“Não serei um Sísifo”: um relato sobre a prática de ensino.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35234 |
Resumo: | Este relatório é resultado do trabalho realizado como atividade de conclusão do curso de Licenciatura plena em História particularmente na Disciplina de Prática de Ensino da História ministrada pelo Professor Alarcon Agra do O, do Departamento de História e Geografia da Universidade Federal da Paraíba - Campus II, no semestre 2000.2, sob orientação do professor José Benjamim Montenegro. Tal relatório é também fruto dos nossos esforços — tanto meu como de professores e amigos - enquanto sujeitos inseridos dentro de uma sociedade na qual queríamos tanto que valorizassem a construção de um saber e a necessidade do conhecimento em alguma área. No meu caso escolhi a História, esse campo de saber que nos permite entrar em contato com experiências humanas várias que nos causam estranhamentos, tensões, desconfiança mas sobretudo nos causa uma vontade de saber mais, de conhecer mais e de tentar descobrir alguma coisa que fez parte de um passado tão longínquo e que às vezes —ou na maioria das vezes - não é nosso. As experiências que vivenciamos ao longo de 5 (cinco ) anos de Universidade marcaram nossas vidas tanto como estudantes como de cidadãos. Nela começamos a entrar em contato com a História. Confesso que logo de cara me decepcionei, logo eu que queria ser um grande contador de histórias... Me vi à frente de um saber tão cheio de recortes, períodos, escolhas pessoais, metodológicas, teóricas ... mas depois me acostumei com essa ciência/arte/narrativa que tanto contribuiu para o meu desenvolvimento acima de tudo como pessoa. A intenção deste relatório é descrever as atividades da Prática de Ensino da História desenvolvidas no Colégio de Ensino Fundamental e Médio Severino Cabral. Coloquei tal título pois penso que a figura do professor na nossa sociedade parece muito com a figura mitológica de Sísifo - este condenado a carregar uma enorme pedra pesada morro acima por toda a sua vida. Professor só aparece como sinônimo de sofrimento, angústia, desespero. Confesso que não quis fazer da minha Prática de Ensino esse lugar onde eu pudesse só me lamentar da profissão que escolhi para a minha vida. Em minha Prática de Ensino vivenciei o que é ser professor, mas isso não me fez só pensar que eu fui condenado a sofrer, mas me fez perceber em que realidade irei trabalhar e agir. A primeira parte do texto fala-nos de um primeiro contato com a Escola Severino Cabral. Nela contemplamos algumas observações acerca daquela Escola que a primeira vista causou um grande estranhamento. A Segunda parte nos revela como fizemos o nosso trabalho de Prática do Ensino. Dividimos esta parte em dois sub-tópicos: um sobre o planejamento das atividades e o outro sobre a execução de tais atividades. |
id |
UFCG_6107eebf49cf8a245a2fb666922ec2be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35234 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
“Não serei um Sísifo”: um relato sobre a prática de ensino.“I will not be a Sisyphus”: a report on teaching practice.Relatório de estágio - Licenciatura em História - UFCGFormação docente - HistóriaPrática de ensino - HistóriaColégio Severino Cabral - Campina Grande - PBInternship report - Degree in History - UFCGTeacher training - HistoryTeaching practice - HistoryEducação.Este relatório é resultado do trabalho realizado como atividade de conclusão do curso de Licenciatura plena em História particularmente na Disciplina de Prática de Ensino da História ministrada pelo Professor Alarcon Agra do O, do Departamento de História e Geografia da Universidade Federal da Paraíba - Campus II, no semestre 2000.2, sob orientação do professor José Benjamim Montenegro. Tal relatório é também fruto dos nossos esforços — tanto meu como de professores e amigos - enquanto sujeitos inseridos dentro de uma sociedade na qual queríamos tanto que valorizassem a construção de um saber e a necessidade do conhecimento em alguma área. No meu caso escolhi a História, esse campo de saber que nos permite entrar em contato com experiências humanas várias que nos causam estranhamentos, tensões, desconfiança mas sobretudo nos causa uma vontade de saber mais, de conhecer mais e de tentar descobrir alguma coisa que fez parte de um passado tão longínquo e que às vezes —ou na maioria das vezes - não é nosso. As experiências que vivenciamos ao longo de 5 (cinco ) anos de Universidade marcaram nossas vidas tanto como estudantes como de cidadãos. Nela começamos a entrar em contato com a História. Confesso que logo de cara me decepcionei, logo eu que queria ser um grande contador de histórias... Me vi à frente de um saber tão cheio de recortes, períodos, escolhas pessoais, metodológicas, teóricas ... mas depois me acostumei com essa ciência/arte/narrativa que tanto contribuiu para o meu desenvolvimento acima de tudo como pessoa. A intenção deste relatório é descrever as atividades da Prática de Ensino da História desenvolvidas no Colégio de Ensino Fundamental e Médio Severino Cabral. Coloquei tal título pois penso que a figura do professor na nossa sociedade parece muito com a figura mitológica de Sísifo - este condenado a carregar uma enorme pedra pesada morro acima por toda a sua vida. Professor só aparece como sinônimo de sofrimento, angústia, desespero. Confesso que não quis fazer da minha Prática de Ensino esse lugar onde eu pudesse só me lamentar da profissão que escolhi para a minha vida. Em minha Prática de Ensino vivenciei o que é ser professor, mas isso não me fez só pensar que eu fui condenado a sofrer, mas me fez perceber em que realidade irei trabalhar e agir. A primeira parte do texto fala-nos de um primeiro contato com a Escola Severino Cabral. Nela contemplamos algumas observações acerca daquela Escola que a primeira vista causou um grande estranhamento. A Segunda parte nos revela como fizemos o nosso trabalho de Prática do Ensino. Dividimos esta parte em dois sub-tópicos: um sobre o planejamento das atividades e o outro sobre a execução de tais atividades.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGMONTENEGRO, José Benjamim.MONTENEGRO, J. B.http://lattes.cnpq.br/7329516641843599CAMPINA, Állyson de Farias.2001-042024-03-26T00:17:31Z2024-03-252024-03-26T00:17:31Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35234CAMPINA, Állyson de Farias. “Não serei um Sísifo”: um relato sobre a prática de ensino. 2001. 45f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35234porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-26T00:17:58Zoai:localhost:riufcg/35234Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-26T00:17:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Não serei um Sísifo”: um relato sobre a prática de ensino. “I will not be a Sisyphus”: a report on teaching practice. |
