Leitura e literatura infantil: fonte de prazer e conhecimento.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13070 |
Resumo: | A leitura e a literatura infantil ocupam um papel sensibilizador de uma geração capaz de pensar criticamente e de superar os limites das experiencias já adquiridas pela sociedade. E neste sentido, esta oportuniza a consciência da linguagem, e o despertar o ampliar e a manifestação da criatividade em busca da consciência critica. Assim a sensibilidade no âmbito da leitura deve ser incentivada desde os seus primeiros anos quando a criança entra na escola.Nesse intuito, esta pesquisa realizada tenta analisar como estar o processo de ensino aprendizagem da leitura, dos educandos. Diante disso, usamos como autores para termos uma fundamentação teórica aprofundada, Fanny Abramovich, Ligia Cadermotori, Barbara Vasconcelos de Carvalho, Tereza Cassanta, Paulo Freire e outros, no qual nos deu suporte para pensarmos, a respeito de como aperfeiçoarmos o interesse do educando pelo habito da leitura através da literatura infantil, vista em sala de aula. Outro ponto importante, e a questão dos professores, percebemos que a falta de aproximação da teoria com a pratica e muito difícil, assim tentamos mostrar alguns subsídios de como trabalhar melhor a leitura em sala de aula.Diante desta ação propomos um trabalho no sentido de melhorar este professor/educador para que tenha as ferramentas necessárias em pensar e busca meios, de uma formação de leitores em sua instituição. Dessa forma, consideramos os seguintes eixos de estudo para um bom desenvolvimento da leitura que e a seleção dos textos; o planejamento para uma boa leitura e a oferta da leitura para as crianças. Nessa perspectiva, acreditamos alcançarmos com a realização deste estudo a aprendizagem a partir do confronto de ideias entre os educandos, proporcionando uma verdadeira aprendizagem da leitura. |
id |
UFCG_c16f8cc9681ccfea5d79cb6b8d91fab7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13070 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Leitura e literatura infantil: fonte de prazer e conhecimento.Reading and children's literature: source of pleasure and knowledge.Literatura infantilLeituraFormação de leitorLeitor - consciência críticaChildren's literatureReadingReader trainingReader - critical awarenessA leitura e a literatura infantil ocupam um papel sensibilizador de uma geração capaz de pensar criticamente e de superar os limites das experiencias já adquiridas pela sociedade. E neste sentido, esta oportuniza a consciência da linguagem, e o despertar o ampliar e a manifestação da criatividade em busca da consciência critica. Assim a sensibilidade no âmbito da leitura deve ser incentivada desde os seus primeiros anos quando a criança entra na escola.Nesse intuito, esta pesquisa realizada tenta analisar como estar o processo de ensino aprendizagem da leitura, dos educandos. Diante disso, usamos como autores para termos uma fundamentação teórica aprofundada, Fanny Abramovich, Ligia Cadermotori, Barbara Vasconcelos de Carvalho, Tereza Cassanta, Paulo Freire e outros, no qual nos deu suporte para pensarmos, a respeito de como aperfeiçoarmos o interesse do educando pelo habito da leitura através da literatura infantil, vista em sala de aula. Outro ponto importante, e a questão dos professores, percebemos que a falta de aproximação da teoria com a pratica e muito difícil, assim tentamos mostrar alguns subsídios de como trabalhar melhor a leitura em sala de aula.Diante desta ação propomos um trabalho no sentido de melhorar este professor/educador para que tenha as ferramentas necessárias em pensar e busca meios, de uma formação de leitores em sua instituição. Dessa forma, consideramos os seguintes eixos de estudo para um bom desenvolvimento da leitura que e a seleção dos textos; o planejamento para uma boa leitura e a oferta da leitura para as crianças. Nessa perspectiva, acreditamos alcançarmos com a realização deste estudo a aprendizagem a partir do confronto de ideias entre os educandos, proporcionando uma verdadeira aprendizagem da leitura.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581BELO, Keilha Samara Gadelha.2009-06-202020-06-30T12:17:20Z2020-06-302020-06-30T12:17:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13070BELO, Keilha Samara Gadelha. Leitura e literatura infantil: fonte de prazer e conhecimento. 2009. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-05T19:02:05Zoai:localhost:riufcg/13070Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-05T19:02:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura e literatura infantil: fonte de prazer e conhecimento. Reading and children's literature: source of pleasure and knowledge. |
