Que poesia é essa: a recepção de poemas de Paulo Leminski por estudantes de Letras.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, José Weslley Barbosa de.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27267
Resumo: A presente pesquisa surgiu do interesse de refletir acerca de uma experiência de recepção de poesia, por alunos recém ingressos no curso de Letras, tendo como foco principal os poemas metalingüísticos de Paulo Leminski (2013). Como colaboradores, a pesquisa contou com a turma de Teoria do Texto Poético 2012.2 de uma universidade pública de Campina Grande - PB. A coleta de dados se deu por meio de gravação do áudio dos encontros, de um questionário respondido pelos alunos e por um exercício realizado em dois momentos, no início e no final da disciplina. Para a execução da experiência, foram utilizadas antologias e vídeos, além da realização de discussões em sala de aula. O percurso seguido parte de um momento inicial destinado a apresentar, principalmente, as concepções de poesia presentes em Moisés (2012) e Bosi (2000), além das noções de leitura e recepção literária (JAUSS, 1994 e 2001a e 2001b; ISER 1979 e 2001). Em seguida, tecemos considerações acerca da poesia moderna, embasados, entre outros, nas colocações de Andrade (2010), Bosi (2006) e Bastos (2012), além de estudos sobre a poesia de Paulo Leminski (MARQUES, 2001; DICK, 2004) e sobre a metalinguagem (JAKOBSON 1971; CHALHUB 2005). Num terceiro momento, procedemos na reflexão sobre a experiência e na análise dos dados, utilizando as contribuições de Lucena (2013) sobre ementas de cursos superiores, e de Martins (2010) e Pinheiro (2007) sobre ensino de poesia. Além destes, também contribuem em pontos específicos de nossa pesquisa as reflexões de Alonso (1963), Pound (2006), Jouve (2002), Compagnon (2001), Goldstein (2008) entre outros. O momento final corresponde às reflexões acerca dos resultados alcançados, principalmente no que diz respeito à metodologia adotada e o modo como os colaboradores corresponderam ao que foi posto em prática.
id UFCG_184c8e70e7bc7b4185092229b9646e8a
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/27267
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Que poesia é essa: a recepção de poemas de Paulo Leminski por estudantes de Letras.What poetry is this: the reception of poems by Paulo Leminski by students of Letters.Poesia BrasileiraPaulo Leminski - poetaPoesia ParanaenseEstética da recepção - poesiaEnsino de poesiaPoemas metalinguísticos - Paulo LeminskiLeitura e recepção literáriaLeitura literáriaCurso de Letras - UFCGBrazilian poetryPaulo Leminski - poetParaná poetryAesthetics of reception - poetryTeaching poetryMetalinguistic poems - Paulo LeminskiLiterary reading and receptionLiterary readingLetters Course - UFCGPoesía brasileñaPoesía paranaenseEstética de la recepción - poesíaEnseñando poesíaPoemas metalingüísticos - Paulo LeminskiLectura y recepción literaria.Lectura literariaLiteraturaA presente pesquisa surgiu do interesse de refletir acerca de uma experiência de recepção de poesia, por alunos recém ingressos no curso de Letras, tendo como foco principal os poemas metalingüísticos de Paulo Leminski (2013). Como colaboradores, a pesquisa contou com a turma de Teoria do Texto Poético 2012.2 de uma universidade pública de Campina Grande - PB. A coleta de dados se deu por meio de gravação do áudio dos encontros, de um questionário respondido pelos alunos e por um exercício realizado em dois momentos, no início e no final da disciplina. Para a execução da experiência, foram utilizadas antologias e vídeos, além da realização de discussões em sala de aula. O percurso seguido parte de um momento inicial destinado a apresentar, principalmente, as concepções de poesia presentes em Moisés (2012) e Bosi (2000), além das noções de leitura e recepção literária (JAUSS, 1994 e 2001a e 2001b; ISER 1979 e 2001). Em seguida, tecemos considerações acerca da poesia moderna, embasados, entre outros, nas colocações de Andrade (2010), Bosi (2006) e Bastos (2012), além de estudos sobre a poesia de Paulo Leminski (MARQUES, 2001; DICK, 2004) e sobre a metalinguagem (JAKOBSON 1971; CHALHUB 2005). Num terceiro momento, procedemos na reflexão sobre a experiência e na análise dos dados, utilizando