Relação entre escola- família- comunidade como eixo de gestão da aprendizagem discente nos anos iniciais na escola pública.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Géssica Galdino da Silva.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19975
Resumo: Este trabalho intitulado “Relações entre escola-família-comunidade como eixo de gestão da aprendizagem discente nos anos iniciais na escola pública” tem por objeto de estudo relações estabelecidas entre escola-família-comunidade como potencializadoras dos processos de aprendizagem na escola pública e, como seu objetivo geral, intenciona analisar os mecanismos de gestão em prol da necessária articulação escola-família-comunidade em função de efetivas estratégias de aprendizagens discentes nos primeiros anos de escolarização. O que se delineia a partir da seguinte questão de pesquisa: De que modo a escola pública pode articular a relação escola-família-comunidade em função das estratégias de aprendizagens discentes nos anos iniciais? A pesquisa empírica envidada nesse estudo se deu por intermédio da abordagem qualitativa e com categorização simples dos dados por termos recorrentes. O que subsidiou as análises aqui desenvolvidas a partir de estudo exploratório envolvendo nove entrevistas semi estruturadas, com quatro professoras do fundamental I, uma gestora e quatro mães de alunos pertencentes ao conselho escolar da unidade educacional que sediou a parte empírica da etapa de investigação de campo desse estudo. As principais fontes de fundamentação desse estudo foi empreendida a partir das produções da interação escola família UNESCO (2009); participação em Paro (2008) e Aprendizagem dialógica Mello (2015). Isso, no que concerne, respectivamente, às principais categorias de análise desse estudo relativas à interação escola-família-comunidade; gestão de aprendizagem discente e escola pública. Assim, chegou-se a algumas conclusões nesse estudo quanto à necessidade de fomentar a participação da família em diálogos no e para o fortalecimento da cultura de acompanhamento do rendimento acadêmico dos discentes em seus processos de formação humana corroborado pela escola.
id UFCG_141980b8663e43243c9014ec85a81ccb
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/19975
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Relação entre escola- família- comunidade como eixo de gestão da aprendizagem discente nos anos iniciais na escola pública.Relationship between school-family-community as an axis for managing student learning in the early years of public school.Interação escola- família- comunidadeGestão de aprendizagens discentesEscola públicaSchool-family-community interactionStudent learning managementPublic schoolEducação.Este trabalho intitulado “Relações entre escola-família-comunidade como eixo de gestão da aprendizagem discente nos anos iniciais na escola pública” tem por objeto de estudo relações estabelecidas entre escola-família-comunidade como potencializadoras dos processos de aprendizagem na escola pública e, como seu objetivo geral, intenciona analisar os mecanismos de gestão em prol da necessária articulação escola-família-comunidade em função de efetivas estratégias de aprendizagens discentes nos primeiros anos de escolarização. O que se delineia a partir da seguinte questão de pesquisa: De que modo a escola pública pode articular a relação escola-família-comunidade em função das estratégias de aprendizagens discentes nos anos iniciais? A pesquisa empírica envidada nesse estudo se deu por intermédio da abordagem qualitativa e com categorização simples dos dados por termos recorrentes. O que subsidiou as análises aqui desenvolvidas a partir de estudo exploratório envolvendo nove entrevistas semi estruturadas, com quatro professoras do fundamental I, uma gestora e quatro mães de alunos pertencentes ao conselho escolar da unidade educacional que sediou a parte empírica da etapa de investigação de campo desse estudo. As principais fontes de fundamentação desse estudo foi empreendida a partir das produções da interação escola família UNESCO (2009); participação em Paro (2008) e Aprendizagem dialógica Mello (2015). Isso, no que concerne, respectivamente, às principais categorias de análise desse estudo relativas à interação escola-família-comunidade; gestão de aprendizagem discente e escola pública. Assim, chegou-se a algumas conclusões nesse estudo quanto à necessidade de fomentar a participação da família em diálogos no e para o fortalecimento da cultura de acompanhamento do rendimento acadêmico dos discentes em seus processos de formação humana corroborado pela escola.This work called “relationships between school-family-community as the axis of management of student learning in the early years in the public school” has as it object of study relations between school-family-community as potentiating of learning processes in public school and, as it overall goal, intents to analyze the mechanisms of management in favor of the link with school-family-community in according to effective strategies of students learning in the early years of the public school. What is delineated from the following research question: How does the public school can articulate the school-family-community relationship in terms of students learning strategies in the early years? Empirical research taken in this study occurred through qualitative approach, with semi-structured interviews and simple categorization of data for recurring terms. What contributed to the analyses developed here from exploratory study involving nine semi-structured interviews with primary teachers, a manager and four student’s mother belonging to the school council of the educational unit that hosted the empirical part of the field research phase of this study. The main sources of reasoning of this study was taken from the UNESCO family interaction school production (2009); participation in Paro (2008) and dialogical Learning Mello (2015). This, regarding, respectively, to the main categories of analysis of this study on the interaction school-family-community; student learning management and public school. Thus, reached some conclusions in this study as the need to promote family participation in dialogues and to strengthen the follow-up culture of academic performance of the students in their human development processes supported by the school.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLOPES, Wiama de Jesus Freitas.LOPES, Wiama de Jesus Freitas.http://lattes.cnpq.br/5222750643490502AMARAL, Gerlaine Belchior do.CHAGAS, Francisco Loiola das.PEREIRA, Géssica Galdino da Silva.20162021-07-12T12:35:46Z2021-07-122021-07-12T12:35:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19975PEREIRA, Géssica Galdino da Silva. Relações entre escola- família-comunidade como eixo de gestão da aprendizagem discente nos anos iniciais na escola pública. 2016. 78f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-07T13:32:00Zoai:localhost:riufcg/19975Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-07T13:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre escola- família- comunidade como eixo de gestão da aprendizagem discente nos anos iniciais na escola pública.
