Desenhar, pintar e aprender o meu lugar no ensino de Geografia contextualizado para as escolas do semiárido.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEITE, Jefferson Daniel Cordeiro.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.leite
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20601
Resumo: Essa pesquisa apresenta os resultados de uma ação realizada nas aulas de Geografia, por meio da qual foram produzidos desenhos como recurso didático potencializador para a construção de conhecimentos, tornando as aulas lúdicas, prazerosas, contextualizadas e dinâmicas. Sendo assim, compreende-se que a utilização de estratégias de mediação como os recursos didáticos é importante para facilitar a aprendizagem e superar as dificuldades que os alunos apresentam durante sua trajetória escolar, como também trabalhar de forma contextualizada, associando a experiência lúdica do fazer artístico com experiências do contexto sociocultural dos estudantes. Desta forma, a pesquisa teve por objetivo geral produzir e experimentar no contexto escolar desenhos como recurso didático que facilitem a compreensão do conceito Lugar no ensino de Geografia contextualizado para os alunos do Ensino Fundamental, através da mediação. Esta pesquisa se constitui como qualitativa, com enfoque em pesquisa participante. Portanto, os dados coletados foram analisados de forma descritiva e interpretativa, uma vez que esta é caracterizada pela observação e correlação de fatos, buscando descrever as características ou relações existentes nas ações realizadas na sala, pelo que também se apresentam fotos para ilustrar as etapas da intervenção pedagógica em vários momentos. Verifica-se que a intervenção pedagógica foi relevante para aprendizagem dos participantes, pois os mesmos confeccionaram desenhos referentes ao conteúdo trabalhado em sala de aula e, posteriormente, apresentaram para os colegas de turma, apresentando total domínio referente ao conteúdo trabalhado e compreensão do conceito geográfico de Lugar. A partir dos resultados desta experiência, conclui-se que o desenho artístico na mediação foi um potencializador no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia.
id UFCG_1872327358a8cc5695a21171df5f49d8
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/20601
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Desenhar, pintar e aprender o meu lugar no ensino de Geografia contextualizado para as escolas do semiárido.To draw, paint and learn my place in contextualized Geography teaching for schools in the semiarid region.Educação contextualizadaEnsino de Geografia contextualizadoEscola do campoRecursos didáticosDesenhos e GeografiaContextualized educationTeaching of Contextualized geographyCountry schoolDidactic resourcesDrawings and GeographyEssa pesquisa apresenta os resultados de uma ação realizada nas aulas de Geografia, por meio da qual foram produzidos desenhos como recurso didático potencializador para a construção de conhecimentos, tornando as aulas lúdicas, prazerosas, contextualizadas e dinâmicas. Sendo assim, compreende-se que a utilização de estratégias de mediação como os recursos didáticos é importante para facilitar a aprendizagem e superar as dificuldades que os alunos apresentam durante sua trajetória escolar, como também trabalhar de forma contextualizada, associando a experiência lúdica do fazer artístico com experiências do contexto sociocultural dos estudantes. Desta forma, a pesquisa teve por objetivo geral produzir e experimentar no contexto escolar desenhos como recurso didático que facilitem a compreensão do conceito Lugar no ensino de Geografia contextualizado para os alunos do Ensino Fundamental, através da mediação. Esta pesquisa se constitui como qualitativa, com enfoque em pesquisa participante. Portanto, os dados coletados foram analisados de forma descritiva e interpretativa, uma vez que esta é caracterizada pela observação e correlação de fatos, buscando descrever as características ou relações existentes nas ações realizadas na sala, pelo que também se apresentam fotos para ilustrar as etapas da intervenção pedagógica em vários momentos. Verifica-se que a intervenção pedagógica foi relevante para aprendizagem dos participantes, pois os mesmos confeccionaram desenhos referentes ao conteúdo trabalhado em sala de aula e, posteriormente, apresentaram para os colegas de turma, apresentando total domínio referente ao conteúdo trabalhado e compreensão do conceito geográfico de Lugar. A partir dos resultados desta experiência, conclui-se que o desenho artístico na mediação foi um potencializador no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia.This research presents the results of an action carried out in Geography classes, through which drawings were produced as a didactic resource that enhances the construction of knowledge, making the classes playful, pleasurable, contextualized and dynamic. Therefore, it is understood that the use of mediation strategies such as teaching resources is important to facilitate learning and overcome the difficulties that students have during their school career, as well as working in a contextualized way, associating the playful experience of artistic making with experiences from the sociocultural context of the students. Thus, the research aimed to produce and experiment in the school context with drawings as a didactic resource that facilitate the understanding of the concept of Place in contextualized Geography teaching for elementary school students, through mediation. This research is qualitative, focusing on participatory research. Therefore, the collected data were analyzed descriptively and interpretively, as this is characterized by the observation and correlation of facts, seeking to describe the characteristics or relationships existing in the actions carried out in the room. pedagogical intervention at various times. It is verified that the pedagogical intervention was relevant for the learning of the participants, as they made drawings referring to the content worked in the classroom and, later, presented it to classmates, showing full mastery of the content worked on and understanding of the geographical concept of Place. Based on the results of this experience, it is concluded that artistic drawing in mediation was a potentiator in the teachinglearning process in Geography classes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.OLIVEIRA, F. C.http://lattes.cnpq.br/8863482545802399FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.LEITE, Jefferson Daniel Cordeiro.2021-07-272021-08-16T17:55:50Z2021-08-162021-08-16T17:55:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.leitehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20601LEITE, Jefferson Daniel Cordeiro. Desenhar, pintar e aprender o meu lugar no ensino de Geografia contextualizado para as escolas do semiárido. 2021. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20601porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-14T18:34:32Zoai:localhost:riufcg/20601Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-14T18:34:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenhar, pintar e aprender o meu lugar no ensino de Geografia contextualizado para as escolas do semiárido.
