Literatura e vestibular: a leitura literária pelo método recepcional na 3ª série do ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NUNES, Marta Lúcia.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1666
Resumo: Este estudo sobre o ensino de literatura no nível médio de escolaridade possibilitou verificar que os alunos apresentam dificuldades na aprendizagem da literatura devido a um distanciamento entre as formas de abordagem do texto literário em sala de aula e o que se espera deles, enquanto candidatos a uma vaga na universidade através da avaliação que é feita pelos exames vestibulares. Assim, julgou-se viável e pertinente a utilização de um método de ensino de literatura que privilegiasse o estudo e a análise de textos literários considerando o papel do leitor e o contexto social de produção e uso da literatura, ou seja, o método recepcional, buscando atender às expectativas dos alunos da 3ª série do ensino médio que pretendem concorrer a uma vaga na universidade. Além de analisar algumas questões das provas de literatura dos exames vestibulares das três universidades públicas da Paraíba, este trabalho inclui também uma descrição das atividades referentes ao romance São Bernardo de Graciliano Ramos que constam em cinco manuais de literatura do ensino médio e uma proposta de leitura do referido romance numa perspectiva de leitura comparada com o romance inglês O Morro dos Ventos Uivantes de Emily Brontë.
id UFCG_13421a2680d5c63c25dcae1a095e7e11
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/1666
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Literatura e vestibular: a leitura literária pelo método recepcional na 3ª série do ensino médio.Literature and vestibular: the literary reading by the receptional method in the 3 rd high school series.Método Recepcional - LeituraLeitura LiteráriaLiteratura e VvestibularEstética da Recepção - LeituraEnsino de Literatura - Ensino MédioAprendizagem da LiteraturaLiterature Teaching - High SchoolLiterature and College Entrance ExamsReceptive Method - ReadingLetras.Este estudo sobre o ensino de literatura no nível médio de escolaridade possibilitou verificar que os alunos apresentam dificuldades na aprendizagem da literatura devido a um distanciamento entre as formas de abordagem do texto literário em sala de aula e o que se espera deles, enquanto candidatos a uma vaga na universidade através da avaliação que é feita pelos exames vestibulares. Assim, julgou-se viável e pertinente a utilização de um método de ensino de literatura que privilegiasse o estudo e a análise de textos literários considerando o papel do leitor e o contexto social de produção e uso da literatura, ou seja, o método recepcional, buscando atender às expectativas dos alunos da 3ª série do ensino médio que pretendem concorrer a uma vaga na universidade. Além de analisar algumas questões das provas de literatura dos exames vestibulares das três universidades públicas da Paraíba, este trabalho inclui também uma descrição das atividades referentes ao romance São Bernardo de Graciliano Ramos que constam em cinco manuais de literatura do ensino médio e uma proposta de leitura do referido romance numa perspectiva de leitura comparada com o romance inglês O Morro dos Ventos Uivantes de Emily Brontë.This study on the literature teaching in the medium level of education made possible to verify that the students present difficulties in the learning of the literature due to an estrangement among the forms of approach of the literary text in classroom and what it is waited of them, while candidates to a vacancy in the university through the evaluation that is done by the selective examinations. Like this, it was considerated viable and pertinent the utilization of a method of literature teaching that privileged the study and the analysis of literary texts considering the reader's role and the social context of production and use of the literature, in other words, the method recepcional, looking for to assist to the students' of the 3rd series of the medium teaching expectations who intend to compete a vacancy in the university. Besides analyzing some questions of the proofs of literature of the selective examinations of the three public universities of Paraíba, this work also includes a description of the activities reffering to Graciliano Ramos’ novel São Bernardo that consist in five manuals of literature of the medium teaching and a proposal of reading of the referred novel in a perspective of compared reading with the English novel Emily Brontë's Wuthering Heights.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGNÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.NÓBREGA, M. M. S. S.http://lattes.cnpq.br/2123326909056011NÓBREGA, Geralda Medeiros.SILVA, Márcia Tavares.NUNES, Marta Lúcia.2007-012018-09-10T16:07:16Z2018-09-102018-09-10T16:07:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1666NUNES, Marta Lúcia. Literatura e vestibular: a leitura literária pelo método recepcional na 3ª série do ensino médio. 2007. 19f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1666porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-15T22:41:10Zoai:localhost:riufcg/1666Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-15T22:41:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura e vestibular: a leitura literária pelo método recepcional na 3ª série do ensino médio.
