O ensino de literatura e o desempenho dos vestibulandos na resolução de questões discursivas da UFCG.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRITO, Amanda Ramalho de Freitas.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31541
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral analisar o desempenho dos(as) alunos(as) vestibulandos(as) na resolução da questão discursiva de literatura brasileira proposta pelo Exame Vestibular – 2009 da UFCG. A pesquisa de campo que inclui dois momentos - um descritivo e outro exploratório - foi realizada no Pré - Vestibular Solidário (PVS) da UFCG e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severino Cabral. O corpus da análise foi composto por cem provas, 50 de cada escola. A seleção do corpus teve por base o gabarito oficial divulgado pela COMPROV, a partir dos seguintes critérios: as respostas que mais se aproximaram das esperadas, as que se aproximaram, mas a escrita do aluno é lacunosa e as que se distanciaram do solicitado. Ao final da pesquisa, quando comparamos o gabarito oficial e as respostas apresentadas pelos alunos para a questão discursiva de literatura brasileira, concluímos que a leitura integral das obras literárias e seu estudo interativo são de fundamental importância para o bom desempenho dos alunos na referida questão.
id UFCG_14ad8d6ac51fc93c0f524f4512699e18
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/31541
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O ensino de literatura e o desempenho dos vestibulandos na resolução de questões discursivas da UFCG.The teaching of literature and students’ performance in answering discursive questions at the UFCG’s college entrance exams.Ensino de literatura na UFCGLetramento literárioVestibular UFCG 2009Questão de vestibular - literaturaTeaching Literature at UFCGLiterary literacyEntrance Exam UFCG 2009Entrance exam question - literatureLiteratura.Este trabalho teve como objetivo geral analisar o desempenho dos(as) alunos(as) vestibulandos(as) na resolução da questão discursiva de literatura brasileira proposta pelo Exame Vestibular – 2009 da UFCG. A pesquisa de campo que inclui dois momentos - um descritivo e outro exploratório - foi realizada no Pré - Vestibular Solidário (PVS) da UFCG e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severino Cabral. O corpus da análise foi composto por cem provas, 50 de cada escola. A seleção do corpus teve por base o gabarito oficial divulgado pela COMPROV, a partir dos seguintes critérios: as respostas que mais se aproximaram das esperadas, as que se aproximaram, mas a escrita do aluno é lacunosa e as que se distanciaram do solicitado. Ao final da pesquisa, quando comparamos o gabarito oficial e as respostas apresentadas pelos alunos para a questão discursiva de literatura brasileira, concluímos que a leitura integral das obras literárias e seu estudo interativo são de fundamental importância para o bom desempenho dos alunos na referida questão.This work had the general objective of analyzing students’ performance in answering Brazilian Literature discursive questions during the 2009 College Entrance Exam at UFCG. The field research which entails two moments – descriptive and exploratory – was done in the Pre-Entrance Exam Preparation Course ( PVS) at UFCG and at Severino Cabral’s Elementary and Secondary State School. The corpus for the analysis was made up of a hundred answered exams, 50 from each school. The selection of the corpus was based on the official answer-sheet provided by the COMPROV, and we based our analysis on the following criteria: the answers which were closer to the ideal ones, those which were close to the expected ones, but with candidate’s writing having gaps, and the answers which were far from what was expected. At the end of the research, as we compared the official answer-sheet with the candidates’ answers regarding discursive questions on Brazilian Literature, we came to the conclusion that the whole reading of the literary works as well as their interactive study are of fundamental importance for the candidates’ performance in that type of question.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20092023-08-22T15:36:58Z2023-08-222023-08-22T15:36:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31541BRITO, Amanda Ramalho de Freitas; NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva. O ensino de literatura e o desempenho dos vestibulandos na resolução de questões discursivas da UFCG. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31541porBRITO, Amanda Ramalho de Freitas.NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-08-22T15:37:24Zoai:localhost:riufcg/31541Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-22T15:37:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de literatura e o desempenho dos vestibulandos na resolução de questões discursivas da UFCG.
The teaching of literature and students’ performance in answering discursive questions at the UFCG’s college entrance exams.
title O ensino de literatura e o desempenho dos vestibulandos na resolução de questões discursivas da UFCG.
spellingShingle O ensino de literatura e o desempenho dos vestibulandos na resolução de questões discursivas da UFCG.
BRITO, Amanda Ramalho de Freitas.
Ensino de literatura na UFCG
Letramento literário
Vestibular UFCG 2009
Questão de vestibular - literatura
Teaching Literature at UFCG
Literary literacy
Entrance Exam UFCG 2009
Entrance exam question - literature
Literatura.
title_short O ensino de literatura e o desempenho dos vestibulandos na resolução de questões discursivas da UFCG.
title_full O ensino de literatura e o desempenho dos vestibulandos na resolução de questões discursivas da UFCG.
title_fullStr O ensino de literatura e o desempenho dos vestibulandos na resolução de questões discursivas da UFCG.
title_full_unstemmed O ensino de literatura e o desempenho dos vestibulandos na resolução de questões discursivas da UFCG.
title_sort O ensino de literatura e o desempenho dos vestibulandos na resolução de questões discursivas da UFCG.
author BRITO, Amanda Ramalho de Freitas.
author_facet BRITO, Amanda Ramalho de Freitas.
NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
author_role author
author2 NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BRITO, Amanda Ramalho de Freitas.
NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de literatura na UFCG
Letramento literário
Vestibular UFCG 2009
Questão de vestibular - literatura
Teaching Literature at UFCG
Literary literacy
Entrance Exam UFCG 2009
Entrance exam question - literature
Literatura.
topic Ensino de literatura na UFCG
Letramento literário
Vestibular UFCG 2009
Questão de vestibular - literatura
Teaching Literature at UFCG
Literary literacy
Entrance Exam UFCG 2009
Entrance exam question - literature
Literatura.
description Este trabalho teve como objetivo geral analisar o desempenho dos(as) alunos(as) vestibulandos(as) na resolução da questão discursiva de literatura brasileira proposta pelo Exame Vestibular – 2009 da UFCG. A pesquisa de campo que inclui dois momentos - um descritivo e outro exploratório - foi realizada no Pré - Vestibular Solidário (PVS) da UFCG e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severino Cabral. O corpus da análise foi composto por cem provas, 50 de cada escola. A seleção do corpus teve por base o gabarito oficial divulgado pela COMPROV, a partir dos seguintes critérios: as respostas que mais se aproximaram das esperadas, as que se aproximaram, mas a escrita do aluno é lacunosa e as que se distanciaram do solicitado. Ao final da pesquisa, quando comparamos o gabarito oficial e as respostas apresentadas pelos alunos para a questão discursiva de literatura brasileira, concluímos que a leitura integral das obras literárias e seu estudo interativo são de fundamental importância para o bom desempenho dos alunos na referida questão.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2023-08-22T15:36:58Z
2023-08-22
2023-08-22T15:36:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31541
BRITO, Amanda Ramalho de Freitas; NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva. O ensino de literatura e o desempenho dos vestibulandos na resolução de questões discursivas da UFCG. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31541
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31541
identifier_str_mv BRITO, Amanda Ramalho de Freitas; NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva. O ensino de literatura e o desempenho dos vestibulandos na resolução de questões discursivas da UFCG. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744591174238208