Leitura e literatura infantil: fonte de prazer e conhecimento.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BELO, Keilha Samara Gadelha.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13070
Resumo: A leitura e a literatura infantil ocupam um papel sensibilizador de uma geração capaz de pensar criticamente e de superar os limites das experiencias já adquiridas pela sociedade. E neste sentido, esta oportuniza a consciência da linguagem, e o despertar o ampliar e a manifestação da criatividade em busca da consciência critica. Assim a sensibilidade no âmbito da leitura deve ser incentivada desde os seus primeiros anos quando a criança entra na escola.Nesse intuito, esta pesquisa realizada tenta analisar como estar o processo de ensino aprendizagem da leitura, dos educandos. Diante disso, usamos como autores para termos uma fundamentação teórica aprofundada, Fanny Abramovich, Ligia Cadermotori, Barbara Vasconcelos de Carvalho, Tereza Cassanta, Paulo Freire e outros, no qual nos deu suporte para pensarmos, a respeito de como aperfeiçoarmos o interesse do educando pelo habito da leitura através da literatura infantil, vista em sala de aula. Outro ponto importante, e a questão dos professores, percebemos que a falta de aproximação da teoria com a pratica e muito difícil, assim tentamos mostrar alguns subsídios de como trabalhar melhor a leitura em sala de aula.Diante desta ação propomos um trabalho no sentido de melhorar este professor/educador para que tenha as ferramentas necessárias em pensar e busca meios, de uma formação de leitores em sua instituição. Dessa forma, consideramos os seguintes eixos de estudo para um bom desenvolvimento da leitura que e a seleção dos textos; o planejamento para uma boa leitura e a oferta da leitura para as crianças. Nessa perspectiva, acreditamos alcançarmos com a realização deste estudo a aprendizagem a partir do confronto de ideias entre os educandos, proporcionando uma verdadeira aprendizagem da leitura.
id UFCG_c16f8cc9681ccfea5d79cb6b8d91fab7
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13070
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Leitura e literatura infantil: fonte de prazer e conhecimento.Reading and children's literature: source of pleasure and knowledge.Literatura infantilLeituraFormação de leitorLeitor - consciência críticaChildren's literatureReadingReader trainingReader - critical awarenessA leitura e a literatura infantil ocupam um papel sensibilizador de uma geração capaz de pensar criticamente e de superar os limites das experiencias já adquiridas pela sociedade. E neste sentido, esta oportuniza a consciência da linguagem, e o despertar o ampliar e a manifestação da criatividade em busca da consciência critica. Assim a sensibilidade no âmbito da leitura deve ser incentivada desde os seus primeiros anos quando a criança entra na escola.Nesse intuito, esta pesquisa realizada tenta analisar como estar o processo de ensino aprendizagem da leitura, dos educandos. Diante disso, usamos como autores para termos uma fundamentação teórica aprofundada, Fanny Abramovich, Ligia Cadermotori, Barbara Vasconcelos de Carvalho, Tereza Cassanta, Paulo Freire e outros, no qual nos deu suporte para pensarmos, a respeito de como aperfeiçoarmos o interesse do educando pelo habito da leitura através da literatura infantil, vista em sala de aula. Outro ponto importante, e a questão dos professores, percebemos que a falta de aproximação da teoria com a pratica e muito difícil, assim tentamos mostrar alguns subsídios de como trabalhar melhor a leitura em sala de aula.Diante desta ação propomos um trabalho no sentido de melhorar este professor/educador para que tenha as ferramentas necessárias em pensar e busca meios, de uma formação de leitores em sua instituição. Dessa forma, consideramos os seguintes eixos de estudo para um bom desenvolvimento da leitura que e a seleção dos textos; o planejamento para uma boa leitura e a oferta da leitura para as crianças. Nessa perspectiva, acreditamos alcançarmos com a realização deste estudo a aprendizagem a partir do confronto de ideias entre os educandos, proporcionando uma verdadeira aprendizagem da leitura.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581BELO, Keilha Samara Gadelha.2009-06-202020-06-30T12:17:20Z2020-06-302020-06-30T12:17:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13070BELO, Keilha Samara Gadelha. Leitura e literatura infantil: fonte de prazer e conhecimento. 2009. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-05T19:02:05Zoai:localhost:riufcg/13070Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-05T19:02:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e literatura infantil: fonte de prazer e conhecimento.
