Relatório do Documento Final do Estágio de Supervisão Escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GABRIEL, Raimunda Rosalina C.
Data de Publicação: 1988
Outros Autores: BEZERRA, Maria Edini Trigueiro.
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12107
Resumo: “Quando começamos a organizar os conhecimentos adquiridos, a partir das situações que a realidade impõe e da nossa situação nela, quando começamos a estabelecer relações entre as experiências e a tentar resolver os problemas que nos apresentam, aí então estamos procedendo leituras as quais nos habilitam basicamente a ler tudo e qualquer coisa". (Martins,1336.17 p.). Ao iniciarmos nossas atividades didáticas por ocasião do nosso estágio, conhecemos a realidade da escola onde percebemos de imediato, deficiências nas metodologias de trabalho dos professores de 1º e 2º série o que vinha dificultar o aprendizado da leitura e de escrita dos alunos. Após detectarmos tais deficiências realizamos reuniões, sessões de estudo, fichamentos, questionários e entrevistas com os professores com o objetivo de encontrarmos soluções para minimizar as dificuldades específicas de leitura e escrita, e ainda abordamos textos de conhecimentos gerais buscando integrar os professores a sua realidade social.
id UFCG_17306ae337a3bbdc7176827923151312
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12107
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Relatório do Documento Final do Estágio de Supervisão Escolar.Report of the Final Document of the School Supervision Internship.EducaçãoSupervisão escolarMetodologia de ensinoAlunosLeitura e escritaProfessoresEducationSchool SupervisionTeaching MethodologyStudentsReading and WritingTeachersEducação.“Quando começamos a organizar os conhecimentos adquiridos, a partir das situações que a realidade impõe e da nossa situação nela, quando começamos a estabelecer relações entre as experiências e a tentar resolver os problemas que nos apresentam, aí então estamos procedendo leituras as quais nos habilitam basicamente a ler tudo e qualquer coisa". (Martins,1336.17 p.). Ao iniciarmos nossas atividades didáticas por ocasião do nosso estágio, conhecemos a realidade da escola onde percebemos de imediato, deficiências nas metodologias de trabalho dos professores de 1º e 2º série o que vinha dificultar o aprendizado da leitura e de escrita dos alunos. Após detectarmos tais deficiências realizamos reuniões, sessões de estudo, fichamentos, questionários e entrevistas com os professores com o objetivo de encontrarmos soluções para minimizar as dificuldades específicas de leitura e escrita, e ainda abordamos textos de conhecimentos gerais buscando integrar os professores a sua realidade social.“When we start to organize the acquired knowledge, from the situations that reality imposes and our situation in it, when we start to establish relationships between experiences and try to solve the problems that present us, then we are proceeding with readings which enable us basically reading everything and anything ". (Martins, 1336.17 p.). When we started our didactic activities during our internship, we got to know the reality of the school where we immediately noticed deficiencies in the work methodologies of the 1st and 2nd grade teachers what made it difficult for students to learn to read and write. After detecting such deficiencies, we held meetings, study sessions, records, questionnaires and interviews with teachers in order to find solutions to minimize specific reading and writing difficulties, and we still address general knowledge texts seeking to integrate teachers s your social reality.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGGOMES, Maria Ilbaniza.GABRIEL, Raimunda Rosalina C.BEZERRA, Maria Edini Trigueiro.1988-012020-02-19T13:53:07Z2020-02-192020-02-19T13:53:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12107GABRIEL, Raimunda Rosalina C.; BEZERRA, Maria Edini Trigueiro. Relatório do Documento Final Estágio de Supervisão Escolar. 1988. 22f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1988.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-15T22:33:10Zoai:localhost:riufcg/12107Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-15T22:33:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Relatório do Documento Final do Estágio de Supervisão Escolar.
Report of the Final Document of the School Supervision Internship.
title Relatório do Documento Final do Estágio de Supervisão Escolar.
spellingShingle Relatório do Documento Final do Estágio de Supervisão Escolar.
GABRIEL, Raimunda Rosalina C.
Educação
Supervisão escolar
Metodologia de ensino
Alunos
Leitura e escrita
Professores
Education
School Supervision
Teaching Methodology
Students
Reading and Writing
Teachers
Educação.
title_short Relatório do Documento Final do Estágio de Supervisão Escolar.
title_full Relatório do Documento Final do Estágio de Supervisão Escolar.
title_fullStr Relatório do Documento Final do Estágio de Supervisão Escolar.
title_full_unstemmed Relatório do Documento Final do Estágio de Supervisão Escolar.
title_sort Relatório do Documento Final do Estágio de Supervisão Escolar.
author GABRIEL, Raimunda Rosalina C.
author_facet GABRIEL, Raimunda Rosalina C.
BEZERRA, Maria Edini Trigueiro.
author_role author
author2 BEZERRA, Maria Edini Trigueiro.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv GOMES, Maria Ilbaniza.
dc.contributor.author.fl_str_mv GABRIEL, Raimunda Rosalina C.
BEZERRA, Maria Edini Trigueiro.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Supervisão escolar
Metodologia de ensino
Alunos
Leitura e escrita
Professores
Education
School Supervision
Teaching Methodology
Students
Reading and Writing
Teachers
Educação.
topic Educação
Supervisão escolar
Metodologia de ensino
Alunos
Leitura e escrita
Professores
Education
School Supervision
Teaching Methodology
Students
Reading and Writing
Teachers
Educação.
description “Quando começamos a organizar os conhecimentos adquiridos, a partir das situações que a realidade impõe e da nossa situação nela, quando começamos a estabelecer relações entre as experiências e a tentar resolver os problemas que nos apresentam, aí então estamos procedendo leituras as quais nos habilitam basicamente a ler tudo e qualquer coisa". (Martins,1336.17 p.). Ao iniciarmos nossas atividades didáticas por ocasião do nosso estágio, conhecemos a realidade da escola onde percebemos de imediato, deficiências nas metodologias de trabalho dos professores de 1º e 2º série o que vinha dificultar o aprendizado da leitura e de escrita dos alunos. Após detectarmos tais deficiências realizamos reuniões, sessões de estudo, fichamentos, questionários e entrevistas com os professores com o objetivo de encontrarmos soluções para minimizar as dificuldades específicas de leitura e escrita, e ainda abordamos textos de conhecimentos gerais buscando integrar os professores a sua realidade social.
publishDate 1988
dc.date.none.fl_str_mv 1988-01
2020-02-19T13:53:07Z
2020-02-19
2020-02-19T13:53:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12107
GABRIEL, Raimunda Rosalina C.; BEZERRA, Maria Edini Trigueiro. Relatório do Documento Final Estágio de Supervisão Escolar. 1988. 22f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1988.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12107
identifier_str_mv GABRIEL, Raimunda Rosalina C.; BEZERRA, Maria Edini Trigueiro. Relatório do Documento Final Estágio de Supervisão Escolar. 1988. 22f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1988.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744437878718464