Terminologias químicas em libras: diagnóstico do processo de ensino para estudantes surdos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAMOS, Nathalia Bento.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7502
Resumo: Os estudos realizados por esta pesquisa tiveram como proposta de investigação os déficits e limitações do ensino inclusivo de Química para alunos surdos e a concretização de sua alfabetização científica por meio de sua língua natural, a LIBRAS. A pesquisa divide-se em dois momentos e teve como foco mostrar o quanto estudos voltados ao processo de ensino a esses alunos é escasso, objetivando-se relacionar a pouca quantidade de trabalhos científicos sobre o assunto às condições nas quais esses alunos estão imersos no contexto escolar. Para isso foi realizada uma revisão bibliográfica na revista Química Nova na Escola sobre os artigos que tratassem do processo de ensino de Química a não ouvintes, além de um conjunto de entrevistas semiestruturadas realizada em uma escola localizada no município de Cajazeiras, no interior da Paraíba.
id UFCG_16c202d2563e76c5ab8ba1a9974ea6a1
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/7502
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Terminologias químicas em libras: diagnóstico do processo de ensino para estudantes surdos.Chemical terminology in pounds: diagnosis of the teaching process for deaf students.Química - educação inclusivaEnsino de química - estudantes surdosAlfabetização cientificaEducação inclusivaChemistry - Inclusive EducationChemistry Education - Deaf StudentsScientific literacyInclusive educationQuímica.Os estudos realizados por esta pesquisa tiveram como proposta de investigação os déficits e limitações do ensino inclusivo de Química para alunos surdos e a concretização de sua alfabetização científica por meio de sua língua natural, a LIBRAS. A pesquisa divide-se em dois momentos e teve como foco mostrar o quanto estudos voltados ao processo de ensino a esses alunos é escasso, objetivando-se relacionar a pouca quantidade de trabalhos científicos sobre o assunto às condições nas quais esses alunos estão imersos no contexto escolar. Para isso foi realizada uma revisão bibliográfica na revista Química Nova na Escola sobre os artigos que tratassem do processo de ensino de Química a não ouvintes, além de um conjunto de entrevistas semiestruturadas realizada em uma escola localizada no município de Cajazeiras, no interior da Paraíba.The studies carried out by this research had as proposal of investigation the deficits and limitations of the inclusive teaching of Chemistry for deaf students and the accomplishment of their scientific literacy through their natural language, which is known as LIBRAS. The research is divided in two moments and had as a focus to show how much studies focused on the teaching process to these students is scarce, aiming to relate the small amount of scientific works on the subject to the conditions in which these students are immersed in the school context. For this, a bibliographical review was carried out in the Química Nova na Escola journal about articles dealing with the Chemistry teaching process to non-listeners, as well as a set of semi-structured interviews carried out in a school located in the city of Cajazeiras, state of Paraíba.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGWANDERLEY, Albaneide Fernandes.WANDERLEY, Albaneide Fernandes.http://lattes.cnpq.br/6374719958723421SILVA, Everton Vieira da.SILVA, E. V.http://lattes.cnpq.br/4274801533745465SALES, Luciano Leal de Morais.SILVA, Egle Katarinne Souza da.RAMOS, Nathalia Bento.2018-12-212019-09-30T14:40:13Z2019-09-302019-09-30T14:40:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7502RAMOS, Nathalia Bento. Terminologias químicas em libras: diagnóstico do processo de ensino para estudantes surdos. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-02-02T22:09:57Zoai:localhost:riufcg/7502Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-02-02T22:09:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Terminologias químicas em libras: diagnóstico do processo de ensino para estudantes surdos.
Chemical terminology in pounds: diagnosis of the teaching process for deaf students.
title Terminologias químicas em libras: diagnóstico do processo de ensino para estudantes surdos.
spellingShingle Terminologias químicas em libras: diagnóstico do processo de ensino para estudantes surdos.
RAMOS, Nathalia Bento.
Química - educação inclusiva
Ensino de química - estudantes surdos
Alfabetização cientifica
Educação inclusiva
Chemistry - Inclusive Education
Chemistry Education - Deaf Students
Scientific literacy
Inclusive education
Química.
title_short Terminologias químicas em libras: diagnóstico do processo de ensino para estudantes surdos.
title_full Terminologias químicas em libras: diagnóstico do processo de ensino para estudantes surdos.
title_fullStr Terminologias químicas em libras: diagnóstico do processo de ensino para estudantes surdos.
title_full_unstemmed Terminologias químicas em libras: diagnóstico do processo de ensino para estudantes surdos.
title_sort Terminologias químicas em libras: diagnóstico do processo de ensino para estudantes surdos.
author RAMOS, Nathalia Bento.
author_facet RAMOS, Nathalia Bento.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv WANDERLEY, Albaneide Fernandes.
WANDERLEY, Albaneide Fernandes.
http://lattes.cnpq.br/6374719958723421
SILVA, Everton Vieira da.
SILVA, E. V.
http://lattes.cnpq.br/4274801533745465
SALES, Luciano Leal de Morais.
SILVA, Egle Katarinne Souza da.
dc.contributor.author.fl_str_mv RAMOS, Nathalia Bento.
dc.subject.por.fl_str_mv Química - educação inclusiva
Ensino de química - estudantes surdos
Alfabetização cientifica
Educação inclusiva
Chemistry - Inclusive Education
Chemistry Education - Deaf Students
Scientific literacy
Inclusive education
Química.
topic Química - educação inclusiva
Ensino de química - estudantes surdos
Alfabetização cientifica
Educação inclusiva
Chemistry - Inclusive Education
Chemistry Education - Deaf Students
Scientific literacy
Inclusive education
Química.
description Os estudos realizados por esta pesquisa tiveram como proposta de investigação os déficits e limitações do ensino inclusivo de Química para alunos surdos e a concretização de sua alfabetização científica por meio de sua língua natural, a LIBRAS. A pesquisa divide-se em dois momentos e teve como foco mostrar o quanto estudos voltados ao processo de ensino a esses alunos é escasso, objetivando-se relacionar a pouca quantidade de trabalhos científicos sobre o assunto às condições nas quais esses alunos estão imersos no contexto escolar. Para isso foi realizada uma revisão bibliográfica na revista Química Nova na Escola sobre os artigos que tratassem do processo de ensino de Química a não ouvintes, além de um conjunto de entrevistas semiestruturadas realizada em uma escola localizada no município de Cajazeiras, no interior da Paraíba.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
2019-09-30T14:40:13Z
2019-09-30
2019-09-30T14:40:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7502
RAMOS, Nathalia Bento. Terminologias químicas em libras: diagnóstico do processo de ensino para estudantes surdos. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7502
identifier_str_mv RAMOS, Nathalia Bento. Terminologias químicas em libras: diagnóstico do processo de ensino para estudantes surdos. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744397903855616