Ensino de arte: importância da arte no processo ensino aprendizagem.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13292 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo enfocar o Ensino de Arte: importância da arte no processo ensino aprendizagem. O referido estudo buscou conhecer a realidade do ensino de arte na escola pública, bem como a compreensão dos discentes sobre a arte, além de discutir o ensino de arte e suas diferentes linguagens, visando a formação do aluno enquanto produtor cultural. Com base na pesquisa de estudo de caso, que se caracteriza por ser o estudo de um fenômeno em particular, dentro da abordagem qualitativa, pois preocupou-se com a compreensão e a interpretação do fenômeno, considerando o significado que os outros dão as suas praticas. Para a realização do estudo foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a observação, entrevistas, além de fontes documentais, aportadas na Nova Historia Cultural que alargam o conceito de fontes de pesquisa. Trata-se de um trabalho que buscou desenvolver atividades que contemplem os princípios apresentados ao longo das atividades desenvolvidas no Estagio Supervisionado em Docência tendo em vista a melhoria da formação dos alunos, por meio do ensino de arte, e o principio da indissociabilidade entre ensino e pesquisa. Chega-se a conclusão que a perspectiva do trabalho proporcionou um redimensionamento na produção de conhecimentos e na fundamentação teórico-metodológica do ensino de Arte podendo ser um meio de compreensão e reflexão da realidade didático-pedagógica e sócio-cultural, uma vez que a arte e fundamental para a formação do ser humano. |
id |
UFCG_187207114db87e858608b6288eafec91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13292 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Ensino de arte: importância da arte no processo ensino aprendizagem.Art teaching: importance of art in the teaching-learning process.Arte- ensinoFormação docenteProfessor de arteEnsino de arteArt-teachingTeacher trainingArt teacherArt teachingEducação.O presente trabalho tem por objetivo enfocar o Ensino de Arte: importância da arte no processo ensino aprendizagem. O referido estudo buscou conhecer a realidade do ensino de arte na escola pública, bem como a compreensão dos discentes sobre a arte, além de discutir o ensino de arte e suas diferentes linguagens, visando a formação do aluno enquanto produtor cultural. Com base na pesquisa de estudo de caso, que se caracteriza por ser o estudo de um fenômeno em particular, dentro da abordagem qualitativa, pois preocupou-se com a compreensão e a interpretação do fenômeno, considerando o significado que os outros dão as suas praticas. Para a realização do estudo foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a observação, entrevistas, além de fontes documentais, aportadas na Nova Historia Cultural que alargam o conceito de fontes de pesquisa. Trata-se de um trabalho que buscou desenvolver atividades que contemplem os princípios apresentados ao longo das atividades desenvolvidas no Estagio Supervisionado em Docência tendo em vista a melhoria da formação dos alunos, por meio do ensino de arte, e o principio da indissociabilidade entre ensino e pesquisa. Chega-se a conclusão que a perspectiva do trabalho proporcionou um redimensionamento na produção de conhecimentos e na fundamentação teórico-metodológica do ensino de Arte podendo ser um meio de compreensão e reflexão da realidade didático-pedagógica e sócio-cultural, uma vez que a arte e fundamental para a formação do ser humano.This paper aims to focus on the Teaching of Art: the importance of art in the learning process. This study investigates the reality of teaching art in public schools, as well as the understanding of students about art, and discuss the teaching of art and its different languages, aimed at training the student as a cultural producer. Based on case study research, which is characterized by the study of a particular phenomenon within a qualitative approach, because it was concerned with understanding and interpretation of the phenomenon, considering the significance that others take their practices. To conduct the study were used as instruments for data collection observation, interviews, and documentary sources, ported in New Cultural History, which extend the concept of sources. This is a work that seeks to develop activities that address the principles presented throughout the activities carried out in Supervised Teaching in order to improve the training of students through arts education, and the principle of indivisibility of teaching and research . We come to the conclusion that the prospect of work provided a new focus on the production of knowledge and theoretical and methodological basis of the teaching of art can be a means of understanding and reflection of reality didactic-pedagogic and socio-cultural, since the art is essential for the formation of human begins.