comunidades juntamente com suas respectivas importâncias. Neste sentido, o presente artigo tem por objetivo discutir, numa perspectiva educacional, a relação homem e meio ambiente a partir de um enfoque voltado para ecopedagogia. A ecopedagogia é uma vertente de ensino que difere das demais propostas por considerar, a partir de uma abordagem biocêntrica, o homem e todos os demais seres vivos em uma visão igualitária, se preocupando em mostrar a importância dos mesmos para as gerações futuras aportada numa visão centrada na sustentabilidade.
id UFCG_1318698952316e429fc2b21489dc730b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36502
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A ecopedagogia no contexto da história da educação: reflexões sobre as questões biocêntricas.Ecopedagogy in the context of the history of education: reflections on biocentric issues.EcopedagogiaHistória da educaçãoQuestões biocêntricasMeios ambienteEcopedagogyHistory of educationBiocentric issuesEnvironmentHistória.Educação.Na contemporaneidade torna-se de primordial importância pensar na sustentabilidade do planeta e de todos os seres vivos que nele habitam. A adoção de uma visão planetária, sobretudo no campo da educação é essencial para preparar as futuras gerações para a preservação ambiental e a conscientização do papel que cada organismo desempenha na estrutura das comunidades juntamente com suas respectivas importâncias. Neste sentido, o presente artigo tem por objetivo discutir, numa perspectiva educacional, a relação homem e meio ambiente a partir de um enfoque voltado para ecopedagogia. A ecopedagogia é uma vertente de ensino que difere das demais propostas por considerar, a partir de uma abordagem biocêntrica, o homem e todos os demais seres vivos em uma visão igualitária, se preocupando em mostrar a importância dos mesmos para as gerações futuras aportada numa visão centrada na sustentabilidade.To think about the planet’s sustainability as well as all living beings’ is promordial nowadays. The adoption of a planetary vision, mostly in the field of the education is essential to prepare the future generations for environmental preservation programs such as a global and ecological conscience, understanding the role that each organism carries out in the communities' structure with their respective importances. In this purport, the present article has for objective to discuss, in an educational perspective, the relationship between man and environment, approaching the values of the Ecopedagogy. The Ecopedagogy is a teaching side that differs of the others by considering the man and all the other living beings at a equalitarian vision that concerns in showing the importance of the biosphere and its attributes for the future generations, docked in a vision centered in the sustainability, based on a Biocentric approach.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20082024-07-05T18:50:25Z2024-07-052024-07-05T18:50:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36502SEVERO, Thiago Emmanuel Araújo; NOIA, Noiana de Paula; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. A ecopedagogia no contexto da história da educação: reflexões sobre as questões biocêntricas. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36502porSEVERO, Thiago Emmanuel Araújo.NOIA, Noiana de Paula.ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-07-05T18:50:49Zoai:localhost:riufcg/36502Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-05T18:50:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A ecopedagogia no contexto da história da educação: reflexões sobre as questões biocêntricas.
Ecopedagogy in the context of the history of education: reflections on biocentric issues.
title A ecopedagogia no contexto da história da educação: reflexões sobre as questões biocêntricas.
spellingShingle A ecopedagogia no contexto da história da educação: reflexões sobre as questões biocêntricas.
SEVERO, Thiago Emmanuel Araújo.
Ecopedagogia
História da educação
Questões biocêntricas
Meios ambiente
Ecopedagogy
History of education
Biocentric issues
Environment
História.
Educação.
title_short A ecopedagogia no contexto da história da educação: reflexões sobre as questões biocêntricas.
title_full A ecopedagogia no contexto da história da educação: reflexões sobre as questões biocêntricas.
title_fullStr A ecopedagogia no contexto da história da educação: reflexões sobre as questões biocêntricas.
title_full_unstemmed A ecopedagogia no contexto da história da educação: reflexões sobre as questões biocêntricas.
title_sort A ecopedagogia no contexto da história da educação: reflexões sobre as questões biocêntricas.
author SEVERO, Thiago Emmanuel Araújo.
author_facet SEVERO, Thiago Emmanuel Araújo.
NOIA, Noiana de Paula.
ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.
author_role author
author2 NOIA, Noiana de Paula.
ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SEVERO, Thiago Emmanuel Araújo.
NOIA, Noiana de Paula.
ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.
dc.subject.por.fl_str_mv Ecopedagogia
História da educação
Questões biocêntricas
Meios ambiente
Ecopedagogy
History of education
Biocentric issues
Environment
História.
Educação.
topic Ecopedagogia
História da educação
Questões biocêntricas
Meios ambiente
Ecopedagogy
History of education
Biocentric issues
Environment
História.
Educação.
description Na contemporaneidade torna-se de primordial importância pensar na sustentabilidade do planeta e de todos os seres vivos que nele habitam. A adoção de uma visão planetária, sobretudo no campo da educação é essencial para preparar as futuras gerações para a preservação ambiental e a conscientização do papel que cada organismo desempenha na estrutura das comunidades juntamente com suas respectivas importâncias. Neste sentido, o presente artigo tem por objetivo discutir, numa perspectiva educacional, a relação homem e meio ambiente a partir de um enfoque voltado para ecopedagogia. A ecopedagogia é uma vertente de ensino que difere das demais propostas por considerar, a partir de uma abordagem biocêntrica, o homem e todos os demais seres vivos em uma visão igualitária, se preocupando em mostrar a importância dos mesmos para as gerações futuras aportada numa visão centrada na sustentabilidade.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2024-07-05T18:50:25Z
2024-07-05
2024-07-05T18:50:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36502
SEVERO, Thiago Emmanuel Araújo; NOIA, Noiana de Paula; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. A ecopedagogia no contexto da história da educação: reflexões sobre as questões biocêntricas. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36502
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36502
identifier_str_mv SEVERO, Thiago Emmanuel Araújo; NOIA, Noiana de Paula; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. A ecopedagogia no contexto da história da educação: reflexões sobre as questões biocêntricas. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744627953041408