title |
“Não serei um Sísifo”: um relato sobre a prática de ensino. |
spellingShingle |
“Não serei um Sísifo”: um relato sobre a prática de ensino. CAMPINA, Állyson de Farias. Relatório de estágio - Licenciatura em História - UFCG Formação docente - História Prática de ensino - História Colégio Severino Cabral - Campina Grande - PB Internship report - Degree in History - UFCG Teacher training - History Teaching practice - History Educação. |
title_short |
“Não serei um Sísifo”: um relato sobre a prática de ensino. |
title_full |
“Não serei um Sísifo”: um relato sobre a prática de ensino. |
title_fullStr |
“Não serei um Sísifo”: um relato sobre a prática de ensino. |
title_full_unstemmed |
“Não serei um Sísifo”: um relato sobre a prática de ensino. |
title_sort |
“Não serei um Sísifo”: um relato sobre a prática de ensino. |
author |
CAMPINA, Állyson de Farias. |
author_facet |
CAMPINA, Állyson de Farias. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MONTENEGRO, José Benjamim. MONTENEGRO, J. B. http://lattes.cnpq.br/7329516641843599 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CAMPINA, Állyson de Farias. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relatório de estágio - Licenciatura em História - UFCG Formação docente - História Prática de ensino - História Colégio Severino Cabral - Campina Grande - PB Internship report - Degree in History - UFCG Teacher training - History Teaching practice - History Educação. |
topic |
Relatório de estágio - Licenciatura em História - UFCG Formação docente - História Prática de ensino - História Colégio Severino Cabral - Campina Grande - PB Internship report - Degree in History - UFCG Teacher training - History Teaching practice - History Educação. |
description |
Este relatório é resultado do trabalho realizado como atividade de conclusão do curso de Licenciatura plena em História particularmente na Disciplina de Prática de Ensino da História ministrada pelo Professor Alarcon Agra do O, do Departamento de História e Geografia da Universidade Federal da Paraíba - Campus II, no semestre 2000.2, sob orientação do professor José Benjamim Montenegro. Tal relatório é também fruto dos nossos esforços — tanto meu como de professores e amigos - enquanto sujeitos inseridos dentro de uma sociedade na qual queríamos tanto que valorizassem a construção de um saber e a necessidade do conhecimento em alguma área. No meu caso escolhi a História, esse campo de saber que nos permite entrar em contato com experiências humanas várias que nos causam estranhamentos, tensões, desconfiança mas sobretudo nos causa uma vontade de saber mais, de conhecer mais e de tentar descobrir alguma coisa que fez parte de um passado tão longínquo e que às vezes —ou na maioria das vezes - não é nosso. As experiências que vivenciamos ao longo de 5 (cinco ) anos de Universidade marcaram nossas vidas tanto como estudantes como de cidadãos. Nela começamos a entrar em contato com a História. Confesso que logo de cara me decepcionei, logo eu que queria ser um grande contador de histórias... Me vi à frente de um saber tão cheio de recortes, períodos, escolhas pessoais, metodológicas, teóricas ... mas depois me acostumei com essa ciência/arte/narrativa que tanto contribuiu para o meu desenvolvimento acima de tudo como pessoa. A intenção deste relatório é descrever as atividades da Prática de Ensino da História desenvolvidas no Colégio de Ensino Fundamental e Médio Severino Cabral. Coloquei tal título pois penso que a figura do professor na nossa sociedade parece muito com a figura mitológica de Sísifo - este condenado a carregar uma enorme pedra pesada morro acima por toda a sua vida. Professor só aparece como sinônimo de sofrimento, angústia, desespero. Confesso que não quis fazer da minha Prática de Ensino esse lugar onde eu pudesse só me lamentar da profissão que escolhi para a minha vida. Em minha Prática de Ensino vivenciei o que é ser professor, mas isso não me fez só pensar que eu fui condenado a sofrer, mas me fez perceber em que realidade irei trabalhar e agir. A primeira parte do texto fala-nos de um primeiro contato com a Escola Severino Cabral. Nela contemplamos algumas observações acerca daquela Escola que a primeira vista causou um grande estranhamento. A Segunda parte nos revela como fizemos o nosso trabalho de Prática do Ensino. Dividimos esta parte em dois sub-tópicos: um sobre o planejamento das atividades e o outro sobre a execução de tais atividades. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-04 2024-03-26T00:17:31Z 2024-03-25 2024-03-26T00:17:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35234 CAMPINA, Állyson de Farias. “Não serei um Sísifo”: um relato sobre a prática de ensino. 2001. 45f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35234 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35234 |
identifier_str_mv |
CAMPINA, Állyson de Farias. “Não serei um Sísifo”: um relato sobre a prática de ensino. 2001. 45f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35234 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744618373251072 |