To draw, paint and learn my place in contextualized Geography teaching for schools in the semiarid region.
title Desenhar, pintar e aprender o meu lugar no ensino de Geografia contextualizado para as escolas do semiárido.
spellingShingle Desenhar, pintar e aprender o meu lugar no ensino de Geografia contextualizado para as escolas do semiárido.
LEITE, Jefferson Daniel Cordeiro.
Educação contextualizada
Ensino de Geografia contextualizado
Escola do campo
Recursos didáticos
Desenhos e Geografia
Contextualized education
Teaching of Contextualized geography
Country school
Didactic resources
Drawings and Geography
title_short Desenhar, pintar e aprender o meu lugar no ensino de Geografia contextualizado para as escolas do semiárido.
title_full Desenhar, pintar e aprender o meu lugar no ensino de Geografia contextualizado para as escolas do semiárido.
title_fullStr Desenhar, pintar e aprender o meu lugar no ensino de Geografia contextualizado para as escolas do semiárido.
title_full_unstemmed Desenhar, pintar e aprender o meu lugar no ensino de Geografia contextualizado para as escolas do semiárido.
title_sort Desenhar, pintar e aprender o meu lugar no ensino de Geografia contextualizado para as escolas do semiárido.
author LEITE, Jefferson Daniel Cordeiro.
author_facet LEITE, Jefferson Daniel Cordeiro.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
OLIVEIRA, F. C.
http://lattes.cnpq.br/8863482545802399
FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.
ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
dc.contributor.author.fl_str_mv LEITE, Jefferson Daniel Cordeiro.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação contextualizada
Ensino de Geografia contextualizado
Escola do campo
Recursos didáticos
Desenhos e Geografia
Contextualized education
Teaching of Contextualized geography
Country school
Didactic resources
Drawings and Geography
topic Educação contextualizada
Ensino de Geografia contextualizado
Escola do campo
Recursos didáticos
Desenhos e Geografia
Contextualized education
Teaching of Contextualized geography
Country school
Didactic resources
Drawings and Geography
description Essa pesquisa apresenta os resultados de uma ação realizada nas aulas de Geografia, por meio da qual foram produzidos desenhos como recurso didático potencializador para a construção de conhecimentos, tornando as aulas lúdicas, prazerosas, contextualizadas e dinâmicas. Sendo assim, compreende-se que a utilização de estratégias de mediação como os recursos didáticos é importante para facilitar a aprendizagem e superar as dificuldades que os alunos apresentam durante sua trajetória escolar, como também trabalhar de forma contextualizada, associando a experiência lúdica do fazer artístico com experiências do contexto sociocultural dos estudantes. Desta forma, a pesquisa teve por objetivo geral produzir e experimentar no contexto escolar desenhos como recurso didático que facilitem a compreensão do conceito Lugar no ensino de Geografia contextualizado para os alunos do Ensino Fundamental, através da mediação. Esta pesquisa se constitui como qualitativa, com enfoque em pesquisa participante. Portanto, os dados coletados foram analisados de forma descritiva e interpretativa, uma vez que esta é caracterizada pela observação e correlação de fatos, buscando descrever as características ou relações existentes nas ações realizadas na sala, pelo que também se apresentam fotos para ilustrar as etapas da intervenção pedagógica em vários momentos. Verifica-se que a intervenção pedagógica foi relevante para aprendizagem dos participantes, pois os mesmos confeccionaram desenhos referentes ao conteúdo trabalhado em sala de aula e, posteriormente, apresentaram para os colegas de turma, apresentando total domínio referente ao conteúdo trabalhado e compreensão do conceito geográfico de Lugar. A partir dos resultados desta experiência, conclui-se que o desenho artístico na mediação foi um potencializador no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-27
2021-08-16T17:55:50Z
2021-08-16
2021-08-16T17:55:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.leite
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20601
LEITE, Jefferson Daniel Cordeiro. Desenhar, pintar e aprender o meu lugar no ensino de Geografia contextualizado para as escolas do semiárido. 2021. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20601
url https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.leite
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20601
identifier_str_mv LEITE, Jefferson Daniel Cordeiro. Desenhar, pintar e aprender o meu lugar no ensino de Geografia contextualizado para as escolas do semiárido. 2021. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744504818761728