Ensino de arte: importância da arte no processo ensino aprendizagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SUCUPIRA, Analiane Fernandes da Silva.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13292
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo enfocar o Ensino de Arte: importância da arte no processo ensino aprendizagem. O referido estudo buscou conhecer a realidade do ensino de arte na escola pública, bem como a compreensão dos discentes sobre a arte, além de discutir o ensino de arte e suas diferentes linguagens, visando a formação do aluno enquanto produtor cultural. Com base na pesquisa de estudo de caso, que se caracteriza por ser o estudo de um fenômeno em particular, dentro da abordagem qualitativa, pois preocupou-se com a compreensão e a interpretação do fenômeno, considerando o significado que os outros dão as suas praticas. Para a realização do estudo foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a observação, entrevistas, além de fontes documentais, aportadas na Nova Historia Cultural que alargam o conceito de fontes de pesquisa. Trata-se de um trabalho que buscou desenvolver atividades que contemplem os princípios apresentados ao longo das atividades desenvolvidas no Estagio Supervisionado em Docência tendo em vista a melhoria da formação dos alunos, por meio do ensino de arte, e o principio da indissociabilidade entre ensino e pesquisa. Chega-se a conclusão que a perspectiva do trabalho proporcionou um redimensionamento na produção de conhecimentos e na fundamentação teórico-metodológica do ensino de Arte podendo ser um meio de compreensão e reflexão da realidade didático-pedagógica e sócio-cultural, uma vez que a arte e fundamental para a formação do ser humano.
id UFCG_187207114db87e858608b6288eafec91
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13292
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Ensino de arte: importância da arte no processo ensino aprendizagem.Art teaching: importance of art in the teaching-learning process.Arte- ensinoFormação docenteProfessor de arteEnsino de arteArt-teachingTeacher trainingArt teacherArt teachingEducação.O presente trabalho tem por objetivo enfocar o Ensino de Arte: importância da arte no processo ensino aprendizagem. O referido estudo buscou conhecer a realidade do ensino de arte na escola pública, bem como a compreensão dos discentes sobre a arte, além de discutir o ensino de arte e suas diferentes linguagens, visando a formação do aluno enquanto produtor cultural. Com base na pesquisa de estudo de caso, que se caracteriza por ser o estudo de um fenômeno em particular, dentro da abordagem qualitativa, pois preocupou-se com a compreensão e a interpretação do fenômeno, considerando o significado que os outros dão as suas praticas. Para a realização do estudo foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a observação, entrevistas, além de fontes documentais, aportadas na Nova Historia Cultural que alargam o conceito de fontes de pesquisa. Trata-se de um trabalho que buscou desenvolver atividades que contemplem os princípios apresentados ao longo das atividades desenvolvidas no Estagio Supervisionado em Docência tendo em vista a melhoria da formação dos alunos, por meio do ensino de arte, e o principio da indissociabilidade entre ensino e pesquisa. Chega-se a conclusão que a perspectiva do trabalho proporcionou um redimensionamento na produção de conhecimentos e na fundamentação teórico-metodológica do ensino de Arte podendo ser um meio de compreensão e reflexão da realidade didático-pedagógica e sócio-cultural, uma vez que a arte e fundamental para a formação do ser humano.This paper aims to focus on the Teaching of Art: the importance of art in the learning process. This study investigates the reality of teaching art in public schools, as well as the understanding of students about art, and discuss the teaching of art and its different languages, aimed at training the student as a cultural producer. Based on case study research, which is characterized by the study of a particular phenomenon within a qualitative approach, because it was concerned with understanding and interpretation of the phenomenon, considering the significance that others take their practices. To conduct the study were used as instruments for data collection observation, interviews, and documentary sources, ported in New Cultural History, which extend the concept of sources. This is a work that seeks to develop activities that address the principles presented throughout the activities carried out in Supervised Teaching in order to improve the training of students through arts education, and the principle of indivisibility of teaching and research . We come to the conclusion that the prospect of work provided a new focus on the production of knowledge and theoretical and methodological basis of the teaching of art can be a means of understanding and reflection of reality didactic-pedagogic and socio-cultural, since the art is essential for the formation of human begins.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Débia Suênia da Silva.SOUSA, D. S. S.http://lattes.cnpq.br/9308347413386263SUCUPIRA, Analiane Fernandes da Silva.2010-122020-07-14T18:48:43Z2020-07-142020-07-14T18:48:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13292SUCUPIRA, Analiane Fernandes da Silva. Ensino de arte: importância da arte no processo ensino aprendizagem. 2010. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-30T18:06:44Zoai:localhost:riufcg/13292Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-30T18:06:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de arte: importância da arte no processo ensino aprendizagem.
