Relatório da prática de ensino.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Robéria Ferreira.
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35340
Resumo: O presente trabalho é resultante de nossa experiência como estagio na Escola de Ensino Fundamental e Médio Severino Cabral (localizada no bairro de Bodocongó, em Campina Grande-PB). Neste sentido, temos que: o estagio foi realizado entre os dias dez de julho e dois de agosto do corrente ano, tendo sido ministradas onze aulas na 7a série, e, oito aulas no 2° científico. Diante do exposto, as aulas foram ministradas nos seguintes horários: 7a série: quarta-feira, 3a e 4a aulas (das 8:20 às 9:00 hs, e, das 9:20 às 10:00 hs); sextafeira, 5a e 6a aulas (das 10:00 às 11:20 hs). Tal horário, contudo, permaneceu apenas na primeira semana do estagio; tendo sido modificado para: segunda-feira, 2a aula (das 7:40 às 8:20 hs); quarta-feira, 3a aula (das 8:20 às 9:00hs); sexta-feira, 5a aula (das 10:00 às 10:40hs). 2° científico: segunda-feira, 5a e 6a aulas (das 16:00 às 17:20hs); quarta-feira, 5aaula (das 16:00 às 16:40hs). Em relação às atividades realizadas quando do nosso estagio, temos que: na 7a série, ministramos aulas expositivo-dialógicas, aplicamos um exercício a ser respondido (e, posteriormente corrigido) em sala de aula, realizamos um debate, e, como avaliação, uma prova escrita; no 2° cientifico, por sua vez, recorremos a aulas expositivo-dia-lógicas, expomos o filme “O Nome da Rosa”, foi aplicado um exercício a ser respondido (e, posteriormente corrigido) em sala de aula, e, realizamos, como avaliação, uma prova escrita. Nosso objetivo é, por um lado, relatar nossa experiência como estágio, e, por outro lado, trazer à tona discussões acerca do processo ensino aprendizagem e da avaliação. Assim sendo, esperamos que, a partir da leitura do nosso relatório, os caros leitores compreendam a necessidade de se repensar a experiência do estágio, e, os processos ensino-aprendizagem e de avaliação.
id UFCG_185596426cdbeb64b6e9183ea74ce6e8
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35340
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Relatório da prática de ensino.Teaching practice report.Relatório de estágio supervisionado - HistóriaPrática de ensino - HistóriaFormação docente - HistóriaEnsino de HistóriaDisciplina prática de ensino - História UFCGEscola Estadual Severino Cabral - Campina Grande - PBSupervised internship report - HistoryTeaching practice - HistoryTeacher training - HistoryTeaching HistoryPractical teaching subject - UFCG HistorySeverino Cabral State School - Campina Grande - PBHistória.Educação.O presente trabalho é resultante de nossa experiência como estagio na Escola de Ensino Fundamental e Médio Severino Cabral (localizada no bairro de Bodocongó, em Campina Grande-PB). Neste sentido, temos que: o estagio foi realizado entre os dias dez de julho e dois de agosto do corrente ano, tendo sido ministradas onze aulas na 7a série, e, oito aulas no 2° científico. Diante do exposto, as aulas foram ministradas nos seguintes horários: 7a série: quarta-feira, 3a e 4a aulas (das 8:20 às 9:00 hs, e, das 9:20 às 10:00 hs); sextafeira, 5a e 6a aulas (das 10:00 às 11:20 hs). Tal horário, contudo, permaneceu apenas na primeira semana do estagio; tendo sido modificado para: segunda-feira, 2a aula (das 7:40 às 8:20 hs); quarta-feira, 3a aula (das 8:20 às 9:00hs); sexta-feira, 5a aula (das 10:00 às 10:40hs). 2° científico: segunda-feira, 5a e 6a aulas (das 16:00 às 17:20hs); quarta-feira, 5aaula (das 16:00 às 16:40hs). Em relação às atividades realizadas quando do nosso estagio, temos que: na 7a série, ministramos aulas expositivo-dialógicas, aplicamos um exercício a ser respondido (e, posteriormente corrigido) em sala de aula, realizamos um debate, e, como avaliação, uma prova escrita; no 2° cientifico, por sua vez, recorremos a aulas expositivo-dia-lógicas, expomos o filme “O Nome da Rosa”, foi aplicado um exercício a ser respondido (e, posteriormente corrigido) em sala de aula, e, realizamos, como avaliação, uma prova escrita. Nosso objetivo é, por um lado, relatar nossa experiência como estágio, e, por outro lado, trazer à tona discussões acerca do processo ensino aprendizagem e da avaliação. Assim sendo, esperamos que, a partir da leitura do nosso relatório, os caros leitores compreendam a necessidade de se repensar a experiência do estágio, e, os processos ensino-aprendizagem e de avaliação.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGAGRA DO Ó, Alarcon.AGRA DO Ó, A.COSTA, Robéria Ferreira.20002024-04-03T22:10:57Z2024-04-032024-04-03T22:10:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35340COSTA, Robéria Ferreira. Relatório da prática de ensino. 2000. 46f. (Relatório de Estágio), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba - Campus II – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2000. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35340porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-04-03T22:11:25Zoai:localhost:riufcg/35340Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-04-03T22:11:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino.