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Débia Suênia da Silva.SOUSA, D. S. S.http://lattes.cnpq.br/9308347413386263SUCUPIRA, Analiane Fernandes da Silva.2010-122020-07-14T18:48:43Z2020-07-142020-07-14T18:48:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13292SUCUPIRA, Analiane Fernandes da Silva. Ensino de arte: importância da arte no processo ensino aprendizagem. 2010. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-30T18:06:44Zoai:localhost:riufcg/13292Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-30T18:06:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de arte: importância da arte no processo ensino aprendizagem. Art teaching: importance of art in the teaching-learning process. |
title |
Ensino de arte: importância da arte no processo ensino aprendizagem. |
spellingShingle |
Ensino de arte: importância da arte no processo ensino aprendizagem. SUCUPIRA, Analiane Fernandes da Silva. Arte- ensino Formação docente Professor de arte Ensino de arte Art-teaching Teacher training Art teacher Art teaching Educação. |
title_short |
Ensino de arte: importância da arte no processo ensino aprendizagem. |
title_full |
Ensino de arte: importância da arte no processo ensino aprendizagem. |
title_fullStr |
Ensino de arte: importância da arte no processo ensino aprendizagem. |
title_full_unstemmed |
Ensino de arte: importância da arte no processo ensino aprendizagem. |
title_sort |
Ensino de arte: importância da arte no processo ensino aprendizagem. |
author |
SUCUPIRA, Analiane Fernandes da Silva. |
author_facet |
SUCUPIRA, Analiane Fernandes da Silva. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. SOUSA, D. S. S. http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SUCUPIRA, Analiane Fernandes da Silva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte- ensino Formação docente Professor de arte Ensino de arte Art-teaching Teacher training Art teacher Art teaching Educação. |
topic |
Arte- ensino Formação docente Professor de arte Ensino de arte Art-teaching Teacher training Art teacher Art teaching Educação. |
description |
O presente trabalho tem por objetivo enfocar o Ensino de Arte: importância da arte no processo ensino aprendizagem. O referido estudo buscou conhecer a realidade do ensino de arte na escola pública, bem como a compreensão dos discentes sobre a arte, além de discutir o ensino de arte e suas diferentes linguagens, visando a formação do aluno enquanto produtor cultural. Com base na pesquisa de estudo de caso, que se caracteriza por ser o estudo de um fenômeno em particular, dentro da abordagem qualitativa, pois preocupou-se com a compreensão e a interpretação do fenômeno, considerando o significado que os outros dão as suas praticas. Para a realização do estudo foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a observação, entrevistas, além de fontes documentais, aportadas na Nova Historia Cultural que alargam o conceito de fontes de pesquisa. Trata-se de um trabalho que buscou desenvolver atividades que contemplem os princípios apresentados ao longo das atividades desenvolvidas no Estagio Supervisionado em Docência tendo em vista a melhoria da formação dos alunos, por meio do ensino de arte, e o principio da indissociabilidade entre ensino e pesquisa. Chega-se a conclusão que a perspectiva do trabalho proporcionou um redimensionamento na produção de conhecimentos e na fundamentação teórico-metodológica do ensino de Arte podendo ser um meio de compreensão e reflexão da realidade didático-pedagógica e sócio-cultural, uma vez que a arte e fundamental para a formação do ser humano. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12 2020-07-14T18:48:43Z 2020-07-14 2020-07-14T18:48:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13292 SUCUPIRA, Analiane Fernandes da Silva. Ensino de arte: importância da arte no processo ensino aprendizagem. 2010. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13292 |
identifier_str_mv |
SUCUPIRA, Analiane Fernandes da Silva. Ensino de arte: importância da arte no processo ensino aprendizagem. 2010. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744446741282816 |