Reading and children's literature: source of pleasure and knowledge.
title Leitura e literatura infantil: fonte de prazer e conhecimento.
spellingShingle Leitura e literatura infantil: fonte de prazer e conhecimento.
BELO, Keilha Samara Gadelha.
Literatura infantil
Leitura
Formação de leitor
Leitor - consciência crítica
Children's literature
Reading
Reader training
Reader - critical awareness
title_short Leitura e literatura infantil: fonte de prazer e conhecimento.
title_full Leitura e literatura infantil: fonte de prazer e conhecimento.
title_fullStr Leitura e literatura infantil: fonte de prazer e conhecimento.
title_full_unstemmed Leitura e literatura infantil: fonte de prazer e conhecimento.
title_sort Leitura e literatura infantil: fonte de prazer e conhecimento.
author BELO, Keilha Samara Gadelha.
author_facet BELO, Keilha Samara Gadelha.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Maria Janete de.
LIMA, M. J.
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581
dc.contributor.author.fl_str_mv BELO, Keilha Samara Gadelha.
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Leitura
Formação de leitor
Leitor - consciência crítica
Children's literature
Reading
Reader training
Reader - critical awareness
topic Literatura infantil
Leitura
Formação de leitor
Leitor - consciência crítica
Children's literature
Reading
Reader training
Reader - critical awareness
description A leitura e a literatura infantil ocupam um papel sensibilizador de uma geração capaz de pensar criticamente e de superar os limites das experiencias já adquiridas pela sociedade. E neste sentido, esta oportuniza a consciência da linguagem, e o despertar o ampliar e a manifestação da criatividade em busca da consciência critica. Assim a sensibilidade no âmbito da leitura deve ser incentivada desde os seus primeiros anos quando a criança entra na escola.Nesse intuito, esta pesquisa realizada tenta analisar como estar o processo de ensino aprendizagem da leitura, dos educandos. Diante disso, usamos como autores para termos uma fundamentação teórica aprofundada, Fanny Abramovich, Ligia Cadermotori, Barbara Vasconcelos de Carvalho, Tereza Cassanta, Paulo Freire e outros, no qual nos deu suporte para pensarmos, a respeito de como aperfeiçoarmos o interesse do educando pelo habito da leitura através da literatura infantil, vista em sala de aula. Outro ponto importante, e a questão dos professores, percebemos que a falta de aproximação da teoria com a pratica e muito difícil, assim tentamos mostrar alguns subsídios de como trabalhar melhor a leitura em sala de aula.Diante desta ação propomos um trabalho no sentido de melhorar este professor/educador para que tenha as ferramentas necessárias em pensar e busca meios, de uma formação de leitores em sua instituição. Dessa forma, consideramos os seguintes eixos de estudo para um bom desenvolvimento da leitura que e a seleção dos textos; o planejamento para uma boa leitura e a oferta da leitura para as crianças. Nessa perspectiva, acreditamos alcançarmos com a realização deste estudo a aprendizagem a partir do confronto de ideias entre os educandos, proporcionando uma verdadeira aprendizagem da leitura.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-20
2020-06-30T12:17:20Z
2020-06-30
2020-06-30T12:17:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13070
BELO, Keilha Samara Gadelha. Leitura e literatura infantil: fonte de prazer e conhecimento. 2009. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13070
identifier_str_mv BELO, Keilha Samara Gadelha. Leitura e literatura infantil: fonte de prazer e conhecimento. 2009. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744445296345088