title |
Leitura e literatura infantil: fonte de prazer e conhecimento. |
spellingShingle |
Leitura e literatura infantil: fonte de prazer e conhecimento. BELO, Keilha Samara Gadelha. Literatura infantil Leitura Formação de leitor Leitor - consciência crítica Children's literature Reading Reader training Reader - critical awareness |
title_short |
Leitura e literatura infantil: fonte de prazer e conhecimento. |
title_full |
Leitura e literatura infantil: fonte de prazer e conhecimento. |
title_fullStr |
Leitura e literatura infantil: fonte de prazer e conhecimento. |
title_full_unstemmed |
Leitura e literatura infantil: fonte de prazer e conhecimento. |
title_sort |
Leitura e literatura infantil: fonte de prazer e conhecimento. |
author |
BELO, Keilha Samara Gadelha. |
author_facet |
BELO, Keilha Samara Gadelha. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LIMA, Maria Janete de. LIMA, M. J. http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BELO, Keilha Samara Gadelha. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantil Leitura Formação de leitor Leitor - consciência crítica Children's literature Reading Reader training Reader - critical awareness |
topic |
Literatura infantil Leitura Formação de leitor Leitor - consciência crítica Children's literature Reading Reader training Reader - critical awareness |
description |
A leitura e a literatura infantil ocupam um papel sensibilizador de uma geração capaz de pensar criticamente e de superar os limites das experiencias já adquiridas pela sociedade. E neste sentido, esta oportuniza a consciência da linguagem, e o despertar o ampliar e a manifestação da criatividade em busca da consciência critica. Assim a sensibilidade no âmbito da leitura deve ser incentivada desde os seus primeiros anos quando a criança entra na escola.Nesse intuito, esta pesquisa realizada tenta analisar como estar o processo de ensino aprendizagem da leitura, dos educandos. Diante disso, usamos como autores para termos uma fundamentação teórica aprofundada, Fanny Abramovich, Ligia Cadermotori, Barbara Vasconcelos de Carvalho, Tereza Cassanta, Paulo Freire e outros, no qual nos deu suporte para pensarmos, a respeito de como aperfeiçoarmos o interesse do educando pelo habito da leitura através da literatura infantil, vista em sala de aula. Outro ponto importante, e a questão dos professores, percebemos que a falta de aproximação da teoria com a pratica e muito difícil, assim tentamos mostrar alguns subsídios de como trabalhar melhor a leitura em sala de aula.Diante desta ação propomos um trabalho no sentido de melhorar este professor/educador para que tenha as ferramentas necessárias em pensar e busca meios, de uma formação de leitores em sua instituição. Dessa forma, consideramos os seguintes eixos de estudo para um bom desenvolvimento da leitura que e a seleção dos textos; o planejamento para uma boa leitura e a oferta da leitura para as crianças. Nessa perspectiva, acreditamos alcançarmos com a realização deste estudo a aprendizagem a partir do confronto de ideias entre os educandos, proporcionando uma verdadeira aprendizagem da leitura. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-20 2020-06-30T12:17:20Z 2020-06-30 2020-06-30T12:17:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13070 BELO, Keilha Samara Gadelha. Leitura e literatura infantil: fonte de prazer e conhecimento. 2009. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13070 |
identifier_str_mv |
BELO, Keilha Samara Gadelha. Leitura e literatura infantil: fonte de prazer e conhecimento. 2009. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744445296345088 |