as contribuições de Lucena (2013) sobre ementas de cursos superiores, e de Martins (2010) e Pinheiro (2007) sobre ensino de poesia. Além destes, também contribuem em pontos específicos de nossa pesquisa as reflexões de Alonso (1963), Pound (2006), Jouve (2002), Compagnon (2001), Goldstein (2008) entre outros. O momento final corresponde às reflexões acerca dos resultados alcançados, principalmente no que diz respeito à metodologia adotada e o modo como os colaboradores corresponderam ao que foi posto em prática.La presente pesquisa surgió del interés de reflexionar acerca de una experiencia de recepción de la poesía, por alumnos recién ingresos en el curso de Letras, teniendo como foco principal los poemas metalinguísticos de Paulo Leminski (2013). Como colaboradores, la pesquisa contó con el grupo de Teoría del Texto Poético 2012.2 de una universidad pública de Campina Grande - PB. La colecta de dados se dio por medio de grabaciones del audio de los encuentros, de un cuestionario respondido por los alumnos y por un ejercicio realizado en dos momentos, en el inicio y en el final de la asignatura. Para la ejecución de la experiencia, fueron utilizados antologías y vídeos, además de la realización de discusiones en sala de clase. El per curso seguido parte de un momento inicial destinado a presentar, principalmente, las concepciones de poesía presentes en Moisés (2012) y Bosi (2000), además de las nociones de lectura y recepción literaria (JAUSS, 1994 y 2001a y 2001b; ISER 1979 y 2001). En seguida, tesemos consideraciones acerca de la poesía moderna, embasados, entre otros, en las colocaciones de Andrade (2010), Bosi (2006) y Bastos (2012), además de estudios sobre la poesía de Paulo Leminski (MARQUES, 2001; DICK, 2004) y sobre el metalenguaje (JAKOBSON 1971; CHALHUB 2005). En un tercero momento, procedemos en la reflexión sobre la experiencia y en el análisis de los dados, utilizando las contribuciones de Lucena (2013) sobre planes de cursos superiores, y de Martins (2010) y Pinheiro (2007) sobre enseñanza de poesía. Además de eses, también contribuyen en puntos específicos de nuestra pesquisa las reflexiones de Alonso (1963), Pound (2006), Jouve (2002), Compagnon (2001), Goldstein (1979) entre otros. El momento final corresponde a las reflexiones acerca de los resultados alcanzados, principalmente en lo que dice respeto a la metodología adoptada y el modo como los colaboradores correspondieron a lo que fue puesto en práctica.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGALVES, José Hélder Pinheiro.ALVES, J. H. P.http://lattes.cnpq.br/2352905993796166NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.NÓBREGA, M. M. S. S.http://lattes.cnpq.br/2123326909056011GUIMARÃES, Kalina Naro.GUIMARÃES, K. N.LIMA, José Weslley Barbosa de.2014-042022-09-19T13:32:46Z2022-09-192022-09-19T13:32:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27267LIMA, José Weslley Barbosa de. Que poesia é essa: a recepção de poemas de Paulo Leminski por estudantes de Letras. 2014. 182f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27267porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-19T14:46:27Zoai:localhost:riufcg/27267Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-19T14:46:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Que poesia é essa: a recepção de poemas de Paulo Leminski por estudantes de Letras.
What poetry is this: the reception of poems by Paulo Leminski by students of Letters.
title Que poesia é essa: a recepção de poemas de Paulo Leminski por estudantes de Letras.
spellingShingle Que poesia é essa: a recepção de poemas de Paulo Leminski por estudantes de Letras.
LIMA, José Weslley Barbosa de.
Poesia Brasileira
Paulo Leminski - poeta
Poesia Paranaense
Estética da recepção - poesia
Ensino de poesia
Poemas metalinguísticos - Paulo Leminski
Leitura e recepção literária
Leitura literária
Curso de Letras - UFCG
Brazilian poetry
Paulo Leminski - poet
Paraná poetry
Aesthetics of reception - poetry
Teaching poetry
Metalinguistic poems - Paulo Leminski
Literary reading and reception
Literary reading
Letters Course - UFCG
Poesía brasileña
Poesía paranaense
Estética de la recepción - poesía
Enseñando poesía
Poemas metalingüísticos - Paulo Leminski
Lectura y recepción literaria.
