Avaliação dos hábitos e qualidade de sono e seus efeitos na performance acadêmica em estudantes de medicina.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DIAS, Gustavo Dantas.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: SOUZA, Maria Clara Aires de., GADELHA, Rachel Frota Aguiar., MOTA, Sissi Cláudio.
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29584
Resumo: O sono é uma das necessidades biológicas mais importantes do nosso corpo. Ele exerce influência significativa no processo de aprendizagem e na consolidação da memória. Perturbações do sono podem trazer consequências sérias para o bem estar físico e mental, comprometendo a qualidade de vida, aspectos da cognição, da personalidade, consolidação da memória e o processo de aprendizado. O objetivo da nossa pesquisa foi avaliar a qualidade do sono de estudantes de medicina, através da pontuação obtida no Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (IQSP) e na Escala de Sonolência de Epworth (ESE). Verificar se a pontuação obtida nestes questionários e o Índice de Massa Corpórea (IMC) exercem influência no desempenho acadêmico dos alunos. Foram aplicados questionários aos acadêmicos de Medicina da Universidade Federal de Campina Grande em duas etapas, início (etapa 1) e final (etapa 2) do semestre 2013.1. Apenas alunos do primeiro ao oitavo período participaram, totalizando 153 discentes. Alunos do nono ao décimo segundo período, assim como os que não responderam à etapa 1, foram excluídos da pesquisa. Foi realizada uma análise descritiva dos resultados obtidos. Encontramos que houve aumento significativo na mediana do IQSP entre etapa 1 e 2, o que demonstra uma pior qualidade do sono no final do semestre. Os alunos que demoraram mais tempo para adormecer apresentaram pior IQSP. O aumento do IMC levou à piora na qualidade do sono entre os alunos da primeira etapa, entretanto, não houve relação entre o IMC e o desempenho acadêmico. Verificou-se que o aumento da pontuação na ESE levou à piora no desempenho acadêmico para o segundo e o terceiro período. No entanto, no quinto período, o aumento na ESE levou a um melhor desempenho. Em relação ao IQSP, verificou-se que o aumento em sua pontuação levou à melhora do desempenho acadêmico para o segundo e o quinto período. O sétimo período apresentou um efeito marginal para o IQSP, demonstrando um pior desempenho com o aumento da pontuação no IQSP. Concluímos então que a ESE e o IQSP podem exercer influência no desempenho acadêmico dos estudantes, no entanto, outras variáveis podem interferem nessa relação. É possível que grandes demandas acadêmicas favoreçam os estudantes a adotarem um comportamento de privação do sono e, dessa forma, eles conseguem melhorar seu rendimento, apesar da piora na qualidade do sono.
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spelling Avaliação dos hábitos e qualidade de sono e seus efeitos na performance acadêmica em estudantes de medicina.Assessment of sleep habits and quality and its effects on academic performance in medical students.Evaluación de los hábitos y la calidad del sueño y sus efectos sobre el rendimiento académico en estudiantes de medicina.Qualidade de sonoDesempenho acadêmicoAcadêmicosSonolênciaSleep qualityAcademic achievementAcademicsSomnolenceCalidad de sueñoLogro académicoAcadémicaSomnolenciaMedicinaO sono é uma das necessidades biológicas mais importantes do nosso corpo. Ele exerce influência significativa no processo de aprendizagem e na consolidação da memória. Perturbações do sono podem trazer consequências sérias para o bem estar físico e mental, comprometendo a qualidade de vida, aspectos da cognição, da personalidade, consolidação da memória e o processo de aprendizado. O objetivo da nossa pesquisa foi avaliar a qualidade do sono de estudantes de medicina, através da pontuação obtida no Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (IQSP) e na Escala de Sonolência de Epworth (ESE). Verificar se a pontuação obtida nestes questionários e o Índice de Massa Corpórea (IMC) exercem influência no desempenho acadêmico dos alunos. Foram aplicados questionários aos acadêmicos de Medicina da Universidade Federal de Campina Grande em duas etapas, início (etapa 1) e final (etapa 2) do semestre 2013.1. Apenas alunos do primeiro ao oitavo período participaram, totalizando 153 discentes. Alunos do nono ao décimo segundo período, assim como os que não responderam à etapa 1, foram excluídos da pesquisa. Foi realizada uma análise descritiva dos resultados obtidos. Encontramos que houve aumento significativo na mediana do IQSP entre etapa 1 e 2, o que demonstra uma pior qualidade do sono no final do semestre. Os alunos que demoraram mais tempo para adormecer apresentaram pior IQSP. O aumento do IMC levou à piora na qualidade do sono entre os alunos da primeira etapa, entretanto, não houve relação entre o IMC e o desempenho acadêmico. Verificou-se que o aumento da pontuação na ESE levou à piora no desempenho acadêmico para o segundo e o terceiro período. No entanto, no quinto período, o aumento na ESE levou a um melhor desempenho. Em relação ao IQSP, verificou-se que o aumento em sua pontuação levou à melhora do desempenho acadêmico para o segundo e o quinto período. O sétimo período apresentou um efeito marginal para o IQSP, demonstrando um pior desempenho com o aumento da pontuação no IQSP. Concluímos então que a ESE e o IQSP podem exercer influência no desempenho acadêmico dos estudantes, no