Relationship between school-family-community as an axis for managing student learning in the early years of public school.
title Relação entre escola- família- comunidade como eixo de gestão da aprendizagem discente nos anos iniciais na escola pública.
spellingShingle Relação entre escola- família- comunidade como eixo de gestão da aprendizagem discente nos anos iniciais na escola pública.
PEREIRA, Géssica Galdino da Silva.
Interação escola- família- comunidade
Gestão de aprendizagens discentes
Escola pública
School-family-community interaction
Student learning management
Public school
Educação.
title_short Relação entre escola- família- comunidade como eixo de gestão da aprendizagem discente nos anos iniciais na escola pública.
title_full Relação entre escola- família- comunidade como eixo de gestão da aprendizagem discente nos anos iniciais na escola pública.
title_fullStr Relação entre escola- família- comunidade como eixo de gestão da aprendizagem discente nos anos iniciais na escola pública.
title_full_unstemmed Relação entre escola- família- comunidade como eixo de gestão da aprendizagem discente nos anos iniciais na escola pública.
title_sort Relação entre escola- família- comunidade como eixo de gestão da aprendizagem discente nos anos iniciais na escola pública.
author PEREIRA, Géssica Galdino da Silva.
author_facet PEREIRA, Géssica Galdino da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
http://lattes.cnpq.br/5222750643490502
AMARAL, Gerlaine Belchior do.
CHAGAS, Francisco Loiola das.
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, Géssica Galdino da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Interação escola- família- comunidade
Gestão de aprendizagens discentes
Escola pública
School-family-community interaction
Student learning management
Public school
Educação.
topic Interação escola- família- comunidade
Gestão de aprendizagens discentes
Escola pública
School-family-community interaction
Student learning management
Public school
Educação.
description Este trabalho intitulado “Relações entre escola-família-comunidade como eixo de gestão da aprendizagem discente nos anos iniciais na escola pública” tem por objeto de estudo relações estabelecidas entre escola-família-comunidade como potencializadoras dos processos de aprendizagem na escola pública e, como seu objetivo geral, intenciona analisar os mecanismos de gestão em prol da necessária articulação escola-família-comunidade em função de efetivas estratégias de aprendizagens discentes nos primeiros anos de escolarização. O que se delineia a partir da seguinte questão de pesquisa: De que modo a escola pública pode articular a relação escola-família-comunidade em função das estratégias de aprendizagens discentes nos anos iniciais? A pesquisa empírica envidada nesse estudo se deu por intermédio da abordagem qualitativa e com categorização simples dos dados por termos recorrentes. O que subsidiou as análises aqui desenvolvidas a partir de estudo exploratório envolvendo nove entrevistas semi estruturadas, com quatro professoras do fundamental I, uma gestora e quatro mães de alunos pertencentes ao conselho escolar da unidade educacional que sediou a parte empírica da etapa de investigação de campo desse estudo. As principais fontes de fundamentação desse estudo foi empreendida a partir das produções da interação escola família UNESCO (2009); participação em Paro (2008) e Aprendizagem dialógica Mello (2015). Isso, no que concerne, respectivamente, às principais categorias de análise desse estudo relativas à interação escola-família-comunidade; gestão de aprendizagem discente e escola pública. Assim, chegou-se a algumas conclusões nesse estudo quanto à necessidade de fomentar a participação da família em diálogos no e para o fortalecimento da cultura de acompanhamento do rendimento acadêmico dos discentes em seus processos de formação humana corroborado pela escola.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2021-07-12T12:35:46Z
2021-07-12
2021-07-12T12:35:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19975
PEREIRA, Géssica Galdino da Silva. Relações entre escola- família-comunidade como eixo de gestão da aprendizagem discente nos anos iniciais na escola pública. 2016. 78f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19975
identifier_str_mv PEREIRA, Géssica Galdino da Silva. Relações entre escola- família-comunidade como eixo de gestão da aprendizagem discente nos anos iniciais na escola pública. 2016. 78f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744500119044096