Teaching practice report.
title Relatório da prática de ensino.
spellingShingle Relatório da prática de ensino.
COSTA, Robéria Ferreira.
Relatório de estágio supervisionado - História
Prática de ensino - História
Formação docente - História
Ensino de História
Disciplina prática de ensino - História UFCG
Escola Estadual Severino Cabral - Campina Grande - PB
Supervised internship report - History
Teaching practice - History
Teacher training - History
Teaching History
Practical teaching subject - UFCG History
Severino Cabral State School - Campina Grande - PB
História.
Educação.
title_short Relatório da prática de ensino.
title_full Relatório da prática de ensino.
title_fullStr Relatório da prática de ensino.
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino.
title_sort Relatório da prática de ensino.
author COSTA, Robéria Ferreira.
author_facet COSTA, Robéria Ferreira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AGRA DO Ó, Alarcon.
AGRA DO Ó, A.
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Robéria Ferreira.
dc.subject.por.fl_str_mv Relatório de estágio supervisionado - História
Prática de ensino - História
Formação docente - História
Ensino de História
Disciplina prática de ensino - História UFCG
Escola Estadual Severino Cabral - Campina Grande - PB
Supervised internship report - History
Teaching practice - History
Teacher training - History
Teaching History
Practical teaching subject - UFCG History
Severino Cabral State School - Campina Grande - PB
História.
Educação.
topic Relatório de estágio supervisionado - História
Prática de ensino - História
Formação docente - História
Ensino de História
Disciplina prática de ensino - História UFCG
Escola Estadual Severino Cabral - Campina Grande - PB
Supervised internship report - History
Teaching practice - History
Teacher training - History
Teaching History
Practical teaching subject - UFCG History
Severino Cabral State School - Campina Grande - PB
História.
Educação.
description O presente trabalho é resultante de nossa experiência como estagio na Escola de Ensino Fundamental e Médio Severino Cabral (localizada no bairro de Bodocongó, em Campina Grande-PB). Neste sentido, temos que: o estagio foi realizado entre os dias dez de julho e dois de agosto do corrente ano, tendo sido ministradas onze aulas na 7a série, e, oito aulas no 2° científico. Diante do exposto, as aulas foram ministradas nos seguintes horários: 7a série: quarta-feira, 3a e 4a aulas (das 8:20 às 9:00 hs, e, das 9:20 às 10:00 hs); sextafeira, 5a e 6a aulas (das 10:00 às 11:20 hs). Tal horário, contudo, permaneceu apenas na primeira semana do estagio; tendo sido modificado para: segunda-feira, 2a aula (das 7:40 às 8:20 hs); quarta-feira, 3a aula (das 8:20 às 9:00hs); sexta-feira, 5a aula (das 10:00 às 10:40hs). 2° científico: segunda-feira, 5a e 6a aulas (das 16:00 às 17:20hs); quarta-feira, 5aaula (das 16:00 às 16:40hs). Em relação às atividades realizadas quando do nosso estagio, temos que: na 7a série, ministramos aulas expositivo-dialógicas, aplicamos um exercício a ser respondido (e, posteriormente corrigido) em sala de aula, realizamos um debate, e, como avaliação, uma prova escrita; no 2° cientifico, por sua vez, recorremos a aulas expositivo-dia-lógicas, expomos o filme “O Nome da Rosa”, foi aplicado um exercício a ser respondido (e, posteriormente corrigido) em sala de aula, e, realizamos, como avaliação, uma prova escrita. Nosso objetivo é, por um lado, relatar nossa experiência como estágio, e, por outro lado, trazer à tona discussões acerca do processo ensino aprendizagem e da avaliação. Assim sendo, esperamos que, a partir da leitura do nosso relatório, os caros leitores compreendam a necessidade de se repensar a experiência do estágio, e, os processos ensino-aprendizagem e de avaliação.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2024-04-03T22:10:57Z
2024-04-03
2024-04-03T22:10:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35340
COSTA, Robéria Ferreira. Relatório da prática de ensino. 2000. 46f. (Relatório de Estágio), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba - Campus II – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2000. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35340
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35340
identifier_str_mv COSTA, Robéria Ferreira. Relatório da prática de ensino. 2000. 46f. (Relatório de Estágio), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba - Campus II – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2000. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744619162828800