Literature and vestibular: the literary reading by the receptional method in the 3 rd high school series.
title Literatura e vestibular: a leitura literária pelo método recepcional na 3ª série do ensino médio.
spellingShingle Literatura e vestibular: a leitura literária pelo método recepcional na 3ª série do ensino médio.
NUNES, Marta Lúcia.
Método Recepcional - Leitura
Leitura Literária
Literatura e Vvestibular
Estética da Recepção - Leitura
Ensino de Literatura - Ensino Médio
Aprendizagem da Literatura
Literature Teaching - High School
Literature and College Entrance Exams
Receptive Method - Reading
Letras.
title_short Literatura e vestibular: a leitura literária pelo método recepcional na 3ª série do ensino médio.
title_full Literatura e vestibular: a leitura literária pelo método recepcional na 3ª série do ensino médio.
title_fullStr Literatura e vestibular: a leitura literária pelo método recepcional na 3ª série do ensino médio.
title_full_unstemmed Literatura e vestibular: a leitura literária pelo método recepcional na 3ª série do ensino médio.
title_sort Literatura e vestibular: a leitura literária pelo método recepcional na 3ª série do ensino médio.
author NUNES, Marta Lúcia.
author_facet NUNES, Marta Lúcia.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
NÓBREGA, M. M. S. S.
http://lattes.cnpq.br/2123326909056011
NÓBREGA, Geralda Medeiros.
SILVA, Márcia Tavares.
dc.contributor.author.fl_str_mv NUNES, Marta Lúcia.
dc.subject.por.fl_str_mv Método Recepcional - Leitura
Leitura Literária
Literatura e Vvestibular
Estética da Recepção - Leitura
Ensino de Literatura - Ensino Médio
Aprendizagem da Literatura
Literature Teaching - High School
Literature and College Entrance Exams
Receptive Method - Reading
Letras.
topic Método Recepcional - Leitura
Leitura Literária
Literatura e Vvestibular
Estética da Recepção - Leitura
Ensino de Literatura - Ensino Médio
Aprendizagem da Literatura
Literature Teaching - High School
Literature and College Entrance Exams
Receptive Method - Reading
Letras.
description Este estudo sobre o ensino de literatura no nível médio de escolaridade possibilitou verificar que os alunos apresentam dificuldades na aprendizagem da literatura devido a um distanciamento entre as formas de abordagem do texto literário em sala de aula e o que se espera deles, enquanto candidatos a uma vaga na universidade através da avaliação que é feita pelos exames vestibulares. Assim, julgou-se viável e pertinente a utilização de um método de ensino de literatura que privilegiasse o estudo e a análise de textos literários considerando o papel do leitor e o contexto social de produção e uso da literatura, ou seja, o método recepcional, buscando atender às expectativas dos alunos da 3ª série do ensino médio que pretendem concorrer a uma vaga na universidade. Além de analisar algumas questões das provas de literatura dos exames vestibulares das três universidades públicas da Paraíba, este trabalho inclui também uma descrição das atividades referentes ao romance São Bernardo de Graciliano Ramos que constam em cinco manuais de literatura do ensino médio e uma proposta de leitura do referido romance numa perspectiva de leitura comparada com o romance inglês O Morro dos Ventos Uivantes de Emily Brontë.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01
2018-09-10T16:07:16Z
2018-09-10
2018-09-10T16:07:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1666
NUNES, Marta Lúcia. Literatura e vestibular: a leitura literária pelo método recepcional na 3ª série do ensino médio. 2007. 19f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1666
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1666
identifier_str_mv NUNES, Marta Lúcia. Literatura e vestibular: a leitura literária pelo método recepcional na 3ª série do ensino médio. 2007. 19f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744358161776640