Discussão sobre o ensino de leitura de textos literarios : o desempenho dos candidatos na prova de literaturas de lingua portuguesa do vestibular Unicamp

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Carmen Cibele
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586727
Resumo: Orientador: Denise Bertoli Braga, Marcia Azevedo de Abreu
id UNICAMP-30_ecbb953747e29d524a7346d65cb82399
oai_identifier_str oai::136104
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Discussão sobre o ensino de leitura de textos literarios : o desempenho dos candidatos na prova de literaturas de lingua portuguesa do vestibular UnicampUniversidade Estadual de Campinas. Unicamp Ano 40LeituraLiteraturaEnsinoExame vestibularEntrance ExamsReadingLiteratureOrientador: Denise Bertoli Braga, Marcia Azevedo de AbreuDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O presente trabalho reflete sobre o ensino de leitura literária no 2° grau a partir da análise do desempenho dos candidatos do Vestibular Unicamp em algumas questões da prova de Literaturas de Língua Portuguesa no período de 1987 a 1993. As questões analisadas correspondem às obras São Bernardo, de Graciliano Ramos, Senhora, de José de Alencar e Contos Novos, de Mário de Andrade. O estudo também procurou averiguar se os materiais paradidáticos, de alguma forma, poderiam auxiliar os candidatos a responder as questões da prova. Ao verificar o desempenho desses candidatos, constatamos a existência de problemas de leitura não só em relação ao texto da obra literária mas também em relação ao enunciado da questão. Notamos ainda, que os vestibulandos com dificuldade para a leitura indicam alguns problemas básicos de letramento, como insuficiência de vocabulário e falta de habilidade para redigir uma resposta clara e concisa. Destaca-se ainda, no nível do conhecimento geral, uma grande falta de informação sobre fatos histórico-sociais a qual poderia contribuir, caso ele os soubesse, para um melhor desempenho do candidato tanto na posição de leitor da obra literária, quanto na condição de candidato a uma vaga da universidadeAbstract: The present study discusses the teaching of literary reading at the secondary school level based an analysis of the performance of students who answered questions on Brasilian Literature which were part of the Unicamp entrance exams (vestibular) from 1987 to 1993. Three literary titles were contemplated in this study: São Bernardo by Graciliano Ramos; Senhora by José de Alencar; and Contos Novos by Mário de Andrade. Additionally, it was investigated whether certain specific commereial didatic materials could in any way help the students to answer the exam questions. The analysis indicated the existence of reading problems not only in relation to the text of the literary work but also in relationship to phrasing of the questions itself. Furthermore, it was shown that students with reading difficulty also present basic literacy problems, such as insufficient vocabulary knowledge and some basic writing difficulties which lead to unclear answers. In relation to the general knowledge level of the students, a great lack of information about socio-historieal facts was noticed. Such socio-historical knowledge could certainly contribute to a better reading of the literary text as well as to the improvement of student performance on the examinationMestradoEnsino-Aprendizagem de Lingua MaternaMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Braga, Denise Bértoli, 1953-Abreu, Márcia, 1963-Frederico, Enid YatsudaMattos, Maria Augusta Bastos deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFerreira, Carmen Cibele19981998-11-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf196f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586727FERREIRA, Carmen Cibele. Discussão sobre o ensino de leitura de textos literarios: o desempenho dos candidatos na prova de literaturas de lingua portuguesa do vestibular Unicamp. 1998. 196f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586727. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/136104porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:51:12Zoai::136104Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:51:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Discussão sobre o ensino de leitura de textos literarios : o desempenho dos candidatos na prova de literaturas de lingua portuguesa do vestibular Unicamp
title Discussão sobre o ensino de leitura de textos literarios : o desempenho dos candidatos na prova de literaturas de lingua portuguesa do vestibular Unicamp
spellingShingle Discussão sobre o ensino de leitura de textos literarios : o desempenho dos candidatos na prova de literaturas de lingua portuguesa do vestibular Unicamp
Ferreira, Carmen Cibele
Universidade Estadual de Campinas. Unicamp Ano 40
Leitura
Literatura
Ensino
Exame vestibular
Entrance Exams
Reading
Literature
title_short Discussão sobre o ensino de leitura de textos literarios : o desempenho dos candidatos na prova de literaturas de lingua portuguesa do vestibular Unicamp
title_full Discussão sobre o ensino de leitura de textos literarios : o desempenho dos candidatos na prova de literaturas de lingua portuguesa do vestibular Unicamp
title_fullStr Discussão sobre o ensino de leitura de textos literarios : o desempenho dos candidatos na prova de literaturas de lingua portuguesa do vestibular Unicamp
title_full_unstemmed Discussão sobre o ensino de leitura de textos literarios : o desempenho dos candidatos na prova de literaturas de lingua portuguesa do vestibular Unicamp
title_sort Discussão sobre o ensino de leitura de textos literarios : o desempenho dos candidatos na prova de literaturas de lingua portuguesa do vestibular Unicamp
author Ferreira, Carmen Cibele
author_facet Ferreira, Carmen Cibele
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Braga, Denise Bértoli, 1953-
Abreu, Márcia, 1963-
Frederico, Enid Yatsuda
Mattos, Maria Augusta Bastos de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Carmen Cibele
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas. Unicamp Ano 40
Leitura
Literatura
Ensino
Exame vestibular
Entrance Exams
Reading
Literature
topic Universidade Estadual de Campinas. Unicamp Ano 40
Leitura
Literatura
Ensino
Exame vestibular
Entrance Exams
Reading
Literature
description Orientador: Denise Bertoli Braga, Marcia Azevedo de Abreu
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998-11-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586727
FERREIRA, Carmen Cibele. Discussão sobre o ensino de leitura de textos literarios: o desempenho dos candidatos na prova de literaturas de lingua portuguesa do vestibular Unicamp. 1998. 196f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586727. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
FERREIRA, Carmen Cibele. Discussão sobre o ensino de leitura de textos literarios: o desempenho dos candidatos na prova de literaturas de lingua portuguesa do vestibular Unicamp. 1998. 196f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586727. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586727
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/136104
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
196f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188816536207360