Que poesia é essa: a recepção de poemas de Paulo Leminski por estudantes de Letras.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27267 |
Resumo: | A presente pesquisa surgiu do interesse de refletir acerca de uma experiência de recepção de poesia, por alunos recém ingressos no curso de Letras, tendo como foco principal os poemas metalingüísticos de Paulo Leminski (2013). Como colaboradores, a pesquisa contou com a turma de Teoria do Texto Poético 2012.2 de uma universidade pública de Campina Grande - PB. A coleta de dados se deu por meio de gravação do áudio dos encontros, de um questionário respondido pelos alunos e por um exercício realizado em dois momentos, no início e no final da disciplina. Para a execução da experiência, foram utilizadas antologias e vídeos, além da realização de discussões em sala de aula. O percurso seguido parte de um momento inicial destinado a apresentar, principalmente, as concepções de poesia presentes em Moisés (2012) e Bosi (2000), além das noções de leitura e recepção literária (JAUSS, 1994 e 2001a e 2001b; ISER 1979 e 2001). Em seguida, tecemos considerações acerca da poesia moderna, embasados, entre outros, nas colocações de Andrade (2010), Bosi (2006) e Bastos (2012), além de estudos sobre a poesia de Paulo Leminski (MARQUES, 2001; DICK, 2004) e sobre a metalinguagem (JAKOBSON 1971; CHALHUB 2005). Num terceiro momento, procedemos na reflexão sobre a experiência e na análise dos dados, utilizando as contribuições de Lucena (2013) sobre ementas de cursos superiores, e de Martins (2010) e Pinheiro (2007) sobre ensino de poesia. Além destes, também contribuem em pontos específicos de nossa pesquisa as reflexões de Alonso (1963), Pound (2006), Jouve (2002), Compagnon (2001), Goldstein (2008) entre outros. O momento final corresponde às reflexões acerca dos resultados alcançados, principalmente no que diz respeito à metodologia adotada e o modo como os colaboradores corresponderam ao que foi posto em prática. |
id |
UFCG_184c8e70e7bc7b4185092229b9646e8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/27267 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Que poesia é essa: a recepção de poemas de Paulo Leminski por estudantes de Letras.What poetry is this: the reception of poems by Paulo Leminski by students of Letters.Poesia BrasileiraPaulo Leminski - poetaPoesia ParanaenseEstética da recepção - poesiaEnsino de poesiaPoemas metalinguísticos - Paulo LeminskiLeitura e recepção literáriaLeitura literáriaCurso de Letras - UFCGBrazilian poetryPaulo Leminski - poetParaná poetryAesthetics of reception - poetryTeaching poetryMetalinguistic poems - Paulo LeminskiLiterary reading and receptionLiterary readingLetters Course - UFCGPoesía brasileñaPoesía paranaenseEstética de la recepción - poesíaEnseñando poesíaPoemas metalingüísticos - Paulo LeminskiLectura y recepción literaria.Lectura literariaLiteraturaA presente pesquisa surgiu do interesse de refletir acerca de uma experiência de recepção de poesia, por alunos recém ingressos no curso de Letras, tendo como foco principal os poemas metalingüísticos de Paulo Leminski (2013). Como colaboradores, a pesquisa contou com a turma de Teoria do Texto Poético 2012.2 de uma universidade pública de Campina Grande - PB. A coleta de dados se deu por meio de gravação do áudio dos encontros, de um questionário respondido pelos alunos e por um exercício realizado em dois momentos, no início e no final da disciplina. Para a execução da experiência, foram utilizadas antologias e vídeos, além da realização de discussões em sala de aula. O percurso seguido parte de um momento inicial destinado a apresentar, principalmente, as concepções de poesia presentes em Moisés (2012) e Bosi (2000), além das noções de leitura e recepção literária (JAUSS, 1994 e 2001a e 2001b; ISER 1979 e 2001). Em seguida, tecemos considerações acerca da poesia moderna, embasados, entre outros, nas colocações de Andrade (2010), Bosi (2006) e Bastos (2012), além de estudos sobre a poesia de Paulo Leminski (MARQUES, 2001; DICK, 2004) e sobre a metalinguagem (JAKOBSON 1971; CHALHUB 2005). Num terceiro momento, procedemos na reflexão sobre a experiência e na análise dos dados, utilizando as contribuições de Lucena (2013) sobre ementas de cursos superiores, e de Martins (2010) e Pinheiro (2007) sobre ensino de poesia. Além destes, também contribuem em pontos específicos de nossa pesquisa as reflexões de Alonso (1963), Pound (2006), Jouve (2002), Compagnon (2001), Goldstein (2008) entre outros. O momento final corresponde às reflexões acerca dos resultados alcançados, principalmente no que diz respeito à metodologia adotada e o modo como os colaboradores corresponderam ao que foi posto em prática.La presente pesquisa surgió del interés de reflexionar acerca de una experiencia de recepción de la poesía, por alumnos recién ingresos en el curso de Letras, teniendo como foco principal los poemas metalinguísticos de Paulo Leminski (2013). Como colaboradores, la pesquisa contó con el grupo de Teoría del Texto Poético 2012.2 de una universidad pública de Campina Grande - PB. La colecta de dados se dio por medio de grabaciones del audio de los encuentros, de un cuestionario respondido por los alumnos y por un ejercicio realizado en dos momentos, en el inicio y en el final de la asignatura. Para la ejecución de la experiencia, fueron utilizados antologías y vídeos, además de la realización de discusiones en sala de clase. El per curso seguido parte de un momento inicial destinado a presentar, principalmente, las concepciones de poesía presentes en Moisés (2012) y Bosi (2000), además de las nociones de lectura y recepción literaria (JAUSS, 1994 y 2001a y 2001b; ISER 1979 y 2001). En seguida, tesemos consideraciones acerca de la poesía moderna, embasados, entre otros, en las colocaciones de Andrade (2010), Bosi (2006) y Bastos (2012), además de estudios sobre la poesía de Paulo Leminski (MARQUES, 2001; DICK, 2004) y sobre el metalenguaje (JAKOBSON 1971; CHALHUB 2005). En un tercero momento, procedemos en la reflexión sobre la experiencia y en el análisis de los dados, utilizando las contribuciones de Lucena (2013) sobre planes de cursos superiores, y de Martins (2010) y Pinheiro (2007) sobre enseñanza de poesía. Además de eses, también contribuyen en puntos específicos de nuestra pesquisa las reflexiones de Alonso (1963), Pound (2006), Jouve (2002), Compagnon (2001), Goldstein (1979) entre otros. El momento final corresponde a las reflexiones acerca de los resultados alcanzados, principalmente en lo que dice respeto a la metodología adoptada y el modo como los colaboradores correspondieron a lo que fue puesto en práctica.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGALVES, José Hélder Pinheiro.ALVES, J. H. P.http://lattes.cnpq.br/2352905993796166NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.NÓBREGA, M. M. S. S.http://lattes.cnpq.br/2123326909056011GUIMARÃES, Kalina Naro.GUIMARÃES, K. N.LIMA, José Weslley Barbosa de.2014-042022-09-19T13:32:46Z2022-09-192022-09-19T13:32:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27267LIMA, José Weslley Barbosa de. Que poesia é essa: a recepção de poemas de Paulo Leminski por estudantes de Letras. 2014. 182f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27267porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-19T14:46:27Zoai:localhost:riufcg/27267Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-19T14:46:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Que poesia é essa: a recepção de poemas de Paulo Leminski por estudantes de Letras. What poetry is this: the reception of poems by Paulo Leminski by students of Letters. |
title |
Que poesia é essa: a recepção de poemas de Paulo Leminski por estudantes de Letras. |
spellingShingle |
Que poesia é essa: a recepção de poemas de Paulo Leminski por estudantes de Letras. LIMA, José Weslley Barbosa de. Poesia Brasileira Paulo Leminski - poeta Poesia Paranaense Estética da recepção - poesia Ensino de poesia Poemas metalinguísticos - Paulo Leminski Leitura e recepção literária Leitura literária Curso de Letras - UFCG Brazilian poetry Paulo Leminski - poet Paraná poetry Aesthetics of reception - poetry Teaching poetry Metalinguistic poems - Paulo Leminski Literary reading and reception Literary reading Letters Course - UFCG Poesía brasileña Poesía paranaense Estética de la recepción - poesía Enseñando poesía Poemas metalingüísticos - Paulo Leminski Lectura y recepción literaria. Lectura literaria Literatura |
title_short |
Que poesia é essa: a recepção de poemas de Paulo Leminski por estudantes de Letras. |
title_full |
Que poesia é essa: a recepção de poemas de Paulo Leminski por estudantes de Letras. |
title_fullStr |
Que poesia é essa: a recepção de poemas de Paulo Leminski por estudantes de Letras. |
title_full_unstemmed |