Lectura literaria
Literatura
title_short Que poesia é essa: a recepção de poemas de Paulo Leminski por estudantes de Letras.
title_full Que poesia é essa: a recepção de poemas de Paulo Leminski por estudantes de Letras.
title_fullStr Que poesia é essa: a recepção de poemas de Paulo Leminski por estudantes de Letras.
title_full_unstemmed Que poesia é essa: a recepção de poemas de Paulo Leminski por estudantes de Letras.
title_sort Que poesia é essa: a recepção de poemas de Paulo Leminski por estudantes de Letras.
author LIMA, José Weslley Barbosa de.
author_facet LIMA, José Weslley Barbosa de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALVES, José Hélder Pinheiro.
ALVES, J. H. P.
http://lattes.cnpq.br/2352905993796166
NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
NÓBREGA, M. M. S. S.
http://lattes.cnpq.br/2123326909056011
GUIMARÃES, Kalina Naro.
GUIMARÃES, K. N.
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, José Weslley Barbosa de.
dc.subject.por.fl_str_mv Poesia Brasileira
Paulo Leminski - poeta
Poesia Paranaense
Estética da recepção - poesia
Ensino de poesia
Poemas metalinguísticos - Paulo Leminski
Leitura e recepção literária
Leitura literária
Curso de Letras - UFCG
Brazilian poetry
Paulo Leminski - poet
Paraná poetry
Aesthetics of reception - poetry
Teaching poetry
Metalinguistic poems - Paulo Leminski
Literary reading and reception
Literary reading
Letters Course - UFCG
Poesía brasileña
Poesía paranaense
Estética de la recepción - poesía
Enseñando poesía
Poemas metalingüísticos - Paulo Leminski
Lectura y recepción literaria.
Lectura literaria
Literatura
topic Poesia Brasileira
Paulo Leminski - poeta
Poesia Paranaense
Estética da recepção - poesia
Ensino de poesia
Poemas metalinguísticos - Paulo Leminski
Leitura e recepção literária
Leitura literária
Curso de Letras - UFCG
Brazilian poetry
Paulo Leminski - poet
Paraná poetry
Aesthetics of reception - poetry
Teaching poetry
Metalinguistic poems - Paulo Leminski
Literary reading and reception
Literary reading
Letters Course - UFCG
Poesía brasileña
Poesía paranaense
Estética de la recepción - poesía
Enseñando poesía
Poemas metalingüísticos - Paulo Leminski
Lectura y recepción literaria.
Lectura literaria
Literatura
description A presente pesquisa surgiu do interesse de refletir acerca de uma experiência de recepção de poesia, por alunos recém ingressos no curso de Letras, tendo como foco principal os poemas metalingüísticos de Paulo Leminski (2013). Como colaboradores, a pesquisa contou com a turma de Teoria do Texto Poético 2012.2 de uma universidade pública de Campina Grande - PB. A coleta de dados se deu por meio de gravação do áudio dos encontros, de um questionário respondido pelos alunos e por um exercício realizado em dois momentos, no início e no final da disciplina. Para a execução da experiência, foram utilizadas antologias e vídeos, além da realização de discussões em sala de aula. O percurso seguido parte de um momento inicial destinado a apresentar, principalmente, as concepções de poesia presentes em Moisés (2012) e Bosi (2000), além das noções de leitura e recepção literária (JAUSS, 1994 e 2001a e 2001b; ISER 1979 e 2001). Em seguida, tecemos considerações acerca da poesia moderna, embasados, entre outros, nas colocações de Andrade (2010), Bosi (2006) e Bastos (2012), além de estudos sobre a poesia de Paulo Leminski (MARQUES, 2001; DICK, 2004) e sobre a metalinguagem (JAKOBSON 1971; CHALHUB 2005). Num terceiro momento, procedemos na reflexão sobre a experiência e na análise dos dados, utilizando as contribuições de Lucena (2013) sobre ementas de cursos superiores, e de Martins (2010) e Pinheiro (2007) sobre ensino de poesia. Além destes, também contribuem em pontos específicos de nossa pesquisa as reflexões de Alonso (1963), Pound (2006), Jouve (2002), Compagnon (2001), Goldstein (2008) entre outros. O momento final corresponde às reflexões acerca dos resultados alcançados, principalmente no que diz respeito à metodologia adotada e o modo como os colaboradores corresponderam ao que foi posto em prática.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04
2022-09-19T13:32:46Z
2022-09-19
2022-09-19T13:32:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27267
LIMA, José Weslley Barbosa de. Que poesia é essa: a recepção de poemas de Paulo Leminski por estudantes de Letras. 2014. 182f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27267
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27267
identifier_str_mv LIMA, José Weslley Barbosa de. Que poesia é essa: a recepção de poemas de Paulo Leminski por estudantes de Letras. 2014. 182f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744555911675904