entanto, outras variáveis podem interferem nessa relação. É possível que grandes demandas acadêmicas favoreçam os estudantes a adotarem um comportamento de privação do sono e, dessa forma, eles conseguem melhorar seu rendimento, apesar da piora na qualidade do sono.Sleep is one of the most important biological needs for our body. It is responsible for a significant influence in the process of learning and memory consolidation. Sleep disturbances can result in serious consequences to both physical and mental well being, compromising quality of life, cognition and personality aspects, memory consolidation and learning process. The main object of this research was to evaluate sleep quality in medicine students, through the Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI) and Epworth Sleepiness Scale (ESS). To verify if these questionnaires score and the body mass index (BMI) influence students’ academic performance. Questionnaires were applied to the students in the Federal University of Campina Grande in two occasions, the beginning (stage 1) and the end of the 2013.1 semester (stage 2). Students between the first and eighth semester were included, in a total of 153 participants. Students from the ninth to the twelfth semester, as well as the ones who didn ́t participate in the stage 1 were excluded. A descriptive analysis was performed with the results. There was a significant increase in the PSQI median between stage 1 and 2, which demonstrates a worse sleep quality and the end of the semester when compared to the beginning. Students who took longer to fall asleep revealed a worse PSQI. An increase in the BMI led to a worsening in the students ́ sleep quality in the first stage; however, there was no relation between BMI and academic outcome. An increase in the ESS score resulted in a worsening in academic performance for the second and third semester students. In the fifth semester, an increase in the ESS resulted in a better academic performance. When analyzing the PSQI, an increase in the score resulted in a better academic performance among the second and fifth semester students. He seventh semester presented a marginal effect for the PSQI, revealing a worse performance with the increase of the PSQI score. In conclusion, ESS and PSQI can influence academic performance, however, other variables may interfere in this relation. It is possible that a great academic demand favor students to adopt a sleep deprivation behavior, and improve performance, despite a worsening in sleep quality.El sueño es una de las necesidades biológicas más importantes de nuestro cuerpo. el ejercita influencia significativa en el proceso de aprendizaje y consolidación de la memoria. Las alteraciones del sueño pueden tener graves consecuencias para el bienestar físico y mental, comprometiendo la calidad de vida, aspectos de cognición, personalidad, consolidación de la memoria y el proceso de aprendizaje. El objetivo de nuestra investigación fue evaluar la calidad de sueño de estudiantes de medicina, a través de la puntuación obtenida en el Índice de Calidad del Sueño de Pittsburgh (IQSP) y la Escala de Somnolencia de Epworth (ESS). Compruebe si la puntuación obtenidos en estos cuestionarios y el Índice de Masa Corporal (IMC) influyen en la rendimiento académico de los estudiantes. Se aplicaron cuestionarios a académicos de Medicina en la Universidad Federal de Campina Grande en dos etapas, inicial (etapa 1) y final (etapa 2) del semestre 2013.1. Participaron únicamente los alumnos del primer al octavo período, totalizando 153 alumnos. Los estudiantes del noveno al duodécimo período, así como aquellos que no respondieron al paso 1, fueron excluidos de la encuesta. Se llevó a cabo un análisis descriptivo de los resultados obtenidos. Encontramos que hubo un aumento significativo en la mediana del IQSP entre la etapa 1 y 2, lo que demuestra una peor calidad del sueño al final del semestre. Tú los estudiantes que tardaron más en conciliar el sueño tuvieron peor IQSP. El aumento en El IMC condujo a una peor calidad del sueño entre los estudiantes de la primera etapa, sin embargo, no hubo una relación entre el IMC y el rendimiento académico. Se encontró que el aumento de Los puntajes de ESE llevaron a un peor rendimiento académico para segundo y tercer período. Sin embargo, en el quinto período, el aumento de ESE llevó a un mejor desempeño. En cuanto al IQSP, se encontró que el aumento en su puntuación condujo a una mejora en la rendimiento académico para el segundo y quinto período. El séptimo período presentó una efecto marginal para el IQSP, demostrando un peor desempeño con el aumento de puntuación IQSP. Entonces concluimos que el ESE y el IQSP pueden influir en la rendimiento académico de los estudiantes, sin embargo, otras variables pueden interferir en este relación. Es posible que las grandes exigencias académicas favorezcan a los estudiantes a adoptar una conducta de privación del sueño y, de esta forma, consiguen mejorar su rendimiento, a pesar del empeoramiento de la calidad del sueño.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSUFCGBESERRA JUNIOR, Ivo Marquis.BESERRA JUNIOR, I. M.http://lattes.cnpq.br/8532462593651371MARQUIS, Valéria Wanderley Pinto Brandão.MARQUIS, V. W. P. B.http://lattes.cnpq.br/2492914655159604SANTOS, Gilvan de Melo.SANTOS, G. M.http://lattes.cnpq.br/6804856806310214BRANDAO, Rogério Wanderley Pinto.BRANDAO, R. W. 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