Terminologias químicas em libras: diagnóstico do processo de ensino para estudantes surdos.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7502 |
Resumo: | Os estudos realizados por esta pesquisa tiveram como proposta de investigação os déficits e limitações do ensino inclusivo de Química para alunos surdos e a concretização de sua alfabetização científica por meio de sua língua natural, a LIBRAS. A pesquisa divide-se em dois momentos e teve como foco mostrar o quanto estudos voltados ao processo de ensino a esses alunos é escasso, objetivando-se relacionar a pouca quantidade de trabalhos científicos sobre o assunto às condições nas quais esses alunos estão imersos no contexto escolar. Para isso foi realizada uma revisão bibliográfica na revista Química Nova na Escola sobre os artigos que tratassem do processo de ensino de Química a não ouvintes, além de um conjunto de entrevistas semiestruturadas realizada em uma escola localizada no município de Cajazeiras, no interior da Paraíba. |
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Terminologias químicas em libras: diagnóstico do processo de ensino para estudantes surdos.Chemical terminology in pounds: diagnosis of the teaching process for deaf students.Química - educação inclusivaEnsino de química - estudantes surdosAlfabetização cientificaEducação inclusivaChemistry - Inclusive EducationChemistry Education - Deaf StudentsScientific literacyInclusive educationQuímica.Os estudos realizados por esta pesquisa tiveram como proposta de investigação os déficits e limitações do ensino inclusivo de Química para alunos surdos e a concretização de sua alfabetização científica por meio de sua língua natural, a LIBRAS. A pesquisa divide-se em dois momentos e teve como foco mostrar o quanto estudos voltados ao processo de ensino a esses alunos é escasso, objetivando-se relacionar a pouca quantidade de trabalhos científicos sobre o assunto às condições nas quais esses alunos estão imersos no contexto escolar. Para isso foi realizada uma revisão bibliográfica na revista Química Nova na Escola sobre os artigos que tratassem do processo de ensino de Química a não ouvintes, além de um conjunto de entrevistas semiestruturadas realizada em uma escola localizada no município de Cajazeiras, no interior da Paraíba.The studies carried out by this research had as proposal of investigation the deficits and limitations of the inclusive teaching of Chemistry for deaf students and the accomplishment of their scientific literacy through their natural language, which is known as LIBRAS. The research is divided in two moments and had as a focus to show how much studies focused on the teaching process to these students is scarce, aiming to relate the small amount of scientific works on the subject to the conditions in which these students are immersed in the school context. For this, a bibliographical review was carried out in the Química Nova na Escola journal about articles dealing with the Chemistry teaching process to non-listeners, as well as a set of semi-structured interviews carried out in a school located in the city of Cajazeiras, state of Paraíba.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGWANDERLEY, Albaneide Fernandes.WANDERLEY, Albaneide Fernandes.http://lattes.cnpq.br/6374719958723421SILVA, Everton Vieira da.SILVA, E. V.http://lattes.cnpq.br/4274801533745465SALES, Luciano Leal de Morais.SILVA, Egle Katarinne Souza da.RAMOS, Nathalia Bento.2018-12-212019-09-30T14:40:13Z2019-09-302019-09-30T14:40:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7502RAMOS, Nathalia Bento. Terminologias químicas em libras: diagnóstico do processo de ensino para estudantes surdos. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-02-02T22:09:57Zoai:localhost:riufcg/7502Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-02-02T22:09:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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