Relatório da prática de ensino.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35340 |
Resumo: | O presente trabalho é resultante de nossa experiência como estagio na Escola de Ensino Fundamental e Médio Severino Cabral (localizada no bairro de Bodocongó, em Campina Grande-PB). Neste sentido, temos que: o estagio foi realizado entre os dias dez de julho e dois de agosto do corrente ano, tendo sido ministradas onze aulas na 7a série, e, oito aulas no 2° científico. Diante do exposto, as aulas foram ministradas nos seguintes horários: 7a série: quarta-feira, 3a e 4a aulas (das 8:20 às 9:00 hs, e, das 9:20 às 10:00 hs); sextafeira, 5a e 6a aulas (das 10:00 às 11:20 hs). Tal horário, contudo, permaneceu apenas na primeira semana do estagio; tendo sido modificado para: segunda-feira, 2a aula (das 7:40 às 8:20 hs); quarta-feira, 3a aula (das 8:20 às 9:00hs); sexta-feira, 5a aula (das 10:00 às 10:40hs). 2° científico: segunda-feira, 5a e 6a aulas (das 16:00 às 17:20hs); quarta-feira, 5aaula (das 16:00 às 16:40hs). Em relação às atividades realizadas quando do nosso estagio, temos que: na 7a série, ministramos aulas expositivo-dialógicas, aplicamos um exercício a ser respondido (e, posteriormente corrigido) em sala de aula, realizamos um debate, e, como avaliação, uma prova escrita; no 2° cientifico, por sua vez, recorremos a aulas expositivo-dia-lógicas, expomos o filme “O Nome da Rosa”, foi aplicado um exercício a ser respondido (e, posteriormente corrigido) em sala de aula, e, realizamos, como avaliação, uma prova escrita. Nosso objetivo é, por um lado, relatar nossa experiência como estágio, e, por outro lado, trazer à tona discussões acerca do processo ensino aprendizagem e da avaliação. Assim sendo, esperamos que, a partir da leitura do nosso relatório, os caros leitores compreendam a necessidade de se repensar a experiência do estágio, e, os processos ensino-aprendizagem e de avaliação. |
id |
UFCG_185596426cdbeb64b6e9183ea74ce6e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35340 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Relatório da prática de ensino.Teaching practice report.Relatório de estágio supervisionado - HistóriaPrática de ensino - HistóriaFormação docente - HistóriaEnsino de HistóriaDisciplina prática de ensino - História UFCGEscola Estadual Severino Cabral - Campina Grande - PBSupervised internship report - HistoryTeaching practice - HistoryTeacher training - HistoryTeaching HistoryPractical teaching subject - UFCG HistorySeverino Cabral State School - Campina Grande - PBHistória.Educação.O presente trabalho é resultante de nossa experiência como estagio na Escola de Ensino Fundamental e Médio Severino Cabral (localizada no bairro de Bodocongó, em Campina Grande-PB). Neste sentido, temos que: o estagio foi realizado entre os dias dez de julho e dois de agosto do corrente ano, tendo sido ministradas onze aulas na 7a série, e, oito aulas no 2° científico. Diante do exposto, as aulas foram ministradas nos seguintes horários: 7a série: quarta-feira, 3a e 4a aulas (das 8:20 às 9:00 hs, e, das 9:20 às 10:00 hs); sextafeira, 5a e 6a aulas (das 10:00 às 11:20 hs). Tal horário, contudo, permaneceu apenas na primeira semana do estagio; tendo sido modificado para: segunda-feira, 2a aula (das 7:40 às 8:20 hs); quarta-feira, 3a aula (das 8:20 às 9:00hs); sexta-feira, 5a aula (das 10:00 às 10:40hs). 2° científico: segunda-feira, 5a e 6a aulas (das 16:00 às 17:20hs); quarta-feira, 5aaula (das 16:00 às 16:40hs). Em relação às atividades realizadas quando do nosso estagio, temos que: na 7a série, ministramos aulas expositivo-dialógicas, aplicamos um exercício a ser respondido (e, posteriormente corrigido) em sala de aula, realizamos um debate, e, como avaliação, uma prova escrita; no 2° cientifico, por sua vez, recorremos a aulas expositivo-dia-lógicas, expomos o filme “O Nome da Rosa”, foi aplicado um exercício a ser respondido (e, posteriormente corrigido) em sala de aula, e, realizamos, como avaliação, uma prova escrita. Nosso objetivo é, por um lado, relatar nossa experiência como estágio, e, por outro lado, trazer à tona discussões acerca do processo ensino aprendizagem e da avaliação. Assim sendo, esperamos que, a partir da leitura do nosso relatório, os caros leitores compreendam a necessidade de se repensar a experiência do estágio, e, os processos ensino-aprendizagem e de avaliação.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGAGRA DO Ó, Alarcon.AGRA DO Ó, A.COSTA, Robéria Ferreira.20002024-04-03T22:10:57Z2024-04-032024-04-03T22:10:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35340COSTA, Robéria Ferreira. Relatório da prática de ensino. 2000. 46f. (Relatório de Estágio), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba - Campus II – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2000. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35340porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-04-03T22:11:25Zoai:localhost:riufcg/35340Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-04-03T22:11:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de ensino. Teaching practice report. |