Art teaching: importance of art in the teaching-learning process.
title Ensino de arte: importância da arte no processo ensino aprendizagem.
spellingShingle Ensino de arte: importância da arte no processo ensino aprendizagem.
SUCUPIRA, Analiane Fernandes da Silva.
Arte- ensino
Formação docente
Professor de arte
Ensino de arte
Art-teaching
Teacher training
Art teacher
Art teaching
Educação.
title_short Ensino de arte: importância da arte no processo ensino aprendizagem.
title_full Ensino de arte: importância da arte no processo ensino aprendizagem.
title_fullStr Ensino de arte: importância da arte no processo ensino aprendizagem.
title_full_unstemmed Ensino de arte: importância da arte no processo ensino aprendizagem.
title_sort Ensino de arte: importância da arte no processo ensino aprendizagem.
author SUCUPIRA, Analiane Fernandes da Silva.
author_facet SUCUPIRA, Analiane Fernandes da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, Débia Suênia da Silva.
SOUSA, D. S. S.
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263
dc.contributor.author.fl_str_mv SUCUPIRA, Analiane Fernandes da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Arte- ensino
Formação docente
Professor de arte
Ensino de arte
Art-teaching
Teacher training
Art teacher
Art teaching
Educação.
topic Arte- ensino
Formação docente
Professor de arte
Ensino de arte
Art-teaching
Teacher training
Art teacher
Art teaching
Educação.
description O presente trabalho tem por objetivo enfocar o Ensino de Arte: importância da arte no processo ensino aprendizagem. O referido estudo buscou conhecer a realidade do ensino de arte na escola pública, bem como a compreensão dos discentes sobre a arte, além de discutir o ensino de arte e suas diferentes linguagens, visando a formação do aluno enquanto produtor cultural. Com base na pesquisa de estudo de caso, que se caracteriza por ser o estudo de um fenômeno em particular, dentro da abordagem qualitativa, pois preocupou-se com a compreensão e a interpretação do fenômeno, considerando o significado que os outros dão as suas praticas. Para a realização do estudo foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a observação, entrevistas, além de fontes documentais, aportadas na Nova Historia Cultural que alargam o conceito de fontes de pesquisa. Trata-se de um trabalho que buscou desenvolver atividades que contemplem os princípios apresentados ao longo das atividades desenvolvidas no Estagio Supervisionado em Docência tendo em vista a melhoria da formação dos alunos, por meio do ensino de arte, e o principio da indissociabilidade entre ensino e pesquisa. Chega-se a conclusão que a perspectiva do trabalho proporcionou um redimensionamento na produção de conhecimentos e na fundamentação teórico-metodológica do ensino de Arte podendo ser um meio de compreensão e reflexão da realidade didático-pedagógica e sócio-cultural, uma vez que a arte e fundamental para a formação do ser humano.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12
2020-07-14T18:48:43Z
2020-07-14
2020-07-14T18:48:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13292
SUCUPIRA, Analiane Fernandes da Silva. Ensino de arte: importância da arte no processo ensino aprendizagem. 2010. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13292
identifier_str_mv SUCUPIRA, Analiane Fernandes da Silva. Ensino de arte: importância da arte no processo ensino aprendizagem. 2010. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744446741282816