Que poesia é essa: a recepção de poemas de Paulo Leminski por estudantes de Letras. |
title_sort |
Que poesia é essa: a recepção de poemas de Paulo Leminski por estudantes de Letras. |
author |
LIMA, José Weslley Barbosa de. |
author_facet |
LIMA, José Weslley Barbosa de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ALVES, José Hélder Pinheiro. ALVES, J. H. P. http://lattes.cnpq.br/2352905993796166 NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva. NÓBREGA, M. M. S. S. http://lattes.cnpq.br/2123326909056011 GUIMARÃES, Kalina Naro. GUIMARÃES, K. N. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, José Weslley Barbosa de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Poesia Brasileira Paulo Leminski - poeta Poesia Paranaense Estética da recepção - poesia Ensino de poesia Poemas metalinguísticos - Paulo Leminski Leitura e recepção literária Leitura literária Curso de Letras - UFCG Brazilian poetry Paulo Leminski - poet Paraná poetry Aesthetics of reception - poetry Teaching poetry Metalinguistic poems - Paulo Leminski Literary reading and reception Literary reading Letters Course - UFCG Poesía brasileña Poesía paranaense Estética de la recepción - poesía Enseñando poesía Poemas metalingüísticos - Paulo Leminski Lectura y recepción literaria. Lectura literaria Literatura |
topic |
Poesia Brasileira Paulo Leminski - poeta Poesia Paranaense Estética da recepção - poesia Ensino de poesia Poemas metalinguísticos - Paulo Leminski Leitura e recepção literária Leitura literária Curso de Letras - UFCG Brazilian poetry Paulo Leminski - poet Paraná poetry Aesthetics of reception - poetry Teaching poetry Metalinguistic poems - Paulo Leminski Literary reading and reception Literary reading Letters Course - UFCG Poesía brasileña Poesía paranaense Estética de la recepción - poesía Enseñando poesía Poemas metalingüísticos - Paulo Leminski Lectura y recepción literaria. Lectura literaria Literatura |
description |
A presente pesquisa surgiu do interesse de refletir acerca de uma experiência de recepção de poesia, por alunos recém ingressos no curso de Letras, tendo como foco principal os poemas metalingüísticos de Paulo Leminski (2013). Como colaboradores, a pesquisa contou com a turma de Teoria do Texto Poético 2012.2 de uma universidade pública de Campina Grande - PB. A coleta de dados se deu por meio de gravação do áudio dos encontros, de um questionário respondido pelos alunos e por um exercício realizado em dois momentos, no início e no final da disciplina. Para a execução da experiência, foram utilizadas antologias e vídeos, além da realização de discussões em sala de aula. O percurso seguido parte de um momento inicial destinado a apresentar, principalmente, as concepções de poesia presentes em Moisés (2012) e Bosi (2000), além das noções de leitura e recepção literária (JAUSS, 1994 e 2001a e 2001b; ISER 1979 e 2001). Em seguida, tecemos considerações acerca da poesia moderna, embasados, entre outros, nas colocações de Andrade (2010), Bosi (2006) e Bastos (2012), além de estudos sobre a poesia de Paulo Leminski (MARQUES, 2001; DICK, 2004) e sobre a metalinguagem (JAKOBSON 1971; CHALHUB 2005). Num terceiro momento, procedemos na reflexão sobre a experiência e na análise dos dados, utilizando as contribuições de Lucena (2013) sobre ementas de cursos superiores, e de Martins (2010) e Pinheiro (2007) sobre ensino de poesia. Além destes, também contribuem em pontos específicos de nossa pesquisa as reflexões de Alonso (1963), Pound (2006), Jouve (2002), Compagnon (2001), Goldstein (2008) entre outros. O momento final corresponde às reflexões acerca dos resultados alcançados, principalmente no que diz respeito à metodologia adotada e o modo como os colaboradores corresponderam ao que foi posto em prática. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04 2022-09-19T13:32:46Z 2022-09-19 2022-09-19T13:32:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27267 LIMA, José Weslley Barbosa de. Que poesia é essa: a recepção de poemas de Paulo Leminski por estudantes de Letras. 2014. 182f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27267 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27267 |
identifier_str_mv |
LIMA, José Weslley Barbosa de. Que poesia é essa: a recepção de poemas de Paulo Leminski por estudantes de Letras. 2014. 182f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27267 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744555911675904 |