title |
Relatório da prática de ensino. |
spellingShingle |
Relatório da prática de ensino. COSTA, Robéria Ferreira. Relatório de estágio supervisionado - História Prática de ensino - História Formação docente - História Ensino de História Disciplina prática de ensino - História UFCG Escola Estadual Severino Cabral - Campina Grande - PB Supervised internship report - History Teaching practice - History Teacher training - History Teaching History Practical teaching subject - UFCG History Severino Cabral State School - Campina Grande - PB História. Educação. |
title_short |
Relatório da prática de ensino. |
title_full |
Relatório da prática de ensino. |
title_fullStr |
Relatório da prática de ensino. |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de ensino. |
title_sort |
Relatório da prática de ensino. |
author |
COSTA, Robéria Ferreira. |
author_facet |
COSTA, Robéria Ferreira. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
AGRA DO Ó, Alarcon. AGRA DO Ó, A. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
COSTA, Robéria Ferreira. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relatório de estágio supervisionado - História Prática de ensino - História Formação docente - História Ensino de História Disciplina prática de ensino - História UFCG Escola Estadual Severino Cabral - Campina Grande - PB Supervised internship report - History Teaching practice - History Teacher training - History Teaching History Practical teaching subject - UFCG History Severino Cabral State School - Campina Grande - PB História. Educação. |
topic |
Relatório de estágio supervisionado - História Prática de ensino - História Formação docente - História Ensino de História Disciplina prática de ensino - História UFCG Escola Estadual Severino Cabral - Campina Grande - PB Supervised internship report - History Teaching practice - History Teacher training - History Teaching History Practical teaching subject - UFCG History Severino Cabral State School - Campina Grande - PB História. Educação. |
description |
O presente trabalho é resultante de nossa experiência como estagio na Escola de Ensino Fundamental e Médio Severino Cabral (localizada no bairro de Bodocongó, em Campina Grande-PB). Neste sentido, temos que: o estagio foi realizado entre os dias dez de julho e dois de agosto do corrente ano, tendo sido ministradas onze aulas na 7a série, e, oito aulas no 2° científico. Diante do exposto, as aulas foram ministradas nos seguintes horários: 7a série: quarta-feira, 3a e 4a aulas (das 8:20 às 9:00 hs, e, das 9:20 às 10:00 hs); sextafeira, 5a e 6a aulas (das 10:00 às 11:20 hs). Tal horário, contudo, permaneceu apenas na primeira semana do estagio; tendo sido modificado para: segunda-feira, 2a aula (das 7:40 às 8:20 hs); quarta-feira, 3a aula (das 8:20 às 9:00hs); sexta-feira, 5a aula (das 10:00 às 10:40hs). 2° científico: segunda-feira, 5a e 6a aulas (das 16:00 às 17:20hs); quarta-feira, 5aaula (das 16:00 às 16:40hs). Em relação às atividades realizadas quando do nosso estagio, temos que: na 7a série, ministramos aulas expositivo-dialógicas, aplicamos um exercício a ser respondido (e, posteriormente corrigido) em sala de aula, realizamos um debate, e, como avaliação, uma prova escrita; no 2° cientifico, por sua vez, recorremos a aulas expositivo-dia-lógicas, expomos o filme “O Nome da Rosa”, foi aplicado um exercício a ser respondido (e, posteriormente corrigido) em sala de aula, e, realizamos, como avaliação, uma prova escrita. Nosso objetivo é, por um lado, relatar nossa experiência como estágio, e, por outro lado, trazer à tona discussões acerca do processo ensino aprendizagem e da avaliação. Assim sendo, esperamos que, a partir da leitura do nosso relatório, os caros leitores compreendam a necessidade de se repensar a experiência do estágio, e, os processos ensino-aprendizagem e de avaliação. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000 2024-04-03T22:10:57Z 2024-04-03 2024-04-03T22:10:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35340 COSTA, Robéria Ferreira. Relatório da prática de ensino. 2000. 46f. (Relatório de Estágio), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba - Campus II – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2000. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35340 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35340 |
identifier_str_mv |
COSTA, Robéria Ferreira. Relatório da prática de ensino. 2000. 46f. (Relatório de Estágio), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba - Campus II – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2000. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35340 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744619162828800 |