Caracterização do componente curricular: Odontologia para pacientes com necessidades especiais, nos cursos de Odontologia do Estado da Paraíba.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TENÓRIO, Danilo de Almeida.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25950
Resumo: A regulamentação da especialização em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais surgiu através da resolução 25/2002 do Conselho Federal de Odontologia (CFO). De acordo com a lei nº 9.394/96 os cursos de graduação possuem autonomia didático-científica para estabelecer sua programação curricular. Dessa forma, a disciplina de Pacientes com Necessidades Especiais (PNE) poderá ou não estar presente na matriz curricular dos cursos de Odontologia. O objetivo da pesquisa foi caracterizar a disciplina de PNE nos cursos de Odontologia do estado da Paraíba. Trata-se de um estudo transversal de abordagem quantitativa. Um formulário foi produzido e as informações foram coletadas através dos sites oficiais dos cursos. De 11 cursos, foi possível coletar informações de 9 faculdades. Em 6 delas a disciplina estava presente e a nomenclatura variava de uma faculdade para outra. A oferta da disciplina foi obrigatória em 100% dos cursos e em 5 a apresentação era teórico/clinica, sendo que em apenas 1 não constava informação. Dois cursos disponibilizavam a disciplina no 8º e 9º semestre e a carga horaria média de todas as disciplinas foi de 62,2h. Em 50% as disciplinas tinham conexão com outras e em 60% funcionavam de maneira independente. Foi possível concluir que, na Paraíba, boa parte das faculdades oferece a disciplina em sua grade curricular, porém ainda há algumas que necessitam incluir a disciplina de PNE em seus cursos de graduação em Odontologia.
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De acordo com a lei nº 9.394/96 os cursos de graduação possuem autonomia didático-científica para estabelecer sua programação curricular. Dessa forma, a disciplina de Pacientes com Necessidades Especiais (PNE) poderá ou não estar presente na matriz curricular dos cursos de Odontologia. O objetivo da pesquisa foi caracterizar a disciplina de PNE nos cursos de Odontologia do estado da Paraíba. Trata-se de um estudo transversal de abordagem quantitativa. Um formulário foi produzido e as informações foram coletadas através dos sites oficiais dos cursos. De 11 cursos, foi possível coletar informações de 9 faculdades. Em 6 delas a disciplina estava presente e a nomenclatura variava de uma faculdade para outra. A oferta da disciplina foi obrigatória em 100% dos cursos e em 5 a apresentação era teórico/clinica, sendo que em apenas 1 não constava informação. Dois cursos disponibilizavam a disciplina no 8º e 9º semestre e a carga horaria média de todas as disciplinas foi de 62,2h. Em 50% as disciplinas tinham conexão com outras e em 60% funcionavam de maneira independente. Foi possível concluir que, na Paraíba, boa parte das faculdades oferece a disciplina em sua grade curricular, porém ainda há algumas que necessitam incluir a disciplina de PNE em seus cursos de graduação em Odontologia.Characterization of the curricular component: Dentistry for patients with special needs, in Dentistry courses in the State of Paraíba. The regulation of the specialization in Dentistry for the Handicapped emerged through resolution 25/2002 of the Federal Dentistry Council. According to law 9.394/96, undergraduate courses has a didactic-scientific autonomy to establish their curricular programming. Thus, the discipline of Dentistry for the Handicapped may or not be present in the curricular grade of Dentistry courses. The objective of the research was to characterize the discipline of Dentistry for the Handicapped in courses of the State of Paraíba. This is a cross-sectional quantitative study. A form was produced and information was collected through the official courses website. Of the total 11 courses, it was possible to collect information from 9 upper-level schools. In six of them the discipline was present and the nomenclature varied from one faculty to another. The offer of the course was compulsory in 100% of the courses and in 5 the presentation was theory/ clinical, and in only 1 did not include information. Two courses provided the discipline in the 8th and 9th semester and the average time load of all subjects was 62.2h. In 50% the subjects had connections with others and in 60% they worked independently. It was possible to conclude that, in Paraíba, most of the faculties offer the discipline in them curriculum, but there are still some that need to include the Handicapped discipline in them undergraduate courses in Dentistry.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRUFCGPENHA, Elizandra Silva da.PENHA, E. S.http://lattes.cnpq.br/7550484144185158FONSECA, Fátima Roneiva Alves.FONSECA. F. R. A.GUENÊS, Gymena Maria Tenório.GUENÊS, G. M. T.TENÓRIO, Danilo de Almeida.2017-04-052022-06-23T19:20:00Z2022-06-232022-06-23T19:20:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25950TENÓRIO, Danilo de Almeida. Caracterização do componente curricular: Odontologia para pacientes com necessidades especiais, nos cursos de Odontologia do Estado da Paraíba. 2017. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25950porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-23T19:20:36Zoai:localhost:riufcg/25950Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-23T19:20:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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